O iluminado (eBook)

O iluminado (eBook) Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Jady23 08/06/2024

Essa obra realmente faz jus a fama que tem, me prendeu bastante. Só esperava que fosse mais assustador.

dudizz 07/06/2024

O Iluminado
Apesar de ser um clássico do SK, esse livro funcionou em partes pra mim.

Eu achei um livro sombrio, em algumas partes deu até umas paranoia, mas (eu) não achei totalmente pesado como a maioria, tem outros bem piores (ou melhores rs) nesse quesito.

Mas é válido dizer que o livro é maravilhoso em comparação ao filme, que tem uns detalhes nada a ver..

Amei poder conhecer o Danny e amei mais ainda ler Doutor Sono pra acompanhar ele depois de adulto.. E apesar do hotel ter mexido com o Jack, eu mesma queria entrar lá e dar um cacet3 nesse homem.

Eu não lembro muito de alguns detalhes pq estou resenhando depois de um tempo, mas indico sim para um amante de terror e principalmente pra quem tá no mundo do sk, pois tem outros livros que falam um pouco do iluminado.

Ale 05/06/2024

A família Torrance passará o inverno inteiro cuidando do ilustre Hotel Overlook, o que parece uma tarefa simples e sem muitos desafios além do frio intenso e do isolamento devido às nevascas. Contudo, o desafio é mais complicado do que aparenta, pois o próprio Hotel se mostra ser uma entidade que vem ao longo de todos os seus anos sendo alimentada e desenvolvendo uma força maligna capaz de se manifestar fisicamente e, principalmente, psicologicamente. O Overlook não tem piedade de nenhum de seus hóspedes ou funcionários, e atacará o elo mais fraco da família Torrance, assim com fez com a família que lá passou o inverno anterior, tudo para conseguir se fortalecer ainda mais através de Danny, uma criança iluminada com habilidades incomuns. King consegue, através de sua narrativa, criar uma atmosfera tensa e sufocante, tal como se a gente estivesse isolado no Hotel à mercê do que lá existe e se esconde.
Evilene.Santiago 05/06/2024minha estante
Mana te prepara pq vc ainda vai ver é coisa viu?depois Leia a continuação dele é muito boa

Ale 05/06/2024minha estante
Aí eu tô muito curiosa com Doutor Sono, com certeza vem coisa boa !!!

Evilene.Santiago 05/06/2024minha estante
Sim sim ainda consegue superar o iluminado em alguns aspectos ?

Marii64 03/06/2024

??
Sou fã de carteirinha do filme de 1980 e resolvi dar uma chance pro livro. Comecei a ler com 13 anos (por aí) e desisti bem no começo. Agora, 3 anos depois, resolvi tentar ler mais uma vez, só pra ver no que dava. Melhor decisão que eu tomei!
Primeiro de tudo, fiquei um pouco chocada com a diferença enorme entre o filme e o livro. Talvez tenha sido um fator que me fez gostar mais ainda da leitura, pelo fato de conhecer um pouquinho dos personagens e o livro mostrar a verdadeira essência dos 3 principais (e um pouco mais do Halloran); ou pelos acontecimentos serem diferentes em sua maioria do filme, e eu ficar cada vez mais curiosa pra saber se acontecia igual!
Mas pra quem não assistiu o filme, recomendo mesmo assim! No meu ponto de vista, o livro mistura bastante um terror sobrenatural com um terror psicológico. Gostei bastante do modo como foi desenvolvido a "loucura" de um dos personagens; o modo como, no início, ele se esforçava para manter-se são mas, com o decorrer da história, ele meio que já aceitava a loucura. Também achei interessante a visão de Danny, por ser iluminado, encarar a situação toda de uma maneira diferente dos pais; como, em certa parte da história, teve que "pensar e sentir como um adulto", como ele mesmo disse, apesar de ter somente 7 anos. E o modo como a Wendy encarava os acontecimentos, mostrando que não era apenas a loucura, mas o próprio Hotel agindo por trás de tudo.
Dei 4 estrelas porque demorei um pouco pra pegar o ritmo da história. Acho que só consegui perto da 3° ou 4° parte mas, daí em diante.. ??

drackenstein 03/06/2024

Loucura, insensatez, estado inevitável...
Esse foi meu primeiro contato com o King e estou impressionada! Gostei bastante da escrita, principalmente a maneira que ele descreveu sons e criou durante toda a história a sensação de que não se tem um minuto de paz no Overlook. Senti bastante tensão e agonia durante toda a leitura.

A história é muito bem construída e os personagens muito bem desenvolvidos, adorei a atmosfera aterrorizante criada no Overlook, e como o hotel vai afetando o psicológico de todos, foi muito interessante ver como Jack foi perdendo a sanidade aos poucos, e não de uma maneira repentina.

Enfim, gostei bastante e pretendo ler a continuação!

Luiz1240 03/06/2024

Um clássico do terror
Meu segundo contato com o King e nossa.. não poderia ser mais perfeito! Li "Carrie, a Estranha" a alguns anos atrás e não gostei muito, por isso posterguei a segunda tentativa com o autor. Mas finalmente ela chegou e eu adorei!

A história é muito bem construída e a escrita é simples, o que faz com que você entre de cabeça na trama. O livro tem muita descrição, o que pode fazer com que a obra perca o leitor mas, felizmente, esse não foi o caso, muito pelo contrário. As descrições fizeram com que a história ficasse mais viva e deram a sensação de que não era um romance ficcional, mas sim algo real com que o leitor estava presenciando. Existiram sim alguns pontos negativos no livro porém acho que se configuram mais como pontos pessoais do que problemas da obra em si, e mesmo assim, não interfiriram tanto na minha experiência de leitura.

Com certeza vou ler outras obras do aumtor depois desse grande livro e, principalmente, quero muito ler a continuação para descobrir o que terá acontecido ao protagonista uns 30 anos depois dos fatos ocorridos na história! Um ótimo romance de terror e acho que pode ser uma perfeita porta de entrada para se conhecer a escrita de Stephen King!

Beatriz 03/06/2024

Um terror mais psicológico e íntimo
Minha segunda experiência com Stephen King me fez admirar ainda mais seu estilo de escrita, suas referências e, especialmente, o desenvolvimento dos personagens, que considero seu ponto de maior genialidade. Me apeguei ao Danny, um menino adorável e extremamente sensível. Jack é ácido e imprevisível, enquanto Wendy representa o estereótipo de mãe.
A história é muito bem desenvolvida, conseguimos uma visão completa dos personagens e mergulhamos com eles no Overlook. Meu único porém é que eu esperava sentir mais medo do hotel, mais maldade. O lugar ataca o psicológico de todos (um ponto alto), mas algumas aparições achei estranhas, como a do homem-cachorro.
A trama demorou para engrenar, e foi apenas nas últimas 100 páginas que o clímax realmente aconteceu. No entanto, apesar desses pontos e alguns pequenos erros de edição, adorei O Iluminado.

Paula1735 01/06/2024

Primeira vez que li Stephen King ??
Como esse homem conseguiu escrever uma história tão bem elaborada!!! A forma como ele descreve os sons é incrível.
Em algumas partes eu achei a história meio chatinha mas gostei muito de como o história teve seu fim.

Elielson.Goulart 01/06/2024

Dennis, o Pimentinha
"A Sra. Wilson aceita hospedar o pestinha Dennis em sua casa enquanto os pais dele viajam. Ela só não imagina que o garoto é capaz de tantas travessuras, incluindo a destruição do premiado jardim que seu marido, o Sr. Wilson, cultiva há décadas." ? CONTÉM IRONIA! ?

reader_paulo 31/05/2024

Stephen King sempre me surpreende com suas histórias! E essa aqui foi mais uma que me deixou impactado. Confesso que quando o comecei, estava com uma ressaca literária, o que fez eu enrolar bastante para terminar.

Assisti ao filme há alguns anos, e realmente o livro é muito superior, mesmo sendo um clássico do terror. Me apeguei muito ao Danny, os meus capítulos favoritos foram ?Redrum? e ?Tony?.

Por já estar acostumado com a escrita de SK, não achei maçante o fato dele apresentar tão demoradamente os personagens de O iluminado.

Ewerton 31/05/2024

Gostei da história mas achei que o autor enrola muito
Gostei da história é concordo plenamente que ela não tem nada a ver com o filme sendo que o livro foca nos "iluminados",gostei também da forma que o stephen narra os sons das coisas dando uma melhor compreensão da dor oque deixa o livro mais sombrio, mas o lado negativo dele é que ele é bem masante e enrola muitoo teve partes que eu simplesmente pulei pois não mudaria nada na história por isso não irei da 4?