Cidade dos Anjos Caídos

Cidade dos Anjos Caídos Cassandra Clare

Resenhas - Cidade dos Anjos Caídos

Melissa.Luccas 20/06/2021

muuito legal
Já é o quarto livro da série, e o quarto livro com 5 estrelas.

Gabriel 27/07/2021

Ruim, Pessimo, radiação....
Nunca na minha vida achei que diria isso de um livro, inda mais um da Cassandra Clare, que é uma das minhas escritoras favoritas. Mais esse livro é ruim, radioativo e tóxico.

Literalmente não tem o que falar bem desse livro. Quase tudo nele foi horrível. Só algumas coisas foram legais. O enredo era parado, não acontecia nada, parecia simplesmente um livro de contos adicionais sobre personagens que não tiveram seus destinos finalizados corretamente no livro anterior, principalmente o Simon. Uma coisa tenho que reconhecer, Simon não é nem de longe meu personagem favorito, mas ele e a Izzy carregaram esse livro nas costas, sem eles dois, eu abandonaria esse livro, com toda certeza.

Eu queria saber o que a Cassandra Clare estava pensando nesse livro. A maioria dos personagens tiveram suas personalidades alteradas. Pareciam que tinham entre 8 a 10 anos e não 16 a 18. Comportamentos infantis, mimados e mal educados.... Minha nossa senhora, chegava a dar Ranço de ler. Principalmente a Clary. Tipo... Mano? O que aconteceu? Que personalidade irritante foi essa que a Cassandra colocou nela? Ela está irritante, mimada e mal educada gratuitamente, parece que depois do terceiro livro, onde ela salvou todo mundo, criou um ego enorme na cabeça dela, onde ela pensa que pode fazer qualquer coisa, e que as coisas são feitas para ela, para a satisfação dela. Ahh! Vai cagar!! Se liga! O mundo não gira ao seu redor, não. Estava desejando que o vilão matasse ela no final pois estava merecendo e fazendo hora extra, já. Só atrapalhava. E esse romance de Clace... Que coisa nojenta. Acredito no amor da parte dele, agora da parte dela, me pareceu capricho, como se ele fosse um prêmio que ela conquistou e as outras garotas não. Isso fora esse fetiche escancarado que a Cassandra tem em músculos, toda hora que eles chegam perto um do outro, ela faz questão de descrever os músculos. Isso fora essa devoção que eles sentem um pelo outro, onde praticamente ela iria aceitar fazer um pacto com ele para provar que se amam, isso com 16 anos. Mano, que coisa tóxica. E quando ela fala com as pessoas, sempre ela está certa, sempre ela está com o coração apertado ou quebrado quando as coisas não saem como ela quer. Me pergunto como ela não está morta, de tanto que o coração dela foi quebrado. Isso quando não pensa que o amor é mas forte que tudo e blá, blá, blá. Toda hora a Cassandra reforça isso, chegava a ser insuportável, foi nojento. Até o Alec foi péssimo nesse livro.

Resumindo: A Cassandra pego todo o desenvolvimento dos personagens na trilogia anterior e jogou no lixo. Especialmente da Clary. Muitas das atitudes que eles tomaram eu entenderia se fosse no primeiro livro da série, nesse aqui, não. Outros personagens, parece que a Cassandra recriou eles do 0, com personalidades completamente diferentes e infantis. Mal reconhecia.

Livro ruim, péssimo, horrível, uma radiação...
Vou continuar a leitura com muito pé atrás, pois amo esse universo. Mas se não melhorar, eu vou abandonar.

Jesus cristo.... Muito ruim. Horrível, horrível!

Atualização: 13/08/2021
Estou fazendo essa atualização pois eu estava com tanto ódio acumulado desse livro quando fiz a primeira parte que não raciocinei direito. Praticamente eu só expressei o que eu sentia e não usei de argumentos coerentes. Agora que não estou mais emocionalmente envolvido com esse livro vou expressar minha opinião com argumentos. Mas a parte inicial se mantém pois é verdade.

Esse livro, inicialmente, teve como foco dar um desfecho mais digno aos personagens secundários que foram meio que deixados de lado em cidade de vidro. Podemos perceber isso pois o destaque fica mais no Simon, embora ainda tenha um foco maior em Clace. Portanto podemos perceber que a parte inicial não acontece nada de interessante, só histórias aleatórias para deixar o Simon mais independente como personagem, tirando ele de trás da sombra da Clary. Isso foi legal, mas para um livro ligeiramente logo, isso é chato. Pois os acontecimentos são pouquíssimos e a Cassandra enche linguiça com descrição de cenário e o Drama de Clace. O livro só foi ficar ligeiramente interessante de verdade no final. E de novo, não estou sendo irônico.

Agora o meu grande problema com esse livro. Clary. Sim, a nossa protagonista. Nos primeiros livros da saga ela já vinha apresentando algumas atitudes meio "estranhas", mas eu passava pano pois os acontecimentos me passava um ponto de vista diferente da realidade. Ou seja, minha interpretação do livro. Agora nesse livro, onde a Cassandra manteve esse aspecto de personalidade da personagem, eu descobrir que o problema, na verdade, é ela. Primeiramente, não temos desenvolvimento pessoal nos personagem da Cassandra Clare. O que seria isso? Personagem que aprende com seus erros e evoluem para virar pessoas mais descentes, podendo ser com algum sermão de outro personagem mais sensato ou ele mesmo refletindo suas atitudes e percebendo que errou. A Cassandra ela não faz. O que é, realmente, uma pena, pois ajuda a história a ter uma camada extra, ajudando a passar uma mensagem a quem está lendo e torna a história mais dinâmica. O grande enredo dessa trilogia de extensão aconteceu por causa de uma atitude que a Clary tomou no terceiro livro. Porém, isso com certeza trouxe consequências pois já foi explicado no livro que gera um desequilíbrio, e obviamente mexer com esses assuntos mais cedo ou mais tarde voltaria para atormentá-la. O que mais me irritou foi que todo mundo explicou isso para ela, e ela simplesmente caga e anda, pois na cabeça dela, ela fez certo pois fez pela sua felicidade. Não foi nem para dar uma segunda chance ao menino, foi pela felicidade dela (sim!! Ela é mimada e egoísta). Ela fez pela felicidade e, em nenhum momento, ela reflete sobre suas atitudes ou sobre as consequências que pode acontecer. Ela simplesmente ignora e bate o pé em uma teimosia que chega a ser insuportável. E o pior de tudo, é que a Autora justifica essas ações egoístas em nome do amor. Ou seja, fazendo isso ela cria todo um drama e um romance tão forçado que é justificado com atitudes totalmente erradas, que, simplesmente, estraga. Você não consegui simpatizar com o romance pois os argumentos utilizados são egoístas e mimados e, em vez de se apaixonar, você sente ranço. Por isso é nojento e, por isso é insuportável. E o que me deixou com ódio foi que ela estraga o meu gênero literário favorito que é o romance. Isso fora algumas situações em que ela mais atrapalha do que ajuda, pois ela se recusa a ficar de fora, mesmo sabendo que seria melhor. Enfim, essa ultima observação só quem leu vai entender.

Isso foi só uma avaliação mais racional do livro, pois a primeira eu estava no puro ódio e não resenhei direito. Agora eu expressei tudo que me irritou no livro com argumentos. Então, por isso só dei 1 estrela.
oteatrodosvampiros 27/07/2021minha estante
caraca, tu odiou mesmo? KKKKKKKKKKK

Gabriel 27/07/2021minha estante
Pois é. Até eu estou surpreso com isso kkkkkkkkk

oteatrodosvampiros 27/07/2021minha estante
Ninguém pode dizer que tu omitiu a tua opinião crítica sobre o livro? KKKKKKKKKK!

Nana 25/08/2021minha estante
Eu concordo plenamente, pq mano chegava as partes da Clary eu ja queria fechar o livro de tanto ranço q eu criei da menina, comecei o 5 mas to com medo de ser ruim kkkkk

Gabriel 25/08/2021minha estante
Pois é. Queria saber o que a Cassandra estava pensando escrevendo a personagem assim e achando que estava legal. Não faz sentido.

Ana Sara 28/06/2021

Livro ok.
Não tinha necessidade nenhuma de mais uma trilogia mas já q a Cassandra quis né kkk achei q ia ser uma bomba completa mas até q foi bom. Clary e Jace continuam insuportáveis e as melhores partes com certeza foram as do Simon q obviamente é o melhor personagem dessa série. A revelação da vilã também foi legal mas a forma como ela 'morreu' me pareceu conveniente demais. Em fim é um livro bom com muitos pontos negativos

Carol 20/09/2020

Thank u, next
Adorei, já quero o próximo. Apesar de que esse livro teve menos ação. É mais um interlúdio para o próximo.

caroline 15/10/2020

"O passado sempre importa ..."
"... Não pode esquecer o que fez no passado, ou jamais aprenderá com ele."

Aqui há crescimento e evolução das personagens. O amadurecimento deles ocorre justamente ao lidar com as consequências de seus atos. Encarando de frente os erros e buscando não repeti-los e/ou consertá-los.

Quero abrir alguns parênteses aqui para falar que acho a relação de Jace e Clary um tanto estranha e tóxica. E também para dizer que nem Simon agindo como "boy lixo" me faz deixar de amá-lo. (Sou totalmente parcial quando se trata dele!)

Não consegui me prender ao livro (como aconteceu nos anteriores) e demorei 4 meses (!!!) para finalizar a leitura.

Mas, não estou pronta para dizer adeus, e ainda habitarei nesse universo mágico, criado pela Cassandra, por mais algum tempo...

Que venha o próximo livro da série!

Camila 22/09/2022

Amo Simon e Isabelle!! e por que a Cassandra não pode fazer o Jace feliz em um só livro?! Coitadinho dele. Que final mais nervoso!!

adrianlendo 02/12/2021

E quando você vai ler o que dizem ser o pior livro de uma série e...considera o melhor?

'Cidade dos Anjos Caídos' foi um livro que eu adiei a leitura por causa do tanto que me falaram mal depois que terminei 'Cidade de Vidro'. Então imaginem a minha surpresa quando eu peguei o livro pra ler e não conseguia parar!!

Quer dizer, eu até entendo porque não gostam desse livro. Ele é o mais parado de todos até agora, mas eu acho que é importante ter em mente que, antes de ser o quarto livro de uma série, esse é o primeiro livro de uma trilogia também. Então é meio óbvio que ele vai servir de introdução, que a ação não vai ser o principal foco porque sequer tem um vilão estabelecido ainda.

É claro que o universo já foi apresentado lá em 'Cidade dos Ossos' e a própria Cassandra sabe disso, tanto que esse livro foca menos nos caçadores de sombras e mais em personagens que antes eram coadjuvantes (ainda bem, porque o casal Clary e Jace beira o insuportável) como o Simon, por exemplo. Não sou o maior fã dele, mas esse livro fez ele se tornar um dos meus personagens favoritos. Isabelle também foi igualmente maravilhosa, assim como a inserção de novos personagens, a aparição de personagens de 'Peças Infernais' e um pouco mais da relação de Alec e Magnus.

'Cidade dos Anjos Caídos' é um livro sobre desenvolvimento de personagens que antes não tinham tanto destaque. Cassandra não deu uma atenção tão grande para o casal principal (amém) e deu destaque pra outros personagens que são quase todos melhores que a nossa protagonista. Agora eu realmente estou curioso para saber o que vai acontecer com esses personagens, realmente me importo com eles e tudo isso vem acompanhado do que, pra mim, foi o livro mais fluído da série até agora e o único que me deixou com uma verdadeira vontade de ler os próximos.

Classificação: +14 anos.
?? Gatilhos/Aviso de Conteúdo: Abandono, traição, morte (incluindo crianças) e perda de um ente querido
Amilton.Barbosa 10/12/2021minha estante
Eu amei demais esse livro. Não entendo porque tanta gente o odeia. Amei e amei.

clara 25/04/2021

gostei MUITO de toda a história, de ser mais voltado p o Simon, e ter muitas partes com a Izzy também, os acontecimentos e a forma como eles se entrelaçam c coisas dos livros passados são interessantes, mas achei a forma p derrotar do vilão principal desse livro em específico muito """rápida""" a forma em si foi boa, mas pareceu muito "fácil", e tb n aguento mais o drama de Clary e Jace, oh lenga lenga de "ai eu te amo, mas não posso ficar com você pq vou te destruir" q negócio chaaaato!

vitória 10/11/2021

caras.... esse livro podia ou não existir ou ter acontecido em menos da metade dele... que isso. tão chato quanto a clary e ainda tem mais dois livros de enrolação cruzes

Bruna 14/01/2021

Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Anjos Caídos
Apesar de ser o livro mais curto de toda a saga admito que foi o mais difícil de ler até agora. No geral ele é bom, tem plots incríveis, mas ele é MUITO enrolado até chegar nas partes emocionantes (que são várias).
O livro deu uma ênfase legal, e importante, na história do Simon, o que é incrível, mas no início é um porre, é simplesmente chato demais. Mas no desenrolar tudo melhora e faz sentido.
No geral eu gostei e já tô ansiosa para começar o próximo!
ivambsant 14/01/2021minha estante
Aaaaaa

Léo 18/08/2020

Um dos meus favoritos até então
Este livro foi uma boa leitura de uma nova fase da saga, que vem consolidando-se como uma das minhas favoritas.
Durante boa parte, senti que esse livro mais parecia um spin-off, tendo em vista que aparentava ser uma trama um pouco mais leve e desconectada dos anteriores, visto o desfecho que a mesma teve no terceiro livro. No entanto, a história aqui foi bastante interessante e me prendeu tanto quanto as anteriores.
Uma das coisas que mais gostei foi que aqui, Simon foi o verdadeiro protagonista da história, e ele sempre foi meu personagem favorito desde o início. Além dele, Isabelle também teve um destaque gigante aqui em comparação aos anteriores, algo que também gostei bastante, pois amo personagens femininas fortes e sensuais como ela. Como sempre tive meus problemas com Clary e Jace, a primeira sendo bem dramática e o segundo como sempre arrogante em seu romance meio meloso demais, mas isso não foi nenhum problema. Além de é claro novos personagens, como o novo coadjuvante Jordan e uma nova vilã.
Com uma ótima construção de atmosfera de suspense e a boa divisão de subtramas envolvendo os personagens, esse foi um dos melhores capítulos da saga para mim, um livro que gostei bastante.

skuser02844 11/04/2023

Quando vc acha que tudo vai dar certo agora vem uma onda de acontecimentos que fazem tudo mudar! Novos personagens, alguns voltam de onde não deveriam, e mais uma vez parece que Jace e Clary não podem ficar juntos, será? Ansiosa pelo último!!