Claraboia

Resenhas - Claraboia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karolline.Campos 26/12/2022

Imersão
Peguei o livro para ler após ter abandonado Casa Soturna do Charles Dickens. Nada de cativador nos personagens, nada de surpreendente na história. Talvez um efeito de ter lido tantos Dickens seguidos. Talvez as longas pausas entre os dias disponíveis para leitura.

Senti minha curiosidade ativa ao ler a descrição do Abel e suas dúvidas sobre a vida na sinopse atrás do livro. Automaticamente, sem ter lido uma linha, elegi o personagem como o meu favorito. Afinal, muito do que nos cativa está relacionado diretamente com uma parte de nós mesmos. Me identifico com os questionamentos de Abel, me identifico com a vida ou as vidas que o Saramago sabe narrar tão bem.

Ao longo da leitura ia me sentindo cada vez mais conectada com cada um dos personagens. Foi então que percebi que preferências também podem ser derivadas da profundidade de experiências compartilhadas.

Estar com os olhos sempre abertos para enxergar de verdade não apenas a estrutura, mas, sobretudo, o miolo, o elemento mágico que influencia e que cria tantas coisas.

Saramago assim como Dostoiévski têm esse poder de imergir o leitor. Não há escapatória, não há a possibilidade de abandonar o livro no meio... você simplesmente sente a necessidade de ler mais, de sentir mais, de compreender mais, de ver mais... O pensamento dando voltas e mais voltas em busca de solucionar o que não tem solução. A sua percepção da vida sendo transformada por palavras, personagens, por um enredo que te desafia por completo.

Simplesmente uma leitura sensacional.

Maíra 17/12/2022

Claraboia, José Saramago

Ao longo da vida, o renomado escritor José Saramago escreveu diversos romances, contos, poemas e peças teatrais. A obra Claraboia foi publicada pelos seus familiares somente após a sua morte, no ano de 2011.

O título do livro refere-se a abertura no alto de um prédio com a finalidade de permitir a entrada de luz no edifício, cujo nome é claraboia. Entrelaçando-se ao título, o enredo dessa história se passa em um pequeno prédio em Lisboa, durante a primavera de 1952.

O leitor, a partir de uma visão panorâmica no início da história, passa a acompanhar o cotidiano dos moradores dos 6 apartamentos presentes no prédio, alternando de forma harmoniosa entre as vidas dos personagens que interagem entre si. Assim, cria-se uma narrativa singela e complexa que aborda diversos temas, como traição, problemas financeiros e até mesmo vingança, evidenciando as peculiaridades da conduta humana e os efeitos dela na sociedade.

Ademais, me surpreendi como vários elementos foram apresentados durante a obra, como as sinfonias de Beethoven, as citações às obras de Eça de Queiroz e Fernando Pessoa e a emocionante reflexão sobre a vida de um dos personagens, redigidos pela impecável escrita de Saramago do início ao fim.

Por fim, Claraboia foi uma leitura leve, comovente e engraçada em alguns momentos, no qual me apeguei a vários personagens e detestei alguns outros. É uma obra maravilhosa que todos deveriam conhecer.

Leo Leu 27/10/2022

Novelão
Livro com uma escrita ?diferente? do normal quando o assunto é Saramago. A história e leve e envolvente, um delicioso passatempo

Wemerson 14/10/2022

Juntos e misturados.
Esse é o primeiro contato que tenho com uma obra de José saramago, e já sinto o impacto de sua genialidade. Foi o seu primeiro livro escrito, mas só foi publicado postumamente. O romance se passa em um prédio em Lisboa, onde se encontram famílias com culturas e personalidades distintas. Alí nos deparamos com os mais diversos problemas sociais... invejas, intrigas, fofocas, divórcios, abusos de poder. Um sapateiro meio filósofo, um andarilho que procura se encontrar na vida. É uma leitura que nos faz refletir, a maioria dos relatos, são fatos do cotidiano. Creio que todos nós já no deparamos com algumas das situações citadas.

Jujuts 06/10/2022

A história da vida
Numa linguagem tranquila e sem muita pretensão, José Saramago leva a gente pra vida de uma habitação de pessoas e famílias diferentes, onde cada família tem suas peculiaridades e suas batalhas internas e externas a travar. Tô apaixonada por Saramago e com certeza lerei mais dele

Marcia 28/09/2022

Minhas impressões sobre o livro
Esse livro foi uma surpresa para mim. Primeiro porque o desconhecia e ganhei de uma grande amiga. Depois quando comecei a lê-lo logo percebi que não tem o estilo saramaguiano. Isso se deve por ter sido o segundo livro dele, concluído quando tinha 30 e poucos anos. Mas esse livro foi publicado só depois de sua morte.
Bom amigos, comecei a leitura e logo fiquei interessada na história. O cenário é um prédio onde moram pessoas simples, de classe média baixa, que lutam para pagar as contas diariamente. Alguns tem empregos e outros não. Temos personagens trabalhadores,mãe de família, criança, safados, espertinhos, jovens e idosos. Personagens diferentes entre si e que apresentam diálogos dinâmicos,muito interessante. As histórias começam separadas e no decorrer da leitura vão se interligando. O personagem que mais gostei foi o sr Silvestre, o sapateiro. Ele tem ótimas conversas com Abel que é um rapaz que aluga um quarto dele. Muito reflexivo sr Silvestre, gostei dele. Ha outros personagens: personagens que nos incomodam, personagens que nos conquistam e outros nos emociona.
O livro também menciona outros livros como A religiosa de Diderot,poemas de Fernando Pessoa e músicas clássicas como Lucia de Donizetti, Honegger, Choppin e outros.
Livro tranquilo de ler que gostei muito.
Sinopse: "Ambientado em um prédio de apartamentos de classe média baixa, na Lisboa de 1952, Claraboia apresenta diversos dramas pessoais e familiares."

Alê | @alexandrejjr 23/09/2022minha estante
Gláucia, realmente é uma ótima associação o filme "Janela indiscreta". O romance não te fez lembrar de "O cortiço" também?

Mayara945 08/07/2022

Uma outra face de Saramago
A origem desse livro publicado postumamente é muito interessante: Saramago enviou o escrito a uma editora antes de ser um escritor famoso, mas não recebeu resposta; depois da fama, a editora entrou em contato para publicar o livro, mas magoado pela recusa anterior Saramago deixou para seus herdeiros a decisão de publicá-lo ou não após sua morte.

Dessa forma, vemos uma escrita bem diferente da que estão habituados os leitores do autor: texto com parágrafos curtos, diálogos indicados com uso de travessão? rsrs

O enredo gira em torno de vários moradores de um mesmo prédio. Cada capítulo, apresenta uma cena dentro de um dos apartamentos.

Conhecemos o sapateiro Silvestre e sua esposa Mariana, que para lidar com a escassez diária, decidem alugar um dos quartos para conseguir uma renda extra. Assim, abrem as portas de sua casa para o desprendido Abel, alguém que decidiu viver uma vida sem criar laços, mas aos poucos vai sendo envolto pelos tentáculos da vida.

Em outro apartamento, conhecemos Anselmo e Rosália, e a filha deles Maria Cláudia. Uma família também pobre que vê na filha moça a oportunidade de ascensão social por meio de um emprego que pague melhor.

Também somos apresentados a Lídia, uma jovem que sofre os julgamentos velados da vizinhança por ser sustentada por seu amante, o velho Paulino Moraes.

Adriana e Isaura são duas irmãs solteironas que vivem com a mãe viúva, Cândida e a tia Amélia. As quatro mulheres vivem entre as costuras e o amor pela música. Isaura também nutre um amor solitário pela leitura.

Temos o caixeiro viajante Emílio, sua esposa espanhola Carmen e o pequeno filho Henriquino, de 6 anos. O casal vive um relacionamento conturbado, enevoado pelo de desejo de separarem mas sem a coragem de fazê-lo.

Por fim, Caetano e sua mulher Justina, envoltos pelo luto de uma filha pequena e o desprezo mútuo e o desejo de castigar um ao outro.

É uma leitura agradável, sem grandes reviravoltas, mas centrado no cotidiano dos morados desse velho edifício. Apesar disso, não é um texto pobre ou simplista. Do dia a dia comum, Saramago consegue tecer apontamentos filosóficos e profundos, que revelam os sentimentos humanos de forma tocante.

Pablo Marcelo 07/03/2022

Saramago, um mago!
Saramago em mais uma obra genial e rica em detalhes, típicos da sua escrita, cativa e prende a atenção, neste livro cheio de personagens tão reais e bem descritos.
Vale muito a pena.

Fecho com uma frase marcante do livro:
?Tudo o que não for construído sobre o amor gerará o ódio?!

~Coppi~ 09/01/2022

À guisa da Claraboia
Fui presenteada com esse livro no final de 2020 é só pude lê-lo agora, no início de 2022. E acho que foi uma boa escolha.
Ao ler a sinopse, não se sabe nem se espera muito da trama. E ao iniciar a leitura, somos surpreendidos com? o cotidiano.
Saramago consegue trazer a vida cotidiana em níveis de introspecção extremamente profundos, com diálogos muito reflexivos e atitudes de personagens que acabam surpreendendo.
É um pouco estranho ler uma ?história que não tem história?, mas estamos tão próximos da vida privada dos núcleos familiares que continuamos, e a leitura segue fluida e instigante.
Queria apenas saber mais sobre os ?desfechos? de cada família. Mas talvez não seja esse o intuito da Claraboia, que nos oculta o que nos deve ocultar.

Quel 02/01/2022

Clarabóia
O primeiro livro póstumo de Saramago escritos em meados dos anos 50, quando o jovem autor mandou para uma editora e a mesma o deixou na gaveta. Nos anos 80, já consagrado, a editora entra em contato para que publiquem e Saramago recusa. Ainda bem que a família o publicou.

Este livro é diferente em sua escrita, mas já vemos aqui a maestria da escrita e sua colocação.
Um prédio, seis famílias, cotidiano, natureza humana onde é mostrada, casamentos de fachada, luto, tristezas e algumas verdades do ser humano.

Minha segunda leitura de Saramago, gostei.

Cotação: ?????

Veri 31/10/2021

Dos primeiros de Saramago
Sou fã de Saramago, me acho até suspeita para falar. Esse ano decidi ler (em alguns casos reler) toda a obra dele, e em ordem cronológica. Comecei então por este de 1953, que apesar de ter sido publicado postumamente, foi um dos primeiros que escreveu.

Adorei. Adorei a estrutura do livro e como Saramago vai construindo a vida de 6 famílias através de frestas em seus apartamentos, onde somos convidados a entrar a cada capítulo.

Me chamou a atenção o papel do silêncio, que aparece em suas diferentes formas em quase todos os capítulos.

Claraboia é aquela abertura no vão da escada dos prédios, a escada que gira em torno do vazio nessa arquitetura europeia, que ilumina e que une os apartamentos de pessoas tão diferentes, que só tem em comum o fato de serem humanas e compartilharem o mesmo endereço.

Jess 13/10/2021

Que leitura!
Olha... estou completamente apaixonada pela experiência de ter lido essa obra! Como também estive lendo ao mesmo tempo "Ensaio sobre a Cegueira" é nítida a diferença de escrita, pensamento, trama de José Saramago, já que ele escreveu Claraboia em sua juventude. Esse, com certeza, é um dos melhores livros que já li. Me encontro, agora, ansiosa por saber o que se deu com os personagens, ja que não existe claramente um final para cada um deles... e como é uma história que aborda o cotidiano deles ja estava habituada a me sentir parte de suas rotinas, vontades, sonhos! Ah, como eu queria uma continuação!

Julia 01/07/2021

Saramago é perfeito, sem muito a dizer sobre esse, apesar de não ser magnífico no nível de ensaio sobre a cegueira, é um livro extremamente reflexivo e que mostra a natureza da sociedade e na minha opinião esse livro pode ser interpretado de diferentes formas por todo mundo
Alê | @alexandrejjr 30/08/2021minha estante
Exatamente, Julia!

Yaya 26/06/2021

Claraboia é o segundo livro de José Saramago que eu leio e sinceramente, o primeiro que gosto. A escrita respeitando as acentuações e as pontuações tornam a leitura fluente, diferenciando da outra obra que eu li. No mais, adorei as aventuras e as desventuras contadas pelos corredores. É um romance diferente dos que geralmente costumo ler, mas gostei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6