Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

maria :) 12/01/2024

Divergente
Sempre fui apaixonada pelos filmes de Divergente, e como uma criança criada por distopias aquilo me parecia o ápice da qualidade durante a minha infância/ pré adolescência; quando eu descobri os livros fiquei obcecada e comprei logo os quatro, mas por algum motivo, acabei lendo só o primeiro na época e os livros foram ficando parados na minha estante, e como eu odeio ver meus livros parados eu resolvi dar uma chance pra uma saga que eu sempre tive tanto carinho fazendo leitura deles esse ano!

Como sempre, vou separar a minha opinião em pontos positivos e negativos, assim fica mais fácil!

Pontos Positivos:
O livro é super rápido de ler, os capítulos são até que relativamente pequenos (principalmente no início do livro) e por ser rápido e com uma escrita fácil, aquilo vai te motivando a ler mais!

Eu acho a ideia da distopia em si interessante; a divisão em facções e a premissa do que cada uma representaria nesse novo mundo que é apresentado; também sempre fui viciada em histórias onde a protagonista é ?diferente? dos demais e esse é o grande plot pra história se desenvolver, então pra mim o clichê é bom.

No mais, é uma distopia, isso já me colocaria disposta a ler o livro e conhecer o universo que a autora se propõe a criar!

Pontos negativos:
Infelizmente durante a leitura eu me peguei notando mais pontos negativos do que positivos; já que eu não lembrava quase nada da primeira vez que li Divergente, isso foi um balde de água fria na minha empolgação.
É sempre válido lembrar (eu tive que lembrar constantemente hahaha) que esse livro foi lançado em 2011 e portanto, tem que relevar algumas coisas que não são senso comum hoje em dia, como eram na época; acredito que essa seja a parte mais difícil pra mim com esse livro.

Meu primeiro e mais importante ponto negativo é a necessidade que a autora tem em falar, mostrar e reforçar o quanto a Tris é frágil, insegura e pequena; o livro conta com mais de 10 repetições da palavra ?pequena? apenas se referindo a Tris! (Chegou um momento que tava tão insuportável ouvir a mesma coisa que eu comecei a contar!) Além de outras várias palavras, expressões e frases feitas pra definir o quanto a Tris é desprovida de altura, beleza ou personalidade.
E isso nos leva a dois pontos complementares: primeiro que é chato pra caramba! Eu queria que alguém oferecesse um moletom pra essa chata pra ver se ela parava de implorar por atenção; segundo que é extremamente desconfortável ler uma protagonista tão insegura de si mesma, eu entendo o apelo que autora talvez sentiu em usar a repetição pra mostrar o quanto a Tris era humana, com defeitos, inseguranças e confusões adolescentes, mas uma vez ou outra já era suficiente poxa! Além disso, eu esperava que ao longo do livro ela fosse se dando conta das qualidades que ela possuía, o que não rolou (até o último momento ela tá citando o quanto ela é pequena como se esse fosse o problema do século).
Não acho que hoje em dia esse seja o tipo de protagonista que nos cativa e inspira como mulheres, acho que tinham formas melhores de escrever uma protagonista que a premissa era ser forte e corajosa! Mas ok, 2011.

A Tris é chata. Eu ficava grata quando o Quatro aparecia porque pelo menos eu podia ler alguma coisa que não fosse autodepreciação, e sim vergonha alheia (o que é levemente melhor, nesse caso).

Achei o começo do livro muito arrastado, demora demais a engrenar a fatos realmente mais interessante que a iniciação da Tris; todo o colapso do universo só começa lá pelo capítulo 30 e isso torna a história lenta, além disso, a maioria das informações sobre o problema eminente entre as facções não são descobertos pela protagonista hahaha, eu consegui mais informações no livro ?Quatro? do que nesse aqui! Ela basicamente tá vivendo a vidinha dela, lidando com os probleminhas dela, até que um dia o Quatro revela as informações que ele tem (que também são inúteis, já que não são usadas pra praticamente nada) e ela entra na onda de salvar o mundo tendo apenas seu meio metro de altura!

O relacionamento Tris e Quatro me causou níveis altíssimos de vergonha alheia! Adoro eles no filme, mas aqui? embora sejam fofos e tal, nossa? tenho um sentimento de amor e ódio! Os diálogos não tem química, a Tris tá sempre falando o quanto ela é feia e não acredita que um gostoso queira ela como namorada, o Quatro é tão bom com sentimentos quanto uma geladeira Electrolux, o que torna ele um péssimo interesse amoroso; um caos.
E no final eu tava me compadecendo de ambos: eu já tava estressada como o Quatro ficava quando essa chata falava o quão horrível ela era e depois ficava perdidinha igual a Tris porque esse gostoso dava sinais confusos e falava coisas vagas demais!

Queria que a explicação sobre as facções fosse mais ampla e a construção do mundo contasse com mais detalhes.

No mais, minhas considerações finais são:
Vou ler os outros porque se eu comecei me obrigo a terminar.
Teria sido mais empolgante e fantástico se eu tivesse lido quando tinha uns 13 anos.
Não me arrependo de ler porque por mais irritante que tenha sido alguns pontos eu me diverti bastante.
É uma série que eu tenho carinho e embora tenham mais pontos negativos aqui do que positivos a história me prendeu o suficiente pra seguir em frente e descobrir como termina (já que nunca tivemos um filme do final).
E o que mais dói dizer: o filme nesse caso é sim melhor que o livro.

Vale 3.5 estrelas com carinho
Loh° 12/01/2024minha estante
Estou lendo insurgente no momento, e eu amei a sua resenha, já vou lhe dizendo que fica pior daqui pra frente ksksksks

maria :) 12/01/2024minha estante
Lohº não me diz uma coisa dessas kkkk
que bom que gostou da resenha! valeu o estresse que eu passei escrevendo kkkk

cosimask 12/01/2024minha estante
a tris falando o tempo todo o quanto ela é pequena também me incomodou muito kkkkk se eu tivesse lido o ebook eu com certeza teria marcado toda vez que ela diz isso só pra poder contar depois

maria :) 12/01/2024minha estante
cosimask eu não aguentava mais ler essa palavra! quase desisti kkk

Vivi 17/10/2021

Fui influenciada pelo o filme para começar o livro, e como esperado o livro é muito melhor, mais desenvolvido o enredo as cenas de ações elas bem descritas a escrita fluía e prendia a atenção
É um livro ótimo
E pelo o visto cumpriu minhas expectativas
Ainda não li os próximos, então ainda não tenho uma visão completa de quantas estrelas esse recebe.
Mas recomendo muito
Além dos mais é distopia, um dos meus gêneros de livro preferido
Leiiiam?

Bia Paini 21/01/2021

Cativante
Uma distopia onde uma sociedade está dividida por facções, cada qual com sua responsabilidade e função na cidade.

O livro te prende e te faz duvidar até mesmo de você mesmo, repleto de mistérios e com um final que te deixa esperando o próximo livro com altas expectativas

Mesmo o foco não sendo (nem um pouco) o romance, existe um casal muito bem desenvolvido e que te faz torcer sempre por eles.

Repleto de reviravoltas, Divergente te faz perguntar sobre o sistema de governo, sistema de ensino e sobre a verdade por trás disso

?Bia Paini

Patrick.Pereira 03/09/2020

Um bom início de série
um bom livro, fluido e bem escrito vou concertesa continuar a série espero que se mantenha ou melhore.

mismana0 13/10/2023minha estante
mulher, lê Aurora da Vitória Souza ??

Giih 04/06/2020

Minha resenha
Beatrice Prior, uma garota de 16 anos que vivia na abnegação com seu irmão Caleb e seus pais, ela estava prestes a escolher em qual das cinco facções iria pertencer em menos de um mês.
No grande dia da escolha, ela apaixonada pela facção da audácia, a qual escolherá naquele dia. Ao sair dali já se encontrará em um grande desafio, pular para dentro de um trem em movimento para poder ir para a sede (onde se localizava o local onde iriam passar seus dias).
No dia seguinte iriam comecar a aprender como se defender e como eram os dias na audácia. Ela conheceu com os outros novatos seu instrutor quatro. Na qual olhava de canto até ter uma atividade ao ar livre e eles começarem a conversar, e dali em diante começarem a se apaixonar um pelo outro, já que começaram a fazer quase tudo juntos. O que será que poderia acontecer com esse relacionamento e as suas facções.

cresstaris 15/01/2021

Divergente
honestamente, as minhas expectativas para esse livro estavam baixíssimas, mas ele me surpreendeu, e talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto.
é uma narrativa muito envolvente, que não é cansativa, tanto que o livro tem 500 páginas e eu li em 2 dias, o que é um feito e tanto até mesmo pra mim.
adorei a protagonista e espero que os próximos livros sejam no nível desse.

Manuela192 26/03/2021

Divergente
Estava ansiosa para ler o livro porque sou apaixonada nos filmes e acabou sendo muito melhor que o filme. Acho que o filme cortou muitas partes importantes que tem no livro.

visuyanne 07/05/2023minha estante
É a minha série favorita

Fernanda 24/09/2012

Resenha: Divergente - Veronica Roth
Confira a resenha no Blog:

mostrando 17/01/2022

muito bom
nossa, eu não tenho palavras para descrever o quanto gostei, o livro foi muito bem escrito e tem muita ação, o que ajuda a não deixar a história lenta.
a tris foi muito forte em todos os momentos.

mnk0 04/09/2022

fui fazer essa resenha depois de quase 1 mês, a vdd é eu não sei o falar nem escrever, gostei do livro, me apeguei a ele de uma forma bem estranha, o livro tem bastantes defeitos, mas eu gostei apesar de tudo

olvnath 15/11/2021

um dos meus livros fav
ESSE LIVRO É INCRIVEL!!!!!!!!!
Sério se vc gosta de uma distopia vai se apaixonar que nem eu. A história te prende de um jeito que eu nem consigo explicar!!! pfvr apenas leiam ??

Thayssa 18/01/2021

Livro: Divergente - Verônica Roth
Ok, um minuto de silêncio, porque a minha dignidade morreu no segundo em que eu acabei esse livro. Eu não tenho palavras pra descrever o quanto estou APAIXONADA por esse livro, e quando digo apaixonada é realmente APAIXONADA. Até agora não encontrei nenhum amigo que tenha lido ele, então se você leu, venha falar comigo, porque estou realmente necessitada de alguém para desabafar kkkkkkkkk
O livro conta uma história de coragem, altruísmo, luta, amor, força, inteligência, verdade.
Conta a história de Beatrice, uma garota pertencente a abnegação, uma facção a qual seus ideais são ajudar as pessoas. Cansada de não conseguir se encaixar na sua facção, decide mudar de facção (uma decisão que todo jovem pode ter quando completa 16 anos) e você só descobrirá qual lendo o livro!!!
Ela faz uma descoberta e não imaginava os efeitos que isso faria em sua vida...
"Uma ESCOLHA, pode te transformar."
Gabriela Piva 18/01/2021minha estante
Aaaaaaaaaa eu amo esse livro ?

Gabriel.Rodrigues 18/01/2021minha estante
Eu tenho até tatuagem desse livro ?

Quatro > Peeta

O segundo livro é EXCELENTE

Eu também amo muitoooooo

Thayssa 18/01/2021minha estante
Eu estou DOIDA pra ler o segundo, se não ler eu infartooooo

Gabriel.Rodrigues 18/01/2021minha estante
Vou te seguir pra saber tua opiniao sobre o segundo depois ?

Kkkkkkkkkkkk ta bomm