Divergente

Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Gabi Giffoni 14/03/2021

Esse livro foi minha primeira distopia, eu ameiii. Principalmente pq é um livro mais de adolescente, envolve romance, um dos gêneros que eu mais gosto.

Lara 09/04/2020

5 facções e somente uma escolha
Uma distopia onde mostra um mundo pós democrático, dividido por 5 facções: Abnegação, Franqueza, Erudição, Amizade e Audácia.

Beatrice Prior tem que tomar sua decisão: permanecer na Abnegação, a facção de sua família onde todos preservam os bons modos e costumes, onde são bondosos e altruístas, ou, seguir o seu coração e ir para a facção que deseja, sendo forçada a deixar sua família para trás.

O que ela não esperava era que, no seu teste - o qual deveria apontar apenas uma facção - o seu resultado é inconclusivo, apontando não uma, mas três facções: ela é uma Divergente. Considerada uma ameaça para o mundo devido a suas surpreendentes habilidades de controlar sua mente.

A partir daí, uma aventura - e uma guerra - se iniciam, com muita ação e romance.

Particularmente eu achei o começo do livro bem parado, é um livro um tanto extenso, possuindo mais de 450 páginas, a leitura demora um tempo pra engajar já que no começo a autora detalha com bastante carinho como funciona as facções. Porém com o passar das páginas a história me prendeu completamente, sempre com uma excelente narrativa e sempre conseguindo ser muito rica em detalhes. Vale a pena a leitura, recomendo.

Jônatas Rafael Garpin 29/10/2021

A história é narrada em um ambiente futurístico pós guerra, onde a sociedade é dividida em facções, Abnegação, Erudição, Audácia, Amizade e Franqueza. Quando os jovens completam dezesseis anos são obrigados a passar por um teste de aptidão, e em seguida participam de uma cerimônia onde eles escolhem se irão continua na atual facção ou muda para outra.
A história gira em torno de Beatrice de 16 anos que vai fazer seu teste de aptidão e descobre que é uma Divergente, que são as pessoas que se encaixam em mais de uma facção e que não podem ser controladas e tem consciência durante a prova de aptidão. Ela escolhe sair da Abnegação, largar a família e amigos para entrar na Audácia, onde ela muda de nome passa a chamar-se ?Tris?.
No primeiro dia como iniciada ela conhece seu instrutor, ?Quatro? um cara de 18 anos que ao longo da história ela passa a ficar mais próxima e a descobrir os seus segredos obscuros. Ela também fazer bons amigos que também são iniciados transferidos, Uriah, Al, Will e Christina. No início Tris tem alguns problemas para se adaptar a Audácia por ser baixa e magra, mas com um tempo ela passa a mostra a sua coragem. Ela também descobre que a Erudição esta tentando destruir a Abnegação, mas antes de poder avisar a sua família e a facção, o plano da Erudição começa.

G4tto 06/03/2022

Incrível
Eu não consegui largar a leitura durante nenhum minuto!!!
Extremamente imersiva e impressionante, apesar de as penúltima páginas (370 a 410) serem meio irrelevantes eu não baixei minhas estrelas por causa disso.
Amei muito recomendo sempre, ansioso pra ler a continuação!!!!

nanda 03/02/2022

releitura, livro conforto mas SEM a parte do conforto
esse é um dos meus livros favoritos e ler ele de novo foi incrível. NÃO é um livro perfeito, eu sei disso e sei das falhas que ele tem (principalmente o final questionável da trilogia), mas não consigo dar menos de 5 estrelas, mesmo tendo defeitos, por causa da importância que essa história tem pra mim. talvez eu ainda esteja presa em 2015 porque eu amo TANTOOOO essa história, é surreal.
esse universo e esses personagens, apesar das partes tristes, me fazem tão bem. é tão confortável voltar pra esse primeiro livro. a escrita da veronica me faz viajar como se estivesse dentro da história, me sinto como se estivesse ali vivendo tudo aquilo com tris. é aquele tipo de livro que a gente não sabe explicar o porquê ama tanto. só sei que nunca vou superar essa história. e o romance aqui é um dos meus favoritos, não me esqueço nunca desses dois.
entendo que tem gente que não gosta dessa série, mas pra mim é um confort book, mesmo não gostando tanto assim das continuações. e talvez daqui uns anos eu não gostarei tanto assim da história, mas sigo firme dois anos depois de ter lido ainda amando. sigo defendendo e panfletando.

Hocus Pocus 26/01/2023

Leitura gostosinha. (Primeiro volume de Divergente).
Não esperava muita coisa porém fui surpreendida, a leitura foi super fluída mesmo sendo um livro grande. Os pensamentos da tris e seus conflitos internos sobre a ética e a moral baseadas em sua facção anterior e na atual foi bem interessante. Uma leitura que me tirou da ressaca literária e me instigou a querer saber mais sobre o mundo fictício e até mesmo me fez debater qual seria a minha atitude caso estivesse nas situações citadas. Para quem gosta do gênero jovem adulto e ficção esse clássico juvenil é uma ótima opção.

Suu 30/10/2022

quatro e seis¡!
eu nunca esperei que,quando eu finalizasse um primeiro livro de uma saga,eu fosse querer dar continuidade.
meu Deus como divergente é perfeito.
eu também nunca fui de gostar de ler cenas de ação,ou muito menos de tentar imaginar um cenário TOTALMENTE fictício.
eu amo vocês Tobias e Tris,AMO.

buttercup 17/04/2021

divergente
eu amei esse livro de tantas maneiras, fiquei tão envolvida com a história deles, é algo que você mergulha e viva e se sente não altruísta e corajosa quanto os personagens e muitas partes ou talvez covarde.
amei demais, cada detalhe.

maria 08/12/2022

uma dystopia boa
gente eu gostei. eu estava lendo com a minha turma de literatura ( aqui nos eua temos turma para tudo ) lkkkklkl eles não gostaram muito mas teve gente na sala que gostou. eu, gostei. eu não ameiiii. mas foi um livro bom, eu gostei do suspense, aquele suspense que te faz não querer parar. eu gostei que eles falavam algumas coisa no começo que era dicas para o que iria acontecer no final. mas estava na cara que eh o primeiro livro da autora. gostei, foi um livro bom mas não memorável. vou ler o proximo. eu tb achei que a gente n teve muita aproximação com os lersongens.

Ceci 21/05/2020

Achei a escrita da autora bem fácil e clara de ler, em momentos que a personagem principal descreve sensações ao se aventurar, pude sentir junto com ela.
Há algumas pontas soltas da estória que poderiam ser melhor explicadas, mas ainda assim não consegui parar de ler, e tenho esperança de que sejam trabalhadas posteriormente.
Muito bom mesmo, estou ansiosa para ler os próximos livros!

Lora 30/06/2021

melhor. livro. do. mundo.

sensacional, me apeguei demais aos personagens e a história é muito criativa. Me apaixonei completamente pelo universo em que a história se passa e fiquei super curiosa pra ler o próximo livro da saga. indico demais esse livro, com certeza um dos melhores que já li

Duda 11/07/2021

Divergente
Este livro é mágico, você se apaixona pelos personagens - para mim, um em especial, que se chama Tobias - e se cativa por um mundo distópico, totalmente diferente do nosso, com regras e princípios completamente estranhos, mas é isso que faz do livro um dos melhores que já li. O filme? É bom. O livro? Maravilhosamente incrível. Eu conseguia sentir a adrenalina que Tris sentia, todas as emoções, isso é o que um bom livro faz com um leitor.

Wellem Nascimento 08/04/2021

Surto atrás de surto
Incrível o fato de eu não saber nada sobre essa história (pelo tempo e fama que essa trilogia tem)!
Amei o universo, a leitura é completamente fácil e rápida de se fazer! O tempo passa e você não percebe e sempre quer continuar, sempre quer saber o que vai acontecer depois e eu AMO isso!

Muitas das coisas (a maioria delas) eu já sabia, criei minhas teorias e elas se provaram verdadeiras. Só não sei dizer se isso é porque minha habilidade de perceber essas coisas melhorou ou porque o livro é previsível em alguns aspectos (então vamos fingir que a primeira opção é a certa akakka).

Sobre a personagem principal, ela é completamente controversa (e muitas vezes boba akakak), mas não chegou a ser chata ou me incomodar (só algumas poucas vezes rs).

No mais, amei o livro e super indico a leitura (para que mais pessoas possam surtar comigo)!