Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Fernanda 11/03/2024

A Facção antes do sangue
É um mundo novo aonde para acabar com as guerras, as pessoas se organizaram em facções para assim viverem em paz e de forma organizada. As pessoas que culparam a ignorância pelas guerras se juntaram a erudição; os que acreditavam que a culpa era do egoísmo se juntaram a abnegação... cada facção tem uma função e ajuda a girar toda a "cidade" de alguma maneira. Os da Fanqueza (que culparam a dualidade pelas guerras), por exemplo, cuidam dos tribunais e das leis. A amizade (que culpa a agressividade), vive mais afastada da cidade e cuida das plantações e dos alimentos que todos comem.
Nesse primeiro livro da saga, acompanhamos a Beatriz, uma garota nascida e criada na abnegação que agora, como todos os outros adolescentes de 16 anos, vai ter que decidir se quer passar o resto da vida na sua facção original ou se quer ir para outro lugar e deixar sua família pra sempre, pois para evitar a corrupção nas facções, uma vez que você escolhe uma e passa na iniciação deve abandonar suas origens, o lema é: facção antes do sangue.
Divergente, escrito por Veronica Roth, foi lançado em 2011. E publicado pela editora Rocco aqui no Brasil, traduzido por Lucas Peterson, em 2012. Dependendo da edição pode ter 502 páginas. Conta com uma diagramação razoável. E o tamanho dos capítulos alteram de acordo com a necessidade de maior descrição em certos momentos da história. É uma literatura infantojuvenil que atualmente se enquadra em distopia.

Luan.Gomes 10/03/2024

Fazia tempo que eu não "devorava " um livro assim
Eu tinha esquecido o quão boa é essa obra.

Primeira vez lendo o livro, mas deu pra perceber que ao menos o filme foi bem bem fiel (pelo que me lembro). A riqueza de detalhes do livro é incomparável.

O livro acaba pegando um pouco mais do romance do que ocorre no filme, mas é tolerável.

Lembro-me que sempre tive vontade de ler a saga para saber com maior exatidão sobre toda a história e principalmente sobre o o último livro.

O livro faz com que você esqueça de todo o resto enquanto estiver lendo, cada prova realizada, olhar trocado, dor sentida, pensamentos que acontecem em instantes. Tudo isso fixa a atenção do leitor de um jeito que você não tem noção.

Thamires32 10/03/2024

Divergente- Livro 1 da saga Divergente
Meu Deus que livro bom. Demorei 2 anos para ler por que achei que não era meu estilo mas eu simplesmente amei!!! O Jeito que a gente se envolve com a Protagonista,e com os sentimentos dela e tudo mais e maravilhoso!! Esse livro é perfeito!
(Obs:só não é PERFEITOOO por que me fez chorar e passar raiva!!)
Recomendo mutioo e é maravilhoso!!!

Korvus 10/03/2024

Uma Escolha Te Libertou
Quando li o primeiro livro da trilogia principal, fiquei maravilhado. Cada página me mantinha entretido e interessado. Curioso acerca dos mistérios que envolvem essa sociedade repleta de divisões, tradições e preconceitos. Tris se mostrou uma protagonista determinada, porém sem muita atitude quanto o assunto são medidas extremas. Afinal ainda estava aprendendo sobre si.

Não vou negar, a personalidade do Tobias me instigava a querer saber cada vez mais sobre ele e, assim como a Tris, acabei me apaixonando por ele. Identifiquei algumas características minhas em ambos os personagens, o que me aproximou ainda mais da leitura. Atento às tensões, criando ódio pelos líderes das facções e passando a admirar bastante alguns membros da Audácia.

Tris seguiu por um caminho que mudaria sua vida completamente, se colocou numa posição de grande tensão. Além do fato de ter sua condição especial acerca das simulações, tinha preocupações evidentes sobre em quem confiar, uma vez que aliados são minoria num sistema tão corrupto e manipulador.

toledo 09/03/2024

Perfeição de livro EU AMEI
Esse livro me deixou tão viciada juro, me deixou de ressaca? sim, mas acontece.
Sinceramente, distopia virou meu gênero literário preferido e foi por causa DESSE livro

Sabrina 08/03/2024

Prazer em conhecer
Me surpreendi com esse livro, a sensação é de que o filme é literalmente um resumo, o livro se torna rico em detalhes e isso torna a estória mais apaixonante. A construção do relacionamento da Tris e do Four, a construção do relacionamento dela com os amigos (bem duvidosos, por sinal), seu crescimento na Audácia, seu conhecimento de si mesma...Muito gostosinho de ler, apesar de já ter assistido o filme, fazia muito tempo, então muita coisa eu ainda consegui ser supreendida e as coisas que eu já sabia que iam acontecer fiquei com aquela animação de saber como seriam descritas.

Raíssa 06/03/2024

Leitura estranha ?
Senti que estava lendo um livro escrito com o intuito de ser uma fanfic, parece que foi escrito as pressas foi essa a sensação. Além da estranheza nas primeiras páginas eu pensei que era porque estava conhecendo um novo mundo mas notei que não era isso, era a falta de um desenvolvimento da ambientação e outra coisa muito estranha foi em relação as facções, então eles são da Audácia e eles pulam de trens, agem feito adolescents irresponsáveis, batem um nos outros e caçam bandeira para serem aceitos e não se tornarem uns sem-facção? Tá, não sei se é proposital e se isso vai ser desenvolvido nos outros livros mas, e a história de como tudo começou? Eles sempre encaixam para ter um contexto no que está acontecendo para assim termos uma noção melhor do que estamos lendo e como funciona para dar maior credibilidade ao que está acontecendo e ter maior impacto em relação aos personagens, mas essa é minha opinião. Vou descrever algumas coisas embaraçosas e que foram negativas na minha leitura, algumas são sentido e bobas e impactaram de forma negativa ou me deram vergonha alheia de segunda mão:
? A protagonista tem um grave problema, ela é uma pessoa microscópica e ela tem de afirmar isso diversas vezes, onde a pessoa está num momento tenso e fica medindo "Nossa eles são maiores do que eu, mas eu tenho uma vantagem eu sou baixinha e eles vão me achar vulnerável"
? "O vento lamb* meu corpo" Q krlhs é isso? essa autora certamente estava com pressa, gente existe um vocabulário tão vasto e ela escolhe essas palavras? Eu estou escrevendo o que achei do livro e tentando transmitir o que senti lendo e minha indignação mas você escrever um livro e entre todas as palavras escolher justo esse tipo e mais de uma vez cometer o mesmo erro. Isso não foi revisado?
? Quatro cheira a detergente e algo pesado e masculino?? ? Gente é tão estranho quando descrevem essas coisas ?
? Não aceito o fato da autora enrolar e deixar para explodir de vez a bomba mas últimas 150 páginas de um livro que ao todo tem 504 páginas, antes ela encheu o enredo de coisas sem relevância no final e personagens insignificantes só estão ali para ter diálogos estranhos com a protagonista e reforçar o quanto ela é vulnerável e sem graça ? A Christina é falsa, gostei do Will, Al? Pra que colocar aquele Plot? Não fez sentido a autora descartou um personagem que poderia ter um fim digno e ter sido legal com ela para fazer a pessoa chorar de emoção e não um lixo só para aproximar ela com o Quatro e fazer a pessoa ficar boiando.
?O casal é esquisito e sem graça alguma! Eles tiveram alguns diálogos rasos e sem sentido e aí se apaixonaram e a primeira cena que era para ser fofa foi forçada e muito vergonhosa.
?N deu para sentir pena dos personagens que se foram, foi de repente.

Mickaellataraujo 06/03/2024

"De repente, percebo o que está me deixando tonta. É ele. Algo nele faz com que me sinta prestes a despencar. Ou derreter. Ou arder em chamas."

GrePeres 06/03/2024

Lendo os sucessos da minha adolescência
????????

Livros salvam, saiba que nada se compara aos detalhes apresentados em cada obra que você lê.

Qual seria sua reações se simplesmente não conseguisse se encaixar.
Beatriz viveu até seus 16 anos na abnegação porém sempre sentiu um desejo secreto sobre coml seria se fosse da audácia, após seu teste que deveria dar a resposta para como sua vida deveria ser a falta de resposta a faz tomar uma decisão que ira mudar sua vida.

Triz como se nomeu agora pertence a Audácia e sua vida começa a mostrar pra ela que sempre foi mais do que aquilo que via, as varias reviravoltas que foi obrigada a passar e a sobreviver por ser uma divergente ela tem o poder de não ser manipulada porém por não entender o que é ainda acaba se colocando em situações que podem mostrar a todos a verdade sobre ela.
Quando ela se vê perdida Quatro se mostra o porto segura dela a quem ela pode correr, ele mostra para ela quem realmente é isso cria laços profundos entre ambos.
Juntos são obrigados a vivenciar o começo de uma guerra onde os menbros da Erudição desejam tomar o poder a qualquer custo.

Giovana380 05/03/2024

Divergente
Esse livro é muito bom e interessante. A autora conta as coisas bem detalhadamente e de uma maneira fácil de entender. Muito bem construído o romance entre a Tris e o Tobias. Só achei a parte da 'guerra' meio rápida, mas não confusa e nem mal feita, só acho que a autora fez mais curtinho.

Esplicou até que bem oque é ser divergente, eu entendi pelo menos eu acho que entendi né...kkk Legal ter mais de um divergente na história.

Vou ler os outros dois ?

Mariana 05/03/2024

TOP LIVROS
Não tem nem muito o que falar disso, sempre foi um dos meus filmes favoritos da vida, que envolve política, revolução, romance TUDO QUE EU AMO
SOU APAIXONADA

Kaamii 04/03/2024

Assisti todos os filmes antes e deu curiosidade de ler os livros, logo de inicio da pra ver que o filme deixou a desejar gostei mais do livro mas não quer dizer que tenha gostado. percebi que a tris tem mais personalidade ela é um pouco mais interessante, me fez gostar mais do quatro mas meio que acaba por aqui. o livro é bem fraquinho para o genero aonde tem jogos vorazes e a rainha vermelha como exemplos mas vou ler os outros.

ktoyas 04/03/2024

Divergente
Eu não sei o que dizer nessa resenha, e eu sempre tenho algo a dizer. Assistir o filme de divergentes e fiquei apaixonada pela distopia, e quis ler os livros, erro meu achar que teria um romance mais ardente e aparente, fui com muita expectativa nesse livro e confesso que me decepcionei um pouco.
O livro é muito bom, bem desenvolvido e recomendo que leiam, o filme não é tão diferente, mas sinto que nele o Quatro é mais, só mais sabe. Eu fiquei tão chateada em certas falas dele no livro, não conseguir gostar dele (só nos filmes), passei a gostar muito mais da tris, ela é corajosa, ousada e altruísta, se voce a machuca, ela revida ou fica feliz quando o fazem por ela, uma verdadeira força da natureza. Enfim, o livro é bom, so coloquei expectativas demais no romance. Leiam muito

summyrks 02/03/2024

Divergente
Esse livro está no meu top 2 favorito! Um dos melhores livros que já li, e não me arrependo. Recomendo a leitura pra todos, li em 10 dias de tão bom que é.

Top 1- Instrumentos Mortais
Top 2- Divergente