Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

kaoprust 17/01/2024

Divergente
Para a Kaoane do futuro que lerá isso aqui quando sua péssima memória fizer você esquecer o porque gostou tanto dessa obra: esse livro teve revelações impressionantes desde o começo (a escolha do Caleb) ao fim (a mãe da Tris), teve o desenvolvimento de um romance que te deixou bobíssima lendo e extasiada esperando pelo primeiro beijo, tiveram brigas, morte e tudo o que você mais gosta em distopias (e em livros no geral).
Esse livro te fez ter vontade de ler por horas e dias a fio, te fez lembrar de como a sensação de se encontrar em um universo ficcional totalmente diferente do seu é maravilhosa!
vit 18/01/2024minha estante
mana, conta mais sobre oq vc achou desse livro! foi meu primeiro livro q li nesse gênero, e gostei muito, pois ele é muito intrigante de todas as formas, mas infelizmente entrei em ressaca e acabei largando ele :(
espero muito poder voltar a ler!??

kaoprust 20/01/2024minha estante
Mulher, fica dificil contar mais mt sem dar spoilers. Mas te digo que vale mt a pena, a cada capitulo tinha algo que me prendia, teve a sequencia de um romance mt gostosinho de acompanhar, teve suspense, brutalidade, a gente fica de cara com o que fazem na iniciação, e o final é triste então vale a pena KKK

vit 21/01/2024minha estante
o final triste me pega, adoro chorar por personagens que não existem! obrigadoo?

Anaml 17/01/2024

DIVERGENTE
Comecei ?divergente? por pura e mera influência de recomendação dos filmes. Foi um livro fácil e rápido de ler sendo bem sincera.Mas indo ao livro, eu gostei muito da protagonista (e não, não odeio ela por ter inseguranças completamente normais em relação ao corpo dela como vi muita gente falando por aí) Tris, mesmo tendo uma casca por fora, as vezes só quer experimentar uma coisa que fosse diferente do habitual: ser feliz. Só sorrir e não ter que se preocupar com mais nada na vida. Assim como nós, que as vezes só precisamos fugir um pouco da realidade.
As facções são algo muito intrigante, você tem o poder de escolher para aonde ir, mas depois você é meio que condenado a fazer aquilo para o resto da sua vida, ou então você tem a opção de parar de respirar. A única que não tem essa perspectiva é a Abnegação e mesmo assim ela fica presa nessa coisa de nunca poder falar como sente ou dizer o que quer. Tudo meramente calculado para fazer o outro se sentir bem. Ouso dizer que a Erudição e Abnegação tem uma coisa em comum: elas vão te prender.
Enfim, o livro é sim bom, mas como qualquer outra distopia vinda diretamente de 2012/2015 (não que seja uma reclamação, só dizendo que é exatamente a essência que passa)
PS: Para o próximo livro eu espero que expliquem mais sobre os divergentes.

Clara 16/01/2024

Eu amei!!! fazia tempo que n lia um primeiro livro desse estilo de história tão bom nossa. Apaixonada na Tris e no Tobias e ja sofrendo pq peguei spoiler q ela vai de arrasta
Julinha_oliveeira 18/01/2024minha estante
Amiga eu finjo que o terceiro livro não existe, tô no primeiro ainda mas infelizmente peguei um baita spoiler, sorte que eu assistir os filmes primeiro kkkkkkkkkkkk

Clara 18/01/2024minha estante
acho q foi o msm puta spoiler q eu ganhei e to lendo o terceiro agr mds

Sjksskskskskskskskskk o amg

Julinha_oliveeira 18/01/2024minha estante
Faça resenha dele depois por que eu tô amando Divergente

whoisandressa_ 21/01/2024minha estante
Coloca aviso de spoiler mulher kkkkkkkk

raianaks 16/01/2024

Divergente
Eu estou encantada!! o livro é ótimo, é muito fluído e me prendeu a história desde o início, ficava curiosa pra descobrir o que ia acontecer. Eu assisti ao filme antes e nossa ver a riqueza de detalhes que tem no livro não tem preço ahahahah

Brenda523 15/01/2024

DIVERGENTE
Nesta versão futurista da cidade de Chicago, a sociedade se divide em 5 facções dedicadas ao cultivo de uma virtude- Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é- não pode ter os 2. Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma.
Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos- e onde se encaixa na sua nova vida um romance com um rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama... ou destruí-la

Anna 15/01/2024

"O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez!"
Meu contato com Divergente foi primeiramente nos filmes, quando lançaram e eu amo a saga, desde que os filmes foram lançados. Decidi ler os livros esse ano porque estava com uma saudade de ler uma distopia.

Divergente é um livro bom. Tem muitas páginas, mas a leitura é muito fluída e bastante interessante. O livro trás uma proposta legal em um mundo distópico, trás a ideia de facções que na minha opinião são boas. O antagonista, o Quatro, carrega o livro nas costas. Gosto muito mais dele e acho ele muito mais profundo do que a protagonista, a Tris.

Como eu disse, o livro é bom, com acontecimentos estimulantes e uma história boa. Tiveram muitas vezes que eu fiquei chocada e gostei muito, mas muito mesmo de alguns deles. A autora não tem medo de se arriscar e perder personagens.

Agora, sobre aspectos da leitura que não me agradaram. Eu não sou muito simpatizante com a Tris, claro que ela tem ações muito fodas mas acho ela ingênua. Alguns dos antagonistas são melhores, como o Will e também o Quatro, ele não é somente bom, ele é um personagem ótimo, com muitos erros mas que os reconhece.

Algumas partes do livro são bem batidas e me deixam com um pouco de vergonha alheia, como o romance do Tris e do Quatro. Acho que a autora não escreve o livro com muita profundidade, a escrita é bem simples, as coisas não são bem explicadas e as facções por exemplo são bem esteriotipadas, alguns diálogos são bem vazios também, mas em compensação o livro é ação atrás de ação.

Outra coisa que me incomodou também foram as mortes, não vi a maioria delas sendo levadas a sério. Eu admiro a autora por ter peito pra poder matar os personagens, mas cadê a profundidade na maioria das mortes? Sinceramente vi a Tris demonstrando mais dor no filme que no livro (ainda bem que no filme sacaram essa falta absurda). E teve uma morte que me incomodou demais porque foi extremamente forçada, a Tris poderia ter mirado no braço da pessoa ou na perna pra não ter que matar, porque quem são os vilões do filme também ela não mata né, atira no pé na perna e etc.

O livro tem alguns diálogos que me agradam bastante, que fazem a gente associar a distopia com a atualidade e em como nós, seres humanos agimos. Como na parte em que o Quatro fala: "Nós todos passamos a rebaixar as virtudes das outras facções no processo de reforçar a nossa". Ou então no conceito de divergente em que eles não são confinados a uma única maneira de pensar, o que fazem com que eles não sejam manipulados. Foda. E também quando a Tris pergunta para o pai dela o que faz ele ter tanta certeza que sabe qual a maneira certa de fazer as coisas, que mostra um aspecto divergente de que certo e errado é realmente uma maneira de pensar e muitas pessoas baseiam suas ações nisso, em suas próprias opiniões ao invés de olharem um todo.

E assim, por último, o Quatro carrega o livro! Personagem foda! Estou ansiosa pra ler o livro que conta a história dele.

flavio sergio 14/01/2024

EU AMO DISTOPIA
Eu amo distopia, tipo muito. é um bom livro e a adaptação é muito boa (mesmo que ela divida opiniões).

livrosnadacult 14/01/2024

Queria que fosse narrado pelo Quatro
Um dia em minha vida eu tinha a certeza de que já tinha lido esse livro. Talvez os filmes me fizeram acreditar, mas isso não importa realmente. Divergente é uma distopia futurista, o que automaticamente me faz pensar em um livro de ação, o que foi um grava engano meu, ao menos nesse primeiro. Eu esperava ler menos romance, mas por fim foi o que mais encontrei. Não estou reclamando, uma vez que gosto do gênero, mas isso me deixou um pouco ansiosa por mais guerra, caos e desastre, o que só “ocorreu” depois de uns 80% do livro. Não me apaguei a Tris em nenhum momento da narração e sinceramente ela poderia ser facilmente substituída por qualquer outra protagonista. Agora o Tobias é um personagem e tanto. Gostaria que o livro fosse narrado por ele. Num geral foi uma boa leitura e espero encontrar mais caos nos próximos.

Lyne.Pacomio 14/01/2024

Quatro entenda vc faz tudo
Apaixonada ainda mais pelo quatro do livro e já amava o do filme. Cada escolha tem uma consequência e aqui a gente tem essa visão,a ganância e o poder em primeiro lugar. Tô muito curiosa pra saber o que me aguarda do convergente e como eles vão se virar com a Janine na cola deles

fdlskeezia 13/01/2024

Incrivel!!
Livro muito bomm, o filme foi bem fiel até, adorei a leitura, foi uma leitura muito gostosinha, quase engoli o livro KSJANBDIAA
sou uma grande fã dos filmes e finalmente estou lendo a saga!

maria :) 12/01/2024

Divergente
Sempre fui apaixonada pelos filmes de Divergente, e como uma criança criada por distopias aquilo me parecia o ápice da qualidade durante a minha infância/ pré adolescência; quando eu descobri os livros fiquei obcecada e comprei logo os quatro, mas por algum motivo, acabei lendo só o primeiro na época e os livros foram ficando parados na minha estante, e como eu odeio ver meus livros parados eu resolvi dar uma chance pra uma saga que eu sempre tive tanto carinho fazendo leitura deles esse ano!

Como sempre, vou separar a minha opinião em pontos positivos e negativos, assim fica mais fácil!

Pontos Positivos:
O livro é super rápido de ler, os capítulos são até que relativamente pequenos (principalmente no início do livro) e por ser rápido e com uma escrita fácil, aquilo vai te motivando a ler mais!

Eu acho a ideia da distopia em si interessante; a divisão em facções e a premissa do que cada uma representaria nesse novo mundo que é apresentado; também sempre fui viciada em histórias onde a protagonista é ?diferente? dos demais e esse é o grande plot pra história se desenvolver, então pra mim o clichê é bom.

No mais, é uma distopia, isso já me colocaria disposta a ler o livro e conhecer o universo que a autora se propõe a criar!

Pontos negativos:
Infelizmente durante a leitura eu me peguei notando mais pontos negativos do que positivos; já que eu não lembrava quase nada da primeira vez que li Divergente, isso foi um balde de água fria na minha empolgação.
É sempre válido lembrar (eu tive que lembrar constantemente hahaha) que esse livro foi lançado em 2011 e portanto, tem que relevar algumas coisas que não são senso comum hoje em dia, como eram na época; acredito que essa seja a parte mais difícil pra mim com esse livro.

Meu primeiro e mais importante ponto negativo é a necessidade que a autora tem em falar, mostrar e reforçar o quanto a Tris é frágil, insegura e pequena; o livro conta com mais de 10 repetições da palavra ?pequena? apenas se referindo a Tris! (Chegou um momento que tava tão insuportável ouvir a mesma coisa que eu comecei a contar!) Além de outras várias palavras, expressões e frases feitas pra definir o quanto a Tris é desprovida de altura, beleza ou personalidade.
E isso nos leva a dois pontos complementares: primeiro que é chato pra caramba! Eu queria que alguém oferecesse um moletom pra essa chata pra ver se ela parava de implorar por atenção; segundo que é extremamente desconfortável ler uma protagonista tão insegura de si mesma, eu entendo o apelo que autora talvez sentiu em usar a repetição pra mostrar o quanto a Tris era humana, com defeitos, inseguranças e confusões adolescentes, mas uma vez ou outra já era suficiente poxa! Além disso, eu esperava que ao longo do livro ela fosse se dando conta das qualidades que ela possuía, o que não rolou (até o último momento ela tá citando o quanto ela é pequena como se esse fosse o problema do século).
Não acho que hoje em dia esse seja o tipo de protagonista que nos cativa e inspira como mulheres, acho que tinham formas melhores de escrever uma protagonista que a premissa era ser forte e corajosa! Mas ok, 2011.

A Tris é chata. Eu ficava grata quando o Quatro aparecia porque pelo menos eu podia ler alguma coisa que não fosse autodepreciação, e sim vergonha alheia (o que é levemente melhor, nesse caso).

Achei o começo do livro muito arrastado, demora demais a engrenar a fatos realmente mais interessante que a iniciação da Tris; todo o colapso do universo só começa lá pelo capítulo 30 e isso torna a história lenta, além disso, a maioria das informações sobre o problema eminente entre as facções não são descobertos pela protagonista hahaha, eu consegui mais informações no livro ?Quatro? do que nesse aqui! Ela basicamente tá vivendo a vidinha dela, lidando com os probleminhas dela, até que um dia o Quatro revela as informações que ele tem (que também são inúteis, já que não são usadas pra praticamente nada) e ela entra na onda de salvar o mundo tendo apenas seu meio metro de altura!

O relacionamento Tris e Quatro me causou níveis altíssimos de vergonha alheia! Adoro eles no filme, mas aqui? embora sejam fofos e tal, nossa? tenho um sentimento de amor e ódio! Os diálogos não tem química, a Tris tá sempre falando o quanto ela é feia e não acredita que um gostoso queira ela como namorada, o Quatro é tão bom com sentimentos quanto uma geladeira Electrolux, o que torna ele um péssimo interesse amoroso; um caos.
E no final eu tava me compadecendo de ambos: eu já tava estressada como o Quatro ficava quando essa chata falava o quão horrível ela era e depois ficava perdidinha igual a Tris porque esse gostoso dava sinais confusos e falava coisas vagas demais!

Queria que a explicação sobre as facções fosse mais ampla e a construção do mundo contasse com mais detalhes.

No mais, minhas considerações finais são:
Vou ler os outros porque se eu comecei me obrigo a terminar.
Teria sido mais empolgante e fantástico se eu tivesse lido quando tinha uns 13 anos.
Não me arrependo de ler porque por mais irritante que tenha sido alguns pontos eu me diverti bastante.
É uma série que eu tenho carinho e embora tenham mais pontos negativos aqui do que positivos a história me prendeu o suficiente pra seguir em frente e descobrir como termina (já que nunca tivemos um filme do final).
E o que mais dói dizer: o filme nesse caso é sim melhor que o livro.

Vale 3.5 estrelas com carinho
Loh° 12/01/2024minha estante
Estou lendo insurgente no momento, e eu amei a sua resenha, já vou lhe dizendo que fica pior daqui pra frente ksksksks

maria :) 12/01/2024minha estante
Lohº não me diz uma coisa dessas kkkk
que bom que gostou da resenha! valeu o estresse que eu passei escrevendo kkkk

cosimask 12/01/2024minha estante
a tris falando o tempo todo o quanto ela é pequena também me incomodou muito kkkkk se eu tivesse lido o ebook eu com certeza teria marcado toda vez que ela diz isso só pra poder contar depois

maria :) 12/01/2024minha estante
cosimask eu não aguentava mais ler essa palavra! quase desisti kkk

Isabelle333 12/01/2024

Sobre
O primeiro livro da saga é muito bom, li rápido, a ambientação e os personagens são interessantes, a história é muito envolvente.

Raissa.RP 12/01/2024

O livro é o primeiro da saga, logo, ele precisa me prender para que eu leia os outros livros, e ele conseguiu fazer isso.
A história ficcional é muito interessante, e as informações que a autora soltava me deixavam curiosa para saber mais nas continuidades dos livros.
Eu recomendo para quem gosta de livros distópicos e aprecia um romance em meio ao caos. Tobias, além de ser um homem que facilmente seria meu tipo, ao longo dos livros vamos descobrindo mais sobre ele e nos surpreendendo com sua história de vida.