Viagem solitária

Resenhas - Viagem Solitária

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ju 05/02/2021

Doloroso
Eu senti uma tristeza imensa diante de alguns relatos narrados desse livro. É quase palpável a dor de um homem que teve que transcender o mundo para poder apenas ser ele mesmo, em suas infinitas particularidades.

Camila.Nunes 03/02/2021

Leitura maravilhosa e essencial para entendermos o outro além do gênero! Que sua memória continue viva através de seus escritos!

camilavitoria_ 03/02/2021

li em dois dias. nem acredito que demorei tanto tempo pra começar a ler. gosto muito de biografias e essa é muito sensivel, bonita, me emocionou por diversas vezes a forma como fala das pessoas e como fala de si também. leitura extremamente necessária, pessoa extremamente necessária!

Vitória 10/01/2021

esse livro foi a minha segunda leitura de 2021 e entrou na minha meta de me aproximar mais de histórias não fictícias. nunca me atraí muito por biografias, mas depois de no ano anterior ter lido "a ridícula ideia de nunca mais te ver", me sensibilizei sobre como a vida de alguém real pode ter uma importância singular em ser contada.

comprei viagem solitária por acaso, num desses quiosques que vendem livros ao preço único de 10 reais, e foi uma grata surpresa. engoli a leitura em 3 dias (o que é bastante rápido para o meu ritmo), a história de joão me ensinou sobre sensibilidade, empatia e coragem. os pensamentos que tinha enquanto criança e adolescente são um belo ensinamento sobre enxergar as pequenas coisas no outro, sobre captar o não-dito e criar um espaço seguro.

muitas as situações relatadas, apesar de terem acontecido há muito, me remetem a comportamentos que enxergo ainda nos dias de hoje: o preconceito, a resistência ao que é diferente, a burocracia e os empecilhos do dia a dia para coisas que tecnicamente poderiam ser mais simples. muita, muita admiração pela perseverança de joão.

a única coisa que me incomodou profundamente foi o uso do nome feminino tantas vezes (costumam chamar de nome morto), o que me leva a questionar se isso aconteceu por joão não ter problemas com sua antiga identidade enquanto ele mesmo conta sua história, ou se esta era simplesmente uma forma mais simples e didática de fazer com que o público cis compreenda melhor sua trajetória.

senti falta de mais informação acerca de algumas coisas citadas rapidamente, mas que não foram aprofundadas: como joão lidou com o período ditatorial no Brasil e como isso afetava sua busca pelo reconhecimento e liberdade de expressão, o início das lutas LGBT da época, o término com amanda.

de qualquer forma, isso não enfraquece o relato! recomendo para todos e torço pelos que estão na luta.
Thais Toledo 11/01/2021minha estante
Gostei muito também! Incrível sua história, sua luta.. recomendo!

murieel 29/12/2020

recomendo a leitura. esse livro é a caminhada de João Nery em busca da liberdade de gênero.

Jamburanaa 19/12/2020

Um livro que aflora todos os lados humanos
Simplesmente a melhor leitura desse ano! O modo como o autor expõe seus pensamentos e a trajetória de vida de um jeito não linear foi uma das coisas que mais me pegou de início. A escrita, principalmente na primeira parte do livro, é levemente bagunçada mas muito coesa, dando a impressão de que os eventos são contados por ordem de importância ou "blocos temáticos" que sempre puxam um ponto de vista diferente tanto sobre o João quanto os demais. Uma coisa que me pegou muito de jeito nesse livro é a franqueza sobre as dificuldades e o constante detalhamento da dor do escritor. Ele transporta você a viver sob a pele dele através da escrita. É impossível passar por uma obra como essa da mesma maneira que se começou.

Nando 11/12/2020

Boa leitura. Essencial para auxiliar a compreender nós mesmo e o outro. Pela temática da transexualidade, mergulhando nas memórias de João W. Neri, um homem trans, vamos conhecendo, aprendendo e nos desvencilhando de preconceitos e aprendendo que a vida é diversa e múltipla, e que o binarismo homem x mulher já não é (nunca foi) suficiente para tratarmos de gênero.

Nat 08/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Viagem Solitária é a autobiografia de João Nery, o primeiro transhomem do Brasil – o que, em sua época de jovem, era um caso raro (uma mulher virar homem). O livro fala bastante da aceitação de si, das dificuldades para conseguir as cirurgias – algumas que nem eram feitas no Brasil, além de serem sempre muito caras –, outras dificuldades como documentos e empregos, e finaliza falando do sonho/realização da paternidade. Apesar de não me identificar com a história, gostei do livro.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Juca Fardin 04/11/2020

Corajoso, bem escrito, esclarecedor, trazendo-nos a empatia. Que todos aprendam a respeitar a diversidade. Livro essencial e humano.

Yuri Capi 20/10/2020

O título é perfeito para descrever está história.
Foi uma transformação impensável num momento da história política do país e numa era de acesso à informações dispar dos dias de hoje. João W. Nery fez o que sentia que deveria ser feito e contou com a ajuda de poucos disponíveis para quebrar a barreira do legal e convencional. Mais fabuloso de tudo foi João generosamente ajudar outras pessoas que seguiram o mesmo caminho que ele. Nada como contar com alguém que verdadeiramente vivenciou aquilo que tu planejas. Para fechar, este é um livro leve que reforça a necessidade de tolerância.

AdemarSilveira 17/08/2020

Viagem Solitária - João W. Nery- Nota 9,5/10
Posso dizer com todas as minhas palavras que é o livro mais incrível que eu li esse ano, cada capítulo um aprendizado novo.

Ao ler os comentários aqui no Skoob fiquei um pouco receoso de começar a ler esse livro, mas se você faz parte do público LGBTQIA+ é um livro imprescindível, quase uma leitura obrigatória.

O livro conta a história de João W. Nery, o primeiro transexual masculino de que se teve notícia no Brasil. Especialmente dedicado a todas as pessoas que se reinventam para achar um lugar no mundo, narra a infância triste e confusa do menino tratado como menina, a adolescência transtornada, junto com o crescimento dos peitos e fazia de tudo para esconder. A maior parte do livro fala sobre o processo de autoafirmação e a paternidade.

É uma leitura incrível, sem dúvidas entrará para minha lista de livros favoritos, porém não é um livro que posso indicar para qualquer um, pois até hoje as pessoas do público LGBTQIA+ sofrem muito preconceito até mesmo dentro do próprio meio.

Raquel.Fernandes 04/07/2020

Sobre identidade, gênero e aceitação.
Um relato corajoso e humano escrito por um indivíduo de uma sensibilidade notável.

Se você gosta de leituras que te tiram da zona de conforto e te convidam a ver a vida da perspectiva e dos desafios de outra pessoa, esse livro vale muito a pena.

Um livro muito importante também pelo seu papel social, de esclarecer tantas questões vistas como tabus e que podem ajudar outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios que o João.

"João W. Nery é uma referência nacional não só por ter sido o primeiro
trans-homem do Brasil (como aparece na mídia) mas também por sua generosidade e sua coragem em compartilhar sua experiência singular, mostrando-nos que é possível sermos o que desejamos, sem cedermos às constrições sociais que nos são impostas pela sociedade e pela cultura."

Cibele 15/06/2020

Para pensar
Ótimo livro para começar a entender como funciona a transsexualidade, faz que lê se colocar no lugar do outro.

Carolina Corrêa 06/06/2020

Uma lição de humanidade.
?Leia e humanize-se?, logo no prefácio.
Uma oportunidade excelente para compreender melhor a transexualidade e o processo de transformação.
Uma história de luta, perseverança e superação.
Impressionante.

Niehauz 05/06/2020

Viagem solitária é um livro que a leitura flui e em varios momentos tive a sensação de estar sentado no quintal da casa de João tomando um café enquanto ouvia as histórias dele.

1 | 2 | 3 | 4 | 5