Viagem solitária

Resenhas - Viagem Solitária

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mika 11/05/2012

Mais que os demais.
Numa sociedade onde as pessoas são cheias de conceitos pré-concebidos, não deve ser nada fácil ser "diferente" da padronização que somos qualificados. Isso ocorre nos anos atuais, imagine nos anos 70. Desde a introdução desse livro, sentir afetação e o peso que ele trás, o peso do ensinamento que ele tem a proporcionar a todos aqueles que ama ler.

Como o título mesmo já insinua, Viagem Solitária é um relato de João W. Nery, o primeiro transexual masculino a ser operado no Brasil. O livro é narrado por ele mesmo, contando sua vida desde a infância até o momento da paternidade, seus lamentos, toda a angustia que passou por ter sido incompreendido pela maioria das pessoas, inclusive aquelas que ele mais amava. João nasceu com um corpo de mulher, assim seus pais o batizaram de Joana, mas eles não sentiam o que Joana sentia quando usava vestidos, eles não sabiam o que se passava no interior da sua filha.

É difícil aceitar que uma pessoa por ter um corpo feminino, não possa ser mulher e sim um homem, todos devem fazer o mesmo questionamento: mas ela tinha órgãos genitais femininos? Sim, mas as coisas vão muito além disso. O psiquismo está envolvido, o sujeito não é somente corpo. O gênero não parte do principio de uma opção, se fosse assim, eu suponho que você escolheu ser o que é, seja hétero, gay, lésbica ou qualquer outra denominação. Você realmente optou pela sua orientação sexual ou você acha que já “nasceu” assim?
Não adianta discutir uma questão com embasamentos do “achismo”.

Viagem Solitária – Memórias de um Transexual Trinta Anos Depois é muito mais que um livro, é uma fonte de informação para quem não sabe o que é transexualidade e confunde com homossexualidade, é uma história que afeta, que angustia, que gera discussões. É um livro para quem gosta de romances, política, drama, é um livro para se ler e se afetar.

Não tinha consciência que a editora Leya tinha lançado uma história assim, até o livro chegar em minhas mãos. Fico muito feliz por essa história está passando em mãos, o mundo precisa conhecer, João W. Nery foi apenas um, mas existem centenas de pessoas como ele. Aqui, ele demonstra que para ser homem não precisa de um pênis.

“Considerei-me por muito tempo um inválido sexual, que precisava de artifícios para poder ter prazer, quando talvez o problema estivesse mais na minha cultura com todos os seus significados, “que fazem de um simples gesto um critério clinico para definir se alguém é ‘verdadeiramente’ um homem ou uma mulher”, como citou Miguel Missé no ótimo livro El Género Desordenado.” (p. 290)

Suas dores são vivenciais e quando você olha para ele criança, você não acredita que seja o homem da foto do autor. Ele passou por todo o sofrimento da burocracia e das humilhações, mas ele encontrou pessoas maravilhosas que o ajudaram.

Sandra 21/08/2015minha estante
Amei sua resenha. Meus sinceros parabéns!

Adriana 13/03/2012

Uma lição
Adorei o livro, achei ótimo para pensarmos mais sobre os sentimentos dos outros e julgarmos menos as pessoas, pois como diz a música, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.
Alan Ventura 01/05/2012minha estante
Parabéns pela resenha Adriana, você resumiu tudo ao citar a frase do Caetano Veloso.

Manu 30/03/2022

Uma visão sobre a transexualidade
Mesmo acompanhando a trajetória de João, ao final do livro a leitura é ainda mais enriquecida com o ponto de vista de seus colegas sobre o assunto da gravidez transexual
Angel's Roses 17/05/2022minha estante
gravidez transexual???? LOL

Vitória 10/01/2021

esse livro foi a minha segunda leitura de 2021 e entrou na minha meta de me aproximar mais de histórias não fictícias. nunca me atraí muito por biografias, mas depois de no ano anterior ter lido "a ridícula ideia de nunca mais te ver", me sensibilizei sobre como a vida de alguém real pode ter uma importância singular em ser contada.

comprei viagem solitária por acaso, num desses quiosques que vendem livros ao preço único de 10 reais, e foi uma grata surpresa. engoli a leitura em 3 dias (o que é bastante rápido para o meu ritmo), a história de joão me ensinou sobre sensibilidade, empatia e coragem. os pensamentos que tinha enquanto criança e adolescente são um belo ensinamento sobre enxergar as pequenas coisas no outro, sobre captar o não-dito e criar um espaço seguro.

muitas as situações relatadas, apesar de terem acontecido há muito, me remetem a comportamentos que enxergo ainda nos dias de hoje: o preconceito, a resistência ao que é diferente, a burocracia e os empecilhos do dia a dia para coisas que tecnicamente poderiam ser mais simples. muita, muita admiração pela perseverança de joão.

a única coisa que me incomodou profundamente foi o uso do nome feminino tantas vezes (costumam chamar de nome morto), o que me leva a questionar se isso aconteceu por joão não ter problemas com sua antiga identidade enquanto ele mesmo conta sua história, ou se esta era simplesmente uma forma mais simples e didática de fazer com que o público cis compreenda melhor sua trajetória.

senti falta de mais informação acerca de algumas coisas citadas rapidamente, mas que não foram aprofundadas: como joão lidou com o período ditatorial no Brasil e como isso afetava sua busca pelo reconhecimento e liberdade de expressão, o início das lutas LGBT da época, o término com amanda.

de qualquer forma, isso não enfraquece o relato! recomendo para todos e torço pelos que estão na luta.
Thais Toledo 11/01/2021minha estante
Gostei muito também! Incrível sua história, sua luta.. recomendo!

Deby 25/12/2011

bom
É livro sobre sentimentos/sofrimentos reais de uma mente linda.O texto flui como que numa conversa íntima que se tem com um grande amigo lhe contando as confidências.Dessas conversas que vc é o ouvinte,mas que tem vontade de emprestar um pouco de sua capacidade de sofrer para aquela pessoa para aplacar-lhe um pouco a dor que as convenções a impõe.O autor tem formação em Psicologia e certamente por isso consegue traduzir em palavras tão bem o que se passava externa e internamente em cada situação.Faz análises,duvida,questiona,faz links,um primor. Me pegava de punhos cerrados torcendo para que td desse certo me esquecendo por vezes de que aquela não era uma história de ficção com resultado controlável. Eu não consegui parar de ler.Eu pude enxergar com os olhos voltados para dentro. Eu me humanizei.Vale a pena.

Christian 17/03/2012

Um feliz engano!
Quando comprei "Viagem Solitária" pensei estar adquirindo um livro sobre um tema que eu já conhecia, por entrevistas e relatos médicos. Um grande engano, porque na verdade eu nao conhecia nada sobre transexualidade.
Logo na primeira parte, que retrata a infância e a juventude do escritor, uma inédita sensacao comecou a tomar conta de mim. Eu me senti angustiado, sufocado, e tentei entender o que acontecia. Na verdade, eu estava pela primeira vez sentindo o que aquela crianca sentia com a total incompatibilidade entre o corpo físico e a mente.
Esse para mim é o maior mérito do livro: Joao W Nery consegue nos passar realmente todas as sensacoes vividas por ele, em sua autobiografia. Com isso, passamos a compreender verdadeiramente o tema para iniciar a mudanca dos nossos julgamentos em favor de um mundo mais igualitário para todos.
Para mim, um livro nota 10, e indispensável.

Ivan 23/01/2012

Achei viagem solitária uma obra espetacular, não consegui parar de lê-lo até chegar ao fim. Além de contar a história de sua vida desde a infância até os dias de hoje o autor acrescentou também no inicio de cada capítulo citações de vários autores ou poemas de sua autoria deixando a leitura ainda mais atrativa. Se fosse para escolher um trecho favorito escolheria o livro inteiro. Todo mundo deveria ler.

Karina 14/04/2013

De mulher para homem: a construção de uma identidade
A autobiografia de João Nery é um livro desafiante porque mexe com os nossos conceitos do que é gênero, o que é sexualidade, e como se dá a relação os dois termos na compreensão humana.
Sua leitura nos faz entender que a complexidade que é a sexualidade humana e como não há nada absoluto nesta área da vida.

Jéssica 17/08/2013

Da minha busca recente de informações sobe o tema 'transexualidade', vi que havia sido lançado há pouco tempo o 'viagem solitária', livro do homem reconhecido como primeiro transsexual brasileiro (digo, o primeiro a se submeter a cirurgias e tratamento hormonal).

Fiquei em dúvida sobre a aquisição do livro, já havia assistido a um monte de reportagens com o João Nery, em que ele contava sua história, falava dos seus sentimentos... pensei, então, que não encontraria nada de novo naquele livro. Mas, curiosa que sou, perguntei na livraria sobre o livro, eles possuíam um exemplar, fiz a minha perícia de costume, abri em páginas aleatórias, li uns pedaços de texto... mas a dúvida permaneceu.

Levei então o livro para o café da livraria e iniciei a leitura das primeiras páginas, estava gostando da leitura mas foi quando descrevia sua observação, ainda criança, dos movimentos de homem simples que prestava serviços em sua casa... foi nesse momento, na delicadeza dessa descrição que o livro me ganhou e decidi levá-lo pra casa.

Devorei as próximas páginas. João conseguiu transformar os muitos momentos de dor em leveza e em poesia simples,em sua escrita não passa desapercebido seu gosto por poesia. No livro também fica claro seu ser feminino. Com a leitura do livro, nem precisava da afirmação dele de que sim, ele é um homem feminino (como só os que não duvidam da sua masculinidade sabem ser).

Marja 13/01/2016

Além das barreiras...
Encantador! João traz o relato de sua vida antes e depois das cirurgias, hormônios e todo o processo que faz parte da transição. Não há tom de vitimismo, mas sim de força para se chegar onde se quer, apesar das dificuldades impostas ao longo do caminho. A história ultrapassa barreiras de "uma história de minorias", trata-se de uma história de persistência, de coragem, de garra! Recebemos uma lição a cada capítulo, e conhecemos mais sobre esses seres humanos ainda tão ignorados diante da sociedade. Parabéns à João W. Nery pela delicadeza na escrita, obrigada pelos ensinamentos em vários âmbitos durante essa leitura (criação dos filhos, machismo, transexualidade, homossexualidade, diferenças, cirurgias de resignação, separação de casais e etc.), e parabéns a todxs os amigos e amigas trans pela coragem de assumir quem são, mesmo diante de uma sociedade ainda tão conservadora.

Caê 20/05/2024

João W. Nery
Esse foi o primeiro contato com uma obra do autor e comecei com chave de ouro. Tinha ouvido falar desse livro e fiquei muito curioso, desde as primeiras páginas foi um livro que me prendeu, me trouxe muitos sentimentos, emoções e identificação, com certeza virou um dos meus livros favoritos. É inegável que o João Nery foi um dos maiores nomes da luta LGBTQIAP+ aqui no Brasil, ele é um cara extremamente inteligente e com certeza virou o meu ídolo. Viva esse cara fantástico!!!

Tiago Conejo 14/07/2016

Muito além do falo.
Indicado por uma amiga minha o livro é muito bem escrito e te envolve a cada página. A história de vida de João traz vários questionamentos em torno não só da identidade de gênero mas da sexualidade como um todo. Sem restrições conta em detalhes suas batalhas e se rasga em um ato humano permitindo o outro sentir a sua história.
Confesso que como estudante de psicologia me incomoda saber que teve que deixar a profissão por conta da mudança de identidade.
Incômodo maior é saber que a maioria dos cursos de graduação em Psi não traz matérias específicas sobre sexualidade/diversidade sexual. Mal estar seria a palavra mais apropriada.

Juliano.Oliveira 27/09/2016

Novas percepções.
Leitura obrigatória para amantes do assunto e trata-se de um livro de interesse publico. Achei incrível a sensação de ver o mundo a partir do foco de uma pessoa trans.

Rafa 22/12/2016

Um livro encorajador!
Este livro, além de contar a história de vida dessa grande pessoa, nos mostra o quão importante é irmos em busca da nossa realização pessoal e que a vida é justamente isso, lutar pela nossa liberdade emocional! Foi livro revelador para mim e que me ajudou muito com questões que se relacionam a minha sexualidade. Só tenho a agradecer ao autor por dividir conosco a sua história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5