O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Angelucia.Souza 03/03/2022

Esse é aqueles típicos romances que fazem a alma doer, em alguns momentos durante a leitura eu sentir falta de desenvolvimento dos personagens, mesmo assim o livro é muito bem escrito e de fácil compreensão.
Recomendo a leitura, só não esperamos um romance fofinho.

Mary 01/12/2021

Lindo!
Que história leve, apaixonante e gostosa de se ler! A leitura é muito fluida e você tem vontade de não parar de ler, não dá vontade de largar.
O final achei um pouco corrido, queria ter saboreado algumas páginas a mais do desfecho.
Leitura super rápida de aquecer o coração, talvez arrancar umas lágrimas. Recomendo!

Camis 08/08/2012

Lindo, emocionantes e Incrível!!
Por ser um livro da Editora Arqueiro eu já espera que me impressionasse, só não achava que após lê-lo o consideraria um dos meus livros favoritos! O Diário de Suzana para Nicolas realmente é espetacular. Lindo, emocionante e único.

Kate acaba de levar um fora do seu namorado Matt. Ela não consegue entender como o perfeito Matt a abandonou. Não consegue aceitar como o maravilhoso relacionamento deles, que ela jurava que terminaria em casamento, acabou. Matt a largou logo na noite em que ela lhe daria, o que pra ela, seria a notícia mais feliz do mundo: Kate está grávida.

Quando Kate encontra um pacote na sua porta, ela não faz a menor ideia das incríveis revelações e dos sentimentos mais profundo que aquele pequeno embrulho contém. Dentro dele ela encontra O Diário de Suzana para Nicolas. Kate se lembra muito bem do dia em que Matt lhe contou que sua ex-esposa se chamava Suzana, mas ela não faz a menor ideia de quem é Nicolas, ou o que a aguarda em cada página daquele diário.

Suzana escreveu um diário para Nicolas, o filho dela com Matt, desde o dia em que ele nasceu. Nele ela conta como ela e Matt se conheceram, como se apaixonaram, como ele a fazia rir, como ele a fazia se sentir a mulher mais feliz do mundo, e como o amor deles levou ao filho Nicolas. Um diário que conta um das mais lindas e emocionantes histórias de amor, um diário que para Kate é o livro mais angustiante e doloroso de se ler. Ler o quando Matt amava outra, e ter a incerteza a cada página se Suzana ainda é ou não esposa de Matt. Ele seria capaz de tamanha cafajestagem com as duas?

O livro é dividido em capítulos bem pequenos, o que ajuda e muito na leitura. Outro ponto positivo é que o autor coloca 'divisórias' ao longo da narrativa informando quem narra: se é a Kate ou o Diário, e mais uma vez isso facilita a vida do leitor.

O Diário de Suzana para Nicolas é um dos romances mais belos que já li. Não somente indico que leia, mas que releia. É um dos livros que te faz desejar que a estória nunca acabe. Meu primeiro livro do James Patterson e logo de cara já coloco o James na minha lista de 'Queridinhos'! Leiam, se emocione e até chorem (como eu fiz)! Tenho certeza de que será uma experiência maravilhosa.

"Eu me apaixonei. Estou apaixonada. Então posso falar por experiência própria. Também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível.
Nós é muito melhor do que eu. (Página 85)"

"Trabalhar e ser mãe de um bebê é mais difícil do que eu imaginava.
Sempre tive grande respeito por todas as mães, mas agora ele é maior ainda. Mães que trabalham fora, mães em tempo integral, mães solteiras... todas são incríveis. (Página 142)"

Bruna 28/12/2012

Gostei do final do livro. Mas não gosto como a história foi contada, onde todo mundo é perfeito, vive sorrindo, nada abala a vida deles e etc. Não gosto de histórias que pretende contar a realidade e acabam fugindo completamente dela.
Rafael 01/05/2013minha estante
eu acho que a historia foi muito legal. não concordo com vc, já que as coisas no livro era perfeita porque era narrado em forma de diário. ninguém escreve de alguém que ama como um mero mortal, a tendencia é sim exaltar a perfeição. só quem um dia amou sabe.

Raquel 03/03/2022

Um bom livro!
Que final foi esse meus amigos!! Triste, porém uma bela história. Confesso que, achei fraco o desenvolvimento do casal Katie e Matt, o livro mostrou o lindo entrosamento do casal Matt e Suzana, senti falta quanto a persogem Katie ser desenvolvida da mesma forma. Ainda não superei o final do livro (os autores sempre gostam de fazer a gente sofrer), mas no geral uma bela história de romance.

Daniely.Chernioglo 29/08/2021

Eu já tinha lido esse livro na versão antiga, que inclusive tem outro nome. "O Diário de Suzana para Nicolas".
Não me lembrava dele e resolvi reler.
Que livro emocionante, tocante.
Mostra o amor puro e simples.

Nathally 21/05/2021

Emocionante
"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você esteja fazendo
malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde,
amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia
finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a
deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas ? família, saúde,
amigos e integridade ? são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai
ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a
lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."

Fazia um bom tempo que não me emocionava tanto com um livro. A cada página fui me apaixonando cada vez pelos personagens e por sua forma de enxergar o mundo, o que não me deixou parar de ler.
Minha única resalva é que senti que o final foi um pouco corrido.

Monica 10/03/2013

Esse livro definitivamente entrou na minha lista de favoritos. Um conto tão simples que me deixou em lagrimas.

Leandro | @obibliofilo_ 11/03/2012

É surpreendente como um livro é capaz de emocionar qualquer leitor! E mais surpreendente ainda é imaginar, como um autor que geralmente escreve suspenses policiais, consegue escrever um romance tocante, sensível e maravilhoso. Não foi fácil escrever esta resenha. Mas espero que, quem ainda não leu este livro, depois dessa resenha, tente de alguma forma lê-lo. Pois vale a pena!

"Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: 'Diário de Suzana para Nicolas'. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou."

Katie Wilkinson é uma jovem editora de Nova York e que é loucamente apaixonada por Matthew Harrison. Eles começam um relacionamento forte e quando este relacionamento completa um ano, Matt termina de uma forma repentina e justo quando Katie iria contar-lhe uma novidade. Ela está grávida. No outro dia, após o ocorrido, ela encontra um pacote, deixado por Matt, contendo uma pequena encadernação. E com uma caligrafia que ela não reconheceu, estava escrito: O diário de Suzana para Nicolas.

Ao começar a leitura do diário, é quando realmente a estória toma vida. Katie sente como uma conexão com Suzana. É como se ela pudesse entender todos os sentimentos, colocados em palavras, naquele diário. O diário foi escrito para Nicolas, filho de Matt e Suzana. Para quem não sabe, Suzana era uma médica workaholic, de 35 anos, que após sofrer um infarto, decide mudar o rumo da sua vida e se muda para a ilha de Martha's Vineyard.

Com a mudança de rotina, Suzana acabou dedicando-se a outras atividades de sua vida, como a busca pela felicidade e quem a ajuda à encontrá-la é o pintor e faz de tudo Matthew Harrison. Isso mesmo que você leu. O Matt é o sonho de toda e qualquer mulher. Ele é doce, inteligente, educado, prestativo, sedutor apaixonante etc. Eles se apaixonam perdidamente e vivem momentos lindos. Casam-se e Suzana, um tempo depois, fica grávida e dá a luz a Nicolas. Até então, eles viviam felizes. Mas a vida nem sempre é um conto de fadas. Sempre encontramos problemas. E é o que acontece com eles e a vida de todos muda completamente.

Não falarei mais para não soltar spoilers. Ambas, Katie e Suzana, amando o mesmo homem. Este livro nos mostra como o amor consegue mudar vidas e realizar sonhos. Me emocionei diversas vezes durante a leitura. E aviso logo, se você tem coração mole, como eu, prepare os lencinhos. É uma estória realmente emocionante. E que todos deveriam lê-la.

Contudo, o livro é excelente. Personagens bem construídos, enredo maravilhoso e com mensagens que realmente me fez refletir bastante. Eu amei e espero que todos que irão ler possam amá-lo também. Com toda certeza superou minhas expectativas. E espero que supere as suas também.

Recomendadíssimo!

Lala 08/05/2021

Impressionante
Faz cinco minutos que finalizei a leitura e ainda estou chorando e pensando em tudo que li. James Paterson conseguiu falar de passado e presente com duas narrativas diferentes através de personagens diferentes, e não tornou confuso ou cansativo.
Foram menos de 2h de leitura do livro completo e me encontro ansiando por mais ao mesmo tempo que preciso de uma pausa pra me recompor.
Narrativa surpreendente e emocionante.
?????

Gabriela.Castro 23/03/2021

Preciso de indicações
Gente eu simplesmente amo esse livro é faz tempo que busco leituras assim leves e envolventes, alguém tem alguma indicação com base nesse livro? O livro De coração pra Coração da Lurlene McDaniel também é perfeito e segue a mesma linha

Ana 18/06/2012

Lindo!
Lindo, apaixonante, completamente marcante.

Se eu não fosse tão dura na queda poderia dizer que chorei litros, mas lacrimejei algumas vezes.

A história é incrível, me prendeu da primeira a última página. Os personagens são bem construídos, muito profundos. O autor fez com eu torcesse até o final por todos os personagens da livro.

Vale muito a pena, apesar de ter lido através de um Livro Viajante ainda desejo ter ele pra mim. Se alguém se abilita, eu adoraria ganhar de presente. hehehe

Mas valeu mesmo, esse livro é um daqueles inesquecíveis que sempre vou lembrar com carinho.

MiCandeloro 11/07/2013

Arrasador de corações!!
Oi pessoal, finalmente hoje trago para vocês a resenha do livro O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson. Acho que desde que criei o blog essa foi a resenha que mais me deu trabalho. Ela simplesmente não saía. Passei por um período negro de estafa mental e não conseguia ler nem escrever nada. Ainda bem que passou!! hehe

Este é o primeiro livro que leio do autor. Me recordo de já ter escutado e visto o nome dele várias vezes por aí, mas confesso que não sei nada sobre ele nem sobre que estilo de livros ele escreve.

Cheguei até essa história por causa de uma resenha que li no blog Diário da Alvorada. Como a Greice tem um gosto parecido com o meu e curtiu muito o livro, fiquei curiosa e resolvi conferir.

De início tive a impressão de que o livro giraria apenas em torno de Katie, uma jovem editora de livros que vive em Nova York e é abandonada por seu grande amor Matt. Mas na verdade a história vai muito além. Katie não entende como um relacionamento tão perfeito como o que tinha com Matt podia acabar. Era a primeira vez que ela se entregava a um homem de corpo e alma e tinha certeza de que Matt a amava e de que eles iam se casar e construir uma família juntos. Mas as coisas não eram tão simples como ela supunha.

Logo depois de Matt romper o namoro sem dar maiores explicações e sumir do mapa, Katie recebeu dele um presente que prometia conter todas as respostas que ela buscava. Ao desembrulhar o pacote Katie percebeu que se tratava de um diário escrito por Suzana, ex-esposa de Matt, para Nicolas, filho do casal.

Por que ele havia lhe dado um presente tão peculiar e íntimo como esse? O que ele queria que ela descobrisse? Será que Matt estava traindo a esposa esse tempo todo e não teve coragem de dizer a Katie, e por isso deixou o diário com ela para que descobrisse por si própria? Com tantas dúvidas e ninguém para respondê-las, Katie começou a ler o diário, mas ela não estava preparada para o que ia encontrar.

Na medida em que Katie vai lendo, paralelamente vamos conhecendo Suzana e sua história de vida. Suzana era uma médica bem sucedida e apaixonada pela sua profissão. Morava em Boston com seu fiel cachorro Gus e tinha uma vida atribulada de cidade grande. Até que um dia Suzana teve um ataque cardíaco e quase morreu. Chocada com o desenrolar dos fatos, decidiu largar tudo e se mudar para a pequena ilha de Martha's Vineyard.

Lá ela redescobriu os pequenos prazeres da vida, como caminhar na praia, levar o cachorro para passear, fazer verdadeiras amizades e de brinde, teve a sorte de conhecer o grande amor da sua vida: Matt. Suzana e Matt foram feitos um para o outro. Eles se davam tão bem e tinham uma química tão perfeita que pareciam ter nascido para ficarem juntos. Impossível não se apaixonar por ambos e não torcer para que tudo desse certo para eles, e justamente por isso, ficamos intrigados do início ao fim nos perguntando, "por que será que Matt largou Suzana e ficou com Katie?" E agora, será que ele voltou para a ex-esposa? Leiam e descubram!!

***

Gente, esse livro tocou meu coração!! Para mim não tem nada pior do que falar de um livro que não pode ser "falado". Esse é um livro para ser lido e sentido por cada um de vocês. Ele é tão profundo e emocionante, mas ao mesmo tempo tão simples e trivial que não tenho como resumi-lo apenas a fatos e descrições quando a sua importância está nos sentimentos.

A narrativa do James é leve e fluída e ficamos ávidos querendo descobrir os mistérios por trás desse triângulo amoroso. Como o livro é muito curtinho, simplesmente o devorei em poucas horas e chorei muito!! Acho que nunca poderia imaginar o que de fato aconteceu! O final é triste demais, tocante demais, revelador demais!

Os capítulos são intercalados, ora narrados em primeira pessoa por Suzana, ora narrados em terceira pessoa contando um pouco sobre a vida de Katie. Adorei essa peculiaridade porque torna a história mais dinâmica. Me apaixonei tanto por Suzana e Matt que para mim a Katie nem precisava existir, ainda bem que o foco não foi nela, mas ao mesmo tempo ela teve um papel fundamental na história porque foi por causa dela que conhecemos Suzana e descobrimos como a história de todos se conecta.

Resumidamente, o diário nada mais trata de relatos do cotidiano escritos por Suzana e dedicados ao pequeno Nicolas. Suzana quis que seu filho a conhecesse por inteiro, como mulher, esposa, profissional e não somente como mãe. Ela quis dividir a sua vida com uma das pessoas que ela mais amava. Então, no decorrer dos textos, encontramos descrições de sua rotina, histórias sobre como ela conheceu Matt, sobre o nascimento de Nicolas e seu crescimento, lições de vida, etc. Mas tudo é escrito com tanto amor, mas tanto amor, que é impossível ficar imune.

Achei a ideia da Suzana tão linda, de escrever um diário para seu filho, que não resisti e comecei a fazer o meu também, e olha que no meu caso meu filho ainda nem foi gerado, mas mesmo assim já o amo. Ok, podem me chamar de louca, mas adorei a premissa.. hehe.

Não sei até que ponto todos irão gostar da história. Talvez faça mais sentido para quem já é mãe, ou para quem tem um extinto materno muito forte (como eu), ou para quem já viveu uma grande história de amor. De qualquer forma é um livro que recomendo muito. Se ele não mudar sua vida (como de certa forma fez comigo), pelo menos vai te proporcionar algumas horas de entretenimento e um turbilhão de emoções. Deixem a caixa de lenços perto e preparem-se!!

Originalmente publicado em: http://www.recantodami.com/2013/07/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html