O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

LetAcia.LutiA 12/10/2021

Eu não tenho palavras para descrever o impacto desse livro sobre mim, juro que não estava preparada para o turbilhão de sentimentos que eu tive. Ele precisará ser lido e sentido por cada um de vocês. Confesso que peguei o livro para ler sem esperar muito dele e acabei o devorando em apenas um dia.

A trama liga 2 mulheres: Katie e Suzana.

Katie é uma editora de livros que vive em Nova York e após um término inesperado, mas lá recebe um pacote de seu ex-namorado, Matt.
Suzana é a mulher de Matt.

Este pacote contém um diário escrito por Suzana para seu filho Nicolas, onde Matt garante que ao lê-lo Katie entenderá o motivo dele ter terminado inesperadamente com ela.

E quem é Matt? Ora temos Matt na visão de Katie e pra temos que ele na visão de Suzana. Só no final vocês saberão quem realmente Matt é
Suzana não chegou a conhecer os seus pais e quando descobriu sobre a gravidez resolveu poder contar tudo através das páginas do diários para Nicolas. Ela conta sobe sua vida, o porque deixou de ser médica em Boston para ser médica no interior, como conheceu Matt e sobretudo, ela nos ensina sobre o amor puro e verdadeiro.

E Katie ao lê-lo narra seus medos, seus sentimentos e todas suas dúvidas em relação a Matt e o motivo do término e agora, o motivo dela ter recebido esse diário. Katie passa a admirar a mulher que conhece através dessas páginas e até começa a olhar para a proporia vida sobre outro ângulo.

Os personagens e até nós mesmos, temos nossos sentimentos colocados à prova em meio às perdas, as descobertas, a angústia e ao amor.

O autor nos conquista com sua narrativa envolvente e a medida que fui lendo, fiquei pensando em como ele, sendo um homem, conseguiu representar e descrever as emoções, as reações e reflexões e duas mulheres completamente diferentes e com uma sensibilidade incrível.

Beka 01/01/2022

Uma história completamente envolvente
Este livro nos faz viver a história! Somos esmagados pela sensibilidade do autor e pela forma a qual conduz o livro a um fim completamente inesperado, comovente e surpreendente. Esse é um livro para chorar, amar e desejar um final diferente.

nie1 28/06/2020minha estante
que legal que tá conseguindo ler bem :)

Fran Ferreira 28/06/2020minha estante
Ainda bem, estou bem feliz em estar evoluindo.

Nickie Dias 13/04/2020

O quanto um coração consegue suportar
Katie conhece Matt há 11 meses, no início era só trabalho, ela era sua editora e estava ajudando ele a publicar uma coletânea de poesias, acabaram se apaixonando, mas um dia Matt termina o relacionamento deixando como explicação apenas um bilhete e um diário. Katie precisará lê-lo se quiser descobrir o que motivou Matt a abandoná-la e no final decidir se conseguirá perdoá-lo. O livro através das páginas do diário traz o relato de vida de uma mãe para seu filho, mas também nos mostra a importância do hoje, de valorizar as coisas simples da vida e priorizar o que realmente importa: você e as pessoas a sua volta. É uma história de amor emocionante e envolvente. O quanto um coração consegue suportar?

Sabe aqueles livro que te deixa com um nó na garganta? Que mesmo quando acaba você fica repassando a história?

Aquele que você indica? Quer que leiam para você conseguir compartilhar a história?

Pois é, esse é o livro!

Iza 02/05/2021

Que livro!!!!! "Não é uma sorte?"
"[...] Qualquer mulher teria muita sorte de estar com ele. E se algum dia, quem sabe, isso acontecer, se você ganhar outra mamãe, tenho certeza de que Matt a escolheria muito bem [...]"

Blog MDL 13/09/2013

Após quase um ano de namoro, Katie é abandonada por Matt sem nenhuma explicação. Como uma mulher apaixonada, ela não consegue evitar sofrer por aquele homem que ele imaginava ser o seu futuro marido. Desesperada para entender o que aconteceu entre eles, ela sai sem norte pela cidade e quando volta a sua casa depara-se com um embrulho endereçado a ela. Sem saber o seu conteúdo, ela o abre e é surpreendida por um caderno e um bilhete de Matt. Diante daquela surpresa, mesmo magoada, ela começa a folhear aquelas páginas e é sugada para dentro da história de Suzana, uma médica que após sofrer vários infortúnios em sua estadia em Boston, resolve deixar tudo para trás em busca de uma nova vida e parte para a pequena ilha de Matha’s Vineyard, local onde ela se redescobre e se reconecta com as coisas simples da vida. É lá também que ela conhece Matt, um homem divertido e inteligente, por quem se apaixona perdidamente e com quem vive um romance mágico que é coroado com a benção que foi ter o seu filho Nicolas.

Contudo, lendo aquele diário, Katie não consegue entender porque Matt o deixou em sua casa, muito menos porque ele quis fazê-la sofrer mostrando para ela como tinha uma família feliz e como ela havia sido apenas um passatempo. O que ela não esperava era que as respostas para os seus questionamentos além de serem mais profundas do que ela jamais poderia imaginar, se tornariam o motivo real para que ela se desatasse das amarras da mágoa e seguisse com sua vida em frente, assim como mandava o seu coração.

Seguindo a linha de escrita rápida dos seus demais livros, em "O Diário de Suzana para Nicolas", o autor James Patterson traz para os seus leitores uma história onde passado e presente se misturam para narrar o amor de duas mulheres pelo mesmo homem. Escrito em uma mescla de primeira e terceira pessoa, logo nas primeiras páginas vemos o sofrimento de Katie por ter sido abandonada e a esperança de Suzana em obter as melhores coisas da vida. Como os acontecimentos ocorrem em épocas diferentes, a vida de Suzana é narrada através do seu diário, o que colabora para que o leitor se sinta mais próximo a ela que a Katie, cuja história quase passa despercebida, já que ela fica durante 80% do livro à margem da história, sendo apenas uma espectadora da vida do homem que ele ama. Talvez tenha sido por isso que eu não consegui ter tanta afinidade com ela, pois apesar do seu visível sofrimento, o autor não se aprofunda muito em sua história e peca mais uma vez em suas discrições rápidas que apesar de serem bem efetivas não envolvem o leitor de forma com que ele compartilhe as dores da personagem.

Pessoalmente, eu teria gostado muito mais do livro se ele tivesse sido narrado sob o ponto de vista de Matt, já que por ele ser o elo que une Suzana e Katie, seria muito mais interessante ver em primeira mão os momentos que ele viveu com ambas, bem como, o sentimento que ele nutria por elas, até porque não fica muito claro o que ele sente verdadeiramente por Katie, pois no término do livro eu fiquei muito mais com a sensação de que ele a via como um bote que o estava resgatando do seu naufrágio pessoal a alguém que ele amava. Além disso, o que posso dizer a vocês é que o livro é bem bonitinho, possui um drama convincente que é capaz de arrancar até algumas lágrimas e só não leva nota máxima porque o autor teve problemas em aprofundar a história através de descrições e caracterizações dos personagens principais. Em suma, "O Diário de Suzana para Nicolas" é um bom livro para se ler, mas não é tão encantador quanto poderia ter sido.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/03/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Lenita.Chiuza 05/07/2020

Lindo! É de render lágrimas!
Uma história linda. Vontade de viver assim com essa leveza, sol, brisa do mar, com essa alegria e amor que a autora trás pra gente, até o desfecho não superei!

Tayana Alvez 17/06/2020

O rosto de um amor
Eu quis ler esse livro por anos e não me arrependi.

Confesso que cheguei a querer matar o mocinho, mas chorei no fim das contas.

MUITO

E meu coração ficou lavado, minha alma também...

Valeu a espera, foi tudo pra mim.

Mary 01/12/2021

Lindo!
Que história leve, apaixonante e gostosa de se ler! A leitura é muito fluida e você tem vontade de não parar de ler, não dá vontade de largar.
O final achei um pouco corrido, queria ter saboreado algumas páginas a mais do desfecho.
Leitura super rápida de aquecer o coração, talvez arrancar umas lágrimas. Recomendo!

Bruna 28/12/2012

Gostei do final do livro. Mas não gosto como a história foi contada, onde todo mundo é perfeito, vive sorrindo, nada abala a vida deles e etc. Não gosto de histórias que pretende contar a realidade e acabam fugindo completamente dela.
Rafael 01/05/2013minha estante
eu acho que a historia foi muito legal. não concordo com vc, já que as coisas no livro era perfeita porque era narrado em forma de diário. ninguém escreve de alguém que ama como um mero mortal, a tendencia é sim exaltar a perfeição. só quem um dia amou sabe.

Gio 23/02/2021

Eu não sabia a sinopse desse livro só comprei porque tava 7 reais então foi uma "surpresa" a premissa.
Claramente desde a primeira página e até mesmo com o título da pra saber que é aqueles livros com o plot triste pra emocionar o leitor, por esse motivo não consegui me surpreender ou me emocionar lendo.

Mas peguei pra ler ele justamente com o propósito de acabar rápido e me distrair já que a escrita do James é muito gostosa, e cumpriu com o objetivo. Pra quem precisa de um romance água com açúcar vale a pena, ainda mais com esse preço.

Angelucia.Souza 03/03/2022

Esse é aqueles típicos romances que fazem a alma doer, em alguns momentos durante a leitura eu sentir falta de desenvolvimento dos personagens, mesmo assim o livro é muito bem escrito e de fácil compreensão.
Recomendo a leitura, só não esperamos um romance fofinho.

larissa 30/01/2021

Não sei bem o que dizer. Li em uma noite, chorei, sorri, me apaguei aos personagens e senti o que eles sentiram.

Raquel 03/03/2022

Um bom livro!
Que final foi esse meus amigos!! Triste, porém uma bela história. Confesso que, achei fraco o desenvolvimento do casal Katie e Matt, o livro mostrou o lindo entrosamento do casal Matt e Suzana, senti falta quanto a persogem Katie ser desenvolvida da mesma forma. Ainda não superei o final do livro (os autores sempre gostam de fazer a gente sofrer), mas no geral uma bela história de romance.