Corações em Fase Terminal

Corações em Fase Terminal Fabiane Ribeiro

Resenhas - Corações em Fase Terminal

@leitoraincomum 20/02/2012

Ótimo pra refletir a sua vida.
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Ao terminar o livro, fiquei uns 10 minutos pensando: O que eu faria se tivesse uma chance de salvar meu coração?
O livro para mim foi um incentivo a reflexão das consequências de escolhas erradas na nossa vida e o quanto isso pode afetar a vida daqueles que amamos. Nos mostra o quanto é importante o autoconhecimento.
O livro começa com a personagem central, Cátia, uma jovem de 24 anos de boa família, mas que todas as suas escolhas a tornaram viciada em álcool e drogas. Sua mãe sofre muito com a transformação da filha desde que se meteu nesse caminho, mas não sabe mais o que fazer para ajudar a filha.
Ao acordar em lugar estranho, sem se lembrar de nada que ocorreu com ela antes, ela inicia uma busca a sua personalidade, e principalmente, a busca da cura para o seu coração que agora ela sabe que está sofrendo.

“Era uma manhã como qualquer outra. Uma vida como qualquer outra. Uma chance para progredir, aprender, ser feliz.. Como qualquer outra. Exceto que estava prestes a se perder. Estava, em uma linguagem mais séria, em fase terminal.
Seu nome, Cátia. Idade, 24 anos. Cidade, Rio de Janeiro. Estado Civil, solteira. Vício, droga, álcool e cigarro. Doença, inaparente (mas fatal). Crime, escolhas erradas... Uma após a outra.”

Durante o livro, ela busca incansavelmente uma cura para seu coração, e também conhece outros corações tão mal tratados como o dela, assim como o de sua amiga e companheira no lugar, Lorena.
É importante salientar que não é um livro religioso, afinal eu acredito que essa questão das escolhas, independe disso.
A forma que a Fabiane falou sobre o amor, foi o ponto alto desse livro para mim, eu acredito muito nisso de que temos que escolher a pessoa certa, na hora certa. Ás vezes, buscando atalhos, deixamos essa felicidade passar e nem nos damos conta disso.
A narrativa é toda em terceira pessoa, de forma leve e envolvente - eu ficava ansiosa pelo próximo acontecimento. Foi uma leitura rápida, li em poucas horas. Acredito que o livro poderia ter mais algumas partes, ou até uma continuação, afinal eu fiquei curiosa para saber o destino de alguns personagens.
É um estória sem um fim definido, afinal quando acaba fica a margem para vários acontecimentos, e isso faz a imaginação do leitor ficar presa ao livro após o término da leitura.
Recomendadíssimo o livro, agora estou ansiosa para conhecer o outro romance da autora: Xadrez.

"Nossos corações não são o único sinal de nossa doença interior.
A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo verdadeiro da
doença de nossos corações em nossa alma."

sentilivros 05/02/2012

resenha de Corações em fase terminal
O que dizer a respeito desse livro a não ser uma adorável surpresa!!!
Uma história linda, envolvente e cativante, que você nem se dá conta do tempo passado lendo.
O livro tem uma história original, onde você encontrará todo tipo de coração "ferido". Este é um livro que vamos lendo e refletindo sobre o que fazemos e como nossas escolhas não afetam somente a nós, mas também a quem está à nossa volta.
Cátia é uma jovem que tem tudo, pois os pais, Andréia e Raimundo, demoraram muito para tê-la, então a tratava com muito carinho, mimavam-na muito. Mas, depois do primeiro ano da faculdade ela mudou, começou a usar drogas e Andréia já não mais reconhecia a filha, até que Cátia se descobre em um lugar onde, num primeiro momento não se reconhece, mas no qual vai aprendendo sobre ela mesma e sobre o lugar, além de conhecer "novos" amigos. O primeiro de todos é Tadeu (seu guia), em seguida chegam ao seu convívio Lorena, Lucas, Eric e Marcus.
Neste novo "mundo", há tantos tipos de corações feridos que nos chocamos com suas histórias, mas todas elas levam Cátia a perceber o valor de suas escolhas...

"Cátia percebeu que cada pessoa era única. Por trás de cada olhar havia uma história para ser contada e um coração a ser remendado. A beleza daquele passeio não estava apenas na exuberante paisagem ao redor. A beleza estava também ali, dentro de cada vagão. A beleza estava em cada pessoa, em cada vida, em cada história. Cátia ainda tinha muito a aprender". pg 44

"Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever. Eram dois destinos que se uniam; davam as mãos." pg.79
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/02/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

MILA 01/02/2012

Corações em fase terminal nos mostra a principio uma família perturbada e em crise por ver sua filha entregue ao mundo das drogas e do alcool.
Cátia, estudante de Direito, que tem tudo para ser feliz, pai juiz, uma mãe amoroza e uma casa maravilhosa, vive nos becos se drogando à noite e um dia após uma crise, volta para casa e discute com seus pais, Catia se tranca no quarto e é ai que tudo começa. Entre espelhos quebrados, fotos rasgadas e choros Catia se joga na cama e adormece e quando acorda se vê em outro mundo, outro quarto, frio, vazio a não ser por uma caixa, um espelho e uma peça de roupa. A caixa com seu nome é linda e quando Catia abre leva um susto pois vê seu próprio coração, escuro e manchado, e quando Catia se olha no espelho as coisas não melhoram, pois a imagem que ela vê não é das melhores, Catia esta encolhida no chão e segurando seus joelhos. E muitas dúvidas passam por sua cabeça. Catia encontra Tadeu e este lhe esplica tudo e como funciona a cidade. Então ela comeca a aprender a como sarar seu coração, aprende sobre a cidade, sobre cada uma das pessoas que estão ali.
Conforme ia lendo, algumas vezes me lembrava de algumas passagens do filme Nosso Lar, de como temos que amar uns aos outros, ter fé, trabalhar de dentro para fora, ser gentil, escutar mais as pessoas.
Fabiane escreve muito bem, a leitura fluiu rápido, li o livro em alguns dias, o livro é uma lição de vida e que nunca devemos esquecer. Um ponto negativo, não achei legal as imagens, mais isto é só um detalhe para um livro grandioso como este.
Parabéns Fabiane!! e Obrigada pela oportunidade de aprender com este maravilhoso livro!!
Adorei!!!

"Seus pares de olhos pareciam um só. Ele a olhava. Ela o
olhava. Era possível que vissem as almas um do outro. Era possível
que seus corações se unissem, mesmo à distância, afinal, ouvia-se um
só ritmo, um só pulsar, vindo daquelas duas caixinhas douradas
separadas por pouco mais de um metro."

itsfepo 29/01/2012

O primeiro livro nacional que leio há tempos, e tenho que dizer que com certeza foi um dos mais inspiradores e intrigantes que já li. O livro apareceu por meio de uma parceria entre a autora, Fabiane Ribeiro, e eu e fico feliz por ela ter me dado a oportunidade de conhecer essa história. O livro é pequeno, mas cheio de mensagens positivas que auxilia o leitor em sua própria vida.

A história gira em torno dos dramas de Cátia, que após cometer diversas escolhas erradas, embarca numa nova vida tendo a missão de curar seu coração manchado por seus erros. O desenrolar de tudo segue um padrão não tão inesperado, mas ainda assim original e amável. De uma forma surpreendente a autora criou um enredo e um universo próprio, que de tão criativo se torna genial. Mas o mais intrigante de tudo é que tudo é descrito de forma simples e fácil em terceira pessoa. A leitura é fluente e rápida, além de ser cativante.

O leitor cresce e vai tentando entender o próprio coração a medida que Cátia começa entender melhor sua vida e a sua existência. É como se houvesse dentro da gente uma ansiedade por saber como as coisas podem acontecer ou sair fora do controle quando fazemos escolhas erradas e como podemos enxergar maneiras de reconstruir nossos corações. Ainda por cima, por trás dessa história inspiradora e tocante - que arrancou de mim algumas lágrimas - há uma história de amor, que mesmo parecendo às vezes ser clichê é 'fofa' e romântica.

"Todas as respostas estavam dentro de seu próprio ser, e no fundo de seu coração. Mas levaria um tempo até que ela soubesse de tudo isso." - pag. 31

VISITEM: http://ahoradolivro.blogspot.com/

Zilda Peixoto 19/01/2012

Corações em Fase Terminal
Corações em Fase Terminal fez meu coração literalmente quase parar!A cada parágrafo lido,meu coração oscilava entre dois estados: ora estava gélido ora febril. Depois tornava a pulsar.São muitas as reflexões que somos levados assim que adentramos na narrativa. Somos apresentados a Cátia; uma jovem muito rica e bonita.Apesar de pertencer à uma família de muitas posses e ter tudo o queria,para Cátia nada fazia muito sentido.

É através das drogas que ela tentará preencher esse vazio. No primeiro capítulo,seremos apresentados ao universo das drogas na sua mais nefasta representação.Cátia tem um comportamento muito agressivo e arredio com sua família que já não sabe o que fazer para ajudá-la. É num momento de crise como esse que, ela surgirá na cidade dos Corações. Cátia se vê diante de uma situação um tanto inusitada. A partir desse momento, ela será responsável pela cura de seu coração.

Somos conduzidos a uma linda história de amor,de auto-conhecimento e de perseverança. A autora soube conduzir a narrativa maravilhosamente bem. Apresentando-nos as doenças que cada personagem obtinha em seus corações, sempre com muita sutileza e perspicácia.

Não há como ler esse livro sem que, não haja algum aprendizado. O livro traz muitas reflexões a respeito das escolhas que fazemos no decorrer de nossas vidas. Somos responsáveis não somente pelo bem estar físico mas, como pelo bem estar do nosso coração.Cada um carrega suas mazelas consigo sem que perceba que em algum momento esse coração pede socorro.

Fiquei extremamente tocada com as representações dadas a cada coração doentio.Pude compará-los a todo momento em situações que já vivi.

Apesar de, toda a fragilidade que a situação exigia,Cátia é uma jovem muito forte e determinada. A construção psicológica dados aos personagens faz com que sintamos muito próximos a eles.Fabiane constrói uma singela história de amor,que nos envolve com toda sua delicadeza.

Cada detalhe da narrativa foi criteriosamente bem elaborado. E o resultado é previsível: Preender o leitor a cada parágrafo, a cada descrição minuciosa dos corações doentes dos personagens.

Os elogios são muitos. A escrita de Fabiane é maravilhosa. Sua narrativa flui naturalmente, tornando uma história repleta de dor e emoção,num livro mágico,encantador.
Só tenho um único ponto negativo a ressaltar.Como a história é baseada nos corações doentes,cada um carregando suas particularidades e cicacitrizes,achei desnecessário a ilustração desses corações nas descrições de cada um. Pois,acredito que seria mais interessante se o próprio leitor construísse no seu imaginário, o estado de cada coração. Porém,esse detalhe não prejudica o entendimento da narrativa.

Recomendo muito a leitura desse livro a todos aqueles que em algum momento da sua vida estiveram seus corações doentes, seja por qual for o motivo.Entregue-se à leitura, a fim de conhecer-te a ti mesmo! Não há como não se envolver com essa história. Você já parou para refletir a respeito das suas escolhas? Como você está cuidando do seu coração?

Emocione-se com essa linda história de amor,superação,fé e muita esperança!

Um livro lindo e muito especial!Eleito um dos livros mais lindos e perfeitos que já li! Tenha sempre essa leitura como necessária na sua vida.Pois,através dela temos como medir nossa responsabilidade com a nossa vida.Que possamos refletir sobre nossas atitudes, pois o nosso coração pode pagar um preço muito alto se optarmos por escolhas erradas.

Nica 12/01/2012

Escolhas e suas Consequências...
"Era mais que amor.
Apenas não havia palavras suficientes para descrever.
Eram dois destinos que se uniam; davam as mãos."

Corações em Fase Terminal conta a linda história de auto-conhecimento, de crescimento, de amor vivida por Cátia, uma estudante de Direito, que vive com seus amorosos e super (até demais) compreensivos pais, numa vida que poderia ser considerada perfeita por muitas pessoas. Sua melhor amiga é também sua vizinha Lorena. No entanto, ambas são infelizes. Por conta dessa infelicidade sem sentido, elas acabam se envolvendo com drogas bem pesadas, acabam vacilando nos estudos e trazendo muito sofrimento para suas famílias.
Em uma manhã, depois de uma baita discussão com seus pais por conta da embriaguez e das drogas usadas na noite anterior, Cátia passa mal e resolve dormir... "E foi assim que tudo aconteceu." Cátia acorda em uma outra dimensão, em um quarto cinza, feio, com um espelho comprido e que reflete a imagem de uma menina, em decadência, meio moribunda, cheia de medo: ela mesma, seu reflexo interior. Nesse mesmo quarto, ela encontra uma caixa dourada com seu nome escrito nela. Dentro, ela encontra seu coração. Um coração cheio de manchas negras.

"Nossos corações não são o único sinal de nossa doença interior.
A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo verdadeiro da
doença de nossos corações em nossa alma."

Sem entender aonde está e como foi parar ali, Cátia sai do quarto e conhece Tadeu, um senhor simpático que a acolhe e mostra o lugar, a Cidade dos Corações; ele explica para ela que ao vir parar nessa cidade, a pessoa ganha "uma segunda chance" da vida, tem a oportunidade de descobrir o que causou mal a seus corações e, assim, curar definitivamente seus corações para poder, finalmente, fazer a travessia. Além de Lorena e Tadeu, Cátia (re)conhece também Lucas e Erick, além de conhecer Linda, Mona, Francisco, René, Moisés, Lufindo e Marcus. Ah! E claro, não posso deixar de citar o Sábio... aquele que criou essa dimensão da cura... ;-)

Confesso que no começo fiquei meio em dúvida sobre o que esperar da história, mas a mesma foi me conquistando, me ganhando pouco a pouco, até o ponto em que eu não conseguia mais parar de ler. O livro é cheio de metáforas, sentimento, personagens bastante humanos, facilmente imagináveis, assim como as paisagens que são descritas cheias de detalhes, fazendo com que sintamos como se estivéssemos lá. Fabiane Ribeiro consegue nos encantar e até reconhecer nossos medos e defeitos, por menores que sejam, mas que estão lá...
Corações em Fase Terminal fala também de escolhas e suas consequências. Nos faz refletir sobre segundas chances, que nem sempre a vida nos dá, e sobre e acima de tudo o verdadeiro sentido do AMOR.

"Ame a si mesmo e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor em você. (...) Aprenda com cada pessoa, com cada par de olhos, com cada coração.(...) Viva um segundo em um século. (...)

O Sábio"

Lola 15/12/2011

Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro
“— Você, como muitos, fez escolhas erradas, Cátia. Você me perguntou quem é... E eu digo-lhe, agora que viu as lembranças: você é o resultado de suas ações do passado.” – Fabiane Ribeiro, Capítulo 16, Página 92.

Uma história encantadora, original e tocante. Fabiane Ribeiro construiu um romance que não acaba quando termina. Literalmente.
Explicarei por que.
A história da jovem Cátia poderia ser igual a tantas outras, drogada e alcoólica ela passa seus dias com sua amiga Lorena em um beco, noite após noite, injetando drogas e consumindo álcool. Sua vida que antes era dedicada aos estudos se torna vazia, seus pais estão desesperados e não encontram maneiras para mudar o rumo destrutivo que a vida da filha tomou.

“ Os resquícios de vidro que restaram na molduram, refletiam sua própria face. Ela sempre fora dona de uma beleza única. Agora, contudo, estava demasiadamente magra, com ar pálido e enfraquecido. Seus longos e lisos cabelos negros estavam desgrenhados. Tinha uma bela franja que cobria a testa, e olhos negros que, agora, não mais refletiam o brilho da vida, apenas o peso de seus vícios.”

É depois de mais uma noitada no beco que Cátia tem uma feroz discussão com os pais e seu coração chega ao limite da destruição. Seu coração entrou em fase terminal.

“Assim, quando a fumaça se desfez por completo, a moça abriu os olhos, despertando de um sono renovador.
Seu corpo sentia-se bem, estava disposta e cheia de vida. Tudo parecia bem, exceto pelo fato de que ela não se lembrava de quem era.”

O livro em si é emocionante, mas a partir daí tudo fica ainda mais incrível. Cátia acorda na Cidade dos Corações e a partir daí ela tem a última chance para conseguir salvar o seu coração.

Galerê, entendam o verdadeiro sentido da frase “Um romance que vai mudar sua vida” ao lerem este livro. Essa é uma história que permanece viva em sua lembrança, porque ela penetra em seu próprio coração e permite que você se questione que rumo está dando para sua vida. Ainda assim não é um livro que vem para te dar lição de moral.
Passamos anos da nossa vida tentando encontrar um lugar onde sejamos aceitos, porém acabamos esquecendo que antes de querer a aceitação alheia é necessário que cada um aceite a si próprio. Crescer na vida não é levar vantagens sobre os outros, nem roubar, nem trair amizades por mesquinharia, muito menos construir sonhos em cima da infelicidade de outras pessoas.
Viver é muito mais do que eu mesma consigo imaginar. E entristecer aqueles que nos amam tão sinceramente faz seu coração murchar, ele próprio fica sem vontade de seguir batendo e mantendo seu corpo vivo.
Eu li Corações em Fase terminal em algumas horas, porque eu simplesmente não consegui largar a história enquanto não terminou. Emocionei-me em vários trechos acompanhando a evolução de Cátia, Érik, Lucas, Lorena, Tadeu e seus amigos, que aos poucos foram descobrindo que só o amor consegue curar as mágoas, as tristezas, as frustrações amorosas e cada mal que possa haver em seu coração.
E como eu acreditei em cada palavra que li. Cada linha tem vida, ela realmente te faz crer que tudo que está ali é real, que aconteceu em algum lugar do mundo exatamente como está ali descrito.
Amei divisão dos capítulos, bem curtos e com nomes pertinentes, eu acho uma chatice capítulos sem nome. Parece que fica faltando alguma coisa na história, não sei.
Os personagens são carismáticos, bem construídos, cada um com a sua história de vida. As descrições são leves e sucintas, não pesam na história e ao contrário de muitos livros que leio, não consegui pular uma linha sequer porque cada informação está no lugar correto, sem excessos.
Eu poderia elogiar a Fabiane e sua história de mil formas diferentes, contudo deixarei apenas o meu sincero agradecimento, eu amei essa história e já estou relendo.
Muito obrigada pela oportunidade de conhecer seu trabalho Fabi, espero que seus romances ganhem o mundo.
E a você, caro leitor, deixo uma dica: leia livros que podem mudar você, que podem te fazer crescer. Leia Corações em Fase Terminal.

“Então, meu amigo, a última chance de salvar seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior.” - Fabi, Carta para você, Página 115.

Resenha Postada no Blog Adventurer Penélope
Link: http://adventurerpenelope.blogspot.com/2011/12/coracoes-em-fase-terminal-fabiane.html

Ana Luiza 07/12/2011

Aprenda e se surpreenda!
Corações em Fase Terminal de Fabiane Ribeiro. Uma historia sobre autodescobrimento, erros, acertos e reparação. Você está preparado para reparar a sua vida, o seu coração?
Cátia era uma típica moça rica do Rio de Janeiro. Teve uma infância cercada de luxo e carinho. Filha única e muito mimada pelos pais. Bonita e inteligente. Tinha a vida perfeita, até que optou pelo caminho errado. Viciada e com a mente e corpo arrasados, Cátia fazia o que queria e as constantes brigas com os pais só contribuíram para que ela continuasse a vida de vícios. (Não parece a historia de Mel de O Clone?) Após mais umas das brigas com os pais, Cátia desmaia na sua cama e acorda em um lugar totalmente diferente, detalhe ela não se lembra de nada.

“O quarto cinza tinha apenas um guarda-roupas, com portas abertas e ela percebeu que havia um único traje em seu interior. Não havia janelas, apenas uma porta ao final do aposento comprido. Fora a cama e o guarda-roupas, havia também uma mesa de centro, próxima a cama da jovem, e, sobre ela, repousava uma bonita e adornada caixa dourada. [...] Em seguida, a jovem caminhou até o espelho. Emitiu um grito de pavor. Embora não se lembrasse claramente da própria fisionomia, tinha certeza de que contemplava a si própria. Contudo, ela estava ao fundo do espelho repugnante, sentada a um canto, encolhida, parecendo com frio e medo. [...] A caixa, diferentemente do espelho, era linda, digna de pertencer a uma rainha. Todo seu revestimento parecia ter sido talhado em ouro e, em sua porção superior, havia um nome talhado em material semelhante ao próprio ouro: Cátia. ”

Dentro da linda caixa com seu nome, Cátia encontra um coração cheio de manchas negras e logo ela compreende que aquele era o seu coração. Após o susto de se ver em um lugar totalmente desconhecido, a garota sai do quarto e se encontra com seu colega de conjugado, Tadeu, um simpático velhinho dono de um coração que parecia mais uma pedra.
Aos poucos Cátia vai descobrindo mais sobre o lugar onde se encontra e o motivo de estar ali. Ela vai aprendendo mais sobre si mesma e ajudando os outros, mas sempre há aquela angustia dentro de si e o sentimento de que algo está faltando. A grande surpresa do livro é justamente a jornada de Cátia nessa maravilhosa cidade onde se encontra, por isso não irei revelar mais da historia.
Fabiane tem uma ótima escrita e a historia flui da maneira mais natural possível. Gostei do modo como Corações em Fase Terminal nos fazer pensar, mas da forma mais discreta possível. No inicio senti antipatia de Cátia, mas ao longo da historia ela me cativou, pois ela realmente se esforçava para mudar e curar seu coração. O final é satisfatório e eu adorei a carta do Sábio ao final do livro.
Como uma linda historia, personagens e cenários bem construídos, Corações em Fase Terminal me conquistou logo no inicio e esse é aquele tipo de livro que todo mundo tem que ler. Agradeço a autora por carinhosamente me proporcionar um leitura tão boa e uma lição tão linda e valiosa.

Resenha do blog:
Mademoiselle Love Books - mademoisellelovebooks.blogspot.com

Swan 16/11/2011

Cátia tinha uma vida considerada perfeita. Seus pais, que sempre foram muito amorosos, davam-lhe de tudo. Era boa filha, dedicada e carinhosa, mas começou a fazer as escolhas erradas e se envolveu com o mundo das drogas, afundando-se cada dia mais.
Certo dia, ao chegar em casa depois de passar a noite no beco com seus 'amigos', Cátia tem mais uma das já frequentes discussões com seus pais. Num ataque repentino de fúria, ela destrói seu quarto e, exausta, acaba adormecendo. Ao acordar, ela se vê numa bela cidade com árvores e nuvens em formato de coração, onde todas as pessoas carregam caixas douradas contendo seus próprios corações, que necessitam de cuidados.
Cátia não lembra quem ela é, nem sabe de onde veio ou mesmo como chegou ali, mas, assim como os outros moradores da cidade, ela também carrega a sua caixa dourada e contará com a ajuda de seus novos amigos para descobrir um modo de curar seu coração.

Minha opinião? A estória é um pouco arrastada no início devido à repetição [a meu ver, desnecessária] de alguns termos explicativos, mas logo encontra o seu ritmo ideal e embala o leitor numa narrativa tocante e que provoca reflexão a respeito dos valores e das escolhas que nos é permitido fazer na vida.

Paul Law 07/11/2011

Uma chance para mudar tudo
Corroborando com o que está acontecendo na literatura atualmente, “Coração em Fase Terminal” da promissora escritora Fabiane Ribeiro, nos trás toda a intensidade de uma boa história. Rápida, sentimental, metafórica e surpreendente, a obra nos leva para dentro de nós mesmos.

O livro relata os acontecimentos da vida de Cátia, uma jovem universitária cuja vida desregrada e sem limites acaba levando-a ao álcool excessivo e ás drogas. Algo comum atualmente, posto que há muitos jovens em “Fase Terminal” de existência devido ao abuso com a liberdade.

Prestes a ter sua existência ceifada precocemente, depois de adormecer Cátia se vê em um lugar peculiar, a Cidade dos Corações onde tudo tem por modelo o órgão vital humano. As nuvens, as árvores são em forma de coração. Neste estranho local, ela se depara com a inusitada tarefa de cuidar literalmente do seu coração que está dentro de uma caixa dourada e todo manchado. Isso mesmo, na Cidade dos Corações, todas as pessoas possuem seus corações fora dos corpos, dentro de Caixas Sagradas e devem curá-los para poderem fazer a Travessia. O ambiente do livro está descrito, a aventura de Cátia começa agora e cabe ao leitor conferi-la.

Uma história sensível, positiva e de mensagem importante, foi o que pude observar nas páginas eletrônicas de “Corações”. Senti-me perto de obras espíritas como Violetas da Janela de Patrícia. Até mesmo do badalado “A Cabana” de Young, observei proximidade, não que o livro seja cópia dos exemplos citados, longe disso, a temática é toda autêntica, mas as mensagens são semelhantes.

Trata-se de um livro de poucas páginas, mas de objetividade surpreendente, feito na medida para os leitores novos. O português limpo da autora Fabiane Ribeiro, conciliado com a mensagem relevante que ela se propõe a passar, tornam “Corações em Fase Terminal” uma obra de beleza singular. Sou adepto totalmente dessa literatura limpa, sensível e de moral bem caracterizada. Em Corações, o leitor aprende com metáforas, ainda que nem se dê conta delas; aprende que há uma segunda chance para mudar o rumo das coisas.

Minha única ressalva ao livro é quanto a brevidade. Sempre acho positivo o autor que consegue dizer muito com pouco, mas acho extremamente difícil mestrar neste quesito. É complicado ser objetivo sem ser breve e talvez “Corações” tenha sido breve em alguns pontos. A relação de Cátia com sua família ao final do livro me pareceu pouco explorado e o leitor (pelo menos eu) esperava muito desse desfecho. Queria conhecer mais da nova Cátia, fora da Cidade dos Corações.

Isso não desaprecia a obra, tampouco a habilidade da autora, afinal ela me mostrou uma literatura rica em poucas palavras. É isso que busco no que leio, histórias intensas de português moderno, gostoso e que valorizem minha posição como leitor crítico. Imaginar, nós sabemos e a Fabiane confiou na nossa imaginação. O resultado foi mágico.

Jacqueline 04/11/2011

O livro conta a estória de Cátia, uma jovem de 24 anos que se entrega ao mundo das drogas. Cansada de ver a filha em um estado lamentável e entregue ao vício, Andréia, mãe de Cátia, resolve dar um basta naquela situação mandando sua filha para uma clínica de reabilitação. Mas antes algo acontece, e Cátia se vê em um quarto estranho, com um espelho que possui sua imagem congelada. Ela ainda se depara com uma pequena caixa dourada, e ao abrir se depara com seu coração, com muitas manchas negras.
Ao sair do quarto, ela se sente sozinha em um lugar estranho, e sem se lembrar como foi parar ali. Logo encontra com Tadeu, um simpático senhor que explica tudo sobre o local, e apresenta a cidade a ela.
O livro fala sobre, como as escolhas podem mudar o rumo de nossas vidas. Com uma leitura de fácil entendimento, e texto muito cativante, Fabiane nos apresenta um mundo onde as pessoas recebem uma segunda chance para fazer tudo diferente em suas vidas.
E o final me deixou com um sorrisinho bobo no rosto, super recomendado.