Corações em Fase Terminal

Corações em Fase Terminal Fabiane Ribeiro

Resenhas - Corações em Fase Terminal

Carol Coutinho 06/02/2020

Bom...
A estória é belissima e bem amarrada. O significado por trás de cada coração é bem construído. Entender a dinâmica da cidade e o que cada coisa representa é muito gostoso. O que me impediu de dar uma maior nota ao livro foi a narrativa. O fluxo narrativo é, talvez, a característica mais importante para mim em um livro. No caso deste livro especificamente, a narrativa parece um pouco forçada e os personagens superficiais. Mesmo assim, pretendo conferir mais coisas da autora.
Fairyne 06/02/2020minha estante
Nunca li livros dessa escritora, mas sempre tive interesse. Quero ler Jogando Xadrez Com Os Anjos dela

Carol Coutinho 06/02/2020minha estante
Também me interessei por Jogando Xadrez Com Os Anjos

Fairyne 06/02/2020minha estante
Dizem que é o melhor dela

Karla 09/06/2021minha estante
eu ja li, jogando xadrez com os anjos, é muito triste. Eu tbm li cidade dos sonhos, ele tbm é muito bom,vale a pena a leitura, e é bem baratinho no Amazon,10.00 reais, essa autora trabalha com temas muito bons,que falam sobre sentimentos, princípios, o que se deve valorizar na vida,vale a pena a Leitura. No momento estou lendo esse,estou gostando

emyemysð 09/01/2023minha estante
Gostei mt, foi o meu primeiro livro

IDL @irmasdelivros 12/12/2019

O livro conta a história de Cátia, uma jovem estudante de direito, filha única que sempre teve de tudo na vida, tinha uma família típica de comercial de margarina, mas ao ingressar na universidade, Cátia passou por uma completa mudança de comportamento, a menina doce, tornou-se agressiva com os pais, passou a usa drogas.
Ela Chega em casa sempre bêbada e drogada, os pais já não aguentam mais ver a amada filha naquela situação, e a relação vai ficando cada vez mais complicada. Até o dia em que aquela situação já não é mais tolerável, os pais de Cátia decidem interna-lá, e é claro que a ideia não é bem aceita por ela, que após uma seria discussão se tranca no quarto e acaba caindo em um sono profundo.
Cátia acorda em um mundo paralelo, em um quarto que não possui vida, além de um espelho uma imagem sua angustiante refletida, é uma caixa dourada com seu nome escrito e dentro seu coração que se encontra machucado, no momento Cátia não sabe ainda, mas a sua missão é curar o seu pobre coração o devolvendo a vida, ela encontrará pessoas que irão ajudá-la a entender aquele novo mundo e o que a levou aquele lugar, Cátia descobrirá o real sentido da vida! O livro mostra a necessidade de rever nossas atitudes e também, sobre a amizade, sobre cuidar e pensar no outro. Cátia vai reencontrar o amor de si mesma e o amor do outro, é um livro maravilhoso e eu recomendo para quem quiser ler

Saori 03/09/2019

A história é tão envolvente que você perde a noção do tempo e viaja junto com Cátia e suas descobertas.
O livro nos leva a refletir sobre o que estamos fazendo com nossa vida e nosso coração.
Se você fosse descrever, qual formato e aparência teria seu coração? Será que você está fazendo de tudo para mantê-lo saudável? Suas atitudes ferem seu coração?
O "Sábio" nos mostra que nossa aparência é o nosso coração. Para mudarmos, devemos conhecer nosso interior e estarmos sempre abertos a aceitar ajuda.

Frases destacadas:
* A última chance de salvar seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior... Ame a si mesmo e corrija seus defeitos, buscando o que há de melhor em você... Contemple sua alma verdadeiramente. Aprenda com cada pessoa, cada par de olhos, cada coração. Tenha fé. Viva um século em cada segundo que tiver nesta vida. Salve-se!
* Eu não estarei completamente feliz, se aqueles que amo não estiverem também.
* Nossos corações são nossa verdadeira morada.
* Fé é algo individual, e cada um deve buscá-la na hora que lhe for conveniente.
* Todas as respostas estão dentro do seu próprio ser, e no fundo do seu coração.

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Em Corações em Fase Terminal somos apresentados à Cátia, uma mulher de 24 anos que é viciada em álcool e bebida. Seus pais dão de tudo do bom e do melhor para ela, porém, depois que entrou na adolescência, seus pais não conseguiam identificar a filha que eles tanto amam.

Depois de uma das frequentes brigas com os pais, Cátia vai para seu quarto dormir. E ela acorda em um lugar totalmente diferente. Ela acorda em um quarto, que contém apenas um espelho, que reflete sua imagem, mas não sua imagem verdadeira, e sim a imagem de uma Cátia sentada, com medo e totalmente acabada, também presentes neste quarto está um guarda-roupa com um vestido dourado maravilhoso e uma caixa, também dourada, fora dessa caixa está escrito o nome dela e no interior dela, está o coração de Cátia, mas não é um coração normal, e sim um coração totalmente arruinado.

Cátia não se lembra nada de sua vida antiga e nem como foi parar ali. Então, ela vai procurar ajuda, nisso ela conhece Tadeu, que mora no mesmo conjugado que ela, nesse conjugado existem 4 casas, e apenas duas são habitadas. Tadeu explica a ela que todas as pessoas presentes naquele lugar cometeram grandes erros e fizeram escolhas ruins em suas vidas, e naquele lugar eles têm a chance de se redimir e tornarem-se pessoas melhores.

Logo no dia em que chega naquela cidade, que muitas outras pessoas habitam com o mesmo intuito dela, de curar seus corações, Cátia terá que ir para a cerimônia em que designará no que ela trabalhará durante a sua estadia naquela cidade.

Todas as pessoas que estão ali passam pela mesma situação, todos têm uma caixa dourada com seu nome e seu coração no interior, os corações tem diversas formas, uns tem larvas, outros espinhos, e todas outras coisas que vocês possam imaginar.

Juntamente com Tadeu e outras pessoas que chegam posteriormente, Cátia tenta se redimir naquela bela cidade, para assim, voltar à sua vida antiga, porém, como uma pessoa melhor. Mas isso pode demorar séculos.

Confesso que fiquei bastante surpresa com o enredo que a autora Fabiane construiu. Não esperava um terço da história que aconteceu no livro, então me surpreendi bastante.

Cátia é uma personagem que no começo do livro é repugnante, mas logo que somos apresentados à uma nova Cátia nessa cidade, vemos uma personagem que luta pelos erros que estava cometendo em sua vida e tenta redimir-se, não apenas fazendo o bem para ela, mas também para as pessoas que estão ao seu redor.

Nos é apresentado vários personagens, com vários tipos de problemas no passado, até o prefeito da cidade está ali há uns bons séculos tentando curar seu coração, para assim sair da cidade e voltar a sua vida antiga, porém, como uma pessoa melhor.

Corações em Fase Terminal nos faz refletir a respeito de nossas escolhas e como que elas fazem efeito para nós e também para as pessoas que estão ao nosso redor. Com certeza é um livro para ser lido com calma e muita dedicação.

Para quem está em busca de um livro com a narrativa fluída e com uma boa história, Corações em Fase Terminal é super indicado. Depois desse livro, com certeza quero adquirir e ler outros da autora. Recomendo!

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

Natalha 07/09/2018

Uma leitura viajante
A autora Fabiane Ribeiro nos faz conhecer a protagonista Cátia que entre vícios e desesperos emocionais vai parar numa cidade maravilhosa onde todos os habitantes estão com seus corações em estado terminal. Nesta cidade conhece incríveis pessoas que estão ligadas à sua vida na terra e o seu grande amor.
Este livro me levou para longe da terra, me ensinou que nossos corações devem ser cuidados com amor e carinho, caso contrário ficaremos em estado terminal por conta de nossas emoções.

Tião 07/08/2018

Excelente leitura
História curta, mas nem por isso superficial. Já comentei e volto a comentar, Fabiane Ribeiro deve ter sido esquecida aqui durante a visita ao nosso planeta. Ela pertence a uma dimensão mais avançada. Somente assim é explicar de onde ela tira tanta inspiração. Leitura 100% recomendada.

26/05/2019 - Acabei de reler "Corações em fase Terminal, de Fabiane Ribeiro. Lendo pela segunda vez, tive uma sensação mais aprofundada dos textos. Prestei mais atenção aos detalhes, visualizei melhor os ambientes e senti maior empatia com os personagens. Na5mw atrevo a fazer qualquer comentário a respeito, pois não sou digno, somente reitero o que já disse anteriormente, na primeira leitura, este livro é 100% recomendável.

keilasue 19/04/2018

Recomendo
O coração tem a função de bombear sangue para todo o corpo, retirando e distribuindo substâncias. O coração é como o elixir da vida. Cada ser humano carrega consigo suas dores, seus anseios, suas lembranças, suas doçuras, suas amarguras e outras tantas coisas. Somos o resultado disto tudo e exteriorizarmos essa soma pela linguagem corporal, ou, no livro, o coração simboliza o estado emocional no qual o personagem se encontra. Todo dia é uma nova chance para mudar o rumo. Reescrever o enredo para um desfecho desejável ou próximo de tal. Ao invés de ficar à deriva busque curar seu coração. Como? Ocupando seu tempo. Preenchendo ele com coisas que dispensarão a atenção do real problema. Ou pare, pense, reflita e chegue a uma solução. Ainda não se enquadra em nenhuma dessas opções? Então converse com alguém que te ouça e abra seu coração. Exponha aquilo que lhe fere, que lhe machuca, que lhe consome. Converse consigo. Conserve com aquele alguém especial. Converse com aquele que rege sua religião. Para TUDO na vida tem resolução, só não para a morte. O teu corpo é tua morada, cuide dele com carinho tal qual como um presente que se ganha. Só se vive uma única vez como tu és neste exato momento, não haverá um reinício, não nesta carcaça ou para ti após a morte não há a reencarnação do espírito. Pois bem. Isto dependerá da sua crença. O que digo é, o livro moraliza a importância de cuidarmos dos nossos corações mesmo que estejam em estado terminal.

"...para que cada um se lembrasse de cultivar os próprios tesouros: os afetos, as essências, as almas, os sentimentos. Os corações." (Trecho extraído do livro)

Kaiane.Jacobowski 01/04/2018

A história é interessante, porém é muito superficial.
A história tem tudo para ser maravilhosa, é uma pena enorme que a autora não tenha se aprofundado nela. O livro é curtíssimo e mal da tempo de contar a história.
Em tese, a autora criou uma história muito interessante. Contudo, é contado de uma forma tão rápida e sem aprofundamento que achei muito superficial. Não há um embasamento para nada do que acontece, as personagens não são descritas, não há um prólogo e um epílogo decente.. É uma pena, pois você não consegue nem se aperfeiçoar a personagem. Acredito que se tivesse sido escrito de uma maneira mais profunda, com mais detalhes, com mais conteúdo, com mais ênfase, teria sido arrasador.

Guilherme Ramos 30/12/2017

Um dos romances mais bem escritos que já li nos últimos anos !!!
Corações em fase terminal é um livro curto, são 136 páginas, então li bem rápido sem perder detalhes. É um livro espírita com uma escrita bem suave, viajei com a história e acredito que vai ser bem difícil se apagar da minha mente, de tão bem escrita e narrada, nunca li algo parecido, gostei muito.

Embora seja um livro curto, ao finalizar a leitura não tive aquela sensação de: “nossa já acabou?” Pelo contrário, foi uma curta viagem, mas, terminei com uma ótima impressão. Muito criativo o romance!

O livro fala sobre Cátia, a personagem principal que vive na ilusão do mundo das drogas e tem conflitos consigo mesma e com as pessoas que convive, sobretudo com os pais. Durante uma fase conturbada e após uma discussão ferrenha com os pais, Cátia se tranca em seu quarto e após algum tempo ela se encontra em um mundo com pessoas estranhas. Será que desencarnou? Será que está sonhando? Será alucinação causada pelas drogas?
Cátia então começa sua caminhada naquele novo mundo, conhecendo novas histórias, compartilhando outras, aprendendo e ensinando até se tocar sobre sua situação real. Constitui uma nova família e divide momentos únicos com esses além de uma moradia, bem como outros amigos daquele lugar.

Diversas vezes visita um templo, onde o chão é coberto com um tapete de rosas brancas e ao centro um rosa branca flutua à emanar vibrações fluídicas de paz, serenidade e concentração. Ali realiza suas meditações sempre tentando se encontrar e aprender com o Sábio daquele lugar. Aos poucos a consciência vai vindo à tona e Cátia vai se libertando de costumes danosos à saúde espiritual e aprendendo a ser verdadeiramente feliz.

O livro deixa valiosas mensagens sobre o que colocar em seu coração (sua vida) e claro, o que expurgar, lições de como é importante saber viver os relacionamentos de forma saudável, família, amigos, amores e etc, enfim, de como cuidar de si e dos outros, dos sentimentos por fim... e como isso reflete ao nosso redor, uma mente, um coração conturbado. Por exemplo; no livro, no quarto de cada indivíduo naquele mundo misterioso há um espelho que reflete como a pessoa está de forma figurativa, se está triste, provavelmente a pessoa se verá recolhido no canto do espelho e o fundo estará escuro, dentre diversos exemplos contidos, mas, na medida que a pessoa vai melhorando, a imagem no espelho também se modifica para melhor. Há um exemplo mais comum que qualquer um de nós percebemos em nossas próprias vidas, quando estamos mal, deprimidos, desanimados, não temos tendência em arrumar nossas coisas, nossas casas, nossa aparência e etc. Mas, quando estamos bem, ou vamos ficando bem gradativamente, vamos realizando pequenos reparos, um novo corte no cabelo, uma reforma na casa, uma bela decoração e etc. E é justamente sobre essa pequenas coisas que passam despercebido em nossas vidas que o livro aborda.

Recomendo muito a leitura, principalmente para quem esteja fazendo novos planos, quem esteja a fim de se melhorar, quem esteja com essa dificuldade e mesmo para quem já esteja bem para continuar bem, casa vez mais forte e saudável.

Autora Fabiane Ribeiro, agradeço demais por este livro, não poderia encerrar o ano com uma leitura melhor, Jesus ilumine seu coração, o meu está em fase de gratidão!

Vitoria.Gonzaga 30/11/2017

Pensa num livro bom !
O que falar desse livro ? Geeeenteeeee eu me apaixonei real, foi o meu primeiro contato com a autora e eu não via a hora de ler todos os outros livros dela assim que terminei esse. Uma história incrível de uma menina que acaba se disvirtuando e perdendo a fé na vida, reviravoltas acontece um mundo acontece em apenas 3 minutos kkk eu ri disso no final, mas esse livro simplesmente foi perfeito. Chorei em algumas partes, principalmente no final. Conquistou meu coração, e virou meu segundo livro favorito do ano ?

JesuisCami 21/10/2017

Resenha: Corações em fase terminal
Cátia uma jovem que tem do bom e melhor da vida por seus pais terem condições financeiras, recorre aos vícios e sua vida vem a baixo com as drogas e escolhas que ela anda fazendo até que um dia depois de um cochilo, ela acorda em um lugar que é completamente diferente e não se lembra da sua vida a não ser seu próprio nome que está numa caixa e que é dela, nesse lugar existem outras pessoas e lá ela começa sua jornada para curar seu coração.

Não posso dizer mais porém o livro é lindíssimo e é de uma sensibilidade por mostrar como nossas escolhas podem e vão afetar nossas vidas seja de um jeito bom ou ruim, para mim que acredita em Deus foi nele que acredito que passou essa história para ser passado as pessoas e que eu espero de verdade que muitos leiam porque é curto, lindo e emocionante.

Joice (Jojo) 03/10/2017

Superficial e infantil
Meu primeiro contato com Fabiane Ribeiro foi com o livro "A menina feita de espinhos" - uma leitura que me deixou encantada com a delicadeza da escrita da autora. "Corações em fase terminal" é meu segundo contato, e infelizmente a experiência não foi boa.

Neste livro, Cátia é uma jovem estudante de Direito que se perdeu no mundo das drogas. Após uma terrível briga com os pais, ela (ou seu espírito) vai parar numa dimensão paralela, onde ela terá uma chance de curar seu coração "em fase terminal".

A proposta é interessante, e, conhecendo a autora, era uma narrativa que Fabiane conseguiria conduzir com delicadeza e sem parecer piegas. Contudo, "Corações em fase terminal" se equivoca ao adotar uma abordagem infantil para temas sérios. Drogas, aborto, vaidade - tudo é tratado com superficialidade. O uso exagerado de adjetivos também confere estranheza à leitura, o que reforça a impressão de que a autora está infantilizando o leitor.

O livro, contudo, traz uma bonita mensagem. É uma pena que Fabiane não conseguiu potencializá-la.

desencaixados 02/05/2017

Uma história profunda, mas um superficial
Cátia é uma jovem que trocou a realidade pelos efeitos alucinantes de drogas lícitas e ilícitas. A jovem vive em becos com amigos, assim trocando o dia pela noite e chegando em casa totalmente drogada e com odores que sua família reprimia. Tudo começou quando sua mãe conversou com seu pai sobre seus novos atos e costumes, achando que era fases de adolescentes seu pai aceitou a situação da filha, colocando em mente que em questão de meses aquilo acabaria.

O que não passava de apenas experimentos tornou-se vícios, e desses vícios levou Cátia à beira da morte. Tudo aconteceu quando ela voltava de mais uma madrugada rotineira, com forte cheiro de álcool e totalmente drogada. Chegando em casa ela discutiu com os pais, pois não aceita ir para uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, mas fora surpreendida com que aconteceu após a briga.

Irritada e não aceitando a proposta e decisão dos pais, Cátia sobe para seu quarto, tranca a porta e se joga na cama, achando que estava em um sonho ela se surpreende com a situação em que encontrava. Deitada, dentro de um alojamento triste e cinzento, ela se vê em um local que nunca ouviu falar. Com uma espelho na parede, refletindo uma imagem totalmente chocante, ela se assusta, mas fica mais assustada ainda quando percebe que onde estava o seu coração, não tinha nada, apenas um buraco.

Sem entender o que estava acontecendo, ela busca por socorro e percebe que não havia só ela naquela situação. Cátia estava em uma cidade com inúmeras pessoas andando pelas ruas e saindo de seus conjugados. Tudo era novidade, mas a novidade mais impactante de todas, fora relevado quando Cátia descobre que seu coração estava ferido e que acabara de ganhar uma segunda chance para restaurar e reconhecer a vida boa que teve e que infelizmente jogou no lixo.

"... As palavas de Cátia doíam em seus peitos, mas nada castigava mais aqueles pais do que ver a filha, a doce e amada menina, tone-se aquele monstro. (página 18)"

Corações em Fase Terminal, da Fabiane Ribeiro é um drama publicado pela Universo dos Livros em 2014 e retrata nitidamente a segunda chance que a vida nos proporciona. Posso começar dizendo que o livro tinha tudo para ser maravilhoso, mas eu não tive uma experiência muito boa, por causa de só uma coisinha.

Como informei na premissa, Cátia é uma adolescente rebelde e que se acha a dona da razão, infelizmente Cátia é uma personagem que retrata a realidade de muitas pessoas, inclusive do Brasil, local que a história é inicialmente habitada — Rio de Janeiro. Creio que a autora procurou colocar nos personagens personalidades internas e externas que nós, brasileiros, estamos acostumados a deparar pelas ruas, em nossas famílias e nos clico sociais. Esse é um ponto muito relevante da história, pois a característica de cada personagem nos deixa mais à vontade em fazer a leitura da obra, o que colabora para o nosso autorreconhecimento.

O cenário que a autora criou é bem diferente do que tenho o costume de ler, nele as pessoas têm uma missão, tem um problema e, além disso, são recepcionadas e selecionadas para resolverem os seus problemas. O legal de tudo isso, é que o problema de cada um é retratado no coração, ou seja, os personagens não tem o coração no corpo, eles carregam o tempo inteiro uma caixa com o coração dentro e cada coração está em uma situação precária diferente um do outro. E o intuito deles, ali naquele “mundo”, é restaurar o coração e aceitar a segunda chance, mas a grande missão deles é amar um ao outro, ajudar um ao outro e jamais serem egocêntricos ao pensar em si mesmos.

"Se aquela era sua verdadeira imagem, sua alma, com dissera o amigo, ela teve certeza de que realmente levaria muitos séculos até que salvasse a si própria. (página 45)"

Creio eu que a autora pensou bastante antes de escrever a história, mas infelizmente eu tive um grande problema com a obra por causa de uma coisinha. Como apresentado na ficha do livro, ele é curto, têm apenas 142 páginas, e antes de fazer a leitura dele eu fiquei com grande medo da quantidade de páginas, vou explicar o motivo. Livros curtos têm uma grande chance de serem superficiais, ainda mais quando o livro trata de assuntos diversos como Corações em Fase Terminal, e infelizmente isso aconteceu com a obra. O foco da autora não é o que me incomodou, mas eu, como admirador do assunto fiquei triste ao saber que a autora não aprofundou na história. Acho que ela aprofundasse o livro séria impactante e surpreendente, além disso, passaria uma mensagem mais forte do que passa. E devido essa falta de aprofundamento, eu acabei lendo sem ter nenhuma emoção, e isso me acarretou bastante, pois fiquei uma semana lendo um livro que leria em questão de horas. Esse foi o único problema que tive, mas ele acabou proporcionando mais problemas que me incomodou.

Analisando várias vezes o motivo da autora não aprofundar na história, eu cheguei em uma conclusão meio que válida. O foco da história é você reconhecer como temos o poder de achar o errado algo certo, além disso, a história nos ensina "lidar" com nossos problemas e como podemos saber qual é o nosso maior problema. Por tanto, acho que o livro é dedicado para aqueles que têm a vida conturbada como a de Cátia e os outros personagens, talvez você pode até visualizá-lo como autoajuda, mas posso te dizer que não é, pois na ficha é considerado um romance, drama e fantasia. É um drama por causa da vida dos personagens, um romance por causa da relação de alguns personagens e fantasia por causa do mundo em que Cátia se encontra, que lembra bastante a Terra e a visão dos cristãos.

"... A beleza daquele passeio não estava apenas na exuberante paisagem ao redor. A beleza estava também ali, dentro de cada vagão. A beleza estava em cada pessoa, em cada vida, em cada história. Cátia ainda tinha muito que aprender. (página 52)"

O trabalho gráfico interno e externo do livro está maravilhoso. A capa é muito bem trabalhada e condiz muito com a história, no início do livro tem uma ilustração que eu achei muito fofa e para facilitar para alguns leitores também tem um sumário. A fonte do livro é ótima, o tamanho dela e o espaçamento entre linhas também são ótimos, o que colabora para uma leitura mais engrenada. Só encontrei um problema de gráfica no livro, uma página teve um cantinho rasgado e algumas páginas tinham as letras meio que borradas e/ou em negrito. São probleminhas irrelevantes, e que não prejudica a leitura.

Por tanto, eu não vou direcionar a indicação do livro para determinado público, muito pelo contrário, não indicarei para aqueles que gostam de histórias profundas e que fogem de serem superficiais, pois tenho quase a certeza que a experiência não será muito agradável, e é muito melhor você ler algo que te agrada, do que ler aquilo que não é meu do seu gosto e sair falando negativamente da história. Mas caso você não liga para uma história não muito aprofundada, faça a leitura de Corações em Fase Terminal, você vai gostar!

site: http://desencaixados.com/resenhas/resenha-coracoes-em-fase-terminal/

Rafaelly 01/03/2017

CORAÇÕES EM FASE TERMINAL
Escrito pela Brasileira Fabiane Ribeiro - Um dos livros mais envolventes que já li, simplesmente lindo. Inicia de forma tímida e de repente te agarra pedindo para que o conheça com urgência até a última palavra. Cátia é a personagem principal, rebelde e um tanto desencaminhada, mas que aprende enquanto nos dá verdadeiros estalos para a realidade. "Não se trata de destino, e sim de escolha". É um livro que voltarei a ler e que possivelmente sentirei novas emoções de acordo com o momento em que me encontre. Merece 5 ? ???? ??????? #livros #books #romance #páginas #igliterário #reading #religioso #FabianeRibeiro #love #instanbooks #leiamais #grupodaone #sentimentos