O Ouro de Cuiabá

O Ouro de Cuiabá Paulo Setúbal

Resenhas - O Ouro de Cuiabá

Inlectus 09/08/2012

Magistral.

História real, contada de maneira empolgante, bela, e aventurosa.

Schkoppe 16/01/2012

Da raíz matogrossense
Um livro de crônicas com uma narrativa poética e muito agradável, tornando a historiografia dos tempos primevos destas terras bravias de Mato-Grosso muito atraente. Também nos é dado com as estórias relatadas neste livro conhecer os hábitos e costumes dos primeiros matogrossenses, que foram quase todos Paulistas, açulados pela fama das pintas de ouro, deixaram suas cidades, aos magotes, mormente Sorocaba e Piratininga, para tentar a sorte nessas lavras capitosas, mas nesse sertão bravio do Cuyaba, esses caboclos, europeus e aristocratas falidos, encontrariam obstáculos titânicos, que futuramente fariam jus a valentia destes bandeirantes e mineradores, dando azo a estórias mil, de coragem, desgraça, riqueza, felicidades e tragedias. São crônicas muito bem escritas e o melhor de tudo, são quase todas verdadeiras. Não foi preciso ficção, a realidade se encarregou de tecer os fatos inauditos destas estórias sertanejas matogressenses.