A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

18/04/2021

PERFEITO E NACIONAL
Quando comprei o livro achei que seria parecido com Harry Potter, mas na verdade foi ainda melhor e o contexto brasileiro trouxe um toque único pra história. A criatividade do mundo da magia inserido na nossa cultura ficou simplesmente maravilhoso, ansiosa pra ler as continuações.

Rodrigo Digão 29/04/2020

Muito bom, quem quer viver um pouco mais do mundo Potter com tempero bem original brasileiro. Personagens bem construídos com toques de "magia"

letticia 30/04/2021

No começo eu tava amando tanto, mas lá pros 70% do livro eu achei q começou a ficar cansativo nada de MUITO interessante tava acontecendo e o Hugo só faz merda coitado.
Mas foi muito legal ler sobre bruxos no Rio de Janeiro e eu quero sim ler os outros da saga pq por mais q o livro ñ tenha me prendido muito ele te deixa curiosa pra saber o vai acontecer depois

Bia Alper 13/05/2020

Bruxos do Brasil
Acho que eu nunca sofri tanto pra terminar um livro. E eu gosto de deixar isso registrado.

A Arma Escarlate é o nosso reconto de um universo onde bruxos existem e uma escolas de bruxaria no Brasil também existem. Com toda certeza a parte que eu mais gosto nesse livro é como ele questiona muitas coisas pertinentes na nossa realidade, num universo fantástico onde nós conseguimos enxergar nossos livros de fantasia. A discussão de meritocracia nesse livro é tão profunda, a maneira como ela desenvolve os personagens baseadas em suas experiências de vida foi uma viagem tão interessante.

Eu AMO o Hugo Escarlate. Mesmo ele sendo horrível, irresponsável e eu passar boa parte do livro gritando que alguém precisava ajudar esse menino, eu amei a viagem. Eu torço pelo Hugo demais, tem mais 3 livros para terminar essa jornada, mas diferente desse, eu quero ler nos livros físicos.

Joao 23/05/2020

Finalmente uma representaçao do brasil que seja a cara do brasileiro! Com direito a nossa cultura, nossos folclores e até pautas importantes .. Sem falar na riqueza do nosso mundo magico e um protagonista a cara do brasileiro, dificil de lidar , mas que nunca desiste!!!

Alexandra 06/05/2020

Diferente de tudo
Muitos dizem que é a HOGWARTS brasileira, pode ter sido baseada, mas Renata Ventura soube adaptar de modo deslumbrante pra realidade brasileira que em certo ponto caminha lindamente em suas próprias pernas.
E diferente da maioria das histórias o maior vilão da história é o próprio protagonista, e que criação de personagem!!
Mas nos pontos de crescimento o protagonista nao perde sua essência, mostrando que a autora tem completa segurança na escrita!
Marie67 06/05/2020minha estante
Eu li a sinopse e achei muito interessante! Vale a pena então?

Alexandra 24/05/2020minha estante
Vale muuuito Marie!! Principalmente pelo protagonista que é difere te de tudo que já vi e super congruente com a realidade que ele cresceu!!

Marie67 24/05/2020minha estante
Já fiquei empolgada!!

mandy de andrade 02/06/2021

Perfeito!
Me surpreendeu! No início não me apeguei ao livro, foi até difícil que continuar a leitura, mas na metade já fiquei viciada e não conseguia parar de pensar em como Hugo e os Pixies resolveriam tudo ?. Ansiosa para ler o próximo!

jutomioka 30/06/2021

A Arma Escarlate
?Resenha da editora: O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.
Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar a enfrentar o bandido que ameaça sua família. Nesse processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

MANO??? QUE LIVRO FOI ESSE SINCERAMENTE? se eu pudesse eu dava 1000 estrelas! que HISTÓRIA I-N-C-R-I-V-E-L!!!!!! era literalmente tudo o que eu tava procurando ler. ???

Sério, esse livro fala de bruxaria e tal mas não se enganem pensando que é um Harry Potter da vida, longe disso! foi uma inspiração claro, como até a Renata Ventura cita no início e até faz algumas referência (como uma fã de carteirinha) mas é tão? ORIGINAL! eu juro que nem consigo descrever!

Se tu assim como eu tem curiosidade em explorar autores nacionais que escrevessem sobre fantasia relacionada a folclore brasileiro, contexto político e SOCIAL, magia e que tudo isso ainda se passasse no Brasil, pode ter certeza que esse livro é pra ti.??????????

Eu não sei nem como descrever o quanto esse livro foi inteiramente perfeito, espero que outras pessoas possam se aventurar com o Hugo na escola do Korkovado assim como eu. Inclusive, tô louca pra ler o resto.

Júlia Martins 14/06/2020

A magia no Brasil
Pra quem é fã de Harry Potter e tem a curiosidade de como seria um mundo mágico em terras brasileiras, A Arma Escarlate é a história que faltava. Renata explora um mundo mágico e, de certa forma ligado do mundo de HP, mas colocando em cena também o contexto da realidade do Brasil. Questões sociais, políticas e principalmente a cultura indígena que é tão pouco explorada. Tudo isso unido a personagens que te conquistam, com histórias reais, e que acertam e erram, às vezes erram feio, como todos nós. É uma história incrível que merece ser lida e valoriza bastante a nossa cultura.

Priscila Romaica 17/01/2017

" A arma escarlate"
VENTURA, Renata. A arma escarlate. São Paulo: Novo Século, 2012.

A arma escarlate de Renata Ventura por,

Priscila Romaica

Idá Aláàfin (Hugo Escarlate) é o protagonista de “A arma escarlate” o primeiro volume da ficção brasileira que teve como inspiração o universo criado por J.K. Rowling, autora da série Harry Potter.
Idá é um garoto de 13 anos que vivia na comunidade Santa Marta dominada pelo tráfico no Rio de Janeiro, com sua mãe e sua avó ele tem uma vida com muitas dificuldades e desafios comuns à quem vive nas periferias esquecidas do Brasil. Falta de saneamento, coleta de lixo, morava em um contêiner em condições precárias e para piorar era perseguido por um dos traficantes do morro, Caiçara. Seus únicos refúgios eram: Admirar a visão privilegiada que tinha dos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, seu livro favorito “O Corcunda de Notre Dame”, carinho e conselhos de sua avó e a proteção incisiva de sua mãe, que tentava a todo custo mantê-lo na escola e longe do tráfico e perigos da comunidade.

Se você está acostumado com personagens quietos, dotados de pouca coragem ou que pensam infinitamente antes de agir, esqueça! A característica principal de Idá, é a inquietude. Imagine, em meio a infinitas dificuldades, ele não tem perspectiva. Para ele, melhorar de vida é ser chefe do morro, e aí quando ele menos espera, em meio a uma confusão que poderia custar sua vida, uma carta é entregue a ele e assim o personagem descobre que é bruxo. Meio incrédulo, mas sem muitas alternativas, o menino segue as informações da carta e vai em busca da escola Nossa Senhora do Korkovado nos Arcos da Lapa, número 11.

É assim que começam as aventuras de Hugo Escarlate que adota esse nome quando encontra o caminho da escola, com a intenção de esconder o seu nome verdadeiro, que a princípio sem conhecer a origem, sente vergonha e insegurança. Chegando a escola, Hugo descobre um universo totalmente novo e inesperado para ele, afinal, já era difícil acreditar que poderia existir uma escola de magia e bruxaria no Brasil e mais difícil ainda, era imaginar que ele poderia fazer parte desse mundo. Hugo faz amigos, e enfrenta conflitos internos intermináveis, muitas vezes ele tem que lidar e lutar contra ele mesmo para vencer tudo que lhe é imposto na vida nova.

Com muita genialidade e originalidade a autora traz a construção de uma história que faz parte do mundo em que vivemos no Brasil, escola que enfrenta dificuldades para manter-se em funcionamento, preconceito entre os alunos, conflitos internos comuns a adolescentes e o mais marcante, traz também nossa cultura, folclore e lendas contadas como partes essenciais para todo o andamento da história dos personagens.
É incrível como é possível se identificar com o que nos é entregue no livro, não só por se passar em um lugar inteiramente nosso, mas também pela sensibilidade que Renata traz a tona, nos fazendo refletir e nos sentir aflitos para desvendar todos os mistérios que envolvem não só o personagem principal, mas também todos os outros que foram igualmente bem construídos.

Para Hugo a vida sempre lhe doeu, mas foi lhe dado uma nova chance, vale muito a pena conferir.

Carol Canova 20/01/2017minha estante
undefined

@biblioteca.da.alma 16/06/2020

Harry Potter carioca
Eu que nunca fui fã de livros de fantasia, muito menos de Harry Potter, me vi interessada nesse livro. Posso dizer que ele é uma espécie de HP brasileiro, mais especificamente carioca, embora aborde diversas regiões do Brasil. É um livro que vai além da imaginação, ele aborda assuntos reais e importantes de se debater, como as dificuldades de pessoas pobres nas favelas, o tráfico de drogas, a destruição de pessoas com o uso de drogas, etc. Ele me surpreendeu bastante. Fiquei completamente imersa nessa obra. Quanto aos personagens, ele são bem desenvolvidos, tanto que você se sente envolvido, como se os conhecesse bem. Enfim, é um livro magnífico (tem mais 3 que são continuações dele, que pretendo ler e trazer depois a minha opinião).

Silas 20/07/2020

Magia no Brasil?
Às vezes é bom ir direto ao ponto né. A gente sabe muito bem como os brasileiros possuem essa absurda síndrome de vira-lata que teima em valorizar tudo o que vem de fora, por mais básico que seja, e menosprezar o que é nosso, por melhor que seja.
É incrível pensar que esse assunto inclusive seja muito bem trabalhado nesse livro, principalmente quando se trata em ampliar o universo em que se baseia e se aprofundar em suas especificidades.
Já vi gente criticando a simples premissa básica que é a história se passar no mesmo universo de Harry Potter, como se isso diminuísse toda a obra. Um trabalho visivelmente minucioso da Renata em pesquisar a rica cultura brasileira, as raízes raciais e etimológicas deste país, o folclore e as mitologias de tantos povos que formam o que o Brasil é. Tudo isso é importante, é essencial. E a forma como tudo isso é apresentado também é especial, brincar com referências e piadas internas dá até um tempero extra à narrativa, já tão pesada e tensa por sua história principal.
E é aí que qualquer respiro é interrompido. Depois que já estamos familiarizados a esse novo universo e toda a realidade do protagonista é cada vez mais escancarada, com suas dúvidas, seus erros, seus medos e suas atitudes, tudo o que o leitor faz é seguir com o coração na mão, página por página, torcendo e esperando por incertezas.
Porque criar situações tensas é algo que Renata sabe fazer com proeza. E chega dá raiva. A carga de estresse nessa releitura estava quase insuportável.
E, por fim, independente das coisas darem certo ou não no final, a gente sabe que esse ambiente é tão complexo, sujo, corrupto e cheio de falhas, que a luta pela paz e pelo bem ainda está muito longe de acabar.
Ainda bem que existem os Pixies.

emice | @emiceparr 28/08/2020

um universo realmente envolvente
Realmente um livro ótimo! Fiquri impressionada com a escrita e com o tamanho do universo, por mais que seja inspirado no mundo de Harry Potter com referências que tanto conhecemos, fiquei realmente submersa no próprio mundo que Renata Ventura criou no Korkovado. Realmente incrível, terminei rapidamente e me senti realmente parte dos Pixies, sentindo o desespero de Hugo etc. Personagens incríveis e cativantes, mal vejo a hora de ler o próximo.

Nanda 26/07/2020

Literatura nacional
Eu achei a história incrível, muito bem desenvolvida e mostra muito do nosso folclore o que eu achei incrível! é sempre bom dar uma chance pra um livro nacional, ainda mais pra literatura nacional de fantasia

4 anos depois: agora percebi que o livro é bem problematico mesmo.