A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

nana 03/07/2022

Quando comprei, eu enrolei uns 2 a 3 meses pra ler de vez mas quando peguei o ritmo da história foram noites inteiras lendo.
Eu me apaixonei pela história de uma forma inexplicável, passei MUITA raiva com o Hugo e as últimas páginas são simplesmente ?

Douglas Tavares 12/03/2020

Simplesmente estonteante!
A história é envolvente. A descrição dos lugares é fantástica, fiquei com vontade de caminhar por vários destes lugares. Rsrsrsrsrs

A autora consegue criar personagens com personalidades distintas e marcantes. Consegui sentir o ódio de Hugo e a compaixão de Capí, e muitas vezes fiquei desapontado com as escolhas feitas por Hugo.

Obrigado Renata Ventura por este lindo presente.

Joao 02/03/2020

EU TENHO UMA NOVA SAGA FAVORITA E ELA SE CHAMA A ARMA ESCARLATE. O que a Renata criou aqui nao é brincadeira, eu como não fã de harry potter fui atraido por essa historia mais pela cultura nacional em que se acontece e mistura de historia com outros temas,do que com a semelhança com HP. Mas nao da pra negar a semelhança, o mundo bruxo um jovem escolhido para ir estudar numa escola secreta de bruxaria.. Mas as semelhanças acabam ai, Hugo Escarlate nao tem nada do jovem europeu, ele é carioca, ele é de favela, é esquentadinho, é arrogante, é alguem que tu ama e odeia entre um paragrafo e outro e no fim torce pra ele se tornar uma pessoa melhor por que meu deus ele tem muito potencial para isso!!

Livros e Pão 07/04/2021

A literatura nacional estava precisando de fantasia. Nesse livro, Renata Ventura não fugiu de temas sombrios e também não ficou presa as ideias apresentadas em "Harry Potter". A autora conseguiu criar uma história original, envolvente e, principalmente, brasileira. Recomendo a leitura.
Contudo, o livro não é perfeito, e se você quiser saber um pouco mais sobre o que eu achei, confira a minha resenha no youtube :)

site: https://youtu.be/aSKKci9Pub8

letticia 30/04/2021

No começo eu tava amando tanto, mas lá pros 70% do livro eu achei q começou a ficar cansativo nada de MUITO interessante tava acontecendo e o Hugo só faz merda coitado.
Mas foi muito legal ler sobre bruxos no Rio de Janeiro e eu quero sim ler os outros da saga pq por mais q o livro ñ tenha me prendido muito ele te deixa curiosa pra saber o vai acontecer depois

18/04/2021

PERFEITO E NACIONAL
Quando comprei o livro achei que seria parecido com Harry Potter, mas na verdade foi ainda melhor e o contexto brasileiro trouxe um toque único pra história. A criatividade do mundo da magia inserido na nossa cultura ficou simplesmente maravilhoso, ansiosa pra ler as continuações.

mandy de andrade 02/06/2021

Perfeito!
Me surpreendeu! No início não me apeguei ao livro, foi até difícil que continuar a leitura, mas na metade já fiquei viciada e não conseguia parar de pensar em como Hugo e os Pixies resolveriam tudo ?. Ansiosa para ler o próximo!

Rodrigo Digão 29/04/2020

Muito bom, quem quer viver um pouco mais do mundo Potter com tempero bem original brasileiro. Personagens bem construídos com toques de "magia"

Vivi 05/04/2021

Surpresa
Uma surpresa extremamente gostosa. Esse livro nos leva ao retorno de Hogwarts com poréns. A realidade brasileira é explícita, é esse é o toque mais gostoso do livro. Finalmente temos o nosso próprio mundo bruxo, e temos um maravilhoso. mundo. bruxo!
Cada personagem tem sua parte desenvolvida com uma categoria única, que Renata Ventura mostrou possuir.
Já estou lendo (leia-se: devorando) a Comissão Chapeleira.

Lua 13/05/2021

Estava há um tempo querendo ler esse livro rs
E é tão diferente do que eu esperava! Não esperava a Renata abordar a realidade no Morro Dona Marta! Gostei muito de conhece a Korkovado e concordo quanto a europização das coisas hahaha

Priscila Romaica 17/01/2017

" A arma escarlate"
VENTURA, Renata. A arma escarlate. São Paulo: Novo Século, 2012.

A arma escarlate de Renata Ventura por,

Priscila Romaica

Idá Aláàfin (Hugo Escarlate) é o protagonista de “A arma escarlate” o primeiro volume da ficção brasileira que teve como inspiração o universo criado por J.K. Rowling, autora da série Harry Potter.
Idá é um garoto de 13 anos que vivia na comunidade Santa Marta dominada pelo tráfico no Rio de Janeiro, com sua mãe e sua avó ele tem uma vida com muitas dificuldades e desafios comuns à quem vive nas periferias esquecidas do Brasil. Falta de saneamento, coleta de lixo, morava em um contêiner em condições precárias e para piorar era perseguido por um dos traficantes do morro, Caiçara. Seus únicos refúgios eram: Admirar a visão privilegiada que tinha dos pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, seu livro favorito “O Corcunda de Notre Dame”, carinho e conselhos de sua avó e a proteção incisiva de sua mãe, que tentava a todo custo mantê-lo na escola e longe do tráfico e perigos da comunidade.

Se você está acostumado com personagens quietos, dotados de pouca coragem ou que pensam infinitamente antes de agir, esqueça! A característica principal de Idá, é a inquietude. Imagine, em meio a infinitas dificuldades, ele não tem perspectiva. Para ele, melhorar de vida é ser chefe do morro, e aí quando ele menos espera, em meio a uma confusão que poderia custar sua vida, uma carta é entregue a ele e assim o personagem descobre que é bruxo. Meio incrédulo, mas sem muitas alternativas, o menino segue as informações da carta e vai em busca da escola Nossa Senhora do Korkovado nos Arcos da Lapa, número 11.

É assim que começam as aventuras de Hugo Escarlate que adota esse nome quando encontra o caminho da escola, com a intenção de esconder o seu nome verdadeiro, que a princípio sem conhecer a origem, sente vergonha e insegurança. Chegando a escola, Hugo descobre um universo totalmente novo e inesperado para ele, afinal, já era difícil acreditar que poderia existir uma escola de magia e bruxaria no Brasil e mais difícil ainda, era imaginar que ele poderia fazer parte desse mundo. Hugo faz amigos, e enfrenta conflitos internos intermináveis, muitas vezes ele tem que lidar e lutar contra ele mesmo para vencer tudo que lhe é imposto na vida nova.

Com muita genialidade e originalidade a autora traz a construção de uma história que faz parte do mundo em que vivemos no Brasil, escola que enfrenta dificuldades para manter-se em funcionamento, preconceito entre os alunos, conflitos internos comuns a adolescentes e o mais marcante, traz também nossa cultura, folclore e lendas contadas como partes essenciais para todo o andamento da história dos personagens.
É incrível como é possível se identificar com o que nos é entregue no livro, não só por se passar em um lugar inteiramente nosso, mas também pela sensibilidade que Renata traz a tona, nos fazendo refletir e nos sentir aflitos para desvendar todos os mistérios que envolvem não só o personagem principal, mas também todos os outros que foram igualmente bem construídos.

Para Hugo a vida sempre lhe doeu, mas foi lhe dado uma nova chance, vale muito a pena conferir.

Carol Canova 20/01/2017minha estante
undefined

Joao 23/05/2020

Finalmente uma representaçao do brasil que seja a cara do brasileiro! Com direito a nossa cultura, nossos folclores e até pautas importantes .. Sem falar na riqueza do nosso mundo magico e um protagonista a cara do brasileiro, dificil de lidar , mas que nunca desiste!!!

Bia Alper 13/05/2020

Bruxos do Brasil
Acho que eu nunca sofri tanto pra terminar um livro. E eu gosto de deixar isso registrado.

A Arma Escarlate é o nosso reconto de um universo onde bruxos existem e uma escolas de bruxaria no Brasil também existem. Com toda certeza a parte que eu mais gosto nesse livro é como ele questiona muitas coisas pertinentes na nossa realidade, num universo fantástico onde nós conseguimos enxergar nossos livros de fantasia. A discussão de meritocracia nesse livro é tão profunda, a maneira como ela desenvolve os personagens baseadas em suas experiências de vida foi uma viagem tão interessante.

Eu AMO o Hugo Escarlate. Mesmo ele sendo horrível, irresponsável e eu passar boa parte do livro gritando que alguém precisava ajudar esse menino, eu amei a viagem. Eu torço pelo Hugo demais, tem mais 3 livros para terminar essa jornada, mas diferente desse, eu quero ler nos livros físicos.

Alexandra 06/05/2020

Diferente de tudo
Muitos dizem que é a HOGWARTS brasileira, pode ter sido baseada, mas Renata Ventura soube adaptar de modo deslumbrante pra realidade brasileira que em certo ponto caminha lindamente em suas próprias pernas.
E diferente da maioria das histórias o maior vilão da história é o próprio protagonista, e que criação de personagem!!
Mas nos pontos de crescimento o protagonista nao perde sua essência, mostrando que a autora tem completa segurança na escrita!
Marie67 06/05/2020minha estante
Eu li a sinopse e achei muito interessante! Vale a pena então?

Alexandra 24/05/2020minha estante
Vale muuuito Marie!! Principalmente pelo protagonista que é difere te de tudo que já vi e super congruente com a realidade que ele cresceu!!

Marie67 24/05/2020minha estante
Já fiquei empolgada!!

Nanda 14/06/2021

SIMPLESMENTE INCRÍVEL
É impressionante como A Arma Escarlate tem a mesma essência de Harry Potter mas sendo totalmente original. É tudo muito bem feito, a autora fez um trabalho incrível de pesquisa, ela escreveu sobre o Brasil de verdade, mesmo numa história de fantasia. Eu, como fã de Harry Potter: AMEI.
Chorei tanto no final, chorei, não consegui suportar a tensão acumulada ao longo do livro.
Obrigada, Renata Ventura.