Uma Carta de Amor

Uma Carta de Amor Nicholas Sparks

Resenhas - Uma Carta de Amor

Ca Melo 01/08/2016

Uma carta de amor - Por Nicholas Sparks
Eu já li mais de 10 livros do “Tio Nick” e tento ler pelo menos um livro desse autor no ano, porque tenho a impressão de ser sempre “mais do mesmo”, o autor sempre utiliza uma fórmula em seus romances que conta sempre com uma “desgraça” para acabar com os nossos corações, e isso me deixou mais crítica em relação aos seus livros. Mas vamos direto a esse livro em específico ;)

Como de costume com os livros de Nicholas Sparks esse também ganhou uma adaptação cinematográfica em 1999 estrelado por Kevin Costner e Robin Wright nos papéis principais, eu ainda não assisti ao filme.

“Como o curso de todas as garrafas entregues aos caprichos do oceano, o desta era imprevisível. Os ventos e as correntes têm papel importante na direção de qualquer garrafa; tempestades e detritos boiando à deriva também podem mudar seu rumo… Não há como prever onde uma garrafa pode ir parar, e isso é parte do mistério.” (Pág. 7)

Um dos pontos que mais gostei no livro foi o fato da estória se passar numa época em que a internet estava apenas engatinhando entre nós, então se deparar com as pesquisas feitas por telefone e biblioteca é muito interessante, de verdade, ver o quanto a tecnologia evoluiu da época em que o livro foi escrito (1998) com hoje é incrível!😉 E poxa não é tão romântico (e arcaico) encontrar uma carta de amor dentro de uma garrafa na praia?❤

Um dos pontos que mais gosto dos livros do “Tio Nick” é a sua escrita, sim, a forma com que o autor escreve me encanta muito. Ele consegue escrever suas histórias pelo ponto de vista feminino de uma forma tão real que até parece que é realmente uma mulher descrevendo seus sentimentos e experiências. Porém, nesse livro eu não sei se a ideia do autor foi proposital ao escolher o foco narrativo utilizado (influência do curso de Letras para análise;) hahaha), pois a estória se inicia narrado pelo ponto de vista da Theresa, e assim que se encontra com Garret o foco muda para o ponto de vista dele por uma grande parte do livro e ao final volta para ela novamente sem nenhuma transição de mudança, então achei um pouco “estranho”.

Com essa estrutura eu me identifiquei muito com a personalidade da Theresa, sua vida, trabalho e questionamento, pude entender e compreender as razões por cada uma de suas atitudes em relação à Garret. O maior problema foi lidar com as atitudes desse moço, eu sei que ele estava vivendo um trauma desde a morte da esposa, mas achei muitas atitudes imaturas em relação à Theresa, e justamente quando ele decide tomar uma atitude à favor do relacionamento….. “desgraça“!😉 Em contrapartida, as cartas de amor escritas para a esposa falecida eram muito lindas, mas não, não chorei! rs

“Mas agora, sozinho em casa, acabei compreendendo que o destino pode ferir alguém, assim como pode abençoá-lo, e fico perguntando por que, entre todas as pessoas no mundo que poderia ter amado, tive que me apaixonar por uma que foi levada para longe de mim.” (Pág. 48)

O que me prendeu à leitura foi descobrir como o relacionamento do casal iriam funcionar, nem tanto pelos seus traumas do passado (a traição e separação de Theresa e a morte da esposa de Garret), mas a questão da distância, cada um já tem a sua vida estabelecida em seu respectivos lugares e queria muito saber como seria no final. O casal conta com dois “conselheiros” para auxiliá-los e guiá-los nessa difícil decisão a ser tomada, e sendo pessoas mais experientes e bem próximas do casal.

Ao final depois de ler 15 livros do autor ( sim 15 livros), esse não me impressionou muito e nem foi um dos meus favoritos, acredito que toda minha experiência lendo os livros do “Tio Nick” tiraram um pouco do brilho e do elemento surpresa durante a leitura, mas não encontrei nenhum “problema” grande de escrita ou de enredo na estória. Super recomendo o livro para os amantes de romance e que querem derramar algumas lágrimas ao final da leitura!

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2016/01/11/uma-carta-de-amor-por-nicholas-sparks/

Nanda 04/09/2016

Uma Carta de Amor
Ahh Querido Nicholas ou Autor Favorito, só você para me tirar de um ressaca, só você para me dar esperanças e amor, só você para me escrever um livro em 1998 e eu terminar de ler hoje e me tocar tanto que nenhum contemporânea é capaz. Eu sou grata por você existir! Nossa, que livro encantador. Tão realista, implacável, no modo a lá Nicholas Sparks, não tem como não amar..

Quel 17/09/2016

Muito romântico
Essa história é muito linda, conta história de Theresa uma mulher divorciada e mãe de um menino e também uma colunista de uma revista.
Theresa vai para outra cidade passar o final de semana com os amigos quando, encontra uma garrafa com uma carta dentro, a princípio Theresa ler e se emociona com a declaração de amor feita para uma mulher chamada Catherine.
Theresa e a amiga decidem publicar a carta, o que não imaginavam era a repercussão dessa carta. Theresa se vê cada vez mais curiosa e interessada no autor das cartas que é Garrett.
Garrett é um homem comum e solitário que depois da morte da esposa, nunca mais se envolveu com mais ninguém. Mas, como o tio Nicholas é muito bomzinho ele trata imediatamente de juntar o casal.
É claro que Theresa e Garrett irão passar por momentos difíceis mas será que depois de todos esses desafios eles ficarão juntos?
Só lendo para saber.

Katy 27/10/2016

Uma carta de amor - Nicholas Sparks
Escrever sobre Sparks é sempre uma tarefa difícil, visto meu amor incondicional pelo autor. Eu procuro as palavras certas e todas elas parecem pouco para definir a maestria com que ele escreve e o amor puro e verdadeiro que é capaz de, com suas histórias, nos fazer acreditar. Com "Uma carta de amor" não foi diferente.

Esse é, provavelmente, um dos livros mais românticos do autor. Um romantismo clássico, do tipo que infelizmente têm sido esquecido. Isso já fica nítido pela forma como os protagonistas se encontram: através de uma carta de amor jogada no mar dentro de uma garrafa.

Antes disso, Theresa Osborne havia passado por um casamento onde amou e foi traída, o que a fez desacreditar do amor. Ela viveu então dedicada ao seu trabalho como colunista e seguiu a vida com praticidade e obstinação, sem se envolver seriamente com ninguém.

Porém, em suas férias, Theresa resolve fazer uma viagem para Cape Cod, onde ao passear pela praia, encontra uma garrafa com uma carta dentro. Curiosa pelo fato inusitado, a colunista resolve ler o conteúdo, achando tratar-se de algo muito antigo e, sem dúvidas, demasiadamente romântico.

Ao ler do que se trata, as certezas de Theresa á respeito da essência da carta só aumentam: trata-se de um texto apaixonado de um homem que aparentemente sofre muito com a perda de sua amada. Entretanto, é nítido que não se trata de um documento tão antigo quanto esperava, o que instiga ainda mais a curiosidade de Theresa. "Que tipo de homem ainda escreve cartas de amor, as coloca em uma garrafa e atira no mar?".

Motivada pela curiosidade, Theresa publica a carta no jornal em que trabalha e logo outras pessoas entram em contato com mais informações à respeito e outras cartas aparentemente do mesmo homem. E então Theresa, cada vez mais encantada com as lindas palavras do homem misterioso, parte em sua busca... E encontra Garret, um viúvo solitário que nunca superou a perda de sua esposa Katherine.

A partir daí, temos mais do mesmo, em parte. Todos os elementos típicos dos livros de Sparks estão presentes: muito romantismo, muita paixão, uma história de amor inesquecível, um final que despedaça nosso coração. Contudo, não concordo que, como muitos dizem, os livros de Nicholas sejam iguais uns ao outro, como muitos falam. O livro é maravilhoso em todos os aspectos e o autor tem o dom de inserir em suas histórias valores esquecidos, sentimentos raros e uma profundidade sem igual. Trata-se de um estilo inigualável, onde é impossível ler sem se emocionar. São livros para serem apreciados por românticos incorrigíveis e amantes das tragédias de amor. Se você não for nenhum dos dois, certamente não apreciará a obra em toda sua extensão.

O livro ganhou uma adaptação cinematográfica, estrelada por Kevin Costner e Robin Wright, que souberam interpretar com destreza os personagens principais, mantendo toda a essência da obra. Ele se assemelha com "Noites de tormenta", outra obra do autor que também trás protagonistas mais maduros que sofrem com mágoas passadas. Entretanto, em "A última carta de amor", temos a perda como o tema principal e ficam nítidas as reflexões acerca da forma como as pessoas lidam com isso. Enfim, é uma obra belíssima, carregada de dor, profundidade, e, sobretudo, muito amor.

Bianca.Santos 06/12/2016

A mais romântica história!!
Este livro conta a história de Theresa, uma mulher que sofre pela dor da traição, cuida sozinha de um filho que está entrando na adolescência e ainda trabalha fora como jornalista e o destino apresenta à ela Garrett, um mergulhador que sofre pela perda de seu unico e grande amor que era Catherine.
Juntos, vivem uma linda e magnífica história de amor que é marcada pelo passado de ambos que lutam até o final para vencerem esses fantasmas que os perseguem.
Nicholas Sparks nos traz o melhor do romantismo neste livro, pois cartas de amor dentro de garrafas jogadas ao mar não é sempre que lemos por aí.
Sei que sou suspeita em dizer isso, mas vale muito a pena ler este livro que traz personagens que jamais iremos esquecer.

Gabriely 04/01/2017

Obras do acaso
Uma história profunda e apaixonante. Onde as circunstâncias são as vezes tão distantes que não esperamos que algo vá mesmo acontecer, até acontecer. Um livro onde o amor esbanja em qualquer palavra, e a gente sente aquela profunda ligação com os personagens, onde ficamos ansiosos com as escolhas e temerosos com as consequências delas.
Theresa ao encontrar uma carta em uma praia, ficou curiosa e comovida, mais não pensou que pegaria suas coisas e viajaria a procura de seu escritor, muito menos que ao querer ajudá-lo a seguir em frente, tocaria sua própria vida.
Um amor improvável acaba se tornando algo tão forte até para nós leitores, nos mostrando que não importa o tempo ou o passado, quando se tem amor pra dar você recebe tanto.

Let 26/01/2017

Uma linda história de amor.
Nicholas Sparks quando sabe mesmo quebrar um coração e isso ninguém tem dúvidas, e com em uma carta de amor ele sabe fazer isso como ninguém. Confesso que acheio o começo do livro um pouco arrastado, mas quando começam os conflitos, meu Deus pega os lenços e vai. Ele sabe como armar um bom conflito que, daqueles em que o coração fica apertado.
A história de Teresa e Gerret me lembrou um pouco o clima de Noites de Tormenta, mas o final arrebatedor de uma carta de amor me pegou de surpresa. A última carta de Gerret me pegou de jeito e eu nem sou uma pessoa de me emocionar fácil. E pensar que esse livro foi escrito em 1999 e só agora li essa maravilha.
Pra quem não conhece Nicholas Sparks acho que esse recomendo começar por ele pra entender o porquê dessa fama de "mau" kkkk. E para quem já conhece sabe que no começo é tudo lindo amorzinho, mas não esqueça dos lenços, pois o choro é garantido.

Garotas de Pemberley 02/02/2017

A Mensagem na Garrafa
O livro é o típico romance triste que não exige esforço pra ser lido (especialmente se for intercalado com Crime e Castigo que as GDP estão me obrigando a ler). Theresa é uma personagem triste que depois de uma grande decepção parece encontrar uma pessoa que lhe conforte. Garret, um instrutor de mergulho bonitão, também já sofreu muito e juntos os dois começam a cicatrizar as feridas.

Claro que isso é um livro do Sparks, então você já sabe que no meio vai ter umas tretas para testar o relacionamento do casal (e a vida, afinal reza a lenda que em todos os livros alguém morre – mas é mentira, só em alguns haha). Algumas atitudes da Theresa me irritaram um pouco, como jornalista eu teria agido diferente em certas situações, mas fazer o quê? Ah, sim, a maior parte da história se passa na Carolina do Norte.

Uma Carta de Amor é um livro gostoso para ler em um momento de descanso, em algumas partes é bem emocionante e passa mensagens bonitas sobre amor e recomeços. Os personagens também são um pouco mais velhos do que na maioria dos livros do Nicholas o que me lembrou um pouco (do meu queridinho) Noites de Tormenta e tem todo aquele clima praieiro gostoso, não sei se sou só eu, mas livros com enredos que acontecem no litoral sempre tem espaço no meu coraçãozinho.

Cia do Leitor 06/02/2017

Uma carta de amor
Theresa Osborne, jornalista, divorciada, mãe do menino Kevin, que após a separação com David (por causa de traição), passa a trabalhar no jornal em Boston, onde faz morada. Sentia que deveria dedicar-se mais ao filho, mas, o trabalho consumia seu tempo. Tinha que manter o emprego para poder sustentar a casa, pois a pensão que recebia do ex. não era o bastante para ter uma vida com mais conforto.

Como rotina Kevin passa os finais de semana com o pai, e aproveitando o ensejo Theresa resolve visitar sua mãe em uma casa de repouso. Após matar a saudade, ela resolve dar um passeio na praia próximo ao local. Perdida em seus pensamentos, ela se depara com um objeto estranho na areia à beira do mar. Uma garrafa lacrada com uma rolha e dentro encontrava-se uma carta enrolada como um tubo.

Curiosa e não tendo nada a perder, visto que não ao existia um dono, ao menos nenhum por perto, Theresa desenrola o papel e poe-se a ler o que estava escrito. Surpreende-se com a mais bela declaração de amor já visto na vida.

A linda carta, encerrava com a assinatura "G". Curiosa, encantada e determinada em achar o dono das belas palavras, Theresa leva seu achado a conhecimento de seu chefe e amigos do jornal, encontrando ali uma matéria perfeita que iria alavancar sua carreira de jornalista. Claro que todos a apoiariam nessa empreitada.
Obstinada, após diversas pesquisas e consultas, Theresa vai ao encontro de Garret, um gentil pescador que a faz suspirar.

O proposital encontro, pelo ao menos da parte de Theresa, se transformou em um romance arrebatador, algo que ela insistia antes que nunca aconteceria na vida de ninguém. Ela apenas não acreditava no amor e toda a fantasia criada em torno desse sentimento... Bom, até acontecer com ela.😄

O relacionamento entre os dois encontra barreiras das quais somente nós leitores saberemos se serão superadas e findadas com um "Feliz para Sempre", afinal os meios justificam os fins.

Quem nunca teve curiosidade por cartas ou mensagens enviadas dentro de garradas jogadas ao mar? Muitas delas vem de muito longe, de outro continente em outro idioma. São antigos hábitos onde muitas vezes aconteciam em pedido de S.O.S por algum náufrago, ou simplesmente um desabafo de alguém apaixonado. Demais né? Mas, hoje em dia com a inclusão da tecnologia esse hábito tornou-se uma raridade. Quem seria o louco a fazer tal proeza? Por isso o livro tornou-se interessante, pois passa-se nos dias atuais e esse achado foi a premissa perfeita para um livro envolvente a ponto de tornar-se um filme de sucesso.

A narrativa de Nicholas Sparks segue o mesmo padrão, emocionante e apaixonante, mesmo com mortes aqui ou ali. Esse é o estilo de escrita do autor, que nos deixa sempre com o coração em frangalhos, com um nó na garganta de tanto soluçar. Mas, nem por isso menos apaixonados por suas obras. Never.

Apesar de me sentir contraditória com o fato de amar livros com casais jovens, assumo que aprecio ainda mais os casais maduros sem os mi,mi,mis e imaturidades dos mais novos. Por isso gostei muito dessa obra. Se trata de pessoas maduras, decididas, que vivem seus dramas mas, não ficam de braços cruzados choramingando. Vão à luta! Apesar de Theresa ter agido de forma inconsequente, ela teve a coragem de assumir os erros e maturidade resolvê-los sozinha.

Claro que o desfecho é estilo Tio Nick, E-mo-cio-nan-te. Um conselho aos mais fracos. Preparem seus lencinhos, pois, Nicholas Sparks não é sempre bonzinho e nesse livro ele vai machucar você...

site: http://www.ciadoleitor.com/2017/02/resenha-uma-carta-de-amor-nicholas.html

Taiana.Belizario 18/02/2017

Amor e Perda
Linda e apaixonante história de amor, quando se junta o amor e a perda é sempre chocante e emocionante.

"Ana Paula" 27/02/2017

Vou começar essa resenha me desculpando sinceramente com o autor. Vocês sabem o quanto amo os livros dele, mas Uma Carta de Amor não me conquistou como os demais livros...

"Num mundo que eu raramente compreendo, existem ventos do destino que sopram quando menos esperamos. Às vezes sopram com a fúria de um tufão, às vezes mal tocam nossa face. Mas eles não podem ser negados, trazendo, como muitas vezes fazem, um futuro impossível de ignorar."

Vamos começar com o enredo: a sinopse é bem explicativa e conta bastante coisa do que vai acontecer, então não vou me prolongar; Theresa me passou uma impressão muito errada de si mesma. No começo da leitura, quando ela achou a carta e depois, quando começou a descobrir as outras, ela ficava dividida entre ir até a Carolina do Norte conhecer Garret ou continuar com sua vidinha mais ou menos. Nessa parte do livro, achei-a uma mulher indecisa e até cheguei a sentir um pouco de pena dela. Entendi sua hesitação, pois, há três anos, Theresa foi traída por seu ex marido e isso acabou com sua vontade de encontrar o amor novamente. Graças a sua amiga e chefe, Deanna, ela acaba sedendo e embarca para finalmente, conhecer o homem que escreve cartas tão lindas para sua esposa falecida.

Mas... (é, sempre tem um mas), quando Theresa chega a Wilmington, ela muda completamente. Lembra aquela mulher dividida que não quer se arriscar? Pois é, essa mulher some! Parece que nunca existiu. Fiquei triste com isso, porque eu esperava que Theresa evoluísse aos poucos, se abrisse ao sentimento aos poucos, o que não aconteceu.

"Era óbvio que o texto era sincero. E pensar que tinha sido escrita por um homem! Em toda a sua vida Theresa nunca recebera uma mensagem que chegasse sequer aos pés daquela."

Garrett por outro lado, é exatamente o que ele escreve: um homem romântico que ama para sempre. Há três anos vem sofrendo pela morte prematura de sua esposa, Catherine, e isso o corrói por dentro. Garrett sente muita falta dela e para sanar um pouco esse sentimento, ele escreve cartas para ela e as joga no mar. Assim que conhece Theresa, Garrett se espanta com o sentimento que surge em seu peito, ele ainda ama sua esposa, mas também se vê encantado pela força, atitude, carisma e beleza de Theresa.

Assim, os dois vão conhecendo, Theresa conhecendo mais de Garrett do que ele poderia imaginar, e vão se apaixonando. Garrett é um homem incrível, mas muito dependente de Theresa. Por diversas vezes me peguei achando-o um homem chato e grudento, o que nunca (NUNCAAAA) aconteceu enquanto eu li algum dos livros do autor. E Theresa me deixou com a sensação de ter comprado um produto pela embalagem e quando abri, vi que era uma porcaria...

"- O que foi, Garrett?
- Não quero que isso acabe - confessou ele, de olhos baixos. - Não quero que esta semana acabe. Você entra na minha vida, vira tudo de cabeça para baixo e agora vai embora."

Como vocês podem ver, este livro me decepcionou demais. Se tem uma coisa que eu amo nos livros do Sparks é a maneira simples e direta que ele escreve seus romances e nos deixa suspirando ao terminar um de seus livros. Também gosto muito dos personagens que ele cria. São sempre tão reais que é impossível não se apegar a eles. Neste livro, infelizmente, eu já havia previsto o final e não me surpreendi quando ele se concretizou, ao contrário, fiquei feliz por estar terminando logo a leitura. E os personagens, bem, só Jeb, pai de Garret; Kevin, filho de Theresa e Deanna que salvaram minha leitura. São personagens secundários mas que dão todo um charme para a trama. Não posso deixar de comentar sobre a escrita do autor que é sempre gostosa e cheia de pormenores: neste livro, vamos conhecer a vida de Garrett como mergulhador e velejador, o que foi maravilhoso de se ler. Durante essas partes onde era nos contada a vida de Garrett, eu quase não piscava de tão fascinada que fiquei. Nicholas sabe colocar sentimentos intensos mesmo nas menores coisas.

A narrativa é em terceira pessoa e acompanha os personagens principais, Garrett e Theresa. Em algumas partes, temos flashbacks de momentos entre Garrett e sua ex-esposa, Catherine, o que gostei muito. Deu para sentir que o que eles tinham era especial e único.
O livro é relativamente pequeno, possui apenas 288 páginas e, mesmo não gostando muito dos personagens, a leitura foi rápida e fluída.
A diagramação é simples, sem erros de revisão aparente, ótimo espaçamento e letras em tamanho confortável para a leitura.

"- O que é tão engraçado? - quis saber Theresa, surpresa.
- Você, Theresa. O que esperava? Antes de ir para lá, você sabia que ele ainda estava envolvido com Catherine. Lembre-se, foi o amor "eterno" dele que você achou tão atraente. Pensou que ele ia superar tudo aquilo em alguns dias só porque vocês dois se deram bem?
Theresa ficou envergonhada e Deanna tornou a rir.
- Pensou, não foi? Foi exatamente o que você pensou.
- Deanna, você não estava lá... Não sabe até que ponto as coisas pareciam bem entre nós até ontem à noite.
O tom de voz de Deanna ficou mais suave:
- Theresa, sei que parte de você acredita que conseguirá mudar alguém. mas a realidade é que isso não existe. Você pode mudar a si mesma, e Garrett pode mudar a si mesmo, mas você não pode fazer isso por ele."

Do mais, não posso reclamar, a edição física é linda e essa capa está mais bonita do que a anterior. A Editora Arqueiro sempre arrasa nas edições e, mesmo o enredo não suprindo minhas expectativas, não vou deixar de continuar lendo os livros do autor. Convido a você, que gosta desse gênero, a lê-lo e tirar suas próprias conclusões.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2017/02/resenha-uma-carta-de-amor-nicholas.html#.WLQep1UrLDc

@danieseuslivros 26/03/2017

O medo de amar denovo
História extremamente emocionante e muito leve, me fez refletir de como é importante nós darmos uma segunda chance de ser feliz em meios a tantos desenganados causados pelas pessoas que queremos tanto bem, e também ter confiança o suficiente pra seguir em frente e poder acreditar sim que existe uma pessoa certa pra vc.