Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

juliana2357 12/01/2021

Leitura envolvente
Porém cansativa em alguns momentos. Uma personagem principal não tão cativante - mas que, ao mesmo tempo, causa curiosidade sobre seu destino e a consequência dos seus atos. Porém a trama não tão rica é salva pelo talento do autor em narrar a sua história. Em alguns momentos massante, e em alguns momentos, envolvente a ponto de você se sentir imerso na história. Apesar de tudo, uma boa leitura!

Rafael.Santos 05/02/2020

Muito bom!
Impossível parar de ler. Trata de um assunto atual e polêmico: o bullying e como a ele pode afetar e mudar completamente a vida de quem passa por essas agressões. História repleta de reviravoltas empolgantes que transformam as personagens de uma maneira sensacional. Recomendo.

Lidiane 29/08/2020

Entretém
A proposta é bem interessante, tem algumas reviravoltas que fazem com que você queira partir para o próximo capítulo. Em determinadas situações, me irritei com Shelley e sua mãe (rs). Acho que eu esperava mais aprofundamento do Bullying sofrido pela Shelley, mas vale a leitura.

Brayan 20/01/2014

Um Thriller de Opostos
Como definir em palavras o que esse livro me causou? Sinceramente, não sei como. Eu só posso dizer que é um livro chocante e eu não digo isso por apresentar cenas fortes e impactantes, porque em si não tem, mas pelo o que ele me fez pensar no decorrer da história. Pensando bem, chocante seria a palavra ideal.

O livro conta a história de uma adolescente, chamada Shelley, e de sua mãe que após passarem a vida toda sofrendo decidem se mudar para um chalé bem afastado de tudo e de todo o mundo. Tudo começa quando a Shelley passa a ser vítima de bullying na escola, e essa foi uma das melhores partes do livro pelo fato de apresentar e tratar o problema de uma forma bem real e coerente, a grande sacada foi que nós enxergamos essa situação toda pelos olhos da vítima e acabamos por entender melhor a magnitude desse mal que tanto assola as escolas. Além do bullying, a nossa protagonista ainda está passando pelo divórcio de seus pais e pela aparente rejeição que está sofrendo por parte do pai, que abandonou sua mãe para se casar com outra mulher mais nova. Essa situação também foi muito bem trabalhada, é possível sentir a dor dela pelo pai ter ido embora e, sinceramente, fiquei com muita raiva dele. Porque como se já não bastasse abandonar a família, ainda deu um jeito de prejudicar a vida profissional da ex-mulher.

Enfim, depois de tudo isso, as duas se mudam para o chalé madressilva onde finalmente parecem ter encontrado a paz. Shelley passa ter aula em casa e leva uma vida tranqüila com sua mãe cuidando da casa, lendo na janela do quarto e tocando flauta. Depois de alguns meses, o aniversário de dezesseis anos dela está chegando e tudo está muito bem, até que... tudo desmorona bem na cabeça de mãe e filha.

Bom, a narrativa é toda feita em primeira pessoa pela visão da Shelley. Em algumas partes do livro ela me incomodou um pouco devido a sua infantilidade, mas acho que isso foi necessário para que a gente pudesse acompanhar a evolução da personagem. Sua mãe é uma mulher doce, mas, assim como a filha, é muito tímida e prefere se esquivar ao invés de encarar os problemas de frente. E, assim como Shelley, evolui de uma maneira surpreendente no decorrer das páginas. Não se deixe enganar pela timidez das duas, elas tem muito mais força do que se imagina.

O desenrolar da história é de tirar o fôlego e te deixar absurdamente tenso. A escrita é envolvente e bem fluida. Uma outra coisa que me agradou foi que o autor traçou um paralelo entre a situação das personagens com um clássico da literatura, mas você vai ter que ler pra descobrir qual é. O final do livro foi bem satisfatório, mas não me agradou muito. Não sei explicar bem o porquê, mas acho que deveria ser algo mais impactante talvez.

Então é isso, um livro extremamente bom, que merece ser lido. Se você gosta de thrillers psicológicos, essa é uma boa pedida.

Algumas das minhas frases preferidas do livro:

"Saber o que aconteceu depois me faz pensar em como a aparência e o comportamento delas em relação a mim mudaram na mesma época. Sempre me perguntei se existia alguma conexão. Nossa aparência afeta nossa personalidade? Ou é nossa personalidade que afeta a nossa aparência? A pintura corporal para a guerra transforma um índio covarde em um guerreiro corajoso? Ou um guerreiro corajoso se pinta para mostrar sua crueldade? Um gato sempre parece um gato? Um rato sempre parece um rato?" (páginas 20 e 21)

"Penso que quanto maior o trauma, menos adequadas as palavras se tornam, até enfrentarmos o maior de todos os testes, quando apenas o silêncio parece apropriado." (página 27)

“Grande parte do que minha mãe era se baseava no que lia. Era isso o que a cultura de classe média criava? Pessoas formadas mais por aquilo que liam que pelas próprias experiências? (página 148)

"...não importa onde estejamos ou o que façamos, a Morte e o Horror estão sempre por perto. O desafio é seguir com nossas vidas e sermos felizes mesmo que sempre possamos vê-los, de relance e borrados, mas ainda reconhecíveis no fundo de cada cena." (página 236)

CPF1964 04/02/2020

Opinião
Recomendo a leitura deste livro.

Jessica Alves 14/01/2022

Mto bom!
Que livro incrível, com uma escrita que te prende do começo ao final e te deixa desesperada pra saber logo o que vai acontecer, com algumas pitadas de reflexões. O livro conta a história de Shelley, que se muda de casa com a sua mãe, pra um lugar bem afastado, do jeitinho que elas queriam. Ela se define como rato, que esta sempre acuado, sempre se escondendo ao invés de enfrentar os problemas. Mas de repente elas se deparam com uma situação da qual não têm como fugir, alguma coisa precisa ser feita, e aí o livro deslancha, no desenvolvimento da história e das personagens. As vezes eu achei que o livro enrolava um pouco, mas pode ser pq eu estava ansiosa pra saber logo o desfecho da história, que eu amei.

Iarlys 24/08/2022

Por falta de outro adjetivo, vamos de incrível.
Mais uma leitura conjunta com uma amiga que amo.
Adorei o livro.
Gostei da forma como tudo se desenrolou. Fiquei em vários momentos com o coração na mão temendo pelas duas. Torcendo por elas.
(Será se é errado torcer por elas? Provavelmente! Mas se não fosse por elas não seria pior?)
Sabe a frase "não há nada ruim que não possa piorar"? Então, se encaixa nesse livro.
É estranho dizer que adorei, mas foi isso mesmo, adorei.
Ótima leitura.
Super Recomendo ?

darkblueonfire 16/02/2022

Indescritível
Ratos consegue ser um dos melhores livros que já li, engloba o medo e a fragilidade junto à um punhado de coragem e força incomum vindo da protagonista, você sente em cada palavra a inocência e o desânimo do início do livro se tornarem uma coisa completamente nova ao decorrer das páginas, uma experiência totalmente transformadora, todos deviam ler Ratos ao menos uma vez na vida.

Karinabparaujo 14/04/2020

Detestei
É por isso que não termino um livro do qual chego até a metade sem ânimo... Por que é pura perda de tempo!!
História que não desenrola... sem grandes emoções

Janine 02/10/2022

"Ratos" é uma história simples, diria até que é clichê, mas a maneira como o escritor descreve as cenas e os personagens, com detalhes na medida certa, torna este livro uma experiência muito boa.
É notável a mudança de comportamento de mãe e filha ao serem submetidas a um episódio traumático e inimaginável. O que deveria deixá-las ainda mais amedrontadas, acaba por torná-las mais corajosas e preparadas para os novos desafios da vida. Aproveitei bastante a leitura e indico a todos.

Lene 13/02/2015

Do profundo ao raso
As primeiras páginas foram um soco no estomago!Fique fascinada e indignada com maldade humana, porém, a medida que evoluía a leitura, o livro perdia intensidade..a trama foi ficando rasa...no final pareciam dois livros destintos.
Ideia boa, realmente os ratos uma hora saem da toca , mas mal executada.
2 estrelinhas e meia!
Eli Coelho 13/02/2017minha estante
Ainda não terminei, mas já li 80% e tenho a mesma impressão. É muita paranoia, pesadelo, sonho e especulação do que poderia acontecer. Ação mesmo tem muito pouco. Poderia ter umas 100 páginas a menos. Decepção.

Cacadia 07/02/2021

Otimo
Realmente facinante. Suspense que te faz ler sem parar. Uma leitura fácil e ao mesmo rica em detalhes.

shoriboo 22/07/2022

impressionante
comecei a ler esse livro bem empolgada e rapidamente ele traz uma reviravolta atrás da outra o que me impediu de dormir e possibilitou uma leitura rápida.
achei impressionante como um livro conseguiu me dar tanta ansiedade e vontade de descobrir oq vinha acontecer.

Fernanda 06/03/2020

Por mais que não seja aqueles thrillers com grandes reviravoltas, foi uma das melhores leituras do ano, e com certeza continuará sendo. A leitura flui perfeitamente, super gostosa por ser narrado em primeira pessoa (e por uma adolescente), e a curiosidade para saber como tudo termina me fez devorá-lo em 2 dias. Senti muita empatia pela protagonista e achei interessante a ?lição de moral? da trama. SUPER RECOMENDO, nem acreditei que foi o primeiro romance do autor!

Victoria 15/04/2021

Eletrizante
Não tinha nenhuma espectativa para esse livro, mas ele conseguiu me surpreender positivamente.
O início, com os relatos de bullying sofrido pela protagonista foi muito tocante, gostei bastante e achei esse ponto seria mais desenvolvido, porém a partir de 1/4 do livro as coisas tomam outro rumo complemente diferente, se transformando em um super thiller psicológico, que me abalou profundamente.
A personagem principal é bem chatinha, pouco convincente e não me causou empatia, em alguns trechos seus pensamentos eram enfadonhos, tornando o livro um pouco lento.
Mesmo assim gostei da escrita do autor, é bom e rápido de ler.
????