A Escolha de Sofia

A Escolha de Sofia William Styron

Resenhas - A escolha de Sofia

1 | 2 | 3 | 4

Jéssica 29/02/2012

Este é um livro que merece ser lido, e vou colocar aqui os motivos que dou para isso:
- Styron surpreende, um baita escritor! Sua escrita é formal mas dá pra ler sem dificuldades, com uma história cheia de detalhes - tanto das características de cenário, personagens e situações, quanto de histórico da 2²Guerra Mundial. Não tenho dúvidas que esse cara estudou muito sobre o Holocausto antes de escrever este livro, há muitas informações interessantes e com certeza, impactantes. (Pra quem curte o assunto já tá aí um bom motivo pra ser lido!)
- Não vou negar que achei a leitura cansativa em alguns momentos, e acho que o autor peca um pouco por fornecer detalhes demais como expliquei antes, em alguns momentos que considerei desnecessários (principalmente até a metade do livro, depois vai tranquilo). Porém, os personagens são muito profundos e não tem como não se apegar a eles. Stingo, o narrador, é tão real, tão cômico, com seus fracassos e anseios de um adolescente se tornando adulto, que não tem como não se apegar. Sofia nem vou comentar (mais para não dar spoiler), a profundidade que ele deu a sua personagem foi incrível.
- Por fim, apesar de abordar um tema pesado, Styron consegue equilibrar a história fornecendo histórias paralelas de Stingo, que achei realmente muito divertidas. Bem como tem todo um suspense criado em relação a outro personagem, Nathan (nunca vi personagem tão imprevisível quanto este).
Enfim, recomendo e muito.
Wesley 13/07/2012minha estante
Achei ótima sua resenha. Realmente tem algumas partes cansativas, o autor poderia dar uma "enxugada". Também não gostei muito da história de Stingo, dava raiva quando a história de Sofia estava super intensa e ele repentinamente mudava para a parte do Stingo. Mas o que achei melhor e que valeu a pena foi o desfecho do livro... quando Stingo chora pelas pessoas do holocausto, afinal todo o sofrimento mostrado no livro serve para que nunca esqueçamos do que aconteceu, para que não venha a acontecer novamente.

Mah 10/08/2022minha estante
Sempre ouvi falar desse livro e sempre tive curiosidade de ler. Vo baixar

Tatiane 12/09/2011

Haja Paciência!
A Escolha de Sofia é uma narrativa cansativa, cheia de desvios. O autor utiliza uma linguagem quase jornalística para criar um romance valendo-se, para isso, de um sem fim de adjetivos e uma infestação de metáforas, muitas, bastantes ridículas. É insuportável, sobregarrega o leitor, testa-lhe a paciência.
A história é mal conduzida, cansativa, desnecessária e excessivamente sexualizada, com traços de misoginia, justificação de atos racistas e um certo incentivo a xenofobia, o que surpreende, já que o livro relata as consequências de idéias de supremacia.
Ah, quer saber, não perca tempo com ele, assista ao filme.
FabioHan 12/09/2011minha estante
É uma pena... vou pular para o próximo da lista então!

Suzy L 17/11/2012minha estante
tenho a mesma opinião sobre o livro, inclusive abandonei na metade , rs :)

gabriella.malta 27/02/2021minha estante
Estou terminando esse livro agora e vim procurar alguma resenha negativa, pq não é possível que tanta gente goste desse livro! Senti tanto ódio com essa leitura, as vezes até nojo, extremamente sexualizado, a Sofia conta um acontecimento horrível sobre o campo de concentração e ele está pensando em ?trepar? com ela, de acordo com as próprias palavras dele.

Roberta 09/07/2020

Romance histórico clássico
Aquele tipo de livro que vale a pena o esforço. Cheio de lições e dualidades.

WeltonLuis 22/05/2020

O livro conta a história de um jovem escritor que conhece, na pensão em que mora, um casal, cuja mulher, Sofia, convive com a experiência de Segunda Guerra e ser presa em Auschwitz. Sofia, que convive com vários sentimentos de culpa decorridos dessa época.

Marcelo 07/03/2024

Ótima leitura!!!
História poderosa e cativante. Não conhecia nada do livro e fui surpreendido positivamente. Imaginei que a história seria somente um drama comovente, no entanto a narrativa alterna o drama, passando pelo humor e com muitas cenas hot bem explícitas. Os personagens são cativantes e duvido não se emocionar com o final. Excelente!!!!

Sol 27/08/2020

É um livro denso e com bastante descrição, principalmente dos pensamentos e vida do narrador. Esperava mais sobre a Sofia, mas é um livro sobre os relatos dela para o narrador e a forma como ele a vê.

gabriella.malta 16/03/2021

Pior livro que já li
Misógino, nojento, revoltante. A personagem principal é retratada de forma hipersexualizada, e é reduzida a ?pobre coitada linda?, enquanto o Nathan que é um vilão absurdamente cruel é o ?coitado amigo louco?. Estou decidida a nunca mais ler livros sobre o holocausto que não seja relato real de sobrevivente, me revolta como alguns autores usam o tema como pano de fundo para crescimento pessoal de seus personagens. Ou só para chocar.
ceci 24/08/2022minha estante
acho que a mensagem do livro é justamente criticar a misoginia, não reforçar os estereótipos criados por Nathan a respeito da Sofia... talvez o fim seja frustrante para alguns leitores, mas ao menos para mim foi bem realista. a Sofia não é reduzida a "pobre coitada linda", tendo em vista a profundidade com que seu personagem é tratado ao longo da narrativa, e fica claro desde o início o abusador violento que o Nathan é.

gabriella.malta 16/09/2022minha estante
O que me incomoda é o Stingo, não o Nathan, ele também é uma abusador na minha visão e a visão dele retrata muito bem a própria visão do autor que já expressou se identificar com o Stingo

JPHoppe 02/06/2012

Talvez eu tenha sido um dos poucos que pegou esse livro para ler sem antes ter visto ou filme ou ter uma ideia do que se tratava. Até então, "escolha de Sofia" resumia-se a expressão da tomada de uma de duas alternativas igualmente horríveis. Mas nem ideia de como que era isso no contexto da obra.

Pouco mais de 600 páginas depois, acompanhado de um belo romance, excelente construção e desenvolvimento de personagens e um apanhado histórico dos Estados Unidos e Europa do começo do século XX, finalmente fico frente a frente ao dilema de Sofia.

Styron soube aproveitar bem o espaço que dispunha. O humor e trivialidade é bem balanceado com cenas horrorizantes, históricas e até eróticas, em vários pontos. Talvez a leitura seja um pouco cansativa para muitos, mas é um livro que vale muito a pena ser lido.

Silvia.Leticia 12/02/2016

Decepção
Comprei o livro pois gosto muito de histórias relacionadas aos campos de concentração.
A história começou de uma maneira interessante, o relacionamento dos personagens também são interessantes porém a impressão que dá é que o livro não acabará nunca, pois as coisas meio que param de acontecer e passar a ser apenas uma narrativa sem suspense ou qualquer acontecimento que seja.
Já faz uns três meses que desisti, pretendo voltar, mas ainda não é o momento.

Magghy 04/12/2014

Sofrimento impresso na alma!
Falar sobre o holocausto é falar do sofrimento do espírito.. Aquele sentido como uma marca que nos tira o brilho do olhar, a meiguice da vida e a ternura da alma. Nos faz refletir como nós, os seres humanos podemos ser tão vis. Como a ausência de Deus nos empurra ao abismo...
É um alerta a intolerância! Intolerância em todos os aspectos da vida.
É uma reflexão que deve diariamente permear nossas atitudes em busca de um mundo melhor. Quantas 'Sofias' não reproduzimos ao longo de nossa vida? Quantas 'Sofias' passam por nós diariamente?
É uma porta aberta a reflexão de como uma 'idéia'... um 'sonho'... uma 'pretensão' inocente pode aniquilar uma nação. De como a intolerância pode nos transformar em algozes sem medida.
Palavras massacram tanto quanto uma arma que corta a carne. Quantos seguidores irreflexivos conseguimos somar ao longo dos anos, capazes de perpetuar nossas ações incoerentes, a troca de amizade? De poder? Este livro conta a história e uma jovem mãe que teve de fazer uma escolha crucial e que marcou sua alma a fogo. Sobreviveu ao holocausto mas não sobreviveu a sua escolha... Esta escolha determinou quem ela seria na vida.. ou aquilo que podemos chamar de vida. Cada ação sofrida em sua vida pós holocausto é sentida, por mim, como um castigo impingido na sua alma..Uma culpabilidade que a fez viver a cada dia esperando seu fim, crucial.

site: sofrimento, escolhas, holocausto

LaLa219 16/11/2020

Li após receber diversas recomendações, mas não me agradou muito...

Athenna 16/09/2021

Pra mim esse livro é uma obra de arte, o filme é maravilhoso também e foi um misto de sentimentos que senti em ambos. Que leitura!!!!!!

tosty 27/01/2021

Leitura cruel, mas indispensável
Indubitavelmente, foi um dos melhores livros que já li. De início, ansiei para descobrir qual foi "A escolha" de Sofia. Não demorei muito para sentir que longe de haver apenas única, uma excepcional escolha, na verdade, toda a vida de Sofia exigiu constantemente uma decisão, um posicionamento, uma escolha quase sempre cruel. Até mesmo no decorrer do relato sobre sua vida, ela está sempre recontando uma versão do passado, ora escolhendo esconder uns episódios, ora escolhendo revelar outros. Além disso, vale dizer o quanto este livro nos faz refletir sobre a guerra. Acredito que muitos já leram, estudaram e ouviram sobre esse episódio histórico e todas as suas desumanidades, mas, neste livro, a narração de Sofia sobre sua história nos campos de concentração nos faz sentir como se fosse a primeira vez que nos deparamos com tamanha atrocidade. Há um trecho que cita a primeira fala dos comandantes quando há novos prisioneiros no campo: "Vocês estão entrando num campo de concentração, não num sanatório, e só há um meio de sair daqui — pela chaminé”." Reflexões sobre a humanidade, sobre a guerra, sobre Deus, sobre escolhas, e sobretudo, sobre a vida acompanham a leitura deste livro. Por fim, recomendo essa obra a todos, a todos que procuram uma leitura que prendam o leitor, a todos que procuram uma leitura que faça perder o sono e desperte o desejo de saber mais: querer saber mais sobre Sofia, querer saber mais sobre sua vida e querer saber mais sobre como se sobrevive em meio de tanta crueldade. Enfim, encerro aqui com um dos trechos que muito me fez pensar: Pergunta: “Me diga: em Auschwitz, onde estava Deus?” Resposta: “Onde estava o homem?”

Tati Santos 06/01/2014

A história é boa, mas o autor extrapolou nos detalhes o que deixa a leitura bem cansativa. Acredito que o autor poderia ter focado mais na história de Sofia sobre o holocausto, podia ter explorado mais, não consegui captar a emoção que o livro propõe.

1 | 2 | 3 | 4