A Escolha de Sofia

A Escolha de Sofia William Styron

Resenhas - A escolha de Sofia

1 | 2 | 3 | 4

Athenna 16/09/2021

Pra mim esse livro é uma obra de arte, o filme é maravilhoso também e foi um misto de sentimentos que senti em ambos. Que leitura!!!!!!

Cami ð 08/05/2021

Alguns problemas
Stingo, um aspirante a escritor, acabou de ser demitido do próprio emprego. Sem mais uma renda fixa, ele se vê obrigado a se mudar para outro local a fim de aproveitar o mais novo tempo livre para dedicar-se à sua carreira de escritor. E, é nesse conjunto de apartamentos que ele conhece Sofia e Nathan, um casal demasiadamente problemático, mas que acabam se tornando grandes amigos desse escritor. Contudo, Stingo acaba se apaixonado pela misteriosa e bela Sofia, mulher de seu grande novo amigo. Será que ele conseguirá conter os seus sentimentos por ela? Ou perceberá que ambos são cúmplices de segredos cruéis?

Leia esse livro sabendo de uma coisa: a narrativa gira em torno de um relacionamento extremamente tóxico. Além de claro, conter momentos de machismo, racismo, antissemitismo e afins. Provavelmente porque esse livro é antigo, escrito na década de setenta. Todavia, as partes a qual tiveram esses problemas citados acima me incomodaram um pouco. Fora que o livro é exageramente detalhista, o que acaba arrastando um pouco a leitura, porém também sei que é uma característica literária da época.

De qualquer forma, o romance é até legalzinho, mas o protagonista é um banana. Eu preferia mil vezes que a Sofia tivesse narrado a história, pois com certeza teria deixado tudo mais interessante. Stingo é sem graça até mesmo narrando, mereceu o final que teve no fim das contas. Então, se está procurando um romance histórico para se entreter e não se incomoda com os problemas que citei anteriormente, acredito que seja um bom livro. Por isso, aproveite!

Nivaldo.Alves 26/07/2021

Ótima escolha
Livro sensacional! Tem um ótimo ritmo de narrativa, difícil parar se ler.
Conta um pouco sobre os horrores da segunda guerra, principalmente na Polônia, terra natal da protagonista, muito embora a narrativa aconteça após o término da guerra nos Estados Unidos.

Aquela que tá olhando pro céu 03/07/2021

A Escolha de Sofia
GATILHO PARA
- ABUSO SEXUAL
- RELACIONAMENTO ABUSIVO
- ASSÉDIO MORAL

De longe, um dos livros mais bem escritos que já li. Narrativa densa e estreitamente junta e coesa, me prendeu com descrições detalhadas de personagens, cenas e épocas. Faz uma das melhores descrições do nazismo que já vi.
Tão bem escrito que muitas vezes perguntei-me se o relato era fictício ou pessoal de Styron. Sensacional, sem dúvidas.
A construção dos personagens é catártica, William deu à Sofia, Stingo e Natan a profundidade que se procura em um romance. Até tornou difícil amar ou odiar alguém, por visto que não há mocinhos ou vilões nessa história, assim como na vida real acontece: humanos não são simplesmente bons ou maus, mas tem várias características que ora dominam, ora são dominadas.
O relato de Sofia no campo de concentração, de tão detalhado, embrulhou meu estômago, assim como a conturbada história de amor num relacionamento extremamente abusivo e doentio entre ela e Natan. Historicamente correto, a não ser pelo retrato sobre as Testemunhas de Jeová. Como uma testemunha de Jeová, eu acredito que a personagem que apareceu numa página em específico teve uma fala que não demonstrava a crença deste povo, e a partir deste momento fiquei incrédula com outras descrições de presos específicos.

É um livro que foi uma experiência positiva para mim como leitora, certamente foi bom me habituar com algo mais denso, realmente muito excepcional nesse sentido.

Entretanto, o motivo pelo qual não está nos meus favoritos e nem recomendo para amigos, é o fato de em diversos momentos da narrativa, Styron entrar em monólogos longos sobre assuntos que fogem da temática principal - a saber, Sofia e a sua "escolha" (que aliás, foi extremamente interessante e cruel de se ler) -, por visto que tornou em alguns pontos cansativo, não pelo fato de ser longo e detalhado, mas por ser sobre temas que não eram agradáveis de se ler, especialmente se alguém escolheu o livro pelo seu retrato da Guerra. Acredito que fala de maneira detalhadamente desnecessária sobre a sexualidade de Stingo, fugindo do tema e incomodando leitores que, como eu, não se interessam por temas do tipo.
Não fosse por isso, estaria no topo da lista. Infelizmente, para mim estragou o livro nesse sentido, a experiência de leitura poderia ter sido melhor não fossem essas descrições - que, devo dizer, sexualizam demais Sofia a diminuindo a uma pobre mulher bonita, e não tudo o que ela realmente era em sua complexidade.
Não faltasse nisso, seria o melhor.

Cheirinhodelivro 13/04/2024

Qual seria sua escolha num momento de vida ou morte?
Sofia é uma mulher polonesa que estava no lugar errado na hora errada, e depois várias escolhas que tivera que tomar ao longo período em que esteve durante a segunda guerra mundial, em Auschwitz, a mais difícil de todas foi a que matou sua alma deixando-a com uma culpa que acreditava irreparável. Narrada em primeira pessoa pelo jovem Stingo, as memórias dos seus vinte e poucos anos fora marcada por conhecer essa mulher tão bela e tão sofrida, dentre vários outros acontecimentos muito bem construídos para termos uma narrativa bastante descritiva, envolvente e comovente. Não é pra iniciantes.

Marcel 17/02/2017

Que escolha foi essa???
A sensação enquanto estava lendo esse livro foi semelhante a quando alguém diz"preciso te falar uma coisa",e não fala logo.
E essa curiosidade me levou a terminar a leitura.
No livro conhecemos a sofrida Sofia,o inconstante Nathan e o aspirante a escritor Stingo.
Gostei deles mesmo apresentando defeitos chatos,Nathan por exemplo,em momentos eu o admirava e em outros o detestava,mas acredito que foi a intenção do autor.
O escritor do livro foi esperto em deixar a grande revelação bem pro final,e soube justificaticar bem essa demora,com explicações cabíveis
As vezes achava as descrições exageradas e a escrita prolixa.
No geral achei válida a leitura,as reflexões sobre o que a guerra faz com as pessoas,as desumanizado,as tornando egoístas.
Merece a chance é a insistência.

Rafaela 19/04/2016

Decepcionante
Sempre que via esse livro na livraria sentia muita vontade e comprar, mas por ser tão caro acabava comprando dois mais baratos, mas sempre pegava esse livro pra ele a sinopse e ficava bem tentada de comprar, quando então decidi comprar e me arrependo muito!
A história não é nada daquilo que parece ser, sobre a história de Sofia no Campo de concentração, sobre o sofrimento dela, detalhes sobre o dia a dia dela lá antes da tão esperada escolha, enfim, não é bem assim.
O livro praticamente todo é voltado pra história de Stingo, sobre sua paixão por Sofia, sobre Natan, namorado de Sofia, isso tudo depois que já terminou o holocausto.
O livro foi ficando tão chato e cansativo que não consegui prosseguir a leitura, acho que dentro de tantos anos essa é a segunda vez que isso acontece, espero um dia conseguir terminar. Enfim, decepcionada!
Cintia.Tessuto 02/06/2016minha estante
Você tem certeza que leu esse livro? Acho que não. O livro é maravilhoso. Um dos melhores que já li. Se quer descrições dos horrores do holocausto, procure os relatos de sobreviventes como Elie Wiesel, Henry Katina, Shlomo Venezia, Chil Rajchman, entre outros. A Escolha de Sofia é um livro que prende o leitor, carregado de dramas pessoais e suspense. Leitura imperdível.

soubarroca 16/01/2024

A Escolha de Sofia, de William Styron
Confesso que me decepcionei um pouco com a escolha que sofia teve que tomar. não com a escolha em si, mas o jeito breve, de meia página, em que é apresentada. entretanto, entendo que o livro leva seu título não em razão da magnitude da escolha e, sim, porque é essa decisão que vai condicionar a existência da história toda.

gostei do livro, da existência serena e melancólica de stingo, da resiliência de sofia, do jeito despojado de nathan. odiei, porém, a obsessão sexual de stingo, a submissão de sofia, o ciúme doentio de nathan.

achei maravilhosa a forma do texto, ou seja, como ele foi construído pelo autor. apresentando primeiro seu alter ego e narrando os fatos que precederam seu tempestuoso primeiro encontro com o casal. além disso, a forma não linear em que sucedeu a apresentação da história de sofia deu uma pitada a mais de sabor e interesse.

por fim, ressalto o valor histórico desse livro. naturalmente, acredito que houve muita pesquisa por parte de Styron para escrever tudo o que escreveu, tornando difícil de engolir cada tapa na cara que é dada com as descrições dos campos de concentração e extermínio. fiquei admirada com o foco narrativo tomado tbm. não um homem que viveu auschwitz, mas narrando sua interpretação sobre umo relato de uma sobrevivente a quem conheceu e amou.

obs: o livro é recheado de referências de toda área do conhecimento, gostei muito disso e, ainda bem, fui capaz de identificar e compreender quase todas

Denilton.Ramires 13/06/2014

...nos transporta como bastidores de um dos maiores genocídios da história(...)
Estava andando a esmo na livraria — justamente com o intuito de encontrar alguma obra interessante — quando na seção “Destaques" encontrei o livro “A Escolha de Sofia” de William Styron. Imediatamente fisgado pela sinopse, fui informado se tratar de um clássico da literatura universal do século XX. Outro fato relevante que me fez escolher a “A Escolha de Sofia”, foi a abordagem do tema polêmico que sempre carreguei um caminhão de curiosidade: Campo de concentração Auschwitz.
Por algum motivo, antes de ler o livro, desconhecia a expressão idiomática “A Escolha de Sofia" oriunda do título da obra; por conseguinte, também ignorava a produção cinematográfica estrelada pela multipremiada atriz Meryl Streep. Me atrevi a assistir a produção somente após o término da leitura.
Narrado em primeira pessoa por Stingo — personagem parcialmente autobiográfico — a ficção possui uma prosa densa, elegante e não linear. William Styron nos faz mergulhar num romance repleto de suspense e revelações escabrosas. Através da polonesa Sofia Zawistowka, sobrevivente de Auschwitz, somos levados a um universo coberto de injustiça, perversidade, crueldade e mortandade. O momento da escolha que Sofia tem de fazer é irracional e emocionalmente impossível de digerir. Nathan, o namorado de Sofia, é um dos personagens mais enigmáticos que tive contato na literatura.
Não consigo discorrer aspectos negativos nessa obra. Ela nos joga à luz a maldade humana. Quais são seus limites? Pensar que as desgraças dos campos de concentração ocorreram por volta de 70 anos atrás, me faz tremer na base: tão recente!
Enfim, o livro é tão bem escrito que nos transporta como bastidores de um dos maiores genocídios da história da humanidade até então.

site: https://plus.google.com/100102852450076590862/posts/aHk1MAYdXoL

Ana Carolina 23/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
Depois de quase 2 meses, terminei "A escolha de Sofia". Se eu gostei? É um livro acima de um simples gostar ou não, e com certeza não foi apenas mais um na lista de passatempos. Rico em detalhes e surpresas, o romance de William Styron tem uma trama abaladora.
Sofia Zawistowka é uma mulher polonesa sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Muda-se para os Estados Unidos, após perturbadoras provações, que infelizmente vem surgindo desde muito antes de sua estada no campo. Vivendo em New York, mantém um conturbado relacionamento com Nathan, um homem encantador e desequilibrado. Conhece Stingo, um jovem escritor, e desenvolve uma grande amizade com ele. Através da perspectiva do amigo e por vezes de Sofia, vamos descobrindo o intrincado e cruel passado dela. Que segredos essa mulher subvertida pelo destino esconde?
A expressão "escolha de Sofia" é muito conhecida e indica quando se deve optar entre duas alternativas igualmente insuportáveis. Lemos capítulos e capítulos, e não conseguimos descobrir qual foi a tal escolha. Somente no final do livro temos conhecimento de seu conteúdo. Como é possível um ser humano passar por tantos traumas e ainda assim ter forças para se levantar a cada dia?
Todos os personagens do enredo se tornam extremamente reais devido à abundância de detalhes. Assim que terminei a leitura, ainda podia sentir o sofrimento e a perseverança de Sofia. Considerado um dos melhores e mais polêmicos romances do século XX, "A escolha de Sofia" é um livro para ser saboreado aos poucos, dando um tempo de reflexão após cada passagem.

site: http://palavrasonhada.blogspot.com.br/2012/02/escolha-de-sofia-william-styron.html

Endara 02/06/2024

A escolha de Sofia
Não gostei ! Achava que a história seria basicamente sobre a Sofia e sua vida,não era,se trata somente da vida e lamentações do Stingo que conheceu a Sofia e soube da vida dela e sua história em Auschwitz-Birkenau.
De todo o livro, a vida da Sofia seria uns 15% somente.
Não me apeguei a ninguém e achei o Stingo completamente nojento,que critica tudo e todos,com muitos pensamentos e frases bem problemáticas que me derem "nojo" dele. Foi difícil a leitura ,porque até termos noção da vida da Sofia ficamos em metade do livro e a leitura até flui quando se trata dela,mas quando é sobre ele fica extremamente chato.
Um ponto diferente de outras histórias sobre campos de concentração foi o fato de abordar a culpa que as vítimas sentiam do que por ventura fizeram pra sobreviver e como os outros as julgavam sobre isso,mas se trata do único ponto diferente a ser destacado.Sei que se trata de narrativa em uma época diferente mas pra mim não deu certo a leitura.

Samanta 10/10/2018

Ultimamente não venho tendo sorte com livros que ganharam prêmios.
Ultimamente não venho tendo sorte com livros que ganharam prêmios. Sempre acontece da leitura não me agradar. E esse foi o caso do livro em questão A escolha de Sophia.
O livro é ambientado nos Estados Unidos, em 1947, e é narrado, relembrando o passado, por Stingo, um sulista recentemente graduado, demitido de seu emprego e muda-se para uma pensão no Brooklyn, onde pretende passar alguns meses dedicando-se à Literatura e à composição de seu primeiro livro. Na pensão conhece o casal Sofia e Nathan, e acabam se tornando amigos.
Nathan Landau é um jovem carismático judeu, mas de temperamento instável e sua namorada Sophie Zawistowska é uma imigrante polonesa que sobreviveu aos horrores do campo de concentração em Auschwitz.
Embora ambos formem um casal apaixonado, Stingo acaba caindo de amores por Sofia. Ela, no entanto, nutre apenas uma grande amizade por Stingo, pois está muito envolvida em sua relação com Nathan, relação que é extremamente conturbada, devido à personalidade bipolar dele, chegando a ser agressivo.
Pouco a pouco Stingo vai ficando intimo dos dois e com isso descobrindo o plano de fundo da história da personagem-título, desde as experiências dela com a II Guerra Mundial até o porquê de ela se relacionar com Nathan.
A personagem Sofia é bastante complexa. Difícil compreender perfeitamente suas motivações. No decorrer do livro ela vai revelando fatos que não acontecerem realmente como ela tinha revelado antes. Tudo o que ela disse sobre sua vida no passado era totalmente ou parcialmente inventado. Isso causou em mim uma dúvida quanto confiar no que era tido por Sofia, pois se ela mentiu antes poderia muito bem está mentido agora.
Os fatos que ocorreram no campo de concentração foi a que mais me interessou no romance, a história sobre a relação de Sofia com seus filhos.
No mais a narrativa é bastante cansativa, com muitas descrições e diálogos que alongam o livro sem necessidade, composta pelas reminiscências de Stingo sobre seu passado no Sul e especialmente sobre suas experiências sexuais e a forma como seus dois amigos o acabam influenciando e dominando sua vida.
Por fim o livro demorou tanto para revelar qual foi a escolha de Sofia que já tinha adivinhado qual seria essa escolha e quando foi revelado não me emocionou tanto.
Mas no geral achei válida a leitura, trazendo reflexões sobre como a guerra vai além do sofrimento humano, sobre como ela altera as pessoas, desumanizando-as, as tornando egoístas.

1 | 2 | 3 | 4