4 de Julho

Maxine Paetro

Resenhas - 4 de Julho

ricardo_22 28/06/2012

Resenha para o blog OverShock
4 de Julho, James Patterson e Maxine Paetro, 1ª edição, São Paulo-SP: Arqueiro, 2011, 207 páginas

Em mais de 30 anos de carreira, o americano James Patterson vendeu mais de 230 milhões de livros e é autor de diversas séries que se tornaram um verdadeiro sucesso, como é o caso de Clube das Mulheres contra o Crime, uma de suas séries escritas em parceria com Maxine Paetro.
O quarto livro da série, intitulado 4 de Julho e lançado originalmente em 2005, é narrado em sua maioria em primeira pessoa pela tenente Lindsay Boxer, uma das amigas que compõem o Clube das Mulheres contra o Crime. Certa noite, após um dia cansativo, ela se encontra com as amigas em um bar e recebe um chamado de Warren Jacobi para participar da investigação de um crime que tem assombrado a cidade de São Francisco. Nisso, os possíveis suspeitos acabam apontando uma arma para os investigadores e a única saída vista por Lindsay é atirar. Fazendo isso, ela tira a vida de uma adolescente e deixa o irmão deficiente.
Apesar de ter atirado em legítima defesa, Lindsay tinha certo nível de álcool em seu sangue, também por isso é levada paro banco dos réus e fica impedida de trabalhar enquanto o julgamento não chegue ao fim. Ela aproveita as férias inesperadas para um descanso em uma pequena cidade e passa a acompanhar uma série de assassinatos que tem ocorrido ali. Como uma grande investigadora, não aceita e não pode ficar parada, por isso passa a trabalhar até que tudo seja resolvido, contando com a ajuda de Claire, Cindy e da sua advogada de defesa, Yuki Castellano.
Com a leitura de O Dia da Caça (Resenha), pude entender o motivo que levou James Patterson a esse sucesso indiscutível. Desde então, minha vontade de continuar devorando as obras do autor apenas aumentou, conforme as resenhas positivas apareciam dia após dia. A segunda oportunidade veio com mais um livro incrível e que tem a companhia da romancista e jornalista Maxine Paetro, que acredito dar o toque feminino nas personagens, já que as personalidades de todas elas são bem definidas, o que talvez uma mulher pode fazer com mais competência, apesar de se tratar de James Patterson.
Apesar de não ser o primeiro livro – o que em nenhum momento impede a leitura -, conhecemos aos poucos a história de todas as personagens, principalmente de Lindsay Boxer. A tenente tem uma personalidade forte, o que é característico em todas que trabalham na área, e se aproveita disso para conseguir descobrir as peças que faltam e assim formular as teorias que podem vir ajudá-la a desvendar a série de assassinatos.

Mais em: http://overshock.blogspot.com.br/2012/06/resenha-92-4-de-julho.html

Kleydison 23/02/2014

Meu primeiro livro do autor, gostei e quero descobrir mais. O livro de alguma forma prende a sua atenção, mas não sei o porque. Pra mim a questão é Amor ou Ódio pelo livro. Os personagens são bons, mas se perde muito no enredo paralelo.

Felipe Miranda 04/03/2014

4 de Julho - James Patterson, Maxine Paetro por Oh My Dog estol com Bigods
Como leitor tive a oportunidade de conhecer a narrativa de Patterson em romances e ficções infanto-juvenis, com sua escrita o autor já me fez chorar (O Diário de Suzana para Nicolas) e dar boas gargalhadas ( Escola: os piores anos da minha vida). Digamos que 4 de Julho firmou de vez minha admiração pelo James. Vamos combinar e aceitar que ele tem talento para escrever sobre absolutamente tudo. O Clube das Mulheres Contra o Crime acaba de ganhar mais um admirador.

A Tenente Lindsay Boxer, chefe do Departamento de Homicídios da cidade de São Francisco estava determinada a encontrar o canalha que havia matado dois adolescentes em um curto período de tempo nas últimas semanas. Quando um veículo suspeito é visto rondando as cenas dos crimes, o inspetor Jacobi não pensa duas vezes em chamá-la para ajudá-lo, porém o que seria uma simples averiguação, se torna uma perseguição em alta velocidade pelas ruas. O carro suspeito acaba sofrendo um acidente e ao constatarem que os dois adolescentes que dirigiam o veículo se encontram machucados, Lindsay e Jacobi não pensam duas vezes ao recolherem suas armas e tentarem ajudar os jovens marginais indefesos. Por um erro de procedimento totalmente aceitável, onde o extinto humano falou mais alto que a cartilha do dever policial, os dois acabaram sendo baleados por Sara e Sam Cabot.

Em legítima defesa, Lindsay acabou matando Sara e condenando Sam à cadeira de rodas pelo resto de sua vida. Agora o pai dos jovens está entrando com uma ação judicial acusando-a por homicídio culposo, abuso de força e má conduta policial. É mole? Enquanto a mídia arma um circo nada favorável e a população dividi-se em opiniões, Linday aguarda seu julgamento, onde será levada a júri para responder pelas acusações. Seguindo recomendações para afastar-se do caos, ela parte para Half Moon Bay, onde descansará com sua border collie Martha. Obviamente como todo policial de livros ela não consegue ficar longe de crimes ou de investigações por conta própria. A aparente pacata cidadezinha está sendo vítima de uma série de assassinatos intrigantes, famílias aparentemente de boa índole estão sendo assassinadas. Degoladas e chicoteadas. A assinatura bizarra remete a um antigo caso não resolvido de Lindsay que ela nunca esquecera. O Anônimo 24. Preciso dizer mais alguma coisa?

Ela vai atrás de pistas, usará toda sua influência de policial condecorada e seguirá no encalço do perigo sem medo algum. Sua única preocupação resume-se na batalha judicial que está envolvida. Disposta a descobrir quem está matando tanta gente, ela mergulha de cabeça no passado das vítimas e acaba descobrindo ligações interessantes. Ao mesmo tempo que faz novas amizades, incluindo um porco e uma linda garotinha. Paralelo a tudo isso vamos acompanhar os três criminosos escolhendo suas próximas vítimas, vamos entender o modus operandi e temer pela segurança de Boxer. Ela está futucando um ninho de vespas e mudanças de planos acontecem deixando tudo mais perigoso.

Para quem é fanático por julgamentos em tribunais, 4 de Julho é o livro para você. Os capítulos que narram as audiências são simplesmente alucinantes, o ritmo é tão frenético, me despertou tantos sentimentos, tanta angústia, não consegui largar até terminar a leitura, os capítulos são curtos e facilitam isso. A narrativa é na maior parte, em primeira pessoa, porém há capítulos em terceira, onde acompanhamos os assassinos agindo pela visão de um narrador de fora. Não me recordo de ler algum romance policial com mulheres protagonizando, é simplesmente outro clima. É mais leve e gostoso de acompanhar. O Clube das Mulheres Contra o Crime é composto pela Lindsay e outras três amigas que também fazem parte dessa estória, a advogada Yuki, a reporter Cindy e a legista Claire. Acredito que cada volume da série envolva um crime a ser solucionado por uma delas. Já deu pra sentir a personalidade de cada uma e é certo aguardar por fortes emoções. Não vejo a hora de ler o próximo! Há reviravoltas que lançam a trama para uma direção inesperada e o desfecho é magnífico. Patterson tem um dom nato para interligar ideias e ao virar a última página, praticamente cada personagem inserido na trama teve uma razão de existir. Incrível!

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/03/resenha-4-de-julho-james-patterson-e.html

Maria R. 10/04/2012

Adorei
Adoro a série "Clube da Mulheres contra o crime" e este não me decepcionou. É envolvente e, como vários leitores disseram, "as páginas viram sozinhas". Dinâmico e inteligente. Recomendo.

Thaic 12/04/2014

Em cima do muro
Em 4 de Julho temos Lindsay, respeitada policial que, depois de encarar mais uma cena de crime macabra, termina seu turno e comparece a sua usual noite-de-mulheres para tomar uns drinks. Mas recebe o chamado do parceiro para ajudar num caso em que os suspeitos se revelam dois adolescentes que se aproveitam da boa vontade dos policiais para tentar fugir, atirando nos mesmos enquanto tentavam lhes prestar socorro.

Processada pelos pais dos adolescentes, ela é afastada do emprego e se vê numa disputa judicial pelo próprio futuro. Mas o que deveria ser um tempo longe do trabalho se torna uma nova investigação quando Lindsay lê sobre assassinatos que tem acontecido na região, crimes muito parecidos com o primeiro no qual trabalhou; o assassinato de um jovem que ficou sem solução.

Não é um livro particularmente bom – ou ruim. Não é previsível demais, não é mal escrito, tem personagens fortes e coerentes. Mas não é ótimo. Achei meio confuso e um tanto quanto pretensioso. Eu nunca tinha lido nada do James Patterson antes, e quando li que ele era grande personalidade no campo dos policiais fiquei animada, mas não pude evitar achar o livro meio fraco.

Ainda assim me afeiçoei aos personagens; a cadela fiel de Lindsay, o namorado importante que aparecia de vez em quando, as pessoas atenciosas da cidade, o melhor amigo policial. Tudo é bem amarrado, não vi pontas soltas na história, e no final as justificativas até faziam algum sentido, mas não fui convencida pela história.

Talvez por que o livro faça parte de uma série e tudo meio que já está no ar e eu tenha sentido falta de uma história mais ampla pros personagens, mas não acho que esse tenha sido o ponto central do meu não-gostar-não-desgostar do livro. Não sei. Mas não se engane; li o livro todo de uma vez, sem fazer muito mais que algumas pausas estratégicas aqui e acolá. Prendeu minha atenção enquanto eu tentava achar o culpado, assim como Lindsay.

Fiquei assim, em cima do muro, e não sei se recomendo a leitura não. Não estou particularmente interessada nos próximos livros do Clube, ou nos anteriores, mas leria sem problemas se eu colocasse minhas mãos neles. James Patterson escreveu um policial razoavelmente bom, de leitura fácil e que apesar da falta da aura de mistério, foi bem conduzido. Não foi um livro que me conquistou, mas que cumpriu o prometido e valeu minha leitura.

E foi isso.

site: http://www.treslapis.com/2012/05/4-de-julho-james-patterson.html

Douglas 10/05/2014

4 de Julho
"4 de Julho" é o primeiro livro que eu leio do James Patterson.
Confesso que eu me surpreendi com a forma simples e ágil que o autor escreve.
Uma história que flui muito bem, com capítulos bem curtos (146 capítulos em 207 páginas) que eu só não terminei em um único dia por falta de tempo.

Como dito na sinopse, a Tenente Lindsay Boxer, em legitima defesa, atira em dois adolescentes durante uma perseguição policial. Mata a menina e deixa o rapaz tetraplégico e acaba processada pelo pai desses adolescentes, indo a júri popular.
Enquanto aguarda o julgamento, vai até Half Moon Bay, onde fica a casa da irmã dela, para passar alguns dias longe do furor da mídia, mas a pequena cidade está sendo palco de alguns assassinatos, que Lindsay decide investigar.

A contracapa diz "com ajuda das amigas Claire e Cindy nas investigações", mas a verdade é que Linday faz a maioria das investigações sozinha. (Será que este povo que faz a contracapa lê o livro?)

Quando eu li a sinopse, achei que as histórias acabariam se cruzando no decorrer do livro, mas as histórias acabam sendo paralelas, sendo o julgamento uma história e os assassinatos em Half Moon Bay outra história.

O que mais me chamou a atenção, é que eu achei que esta seria uma história previsível, por tratar-se de uma série, mas o fato é que eu acabei surpreendido com o desfecho do livro, o autor conseguiu enganar-me direitinho. As aparências enganam.

Todos os personagens são bem desenvolvidos, tendo uma verossimilhança bem interessante.

O livro foi barato, eu paguei R$8,91 em uma promoção do "Submarino", então é possível que muitas pessoas queiram dar este livro de presente a alguém.
Por isso, eu preciso comentar o seguinte:
O livro tem insinuações de sexo, claro que nada muito detalhado e nada muito diferente do que a televisão muitas vezes apresenta, mas se você vai presentear uma criança, deve tomar algum cuidado com isso.
Há também violência no livro, como detalhes de como os personagens morreram, então, talvez uma pessoa mais sensível não se agrade com isso.
Eu não tenho nenhum problema com leituras deste tipo, apenas estou citando a titulo de observação.

A editora "Arqueiro" fez um bom trabalho. As paginas não refletem luz, as margens estão boas, só a letra poderia ser um pouquinho maior, mas como um todo, o trabalho da editora é bom.
Só há um errinho na página 166, capitulo 115: "Liguei DO CELULAR para o posto de Keith COM O CELULAR(...)" falha de atenção do pessoal.
E a editora colocou no final do livro, trechos dos livros "O 5º Cavaleiro" e "O dia da caça"... Droga, eu li os trechos e fiquei curioso, vou ter que comprar estes livros... hehehe..

Pra finalizar, eu achei os capítulos 135 e 136 um pouco contestáveis, considerando que Allison Brown tem apenas 8 anos, mas eu me diverti tanto com o livro, que vou fazer "vista grossa" para este detalhe.

Bom, é isto.
Se você gosta de histórias sobre investigações policiais, não deixe de ler "4 de Julho", vai lhe garantir bons momentos de diversão.

Eu recomendo.

Um abraço e meu respeito a todos.

CGarrido 13/07/2014

A versão do livro que li foi da cortesia do site Free-ebooks.net. Mais um bom livro policial, onde a personagem principal do livro cativa o leitor do início ao fim. O livro não esfria o ânimo em momento algum e seus curtos capítulos tornam a leitura rápida e provocam aquela vontade de ler só mais um pouquinho, mais um pouquinho e assim vai. Li bem rápido este livro, ainda mais contando com a ajuda do mais novo amigo Kindle. Recomendo para quem gosta do gênero e deseja um entretenimento.

Ana Paula 15/10/2014

Este foi o segundo livro de James Patterson que eu li, o primeiro foi Os assassinos do cartão-postal que eu gostei muito. 4 de julho pertence a série Clube das Mulheres contra o crime. Como eu não li os três primeiros, fiquei um pouco perdida com a origem do tal "clube". Mas acredito que foi só esse o prejuízo na leitura por não ter lido o inicio da série.

4 de julho parte de um drama profissional e pessoal da tenente Lindsay Boxer. Ao perseguir um carro suspeito, os dois ocupantes do veículo sofrem um acidente e por um erro de avaliação da tenente e seu parceiro, eles tem a oportunidade de atirar nos policiais. Ao se defender, Lindsay mata um e fere o outro. O maior problema? A garota tinha 13 anos e seu irmão 15! Enquanto aguarda o processo judicial que a família dos adolescentes move contra ela, a tenente se refugia na casa da irmã em Half Moon Bay. O que deveria ser umas férias, acaba com Lindsay envolvida na investigação de uma série de crimes que estão apavorando os moradores da cidade.

4 de julho foi uma leitura gostosa e rápida. Na quarta capa tem a frase "As páginas viram sozinhas" e James Patterson para mim é assim mesmo. Sabe aquele livro que você tem que ver o que vai acontecer na sequência? É assim.
No começo foi um pouco mais lento, mas depois que engrenou foi difícil de largar. A trama é bem construída, os mistérios vão nos intrigando e os personagens são interessantes.
Ahh... voltando ao Clube das Mulheres contra o crime, pelo menos nesse livro não vi uma atuação marcante das companheiras de Lindsay. A policial é quem está a frente de toda a trama e suas amigas fazem aparições sutis.

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br

Fernanda | @psiuvemler 27/03/2015

Um presente perfeito
Bom, eu ganhei este livro de aniversário de uma amiga que já foi citada aqui no blog como a melhor, a Lara. Confesso que, quando o ganhei, achei que não fosse gostar muito da história, pois a capa não chamou muito minha atenção. Se ela estiver lendo isso, espero que não me mate. Mas um dia depois de tê-lo ganho, eu comecei a ler e, de início, me interessei. Quando ganhei, ainda estava no início da minha coleção, então não havia lido obras de suspense. Eu ainda não li os outros livros da série, mas estou louca para comprar todos.

O livro inicia com um caso de homicídio. Lindsay Boxer é uma tenente, Chefe do Departamento de Homicídios da Polícia de São Francisco que, juntamente com seu parceiro, o inspetor Warren Jacobi, precisa passar por um julgamento que a acusa por má conduta profissional.

Em uma noite qualquer, depois de um longo dia de trabalho, a tenente vai para um bar se encontrar com suas amigas, Claire e Cindy. As três compões o Clube das Mulheres contra o Crime e também são melhores amigas. Neste grupo, também havia a amiga Jill, mas neste suspense ela não estava mais entre as outras três mulheres.

Depois de beber duas taças de margarita com as amigas, Lindsay recebeu uma ligação de Jacobi, que dizia ter encontrado o carro suspeito visto no local de um crime. Abrindo mão de seu restante de noite de folga, ela se encontrou com o inspetor, perigosamente ignorando o fato de que havia bebido. E é isso que a levará ao julgamento.

Uma longa perseguição se iniciou e, depois de um tempo, o carro perseguido perdeu o controle e a tenente conseguiu alcançá-los. Os dois adolescentes que estavam no carro, vendo-se em apuros, sacaram as armas que carregavam e deram disparos na direção dos policiais assim que encontraram a oportunidade. Em busca de defesa, a tenente atira de volta, sem realmente pensar nas consequências. Isso resulta em uma garota morta e um menino invalidado.

Enquanto ela aguarda o julgamento, Lindsay resolve passar um tempo na cidade Half Moon Bay, já que seus serviços como policial haviam sido dispensados enquanto as audições não fossem concluídas. Na cidade, ela fica sabendo de crimes brutais que vêm acontecendo com grande frequência. Chamando novamente as amigas, a tenente começa a investigar esses crimes e descobre que, de alguma forma, eles têm ligação com um caso não solucionado de 10 anos atrás. Nada disso é spoiler, não se preocupem.

No início da história, talvez a leitura seja um pouco confusa, pois o autor mistura propositalmente os dois casos: o julgamento da tenente e a investigação em Half Moon Bay. Mas nada que não se resolva no final.

O que mais gostei na obra foi que, mesmo a tenente Boxer reconhecendo seu erro, ela não se mostrou, em momento algum, intimidada ou abalada perante os acusadores. Lindsay confiou em seu trabalho e colocou a vida e a carreira nas mãos dos amigos e da advogada que a acompanharam nesse caso. Também admirei bastante a amizade da policial com seu animal de estimação, a cadela Martha, também sua melhor amiga e companheira.

O livro pode ser colocado no gênero romance pelo relacionamento que a personagem principal tem com Joe Molinari. Mesmo ele aparecendo raramente na história, resolvi citá-lo aqui. Devido seu trabalho, Joe quase nunca recebia folgas e, portanto, não podia visitá-la com a frequência que desejava.

"Virei a cabeça com dificuldade para a direita e enxerguei aquele rosto lindo. Ele estava com a barba por fazer e suas pálpebras pesavam de cansaço e preocupação. Ainda assim, meu coração disparou ao ver Joe Molinari."

Infelizmente, por tê-lo lido há muito tempo, eu não tenho muito o que falar sobre esse livro a não ser que amei. É realmente um perfeito suspense. Toda a tensão da perseguição, do ato e do julgamento te prendem em uma leitura que flui facilmente. Se você tiver a oportunidade de ler 4 de Julho, agarre essa oportunidade, pois não irá se arrepender. E, se você já leu, deixe seu comentário dizendo o que achou.

site: http://imperio-imaginario.blogspot.com.br/2015/02/resenha-4-de-julho.html

Lili 22/02/2012

Eu sou suspeita pra falar de livros policiais, já que sou fã confessa deles. Portanto 4 de Julho para mim foi ótimo. Capítulos curtos que não me deixavam largar do livro. Um suspense de matar, e qual foi minha surpresa ao não conseguir descobrir quem era o assassino! Normalmente eu consigo descobrir, mas desta vez fiquei a ver navios. Amei a história! Recomendo para quem é fã como eu de romances policiais!

Nat 06/11/2015

Esse livro tem duas histórias centrais: o julgamento da tenente Lindsay, que matou uma adolescente e deixou o irmão dela tetraplégico quando eles reagiram a uma perseguição policial, e uma onda de assassinatos que está acontecendo na cidade de sua irmã, onde ela está passando um tempo até a conclusão do julgamento. Esses assassinatos estão ligados a um antigo caso seu ainda não solucionado. O desenrolar da história é bem dinâmico e o desfecho interessante, uma vez que uma das pessoas responsáveis pelos crimes é bastante improvável. Já o desfecho do julgamento é bem provável. Gostei do livro.

Leila 27/11/2015

Este livro é o 4º da série Clube das Mulheres Contra o Crime e foi escrito em parceria com Maxine Paetro.

Diferente dos outros livros de Patterson, temos uma mulher como protagonista. Mas não é qualquer mulher, é uma policial muito competente e corajosa.

É um suspense policial bom, parecido com vários que li. O diferencial deste livro é que acompanhamos duas tramas paralelas na vida da policial Lindsay: o seu julgamento e a investigação dos assassinatos em série. Boa parte do livro se passa em um tribunal, então, para quem gosta, é um prato cheio. Gostei muito porque a história traz dois elementos interessantes: o julgamento e a investigação dos assassinatos.

Lindsay é uma pessoa de bom caráter, que valoriza as amizades e gosta dos animais. Tem uma cachorrinha e está tomando conta da porquinha de estimação da irmã (essa é a parte fofa da história!). Também tem o Joe, por quem ela é apaixonada. Ele aparece pouco, mas é um cara legal.

Sobre os assassinatos, logo o leitor descobre que não é apenas um assassino, mas sim, três. Desconfiei de várias pessoas da cidade. Acertei dois dos assassinos, mas errei o terceiro. Fui surpreendida com a revelação final!

Gosto quando um livro consegue me surpreender. Acho que todo suspense deveria conseguir isso. Fiquei curiosa para ler os outros livros da série.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Priscilla 02/12/2015

Resenha 4 De Julho
Esse e o quarto volume da série clube das mulheres, Posso dizer que esse foi o primeiro livro, do Autor James Patterson eu comprei ele porque vi na promoção, pena que não tinha o restante.Gostei bastante do livro apesar de não ter lido os outros 3 Volumes, Posso dizer que fiquei um pouco perdida sim, nada que tenha interferido era mas para conhecer mas sobre o clube das mulheres, mas pretendo ler muito em breve.
Lindsay Boxer é uma policial exemplar, chefe do departamento de homicídios da polícia de São Francisco. Ela já solucionou inúmeros casos difíceis ao lado de suas amigas, Claire Washburn legista e Cindy Thomas, jornalista.

Porém, um dia Lindsay está tomando drinks com suas amigas quando recebe uma ligação de Jacobi. Ele acaba de localizar um veículo suspeito, que estava na cena de um crime em que ela está trabalhando.

Se inicia então uma perseguição policial que acaba na morte de uma adolescente.
Lindsay então se vê no banco dos réus, respondendo por abuso de força policial. Lindsay se ver afastada do departamento, e resolve então passar um tempo na casa de sua irmã. O que ela não esperava que na cidade que sua irmã mora esta acontecendo, vários assassinatos e ela acaba descobrindo que esses assassinatos tem a ver com um que aconteceu a 10 anos atras. Um caso que ela lembra ate hoje que para ela pode manchar sua carreira.

Achei a leitura bem gostosa e fácil o Livro e fininho, os capítulos curtos e uma leitura prazerosa o leitor fica sempre querendo saber quem é? o que vai acontecer?, eu particularmente gostei bastante da Lindsay! achei ela uma personagem super forte.