Química Perfeita

Química Perfeita Simone Elkeles




Resenhas - Química Perfeita


297 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Bia 09/02/2017

Surpreendente
Química Perfeita foi aquele livro que não sabia nada, e sem espera, já estava no final do livro. Cativante, e apaixonante. Você viver cada emoção dos personagens.
comentários(0)comente



Rafa Oliveira 04/04/2012

Química Perfeita - Simone Elkeles (Que livro lindo!)
Minha expectativa com esse livro era enooorme!! Até mesmo porque demorei muito para comprá-lo porque não o encontrava em lugar nenhum. Até que finalmente, depois de tanto tentar, consegui comprá-lo. Então imagina como estava ansiosa para lê-lo. Até mesmo porque vim de uma leitura muito pesada e forte e precisava de algo pra relaxar. “Quimica Perfeita” caiu como uma luva.

Talvez por causa da expectativa que eu criei, fiquei um pouco decepcionada no começo do livro, porque achei bem fraquinho já que estava clichezinho demais. Mas foi um livro que se mostrou bem mais do que me parecia ser.

Simplesmente me encantei com Brittany ; a garota branca da zona sul, rica, linda, super popular no colégio, líder de torcida que namora o jogador de futebol da escola, blá, blá, blá, mas que por outro lado tem um coração enorme, onde é muito dedicada à irmã doente. Toda essa aparência que Britt faz questão de manter intacta não passa de uma defesa, uma máscara onde ela simplesmente pode esconder de todo mundo os problemas que enfrenta dentro de casa.

Já Alex é o mexicano da zona norte, durão, pobre, que faz parte de uma gangue violenta. É extremamente lindo e sexy, e assim como Brittany, pensa na família em 1º lugar e tudo o que mais quer é protegê-los. Me apaixonei por ele!

Brittany e Alex descobrem, através da parceria nas aulas de química, que por trás de toda essa diferença eles têm mais em comum do que se imaginava. E é isso que faz nascer o amor entre eles, quando um vai descobrindo um mundo em que o outro vive, surgindo assim também os desafios da diferença cultural, financeira e os preconceitos que deverão enfrentar.

Enfim, o livro retrata o amor de verdade, que não deixa dúvidas quanto ao sentimento que um tem pelo outro. Não é um romancezinho meloso. É um livro lindo que me emocionou muito porque mostra o lado do amor, mas também o lado da dificuldade em fazer com que ele supere. Ou seja, um amor real.

Que livro lindo!!
comentários(0)comente



Livs 21/12/2012

Adorei *-* {literarioecultural.blogspot.com}
Li Química Perfeita em dois dias e adorei! Para ser muito sincera, o livro não tinha chamado muito a minha atenção, então tinha deixado ele de lado, mas minha amiga leu, amou e disse que eu tinha que ler logo! Então eu li, ou melhor, devorei a história. :D
Em Química Perfeita conhecemos a história de Brittany Ellis e Alejandro Fuentes, duas pessoas completamente diferentes e ao mesmo tempo tão... parecidas, que tem mais em comum do que podem imaginar.
Brittany é a garota perfeita! Com roupas perfeitas, amigos perfeitos e aparência perfeita. No começo do livro, ela já faz questão de deixar toda essa perfeição, clara. Ela é líder de torcida e namora Collin, o capitão de time de futebol e juntos, eles formam o casal de ouro do instituto Fairfiel; Brittany é de uma família muito rica e rígida que fazem de tudo para manter uma imagem de família perfeita , apesar da verdade ser completamente diferente...

Alex Fuentes é O BAD BOY! Garoto com cara de mau, frio, não se importa com nada, é membro de uma gangue da pesada em seu bairro, assusta todos por onde passa e faz de tudo para manter essa imagem de “perigo, afaste-se” estampada em seu rosto. Ele vem de uma família de mexicanos que vieram para o EUA em busca do “sonho americano”, mas a realidade foi outra e aconteceu de uma forma trágica; seu pai também entrou em uma gangue assim que se mudou para a zona sul, com o objetivo de manter sua família protegida, mas acabou sendo morto quando Alex tinha apenas seis anos, esse fato fez com Alex amadurecesse muito rápido e assumisse a posição de homem da casa assim que faz dezoito anos.

“Se alguma coisa eu aprendi, é que ninguém está aqui para sempre, Você tem que viver o momento, a cada dia, todos os dias… Viver o aqui e o agora.”

O destino desses dois se cruza na aula de química, quando a Sra. Peterson – com sua política de tolerância zero – resolve reorganizar os lugares dos alunos e as duplas em ordem alfabética, assim Alex e Brittany acabam sentando juntos como parceiros de química pelo resto do ultimo ano. O embate entre os dois já começa nesse primeiro dia de aula, a professora pede que cada parceiro observe, escreva e apresente o outro para o resto da turma, e aí, já começamos a ver as faíscas voarem entre esses dois.

Continue Lendo: http://literarioecultural.blogspot.com.br/2012/12/resenha-quimica-perfeita.html
comentários(0)comente



Bea 04/01/2013

Esteja certo ou errado, lute pelo que você acredita...
Cara, eu realmente amo histórias que envolvem colégios norte-americanos rs, e essa é uma história realmente linda. É o típico romance adolescente, cheio de fantasmas relacionados ao futuro, amor, família, amigos, sexo... No livro Brittany Ellis sofre com a pressão de seu namorado Colin, que a deseja e quer fazer amor com ela, porém, a menina ainda não se sente preparada para isso, fato que muitos autores insistem em abordar, apesar, de sabermos que no mundo real isso já não acontece com tanta frequência. E bem, não há nada de errado em ser a "última virgem". haha
Em seu último ano no instituto Fairfiel, Brittany é a loira linda, de olhos azuis, corpo perfeito, líder de torcida, namorada do capitão do time de futebol do colégio, desejada por todos os meninos e invejada pelas meninas, bate de frente com Alejandro Fuentes um mexicano, membro de uma gangue, temido por todos, quente ao extremo despertando o desejo até mesmo de "patricinhas intocáveis". Mas qual seria a graça se a metade dessa descrição não fosse uma farsa, uma máscara, fachada usada por ambos para não terem que mostrar o seu verdadeiro eu? Tudo é um jogo de aparência. Brit é tão perfeita quanto Alex é um Bad Boy.
Dois jovens que tem que lidar com aquilo que desejam ser e o que os outros esperam deles, lutando contra o medo de se mostrarem sem suas máscaras, de machucar quem amam e, principalmente, de ser machucarem. Há um longo caminho até eles admitam aquilo que sintam, até que aceitem que salvação para eles é se unirem e usarem o amor que sentem um pelo outro. Em um mundo como o nosso, onde as aparências é tudo o que importa é difícil não se identificar com essa história e ignorar que tudo que Simone Elkeles escreve realmente acontece todo o tempo conosco.
As vezes é muito complicado nos livrarmos de nossas amarras e admitirmos para aqueles que nos rodeiam que já somos adultos o suficiente para cometermos nossos próprios erros. Esse livro, em minha opinião, traz a tona os desejos de lutar pelos nossos sonhos mesmo que eles pareçam impossíveis. Alex e Brit são exemplos disso ao enfrentarem família, amigos, inimigos, a morte, tudo por seus sonhos.
Realmente adoro a forma como Simone escreve é simples e de fácil compreensão. Livro mais que indicado, estou louca pela tradução dos outros dois livros dessa trilogia, e pelo que li não irei me decepcionar.
comentários(0)comente



Tamy 12/01/2013

Mais do mesmo
Pensei que o livro traria algo de realmente surpreendente na história. Não trouxe.

Tirando o fato de que Simone Elkeles, como algumas outras autoras, conhecem bem essa história de escrever sobre situações e personagens possíveis, nesse livro a realidade dos personagens ficou um tanto forçada. Tudo era previsível, a cada cena eu pensava "agora vai acontecer isso" e lá estava o cara durão sendo uma manteira derretida, fazendo o que 'tem que fazer', a mocinha sofrendo com a vida perfeita que não é perfeita.

Acredito que pelo estilo de narrativa o livro seja capaz de prender o leitor, mas definitivamente não é pela originalidade da trama, ainda que a situação social dos personagens explorada pela autora seja rara.

Leitura rápida, leve no que é possível, um pouco clichê e previsível, me pareceu apenas mais do mesmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diana Canaverde 25/01/2013

Mais que uma química perfeita!
Autora: Simone Elkeles
Trilogia: Química Perfeita
Editora: Underworld
Páginas: 307
Lançamento: 2011

Sinopse: Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam? (Sinopse retirada do skoob)

Quero começar essa resenha dizendo que foi um dos melhores livros de romance que li, em minha opinião em 2012.

Falar dos personagens principais com todas as suas diferenças nos leva a crer que tudo pode mudar se queremos e nos disponibilizamos para isso. Esse romance mexeu comigo de uma maneira inesperada, consegui ver cenas lindas em minha imaginação e consegui sentir a sensibilidade de como os personagens lhe davam com suas questões pessoais internas e aparentes.

"Sou capaz de concordar com qualquer coisa, só para ver você sorrir desse jeito." Pag 241.

Alex Fuentes!!! - Omg os Alex me perseguem! Esse em especial é um garoto aparentemente comum, mexicano (caliente) que luta a todo custo pelo bem estar de sua família, ele frequenta uma gangue e no lugar onde mora as suas localidades são divididas entre a parte que vivem as gangues e a parte onde vivem a alta sociedade, mas quase todos se encontram enfim na escola. Mas Alex desde a morte de seu pai, que também era membro da gangue se viu obrigado a se tornar o homem da casa muito cedo, impulsivo, sexy, as vezes metido e aparentemente arrogante em algumas situações, mas no fundo é um garoto que só quer crescer e fazer uma faculdade e sair dessa vida de gangue.Eu me apaixonei completamente por seu personagem, quente e envolvente.

"Será que é cientificamente possível uma pessoa viciar-se em outra?" Pag. 175.

Brittany Ellis... A típica patricinha de família rica, que se importa apenas com a sua imagem e perfeição, vive em um mundo de sonhos e aparências, mas ninguém sabe o que se passa em seu íntimo, em sua vida em particular, dentro de sua casa, com uma irmã deficiente, uma mãe paranoica, e um pai ausente, o que seria de sua vida? O que a levou a querer viver em cima dessa fachada de perfeição? E o que pode acontecer com o encontro de uma pessoa perfeita com um mexicano sexy , mas membro de uma gangue?

- Você poderia tirar a roupa e mergulhar,nua. Ficarei montando guarda e não deixarei ninguém entrar.
Ela caminha para mim,segurando firmemente a vara entre os dedos.
- Você bem que gostaria disso,não é?
- Ah,claro – respondo,confirmando o óbvio. – Mas espero que você não esteja usando aquelas calçinhas imensas como a da vovó...Se estiver,vai acabar com a minha fantasia.
- Para sua informação,elas são Pink...de cetim!E já que estamos trocando informações pessoais,você usa cuecas do tipo shorts ou sunga?
- Nenhum dos dois. Deixo meu sexo livre,se é que você me entende.
Não é bem assim. Mas Brittany terá de imaginar por si mesma.
- Que coisa mais vulgar,Alex.
- Não despreze, antes de provar.
É o primeiro livro de uma trilogia, mas cada livro conta a história de um personagem diferente. Então fiquem tranquilos que o livro tem final.
Os livros seguintes - Rules of Atracttion e Chain Reaction - vão contar as histórias dos irmãos de Alex: Carlos e Luis.

"Ameeeeiiiiii... Um romance dramático e cheio de quimica, fogo, paixão... Alex que mexicano é esse.... Brittany... me fez ter outra visão de como as pessoas são de verdade. "Os planetas do sistema solar finalmente se realinharam." Essa frase me marcou... Sinceramente... me senti em um roteiro de filme, imaginando os olhares, as cenas e todo o aspecto da história onde as diferenças são fortes e predominantes, mas que o amor pode mudar tudo e que realmente por mais encrencado que você esteja tudo depende inteiramente de suas escolhas... Química Perfeita... quem gosta de romance eu recomendo inteiramente... Ameiii"
comentários(0)comente



Bela 27/12/2014

Um BadBoy latino... mui caliente
Química Perfeita. Autora: Simone Elkeles. Editora: Underworld. Páginas: 307.

Brittany Ellis é a linda lider de torcida, loura, de olhos azuis, rica, e cobiçada por todos os garotos da escola. Mas a verdade é que nem tudo é perfeito na vida da princesinha, ela não tem um relacionamento muito bom com as pais, sua mãe é obcecada por aparências e é isso que ensinou à Brit, a ser perfeita. Seu pai, não é nada presente e ela ainda possui uma irmã mais velha, Shelley, que é especial.

Por outro lado, conhecemos Alejandro Fuentes, membro de uma gangue mexicana chamada Sangue Latino, que domina o tráfico da região. Ele estuda no mesmo colégio de Brit, mas tem seus próprios dramas. Perdeu o pai com apenas seis anos e tomou a responsabilidade de cuidar da sua família, sua mãe e seus dois irmãos. Ele faz isso como pode, assim deixa a vida levá-lo mesmo sabendo que não há muito futuro nas decisões que tem tomado, seu consolo é que possa impedir seus irmãos de seguirem pelo mesmo caminho.

" - Acho que todos nós temos problemas. Eu, por exemplo, tenho uma coleção de demônios que fariam inveja a um filme de terror."

A história dos dois se cruza quando a professora de Química, Sra. Peterson coloca os dois para trabalharem juntos na turma, eles seriam parceiros até o final do ano e precisariam desenvolver um projeto em conjunto. Surge então uma aposta ( + clichê?) de que Alex conseguiria dormir com a fera, que até então só tinha lhe dado patada. Ele então começa seu plano de sedução, mas não encontra exatamente o que esperava, porque ninguém é exatamente o que tenta mostrar. Alex começa a enxergar a verdadeira Brittany e gosta do que vê... Mas isso contradiz tudo o que ele é.. Os dois são extremamente divergentes, não só vivem em lados opostos da cidade, mas tem mundos completamente diferentes.

A autora nos mostra uma realidade repleta de pré-conceito, violência, discriminação e desigualdade social. Ainda abordou temas como sexo na adolescência, drogas e deficiência. Esses assuntos além de dar movimento à história, faz a gente pensar um pouco na sociedade em que vivemos. Porque infelizmente, vemos discriminação em todo lugar, se lá nos EUA são com latinos, aqui no Brasil são com os afrodescentes e isso não está certo. Mas, apesar de toda essa trama, não consegui me livrar da sensação de clichê e eu vivia me lembrando dos filmes da sessão da tarde enquanto lia o livro rs...

" - Com o tempo, a gente aprende a bloquear a dor. Quero dizer... Você sabe que a pessoa se foi e tudo mais. A mente continua confusa e você vive numa espécie de atordoamento geral. Então a vida vem e atropela tudo, inclusive a gente, com a sua rotina. Temos que seguir em adiante. Não há outro jeito."

Gostei do livro, mas não achei nada muito óh, foi uma boa leitura. Todos personagens são bem marcantes e cheios de personalidade, gostei disso. Mas Alex e Brit tiveram aquilo que muitos resenhistas chamam de amor instantâneo, em menos de vinte dias já estavam um morrendo pelo outro, se você não se importa com isso e gosta clichês é uma boa pedida. ;) Parece que esse é o primeiro volume de uma trilogia sobre a família Fuentes, fiquei curiosa com os outros livros, mas não é aquele desespero todo, lerei se tiver oportunidade. ;) #FicaaDica

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/
anny 11/01/2015minha estante
Nunca li,mas pretendo ler em breve!!!Sempre tem que ser aula de Química em?Mais clichê impossível!!!




Laine 28/12/2014

Leitura arrebatadora.
Esse livro foi uma experiência inédita pra mim: leitura voraz e viciante. Só que a autora correu muito em alguns assuntos abordados nas 50 páginas finais. Um clichê new adult pra quem gosta de romances desse estilo. Diferente pela forma que é contada, a história de uma garota rica perfeitinha se apaixonando pelo cara pobre pertencente a uma gangue prende pela alternância das visões dos protagonistas. Gostei bastante.
Daiane567 29/12/2014minha estante
Estou doida por esse livro! rsrsrs...bjs


Carol O. 29/12/2014minha estante
Estou doida por esse livro,Vc vai trocar ele ?


Laine 29/12/2014minha estante
Olá meninas. Eu adorei esse livro. Por enquanto, não vou trocar ele.
Bjs =D


Laine 29/12/2014minha estante
Daiane, nessa linha de romances New Adult, o meu favorito


Laine 29/12/2014minha estante
Carol, procura o Easy da Tammara Webber. Eu amei a leitura. Também muito bom. =D


Cecília 04/02/2015minha estante
Oi meninas! Vocês sabem onde encontro este livro?
Tem muito tempo que quero ler....


Paola 04/06/2015minha estante
Eu tambem estou atras e nao encontro o livro em lugar nenhum




Ana Carolina 08/03/2015

um bom livro.
Não é nenhum livro extraordinário. Achei mais um livro tipo sessão da tarde sabe. Mas é um livro muito gostoso de ler. um romance sessão da tarde, mas nem por isso deve ser menosprezado. acho que é uma boa leitura.
comentários(0)comente



Rosi.Ribeiro 20/07/2015

Esperava mais...
Não me prendi muito na estoria.... embora tenha corrido para terminar o livro... Achei que a estoria de Alex foi de superação, por amor ele melhora, enfrenta a vida que leva, sem medo... Dá a volta por cima...
Brittany é uma moça rica, tem tudo na vida facil, embora viva de aparêcias.... mais se apaixona de uma forma arrebatadora por Alex... mundos diferentes, ele é de uma gangue super perigosa, ela vive na parte rica da cidade....
essa é a estoria tipica onde o amor vence barreiras de culturas, classes sociais, preconceitos...
Achei que alguns personagens poderiam ser mais explorados...
Enfim, livro bom... mas não me impressionou...
comentários(0)comente



Pry Weslley 20/07/2015

Química perfeita #simplesmenteperfeito#
“A história sempre pode mudar”
Brit é uma garota sensível, linda e rica, e principalmente cobiçada por todos. Apesar de tudo isso, ela não é feliz, pois tem uma irmã de 21 anos e que sofreu uma paralisia cerebral e por esse motivo vive debaixo de pressão de sua mãe pra ser a “garota perfeita”, já que sua irmãzinha nunca será. Britt não se importa muito com aparecias mais sua mãe tenta passar para as pessoas que sua “ família “ tem uma estruturada solida e que são a família feliz....
Mais a historia muda quando ela se depara com Alex... um Bad boy, sedutor e de família pobre que possui um passado que o assombra . Não bastando os problemas que a vida lhe empós ele participa de uma gangue por nome de “sangue latino” , crente que isso trará segurança para sua família . Alex não possui perspectiva diante de tantos problemas mais isso muda quando Britt se torna sua “ parceira de química” na escola.

O que eu achei?
A historia e envolvente com muitos momentos felizes ,divertidos mais principalmente momentos tensos e triste... os personagem não são chatos ,Britt é uma patricinha sem frescura e Alex é o bad boy . é um romance divertido e de ótimo entendimento é um ótimo New Adult.
O tema principal é sobre preconceito, seja de raça, nível social, ou até mesmo preconceito por doenças etc.
Mais a principal lição de vida é : superação, não importa o tamanho do seu problema, se o mundo é contra você enfrente ele com cabeça erguida. Se cair , se fraquejar levante-se novamente...somos humanos e mesmo querendo fazer o certo, estamos propicio a errar.
Eu super. Recomendo
comentários(0)comente



S. T. 23/07/2015

Bom
Não é um livro espetacular, mas tem o seu mérito. É um clichê positivo, a escrita não é o seu ponto forte, remete a uma escrita um pouco adolescente. Os personagens acabam por ser cativantes e a leitura é leve, o livro flui bem e não fica cansativo.
comentários(0)comente



Katia 31/07/2015

mocinho fora da lei,mocinho pobre x mocinha rica,
Me senti assistindo aqueles filmes de sessão da tarde, tipo patricinhas de Beverly hills, ou aqueles filmes com a Lindsay Lohan, Amanda Bynes, Hillary Duff, ou algo do gênero, o livro é para o público adolescente, só eu não sabia, descobri o livro por acaso numa comunidade do face, as meninas maravilhadas, resolvi ler, sem saber que o livro era para o público adolescente, nada contra, se o livro é bom, tanto faz o gênero, o livro é legalzinho, mas não arrebatador.
Faltou sustância, liga, algo, eles são dois jovens de 18 anos, mas se comportam como adolescentes de 14 anos, ela linda, jovem, rica, líder de torcida, invejada, maravilhosa, branca, e ... perfeita (pelo menos na aparência, pois detrás da sua fachada de perfeição, existiam muitos problemas). Já vi esse filme antes, e vi mesmo, na sessão da tarde, só não lembro o nome do filme, mas já vi vários.
Ele, pobre, mexicano, marginal (não é que ele era marginal mesmo?), não matava, não roubava, mas era aviãozinho, andava armado, era briguento, tatuado, marrento, membro de uma gangue, verdadeiro bad bad bad bad boy.
Esse improvável casal que estão no 3º ano, do ensino médio, gente, quando terminei meu 2º Grau realmente era adolescente, 18 anos não é um pouco tarde para o 2º Grau? Enfim... esse jovem casal que não se suportam, se odeiam, afinal uma patricinha rica, linda e branca e um marginal, moreno, mexicano, e pior de tudo... pobre de marré de si! não se misturam, mas são obrigados a conviverem lado a lado durante a aula de química devido a imposição da professora que resolve formar duplas para entrega de trabalho no final do curso..
E nessa convivência, mesmo sem querer são obrigados a se mostrar um ao outro, as máscaras caem, o verdadeiro eu aflora, e o preconceito que sentem um pelo outro, acabam por ruir por terra aos poucos.
Mas.... achei algumas coisas tão bobas, tão surreais, algumas coisas não se encaixavam, deixando o romance um pouco sem graça, e meio bobo.
Duas coisas que gostei no livro, gostei do epílogo tantos anos depois, achei diferente.E também da autora contar a história sob o ponto de vista dos dois, a cada capítulo.
comentários(0)comente



Dany 07/08/2015

Química Perfeita
Talvez se eu tivesse lido esse livro assim que comecei a ler resenhas dele pelos blogs – uns 3 ou 4 anos atrás – teria amado. Não que eu tenha odiado a história, não é nada disso, mas não foi tudo aquilo que eu esperava. Acho que devido a tantos livros que li nesse estilo que fica tudo muito clichê, muito previsível, muito bobo e cheio de dramas adolescentes.

Brittany Ellis é uma patricinha que tem a vida "perfeita", com pais ricos, com notas boas, com um namoro invejável. Já Alex Fuentes é totalmente o oposto, membro de uma gangue, todos tem medo dele, com uma reputação muito mal. Os dois nunca tinham trocado sequer uma palavra até que na aula de química a professo muda todas as duplas e Brittany e Alex acabam tendo que trabalhar em um projeto é e ai que tudo começa a mudar tanto externamente como internamente entre os dois.

Em certos momentos achei Brittany muito mimada e dramática, colocando muita intensidade em problemas que nem são uns absurdos assim. Um ponto bacana é o amor que ela demostra pela irmã, a forma como ela a trata e luta por ela.
Alex tem sua fama baseada em mentiras, tem uma vida que sem querer acabou entrando e por mais que ele queira mudar não vê como modificar isso.

A história em si não tem muitas surpresas, eles começam a nutri sentimentos um pelo outro, mas como suas vidas são totalmente o oposto e há essa barreira além de que nenhum dos dois quer ceder. Nenhum dois quer assumir que surgiu algo entre eles.

Não é uma história cheia de reviravoltas, mas tem alguns acontecimentos que esclarecem alguns pontos. O fato de Alex ser mexicano é interessante e a autora usou muito isso no livro mostrando sua cultura, seu jeito de falar, suas comidas. Além de mostrar o quanto a amizade é fundamental e preciosa.

É isso, não posso falar mais se não acabo contando a história toda. Como mencionei não tem muitos acontecimentos e por isso se falar mais acabo contando coisas que é melhor descobrir lendo mesmo.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2015/07/resenha-quimica-perfeita.html
comentários(0)comente



297 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR