A Caminho do Verão

Resenhas - A Caminho do Verão

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

David.H.S 27/09/2012

Resenha!

O livro nos apresenta Auden, uma garota muito estudiosa, que sempre através dos livros tentou esquecer o que acontecia em sua volta. Uma jovem que amadureceu muito rápido, por causa dos seus pais que se separaram e sempre a trataram como se fosse adulta, esquecendo que ela era apenas um adolescente, que precisava aproveitar. Até mesmo a sua infância foi muito passageira. Por causa de tudo isso ela acredita que não é preciso ter amigas, namorado, ir a festas, sair para passear, para Auden tudo isso é besteira acha que tudo está bem na sua vida, vai para uma excelente universidade e tem os seus estudos que já basta.

Quando ela recebe um e-mail da nova esposa de seu pai Heidi a convidando para passar as férias de verão com eles, fica convencida que o melhor é não ir, mas no fim decide passar as férias com eles...

Em Colby uma cidadezinha de verão cercada por praia, Auden começa a mudar toda esta convicção de que tudo vai bem em sua vida, de que não precisa se divertir ou ter alguém. Auden começa a perceber que perdeu a sua infância e está perdendo o melhor da sua juventude. Em Colby ela conhece, Eli um garoto muito sombrio e calado e eles começam a ter uma relação muito boa de amizade, ambos não conseguem dormir de noite. Eli por causa de um acidente que acabou mudando a sua vida para sempre. Auden por causa de seus pais e sua vida que mesmo ela não percebendo não vai nada bem. Os dois juntos passam momentos muito especiais juntos, e nestes dias de verão. Ela o ajuda a esquecer o seu passado e voltar a ser o que era antes, e ele faz ela aproveitar verdadeiramente a sua juventude e fazer coisas que ela nunca pensou que faria!!

Além de Eli, Auden faz muitos amigos como: Leah, Maggie, Esther, Adam... Que só vão fazer ela sentir que finalmente pertence a algum lugar, pela primeira vez ela vai sentir-se jovem!

Auden começa a perceber que aos poucos a sua vida está mudando, percebi que tudo que ela sempre recriminou sendo as piores coisas da vida, na verdade são muito divertidas de fazer, descobri que a vida é muito mais do que julgamentos ou estudos... A vida é para se viver!
O livro possui uma leitura deliciosa através da narrativa da Sarah Dessen você passa horas e horas lendo sem nem ao menos sentir que leu tudo isso. O livro é muito leve e envolvente com ótimo enredo e personagens é um livro juvenil sim, mas com um ensinamento muito bom. Não se trata de um livro vazio como muitos juvenis por ai, é bem mais que isso. A editora ID está de parabéns a edição está excelente!
Espero agora ler mais livros da Sarah Dessen e ter mais livros delas aqui no Brasil...

Para mais resenhas, visite:livrosemaisseries.blogspot.com.br

Gêmeas 14/10/2011

Caverna 01/03/2014

Auden é aquele tipo de garota que chamamos de nerd, ou cdf, ou que seja. Ela vive de estudos, porque é o que sabe fazer de melhor, e se sente bem com aquilo. Mas com o término do colégio, ela se vê sem nada pra fazer, e cansada de aturar os alunos da mãe indo sempre pra sua casa, ela resolve ir passar o verão na casa do pai, com a nova família dele. Logo de cara, Auden vê que não foi uma boa ideia, porque seu pai e Heidi, a nova esposa de seu pai, estão com um bebê, e ele adora berrar o tempo inteiro. Heidi parece sempre prestes à loucura, totalmente exausta, e o pai de Auden vive ocupado em terminar o livro que está escrevendo pra dar atenção ao bebê e ajudar Heidi.
Antes de ir pra lá, Auden não tinha bons pensamentos a respeito de Heidi. Ela era muito jovem, e a mãe de Auden vivia enchendo a cabeça dela com coisas que, no final, ela percebeu que não condiziam. Com o convívio continuo com Heidi, ela descobre que ela é, na verdade, muito legal e gentil.
Junto a isso, Auden vai trabalhar na loja de Heidi, já que ela está precisando de ajuda tanto em casa quanto na loja. Lá, ela conhece Maggie, Esther e Leah, as garotas que trabalham na loja, e que não vão muito com a cara de Auden no principio, pois alguns dias antes, Auden foi numa festa e ficou com Jason, o cara por quem Maggie é apaixonada, mas não é como se Auden tivesse alguma noção disso.
Auden também conhece Eli, um rapaz que é um pouco fechado, mas Auden descobre que ela é a única com quem ele conversa ultimamente desde a tragédia que o fez ficar mais afastado de todos. Eli perdeu o melhor amigo, Abe, em um acidente de carro, e se culpa todos os dias por aquilo. Da mesma forma que Auden se culpa pela separação dos pais. E, mesmo sem querer, juntos eles vão aprender um com o outro e encontrar uma fuga da realidade.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/03/a-caminho-do-verao.html

Simeia Silva 25/08/2014

Livro mais que favorito!!!!
" Espero que você esteja curtindo suas últimas semanas de aulas. Tudo bem por aqui. Estamos só ajeitando as últimas coisas antes da sua futura irmãzinha chegar...
Espero sinceramente que você esteja pensando em nos visitar assim que as aulas acabarem. Vai ser muito divertido...
Beijos
Heidi(seu pai e o bebê!) "

O livro é narrado em primeira pessoa, Auden narra o livro o tempo todo, o que torna a leitura muito mais gostosa.

Auden é a protagonista da história, uma garota que foi reprimida desde muito cedo por sua mãe e pelo seu pai, que acreditavam que os estudos e o meio acadêmico deveriam ser as únicas coisas que ela deveria se importar, principalmente por ela ser filha deles, afinal, o pai era um escritor e a mãe além de uma escritora muito bem cotada, era também uma renomada professora de universidade, palestrante conhecida, e que vivia no "catálogo" de professora do ano, por assim dizer.

Por essa razão, Auden cresceu sem ter tido uma infância normal como qualquer outra criança, nem andar de bicicleta ela sabia. Ela era totalmente o contrário de seu irmão Hollis, que saiu de perto dos pais bem cedo, para se aventurar pelo mundo.

Seus pais depois de algum tempo e longas brigas, se separam, Auden continua morando com a mãe que a cada dia quer mais e mais mandar em seu futuro e se meter em sua vida, enquanto isso, seu pai se casa novamente, e tem uma outra filha nesse novo relacionamento.

O seu pai e a nova mulher, vivem convidando Auden para ela ir passear nas férias escolares, ver o mar e tomar um pouco de sol, mudar um pouco de ares, conhecer novas pessoas, mas ela sempre dava uma desculpa e não aceitava o convite.

Maaaaas, um belo dia, após receber um presente de seu irmão, um porta retratos com uma foto dele e onde tinha escrito "O melhor de todos os tempos", ela depois de muito pensar que essa poderia ser uma grande chance para que algo diferente acontecesse em sua vida, ela resolve aceitar o convite do pai e da sua nova mulher, saindo assim da solidão interminável em que vivia, depois de se isolar a vida inteira.

" Olhei para meu irmão novamente, de mochila no ombro. As viagens certamente fornecem algum tipo de oportunidade, além de uma mudança de cenário. Talvez eu não pudesse voar para a Grécia ou Índia. Mas eu podia ir a algum lugar.
Fui até o meu laptop, abri a minha conta de e-mail, depois procurei a mensagem de meu pai. Sem me deixar levar pelo pensamento, digitei uma resposta rápida, além de uma pergunta. Dentro de meia hora, ele me respondeu: - Com certeza você deve vir! Fique quanto tempo quiser. Nós adoraríamos a sua companhia!"

E foi assim que o meu verão mudou.

Auden, vai para a casa do seu pai com quatro pedras na mão, ela ficou bastante tempo ouvindo de sua mãe, que a nova mulher do seu pai é uma pessoa frívola, sem cérebro, que vive com rosa na cabeça e que só pensava em moda o tempo todo.

Mas ao chegar lá ela terá belas surpresas, amizades que ela nem imaginava encontrar, e um gato chamado Eli, que mudará para sempre o seu modo de pensar e de agir, e que lhe ensinará como é muito bom curtir as coisas simples da vida, e que dá sim para conciliar, trabalho, diversão e estudos em um só pacote.

Lá ela começa a trabalhar na loja da madrasta, depois de ver como a vida dela é corrida, como o bebê da trabalho e como...

" ... _ A verdade é que ser mãe é o emprego mais difícil do mundo. Mas ela vai ficar bem. Ela só precisa descansar um pouco. "

Nessa loja, ela faz a contabilidade de tudo, conhece as três garotas mas irritantes e frívolas que já vira ( será? ) e começa aí mais uma etapa nova de sua NOVA vida.

Bicicletas, torneios radicais, noites agitadas, outras nem tão agitadas assim ao lado de um príncipe/sapo, serão alguns dos roteiros do livro e da nova vida de Auden.

Só posso adiantar mais algumas coisas, esse livro será fofo, divertido, cheio de surpresas e por incrível que pareça nada clichê, traz muitas lições de vida e ensinamentos.

Como os filhos passam pelo divórcio dos pais, recomeço, começo da vida adulta, pressão pré- faculdade, importância de uma infância saudável e como não julgar as pessoas pelo modo de ser, são algumas das diversas lições que o livro ensina.

O livro tem um mapinha lindo, que descreve os lugares da pequena cidade litorânea, nele podemos distinguir os lugares que Auden, Ali e a galera percorrem na cidade.

Super recomendo a leitura, e espero ler os outros livros da autora, virei fan total dela.

******************************************************

Minhas Impressões

Acho que ainda não tinha lido nenhum chik - lit ( romance com uma pitada divertida) ainda, e adorei a experiência, lerei outros do gênero muito em breve.

A escrita da autora é muito gostosa, você se pega garrada na leitura sem querer parar um minuto. A leitura não é nada cansativa, fiquei com gostinho de quero mais no final da leitura, deu até aquela tristeza de finalzinho de livro bom *.*.

Super indico a leitura, não irão se arrepender, esse livro se tornou mais um dos meus queridinhos da estante.

Quanto a diagramação eu amei, super linda e fofa a capa, as cores super combinaram e o poá na lombada e na parte de trás do livro, ficou lindo. Os espaçamentos e a fonte usada na escrita é bem agradável. Erros de ortografia só percebi um. O es

A editora esta de parabéns, amei o trabalho, a capa ficou bem bonita e chamativa.

Enfim, indico muitooooo a leitura desse livro, é de se emocionar, sorrir e se divertir bastante.

No final do livro a autora deixou 10 músicas que a inspiraram a escrever o livro e se identificar e se aproximar de alguns dos personagens, principalmente de Auden.

Vou deixar a listinha aqui para quem tiver curiosidade, é só jogar no youtube e curtir as músicas:

* Love me like the world is ending - Ben Lee
* No one - Alicia Keyes
* People who died - Jim Carroll Band
* No sunlight - Death Cab for Cutie
* Whatever it is - Ben Lee

Bom meus amores, espero que tenham gostado da resenha, e leiam o livro, porque é uma leitura que vale a pena se jogar.

Beijokas e até a próxima resenha.

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Mariana Dal Chico 12/11/2011

Para mim, não existe época mais perfeita que o verão! Sempre que penso nele, lembro das férias que passava na praia com meus avós e primas, meu aniversário, meu casamento, clima de festa de fim/começo de ano, a única coisa que me incomoda é ter que trabalhar em pleno calor, mas isso é o que acontece quando você cresce e já não pode mais passar dois meses de férias na praia. Então, quando um livro tem como cenário verão e praia, lembranças agradáveis da minha infância e adolescência rondam minha mente.

Ao ler a sinopse, você pode pensar que este é mais um livro bobo para o público jovem, um amor de verão, com alguma lição de moral no final, mas não é bem isso que você encontra. Temas profundos e sérios são abordados aqui, o que fazer diante de um problema que você não pode solucionar sozinha, solidão, segunda chance, mudanças de hábitos e como ninguém é perfeito em tudo.

Auden terminou o colegial, já fez sua matrícula na faculdade e tem toda sua vida traçada por ela e sua mãe. Sua infância não foi nada fácil, com um irmão mais velho de espírito 'aventureiro' ele esgotou toda a paciência de seus pais e Auden não teve espaço para ser criança, apenas para estudar e ser perfeita em sua carreira acadêmica, achando que só assim seus pais lhe dariam atenção, mas até agora não foi bem isso que acontceu. E para ser perfeita, ela teve que estudar muito e abrir mão de sua vida social, ou seja, ela não tem nenhum amigo além de seus livros.

Leitura mais que recomendada, principalmente para quem gosta de verão, praia, café, romance, tem insônia e não quer ler mais um livro bobinho ;)

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/10/resenha-caminho-do-verao.html

Rosana - @tudoquemotiva 23/04/2015

Melhor leitura para um verão
Como eu disse, foi meu primeiro livro da autora e acredito ter escolhido um bom livro para conhecê-la. É um livro leve, bem simples e que não exige muito de você para entender o que acontece. É basicamente a Auden, contando como ela lida com a ausência do pai que tem uma nova família e sua mãe fria, que coloca pressão para que ela seja a filha mais inteligente do mundo.

"Houve um momento desconfortável, durante o qual percebi que ela estava esperando que eu abrisse o pacote, então eu fiz. Era um pequeno porta-retrato de vidro, salpicado com pedras coloridas: ao longo do pé estavam gravadas as palavras O MELHOR DOS TEMPOS. Dentro estava uma fotografia de Hollis parado na frente do Taj Mahal. Estava sorrindo um dos seus sorrisos preguiçosos, em shorts cargo e uma camiseta, uma mochila por cima de um ombro."

Auden é filha de dois professores e seguir a carreira acadêmica parece ser o mais promissor para ela, porém ao receber um foto do irmão que vive viajando e vivendo a vida, ela fica meio indecisa quanto às suas decisões e as suas pretensões enquanto ainda é jovem. Auden não tem muitos amigos, na verdade não tem nenhum. Sua vida se resume em querer a atenção dos pais e tentar aproveitar quando a tem, o que é algo difícil.

Faltando poucas semanas para acabar as férias de verão, ela vai passar uns dias na casa do pai, com a madrasta e a nova irmãzinha que não para de chorar um minuto se quer. Com os anos, Auden adquiriu um hábito não muito saudável, então a noite ela saía de casa para espairecer e pensar na vida. Quando seus pais eram casados ela simplesemente não suportava as brigas e sair de casa era a melhor solução por algumas horas. Agora na casa do pai, as coisas não estão muito diferentes, com o choro da criança e as brigas da madrasta com o pai, sair de casa voltou a ser uma ótima opção.

"Eu peguei meu laptop, abri minha conta de e-mail, então desci até a mensagem do meu pai. Sem me deixar pensar muito, digitei uma resposta rápida, assim como uma pergunta. Dentro de meia hora, eletinha me escrito de volta.Você deveria vir com certeza!Fique o quanto quiser.Nós adoraríamos a sua companhia!E bem assim, meu verão mudou."

Com essa hábito complicado de Auden, ir dormir tarde passou a ser mais fácil do que ela esperava e em uma de suas rondas noturnas ao procurar algum lugar para ir, ela conheceu Eli. Um cara misterioso da praia que tem seus próprios problemas e medos. Lembre-se que romance não é o foco do livro. Para mim o livro quis mostrar a superação de medos, tanto de Auden, quanto de Eli. Superação de medo da parte de seu pai por ter uma nova criança em sua vida, por sua mãe em aprender a lidar melhor com os sentimentos. Auden começa a fazer amigos e a participar de momentos que ela levará para vida toda.

"– Tudo isso conta – Adam disse de novo – E no fundo, o que define você não é quantas vezes você cai, mas às vezes em que você volta à bike. Desde que haja mais uma, tudo bem."

O livro me fez querer ler todos os livros dela. A descrição dela da casa de praia fez eu me sentir realmente lá, eu imaginei o calçadão, a casa de frente para o mar, típica casa de litoral americano. Ai ai, já quero férias de novo!

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/02/a-caminho-do-verao-sarah-dessen.html

Tchamilla 15/05/2015

Esperava mais
O livro é sobre o verão de Auden, uma adolescente que acabou de se formar no ensino médio e passou todo esse período somente se dedicando aos estudos. Ou seja: diversão zero. Ela é filha de pais separados e irmã de um bon vivant, que ao contrário dela curte demais a vida. Auden vai para o litoral passar as férias com seu pai, sua madrasta e sua irmãzinha recém-nascida. Durante esse período ela revê seus conceitos, vive novas experiências, faz amigos, se apaixona e cresce.

Sempre fui fã de livros neste estilo. Não sei se fiquei velha ou se Sarah Dessen não me cativou. A verdade é que Auden não é muito carismática. A personagem é chata, careta, egoísta e se acha superior aos outros por ser aparentemente mais inteligente. É daquele tipo que considera o conhecimento adquirido através dos estudos tão mais importante que todo o resto que não se permite viver a vida e ainda tem preconceito com quem curte mais do que ela. Acredito que essa construção tenha sido de propósito para ocorrer a mudança de visão da personagem. Mas ler um livro com a visão de uma personagem que tem esse pensamento na maior parte do tempo é de revirar os olhos.

A família de Auden tem basicamente os mesmos problemas que ela. Todos são egoístas demais. A mãe é controladora, manipuladora e arrogante. O pai é machista, ausente e egocêntrico. O irmão é levemente irresponsável, mas ainda é mais gostável que os outros.

O par romântico de Auden foge totalmente do clichê de príncipe. É um cara com problemas, mas que desperta empatia. A relação dela com Auden é bem legal e ele consegue torná-la mais simpática aos olhos do leitor.

Acabei me identificando e torcendo mais por duas personagens coadjuvantes: Heidi e Maggie. Heidi é a madrasta de Auden que acabou de ter um bebê. Na visão de Auden, Heidi é uma barbie. Bonita e sem conteúdo. Com o tempo vemos que Auden estava completamente errada (olha o preconceito dela aí) e é impossível não se solidarizar com o sofrimento que a aflinge por ter que cuidadar da filhinha, da loja e de tudo sem a menor ajuda do marido. Sinceramente, fiquei com pena da Heidi e não sei como ela se casou com o pai da Auden.

Maggie trabalha na loja da Heidi, onde Auden também vai trabalhar. No início as duas não se dão bem, mas acabam virando amigas. E isso só acontece porque Maggie é um amor e busca isso, já que Auden também tinha preconceito com ela. Inclusive essa amizade das duas é essencial para o desenvolvimento de Auden e da trama.

Apesar de todas as mudanças de Auden ao longo da história, não consegui criar um vínculo e me importar com ela. O que considero um fator decisivo para gostar de um livro. A escrita é boa, mas achei o livro desnecessariamente "grande". Dava para reduzir umas 50 páginas.

A nota seria 3, mas no final do livro a autora fez uma lista de músicas que a inspiraram e colocou Dashboard Confessional. Um ponto por isso.

nikki 15/01/2018

owwwww
Um livro leve, que dá pra ser lido em um dia se não houver interrupções.

Beca Folgueira @capadurabooks 23/08/2017

Café madrugada a dentro
Audem é uma típica garota estúdiosa que se esforçou pra obter boas notas e conseguir entrar em uma boa faculdade. Mas ela está no verão transitório entre colégio e faculdade e resolve passar algum tempo com sei pai e sua madrasta na cidade litorânea em qual moram.

Ela passa os dias fazendo o que sempre fez em sua cidade, dormir tarde estudando os livros que a faculdade requer no primeiro ano do curso, sua madastra não consegue dar conta da bebê chorona recém nascida e da loja de roupas e Audem acaba sendo contratada por meio período para trabalhar na parte financeira da loja.
Entre sua madrugadas acordada e perambulantes pela cidade ela acaba conhecendo o jovem Eli meio quieto e na dele, a aproximação entre eles faz com que a Audem viva, seja uma adolescente, tenha amigos e faça muitas coisas das quais ela nunca fez....É são muitas coisas e eles acabam criando uma espécie de lista e tendo seus encontros na madrugada, já que ambos têm problemas para dormir.
De amizade improváveis a um romance com sabor de verão e aquele velho toque de drama familiar.

site: https://www.instagram.com/capadurabooks

A.infinite 10/07/2017

Vai te dar vontade de chorar, rir e ao mesmo tempo querer socar o livro na parede
Quando iniciamos o livro conhecemos a Auden, filha de pais separados, é uma garota que passou sua vida toda focada nos estudos e perdeu toda a aventura da adolescência ao viver desse jeito. Certo dia ela decide viajar a casa do seu pai e conhece um cara com o qual ela acaba vivendo experiências inesquecíveis que só a Sarah Dessen consegue descrever.

Estamos acostumados com a dinâmica da autora na qual ela construe uma protagonista que vai evoluindo conforme o livro, não é diferente desta vez. A Auden irritante e egocêntrica do inicio (que vontade de socar aquela garota com seus livros de economia) se transforma em alguém totalmente diferente, o que mostra que as vezes as aparências podem nos enganar.
Esse é meio que o ponto crucial da história: Porque precisamos viver de rótulos? Nerd, Patricinha, Geek... Enfim isso não nos define, Podemos ser um cupcake rosa e ao mesmo tempo gostar de bike não?, Ja dei informação demais ??, o fato é que a leitura trás uma questão muito importante que quase todos nós ja sentimos alguma vez: O que realmente somos?
O final é muito repentino, Mas como sou fã da autora ja estou acostumada com isso.
O livro é uma leitura rápida e cativante que com certeza vai conquistar muitos corações ?,

Lorrane Fortunato 26/02/2017

Não Resenha: A Caminho do Verão / Dreams & Books
Esse foi um dos 17 livros que resolvi que desencalharia da estante em 2017. Já tinha lido Sarah Dessen antes, mas, não tinha gostado tanto assim do livro. Por isso, decidi dar outra oportunidade a autora com o A Caminho do Verão.

Ao contrário do que aconteceu em Aquele Verão, em A Caminho do Verão eu me apaixonei completamente pela história, os personagens e principalmente pelo final. Não fiquei decepcionada com o fim como se o livro tivesse ficado sem concluir.

ACV é um livro lindo, bem humorado em algumas partes, tocante em outras, tudo dosado de forma perfeita. Recomendo! :)

site: www.dreamsandbooks.com

GabsConatti 15/01/2017

Faltou algo...
A Caminho do Verão conta a história de Auden, uma garota que acabou de terminar o colegial mas não viveu nada que uma adolescente vive pois só pensava em estudar. No verão, cansada de sua vida monótona, a garota resolve visitar o seu pai, que se casou recentemente e teve uma filha. Pensando na vida, em tudo que poderia ter vivido, Auden conhece Eli, um cara todo problemático que a ajuda nessa busca em recuperar o tempo perdido. Acontece que, apesar de o enredo ser bom, eu senti falta de algo mais profundo... Senti falta de uma conversa mais profunda entre os protagonistas, afinal, ambos estavam se redescobrindo nesse mundo, acho que a autora poderia ter trabalhado mais nas cenas de ambos, que eu achei um pouco "chatas"... Apesar disso, o resto do livro é bom! Recomendo

Bianca Viegas 08/09/2015

Resenha do livro A Caminho do Verão
Gostei muito do livro!
A Caminho do Verão foi o primeiro livro da Sarah Dessen que li e adorei!
Já tinha lido muitas resenhas positivas sobre seus livros, logo tinha muitas expectativas sobre o livro e todas foram superadas.
A história trata de amadurecimento, descobrir quem realmente você é, ver o mundo de outra forma, além de abordar amizades e relações familiares. Há também romance, mas ele não é o foco do livro.
Os personagens são ótimos, em especial, a protagonista Auden, Eli e os amigos feitos no verão.
A capa é bem bonita e está relacionada com a história do livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6