A Caminho do Verão

A Caminho do Verão Sarah Dessen

Resenhas - A Caminho do Verão

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aline 30/04/2022

Noites em claro, amigos, café, tortas e bicicletas...
Que livro mais gostosinho, termino a leitura com o coração quentinho... as minhas experiências com a Sarah são sempre muito boas e agora é aguardar o lançamento do filme e saber se será assim, tão especial como o livro...
LuaTeresa 13/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Aline 14/05/2022minha estante
Olá, pode ler tranquila, não tem.

LuaTeresa 14/05/2022minha estante
Que bom. Obrigada!

DANILÃO1505 12/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lua 27/04/2022

só volte a subir na bicicleta.
nem sei por onde começar... eu vou sentir TANTA saudades deles todos que não tá escrito. é um slow burn muuito bom, o romance levíssimo, eu gostei demais! confesso que no início foi bem difícil de segurar o ritmo, e até perto do fim não consegui me conectar direito com a auden, a personalidade dela não desceu muito, mas fora isso, tudo certo, o desenvolvimento muito bom, os problemas familiares acho que foram tratados com cuidado até e é bom ver como as coisas foram se resolvendo com calma no fim. eu gostei demais :)
LuaTeresa 13/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Lua 14/05/2022minha estante
não tem!!!! e é uma coisa que adoro nele, tbm n curto hots kkkhk

Regiane 04/06/2012

Sarah Dessen me conquistou!

Ele se surpreendeu, abrindo a boca para responder, mas antes disso, eu estendi a mão e peguei a dele, e o puxei mais perto de mim. Então fiquei na ponta dos pés e e levei meus lábios aos dele. O beijo foi lento e doce, e enquanto acontecia, tive de novo aquela imagem de nós tão pequenos, em pé no meio de Colby, sob seu único farol, enquanto toda a cidade e o mundo giravam ao nosso redor. E nesse momento, mesmo se fosse apenas nesse momento, estávamos exatamente onde deveríamos estar.

A Caminho do Verão foi o primeiro livro da Sarah Dessen que eu li. Fiquei totalmente deslumbrada com seu trabalho, o que garantiu mais uma fã. Não vejo a hora de conferir outras de suas obras.

Com a chegada das férias de verão, Auden resolve viajar para Colby uma pequena cidade litorânea para passar na companhia de seu pai e de sua atual esposa, além de Thisbe, sua meia-irmãzinha que acabou de nascer.

É nesse meio tempo que Auden começa a questionar e a rever seus conceitos em relação a sua madrasta, aceita uma proposta de trabalho de férias em uma boutique totalmente excêntrica, e por fim ela conhece um garoto enigmático chamado Eli que acaba se tornando seu companheiro em busca de uma adolescência sem muitas cobranças, que lhe foi negada até o presente momento, enquanto ele tenta se recuperar de um episódio triste.

Quando eu li a sinopse de A Caminho do Verão, não imaginava a grandiosidade do conteúdo, pois ela não faz jus ao trabalho maravilhoso que é revelado logo nas suas primeiras páginas. A escrita da Sarah é totalmente envolvente e impactante. Fiquei demasiadamente admirada com a sua capacidade em tornar uma história simples em algo magistral.

Não subestime esse livro ao imaginar que se trata de mais um romance adolescente, pois isso é apenas o pano de fundo. A autora aborda assuntos interessantes como: o desentendimento familiar, as falhas humanas, além de passar uma mensagem essencial a qualquer pessoa. Com isso me atrevo a dizer: O tempo só é inimigo daqueles que o permitem ser.

De início Auden não me agradou, mas ao botar os pés em Colby, ela começa a mostrar o seu outro lado - que até então era reprimido pelos seus pais e a partir daí, conquistou minha afeição. Eli me deu a impressão de ser arrogante, mas essa imagem se desfez rapidamente ao decorrer dos capítulos. Ele se tornou o meu personagem preferido.

Os pais de Auden só me estressaram. As atitudes de ambos são deprimentes. Eles mais erram do que acertam. O descaso do pai dela em relação as coisas que ocorriam ao redor, me fizeram ter vontade de entrar na história para socá-lo. Heidi (a madrasta) é tão sensível e despreparada no quesito mãe, que fica difícil não se comover com ela. Seu jeito atencioso para com Auden, me cativou completamente. Os demais personagens secundários são tão bem trabalhados, tanto quanto os principais.

A Caminho do Verão foi um livro tão gostoso de ler, que eu nem conseguia ver as horas passando. Devorei suas 416 páginas em duas noites de pura insônia. Isso dá uma noção de quanto eu me identifiquei com Auden e Eli varando madrugadas com direito a tortas e café. Sinceramente as aventuras de ambos - enquanto todos dormiam - foi uma das coisas mais bacanas que aconteceram na história.

Com certeza essa obra é um dos melhores YA contemporâneos que eu já li. Sarah Dessen é uma escritora excepcional, que prova que para escrever bem, não precisa necessariamente ser algo complexo, mas o que conta é a dedicação, e isso fica explícito em cada capítulo e em cada página. Me apaixonei pela sua forma de conduzir as palavras e a história e o resultado me agradou demais. Recomendadíssimo!
Lili Assis 12/09/2016minha estante
Comecei a ler, e estou super ansiosa!!

Rebeca 31/01/2015

Desafio Literário - A elite.
Então, fazia parte do desafio de janeiro ler um livro com o tema férias/verão,
Esse livro foi uma das escolhas mais complexas porque mudei de livro como mudo de roupa.
O livro relata a História de Auden, uma menina que perdeu todas as experiencias da adolescência por causa de brigas entre seus pais. Mais pela parte do pai claro, que se recusa a ajudar a mãe com as crianças e fica empacado no seu projeto de vida literário.
Auden agora, é acadêmica em formação, e no livro ela completa essa sua vida, antes de começar a vida de verdade ela decide viver o verão da sua visa e fazer coisa que ela não fez na adolescência não só por causa das brigas, mas porque como tendo dois pais cultos demais, toda essa carga foi para ela.
Agora ela decide passar o verão na casa de seu pai, com sua madrasta que acabou de ter sua nova meia irmã, Trisbie, lá ela trabalha com a madrasta na sua lojinha, faz amigos e conhece o Eli, um menino que junto a ela, irá completar ''a sua busca'' da sua vida.

Eu particularmente não gostei (pelo menos nesse livro) da escrita da Dessen, achei muito arrastada e também achei que faltou um ''Q'' de vida no livro.
Fer Kaczynski 01/02/2015minha estante
Eu acho bonita a capa desse livro, imaginei algo assim que vc conta na resenha, mas não que o livro tem escrita arrastada, que pena, poderia ser um bom passatempo.
Obrigada por participar do Desafio!

ka mcd 06/03/2013

A Caminho do Verão
Lembram dessa capa maravilhosa? Pois é, eu terminei o livro esses dias e descobri que não é só a capa que é linda desse jeito. Atrás dessa bela fachada o livro guarda uma história também linda e muito delicada.

Preciso dizer que demora um pouco para a leitura captar sua atenção de verdade, mas, depois que você passa pelas primeiras 70 páginas, você se vê completamente arrebatado pela Auden, pelo Eli, pela história dos dois, pelas noites insones, por Isby, e pelas descobertas graduais.

Eu achei que esse livro fosse ser um daqueles romances bem fofos, bem ingênuos, com algum tema um pouco mais sério, alguma coisa que fosse dar profundidade, mas que fosse acabar sendo bem água com açúcar. E eu estava tão errada! Por que, mesmo a essência sendo essa, é muito mais complexo e profundo do que me pareceu ao ler a sinopse e ver as outras resenhas. A história não trata apenas de um romance bobinho e pequenos problemas com os pais, mas em você aprender a se deixar ser você mesmo, em agir como você acha que é certo.

Ele tem um amor de verão, um amor que pode durar a vida toda, grandes conflitos com os pais e problemas pessoais. Problemas que você não consegue consertar por que praticamente já fazem parte de você e mudar é difícil demais. Esse livro mostra como é difícil tentar ser melhor, como é difícil nos desapegarmos de certos hábitos, mesmo que saibamos os quão horríveis eles são. Ele fala de segundas chances, como sempre temos que tentar, de novo e de novo até acertarmos. Como, muitas vezes, precisamos levar um tapa na cara para começarmos nos corrigir. Fala de aceitar a si mesmo e não tentar ser o que os outros querem que você seja. Que não importa quantas vezes você caia da bicicleta, você sempre tem que voltar a montar para continuar em movimento. Como só é preciso querer para conseguir mudar.

Os personagens foram um ponto alto também. Só os pais da Auden me deram vontade de tacar o livro na parede. Auden, Eli, Heidi, Maggie, Adam e todos os outros me cativaram imensamente, todos sendo parecidos comigo e com pessoas que conheço, mesmo que infimamente. Mas me vi especialmente conectada com a Auden. Por ser fechada, por ter pavor de errar, por ser orgulhosa e por uma lista infinita de motivos. E vê-la mudando tanto ao longo do livro – ao longo do verão – eu me vi pensando que, talvez, todos nós acabamos tendo nossos próprios “verões em Colby” e aprendendo a lidar com nosso problemas por nos deixarmos sair de nossas zonas de conforto.

Dayene 03/10/2012minha estante
Estava pensando em ler esse livro e confesso que sua resenha me convenceu.
Parabéns, a resenha está ótima!!

Luiza.Oliveira 13/01/2024

Esse livro não foi o que eu esperava, mais de um jeito bom, eu tinha acaba de ver o filme da netflix baseado nele e gostei muito do romance da Auden e do Eli, mais esse livro é muito mais que um romance, fala sobre diversas questões familiares e você acaba se apaixonado mais pela relação dela com sua irmãzinha do que o romance de verão que também é apresentado, por isso não foi uma leitura fluida fiquei meio frustrada no início, mais no final percebi que é sim um bom livro.

William Souza 16/12/2011

Verão + novas experiências + vida nova + redescobertas + superação = Tem como não querer ler esse livro?

Sinopse : Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.

Sarah Desses é uma dessas autoras super bem elogiadas por todas as suas obras, e desde que foi publicada aqui no Brasil eu estava LOUCO para ler qualquer livro dela.

Tenho que começar dizendo que Sarah Dessen é uma maravilhosa escritora e estou totalmente apaixonado por sua escrita, ela consegue escrever sobre as coisas mais simples se tornarem grandiosas. O tema desse livro é superação, então ela foca nesse assunto e abrange outros que se conectam perfeitamente com a estória de cada personagem que nos é apresentado, principalmente com a da Auden que é a protagonista.

E não é só a escrita da Sarah que é contagiante, mas o clima do livro, a realidade e o carisma dos personagens, suas estórias e a cidade de Colby. Cada personagem tem as suas particularidades, histórias e complexidades.

Auden é de longe uma das minhas personagens preferidas, ela não tem a síndrome de coitadinha e de frágil, ela sabe quais são seus pontos fracos, seus pontos fortes, onde erra e acerta. Por mais que ela seja resolvida e independente, sabe como as coisas são e como devem guiá-las para que ela consiga encontrar o melhor caminho por onde seguir. Mas como na nossa vida há coisas que perdemos e achamos que nunca mais vamos conseguir realizar, aqui no livro Auden tem a chance de realizar várias coisas que ela achava banais e não teve a chance de fazer.

E no livro o romance acontece de um jeito totalmente diferente de tudo o que eu já li, não é rápido e não é demorado, é no tempo certo. Por mais que os personagens estejam sentindo que devem se aproximar, ao mesmo tempo eles estão passando por novas e velhas experiências, se conhecendo de um jeito diferente e expondo seus problemas e medo como as pessoas não fazem.

Como eu disse lá no começo da Resenha, esse é um livro sobre: Verão, novas experiências, nova vida, redescobertas e acima de tudo superação de seus medos, limites, problemas e preconceitos. Corram para ler esse livro, pois tenho certeza de que não vai decepcioná-los.

Gêmeas 14/10/2011

Lisse 20/02/2012

"O Melhor de Todos Os Tempos"
Não poderia estar mais feliz ao resenhar meu segundo livro da Sarah Dessen aqui no blog. O primeiro sendo Just Listen me deixou muito contente ao debutar, mas agora com "Along For The Ride" (esse é o título em inglês) foi o ápice da felicidade porque vou continuar querendo que mais livros da Sarah sejam lançados no Brasil \o/

Desde que comecei essa coisa toda de que a Sarah é perfeita, sempre acabo me identificando de alguma forma com os seus escritos. E esse não foi diferente. Auden não dorme durante a noite, algo que igualmente não tenho feito muito, mas não por vontade própria. Mas ela tem um motivo, faz isso desde o divórcio dos seus pais, desde que as brigas começaram. Agora, muitos anos depois ela tem a chance de passar um verão com seu pai e sua nova família.

Enquanto lia fui vendo que Auden amadureceu muito rápido, porém depois parei para pensar e percebi que talvez ela ainda não tenho crescido, simplesmente pulou certas fases muito importante da sua vida.

Agora que terminou o Ensino Médio, a única coisa que pensa é se preparar para entrar na faculdade. Enquanto a maioria das meninas estão se preparando para pegar a tão famosa marquinha de verão, nossa querida Auden está preocupada em agradar a mãe. Juro que às vezes eu quis torcer o pescoço dessa mulher. Ela é intragável!

"Como se fosse assim tão fácil se dar bem com a minha mãe, formar alguma conexão rápida e forte que persistisse. Eu sabia"

Mas para manter Auden numa perspectiva muito boa, existia em sua vida Hollis, o irmão mais velho e muito descolado. Louco de dar dó mas uma pessoa vivaz e com uma boa visão do que era a vida e do que exigiria dela para ser feliz, é ele que a "incentiva" a arrumar as malas e sair de casa. E assim parte para uma nova visão da vida. Sua vida.

"Esse era o meu irmão, a vida, respirando o Próximo Capítulo [...] ele estava sempre em andamento"

É muito, muito, muito difícil falar sobre algo que te toca tanto...

Auden é uma garota triste e solitária. Mas ao chegar em Colby encontra um mundo que pode ser mais do que estava esperando. Encontra o calor de uma amizade, de um amor, e também se depara com a realidade que foi e que é sua vida. Entre tropeços, ressurgimento, em descobrir que as pessoas podem mudar... até ela mesma.

"Nunca antes tinha ficado tão claro que, embora eu tenha gasto minha vida inteira aprendendo, havia um monte de coisas que eu não sabia."

Eli foi fundamental nisso tudo. Ele precisava ser salvo e Auden estava querendo ser salva também. A "relação" dos dois - digo "relação" porque é sempre difícil definir o que a Sarah passa pra gente nos livros, sempre falo que é além de pegação, é fofo, sutil - é fantástica. Foi o primeiro livro que vi que realmente a convivência é além de palavras, de fatos. É cumplicidade!

"Há muito tempo parei de tentar explicar as minha relação com o Eli para alguém, inclusive para mim mesma. Não era apenas um coisa, mais muitas encadeadas..."

Mariana Dal Chico 12/11/2011

Para mim, não existe época mais perfeita que o verão! Sempre que penso nele, lembro das férias que passava na praia com meus avós e primas, meu aniversário, meu casamento, clima de festa de fim/começo de ano, a única coisa que me incomoda é ter que trabalhar em pleno calor, mas isso é o que acontece quando você cresce e já não pode mais passar dois meses de férias na praia. Então, quando um livro tem como cenário verão e praia, lembranças agradáveis da minha infância e adolescência rondam minha mente.

Ao ler a sinopse, você pode pensar que este é mais um livro bobo para o público jovem, um amor de verão, com alguma lição de moral no final, mas não é bem isso que você encontra. Temas profundos e sérios são abordados aqui, o que fazer diante de um problema que você não pode solucionar sozinha, solidão, segunda chance, mudanças de hábitos e como ninguém é perfeito em tudo.

Auden terminou o colegial, já fez sua matrícula na faculdade e tem toda sua vida traçada por ela e sua mãe. Sua infância não foi nada fácil, com um irmão mais velho de espírito 'aventureiro' ele esgotou toda a paciência de seus pais e Auden não teve espaço para ser criança, apenas para estudar e ser perfeita em sua carreira acadêmica, achando que só assim seus pais lhe dariam atenção, mas até agora não foi bem isso que acontceu. E para ser perfeita, ela teve que estudar muito e abrir mão de sua vida social, ou seja, ela não tem nenhum amigo além de seus livros.

Leitura mais que recomendada, principalmente para quem gosta de verão, praia, café, romance, tem insônia e não quer ler mais um livro bobinho ;)

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/10/resenha-caminho-do-verao.html

Sandra de Oliveira 08/01/2012

Quando vi esse livro pela primeira vez, com uma capa linda e apaixonante, já de cara me interessei. Livros assim tem apelo fácil comigo.

Não conhecia a autora, mas já havia lido bons comentários sobre ele em outros blogs literários.

Foi uma grande surpresa: é um ótimo livro, de narrativa leve, mas bastante reflexiva, ao levantar assuntos que permeiam os relacionamentos familiares.

Através de uma escrita que flui absurdamente, e quando se vê já se está quase na metade do livro, Sarah Dessen nos apresenta uma garota que vai viver num único verão quase que o equivalente a todos outros de sua vida.

Para uma pessoa como Auden, que se manteve sempre em sua zona de conforto, uma viagem de férias pode mudar muita coisa de suas ações e atitudes. Confesso que a certa altura da história, me irritei com ela a ponto de considerar diminuir o conceito do livro.

Mas pensando melhor, e com o fechamento da situação, percebi que livros que constroem personagens assim são dignos de nossa leitura, pois são capazes de despertar ao mesmo tempo amor e "nem tanto amor" assim.

Mas além dos assuntos sérios, A Caminho do Verão também é divertidíssimo, as vezes inocente, delicioso e mágico. Há amor, bicicletas, muito cor de rosa, cupcakes e aquele sabor de férias.

Leitura recomendada especialmente para essa estação, onde é mais fácil entrar no clima do livro e aproveitar melhor sua história.

Ao final, a autora Sarah Dessen coloca à nossa disposição uma lista de músicas que a inspiraram a escrever o livro.

Canções deliciosas com cara de férias. Com cara de verão. Vale muito a pena ouvir cada uma e associar imediatamente à história. A conexão é incrível.Livros & Música também são uma combinação perfeita!

Amanda Azevedo 04/10/2012

A Caminho do Verão - Sarah Dessen

Li o meu primeiro livro da Sarah Dessen no passado — Just Listen. Já tinha lido alguns comentários a respeito do trabalho da autora, bem positivos por sinal, e isso me deixou curiosa, apesar de ficar com certo pé atrás, pois tenho uma “birra” com livros onde os personagens principais são adolescentes, mas não poderia ter recebido uma surpresa melhor! Just Listen entrou pra lista de favoritos! É... Sarah Dessen me conquistando de primeira. Na data em questão, quando li o meu primeiro livro dela, Just Listen era o único que já havia sido publicado aqui no Brasil, quão grande foi a minha tristeza ao perceber que a editora Farol não tinha publicado mais nenhum título da autora, mas para felicidade de muitos, a Editora iD passou a publicá-los.

Como minha primeira experiência com a autora foi ótima, comecei a ler A Caminho do Verão muito empolgada e, talvez, esse tenha sido o problema. Nessa segunda experiência não senti a mesma ligação com os personagens, nem com a história. Em Just Listen, eu me via na Annabel Green, sua forma de agir, de ver o mundo, seu jeito, seus gostos eram muito semelhantes aos meus. Já com a Auden — nossa protagonista em A Caminho do Verão — não senti nenhuma conexão especial.

Auden é uma adolescente extremamente responsável, séria e até um pouco careta, eu diria. Filha de pais separados e vivendo com a mãe, certo verão ela decide ir para a casa do pai para aproveitar suas férias e, quem sabe, passar mais tempo com ele. Mas lá ela terá também a companhia da nova esposa de seu pai e sua mais nova irmãzinha, Thisbe.

Sua estadia não ocorre do jeito que ela imaginava, esperando passar mais tempo com o pai o que eles menos fazem é ficar juntos. Seu pai, um escritor, está trabalhando em seu novo livro e quase não sai do escritório. Sua irmãzinha, Thisbe, chora o tempo inteiro e quase não dorme, deixando sua mãe exausta e ocupando praticamente todo o seu tempo. Sem muito que fazer, Auden começa a trabalhar na boutique de sua madrasta para ajuda-la um pouco e lá acaba fazendo algumas amizades e conhece também o Eli. — Ah... O misterioso, charmoso, carinhoso e apaixonante, Eli!

E assim, envolvidos por males em comum — noites de insônia e solidão — Auden e Eli, fazem companhia um ao outro nas madrugadas adentro, regadas, sempre, de muito café e conversas ao mesmo tempo pessoais e superficiais, sérias e descontraídas. Auden buscando recuperar sua adolescência ‘perdida’ e Eli tentando voltar a ver o mundo como antes.

"É algo terrível quando alguém deixa você, pavoroso. Você pode seguir em frente e fazer o melhor possível, mas, como Eli tinha dito, o fim é um fim. Não importa quantas páginas de sentenças e parágrafos de histórias maravilhosas tenham levado até ele: sempre haverá uma última palavra." — Página 297

Mesmo não tendo gostado tanto desse livro quanto de Just Listen, eu recomendo sim a leitura. Eu não me identifiquei com a história e com os personagens, mas você pode, sem dúvidas, se identificar, pois a Sarah Dessen tem a capacidade de dar vida a personagens carismáticos, sensíveis, fortes, interessantes, reais! Regados de dúvidas, receios, mágoas... Um misto se sentimentos. Sentimentos estes que todos nós carregamos.

KKbarros82 09/03/2012

RESENHA: A CAMINHO DO VERÃO DA SARAH DESSEN!
Olá Ouvintes Leitores! Mais uma vez estou aqui para trazer minhas impressões sobre o livro “A CAMINHO DO VERÃO” da escritora Sarah Dessen que foi lançado no Brasil pela Editora iD. Vou iniciar dizendo que não será uma resenha fácil, confesso que estou tendo uma imensa dificuldade para escrever os meus sentimentos em relação a leitura.

Está sendo tão complicado, caro leitor, que devo confessar, é minha terceira tentativa em escrever estas palavras. Mas, não pensem que o motivo foi por ter sido uma leitura ruim, longe disso. A leitura foi tão fantástica e tão prazerosa que não sei por onde começar. Já me peguei várias vezes angustiada olhando para aquela coluna vertical que fica piscado no editor de texto, esperando que as palavras aparecessem para descrever todos os sentimentos que tive em relação a este livro. No entanto, toda vez que escrevia algo, achava que não estava a altura desta leitura.

Acho que minha dificuldade em escrever esta resenha venha pela identificação que tive pela personagem principal, a Auden e pelas fortes lembranças que o livro me trouce das minhas queridas férias de verão. Quem não tem lembranças e experiências fantásticas trazidas na bagagens de algum dezembro ou janeiro passados com a família ou amigos? Eu me lembro bastante leitores, e tenho saudades daquela época, e ao ler “A CAMINHO DO VERÃO” pude sentir esta nostalgia.

Voltando a falar um pouco da Auden, realmente fiquei afeiçoada a personagem. Quando eu era adolescente me parecia bastante com ela. Um pouco introspectiva, estudiosa, orgulhosa e com um medo enorme de errar. Auden é assim. No entanto, tudo vai mudar quando ela decide passar suas férias de verão em Colby, uma cidadezinha litorânea, onde agora vive seu pai e sua madrasta que acabou de ter um bebê. Alem disso, ela irá encontrar Eli, um solitário e misterioso garoto que se recupera de um grave acidente. Tudo mudará para Auden neste verão e é muito gostoso ver estas mudanças.

Eli é um personagem apaixonante. Você fica contando as páginas para que ele apareça novamente e leve a Auden para mais uma noite de insônia em algum café de Colby. Falando em insônia, este é um tema bem abordado no livro. Tanto a Auden quanto o Eli sofrem deste mau, desencadeado em cada um, por um trauma. Na Auden pela separação dos seus pais e no Eli pelo acidente que sofreu. Outros temas como feminismo, esteriótipos e o próprio conflito da Auden com a mãe e o pai são abordados em todo livro. As novas amizades que rompem a zona de conforto da personagem e o prazer em andar de bicicleta também são relevantes na trama e deixam a leitura deliciosa.

Já narrativa da Sarah Dessm é um espetáculo a parte. Quando peguei o livro para ler achei que seria apenas uma história sobre uma aventura em duas rodas, no entanto o que encontrei me surpreendeu imensamente. Além de uma narrativa espetacular, a Sarah Dessem mescla em seu livro uma escrita surpreendente em uma história inteligente, emocionante e por que não em alguns momentos delicada.

O tratamento do livro pela editora iD também é de se tirar o chapéu. A diagramação é confortável com fontes de tamanho adequado e ainda possui uma capa que não passa despercebida por nenhum leitor. Uma coisa que sempre me chama a atenção nos livros desta editora é que nas costas do exemplar sempre vem com a seguinte frase: “VOCÊ SE iDENTIFICA COM ESTE LIVRO? LEIA AS PÁGINAS 191 e 192″. Acho isto fantástico. Você pode ler duas paginas do livro sem medo, já que elas nunca contem nada de revelador, e ainda ter um gostinho do que vai encontrar na leitura. Uma excelente ideia que as outros editoras poderiam aderir.

Outro ponto interessante nesta edição é que quando você acaba a leitura encontra uma “LISTA DE MÚSICAS PARA A CAMINHO DO VERÃO” que a própria escritora utilizou para motivar os dias difíceis em escrever ou para inspirar a criação de algum personagem. Sarah Dessen também fez um capítulo onde descreve um pouco sobre si e como surgiu a ideia do livro. Achei a ideia fantástica, pois com isso você consegue se afeiçoar mais ainda ao livro e a escritora.

É leitor chego ao fim, e para quem estava tendo dificuldade em escrever esta resenha, até que ela ficou um pouquinho extensa. Mas não poderia deixar de elogiar este livro que agora encabeça a minha lista de favoritos de 2012. E com tantos apontamentos positivos, “A CAMINHO DO VERÃO” da Sarah Dessen não poderia levar menos que cinco selinhos cabulosos. É uma leitura mais que recomendada para quem gosta ou quem ainda não descobriu os prazeres da literatura jovem adulta contemporânea.

Comentem e boa leitura para todos!!!
Por Serena
site: leitorcabuloso.com.br
link direto: http://leitorcabuloso.com.br/2012/03/resenha-a-caminho-do-verao-da-sarah-dessen/

Jessica Vieira 01/02/2012

A Caminho do Verão - Sarah Dessen
A Caminho do Verão me surpreendeu, pois nunca tinha lido nada de Sarah ,mas acabei me apaixonando por sua escrita. Sabe aquele livro simples , mas completo? Bem esse é o A Caminho do Verão . Bem... vamos ao livro !

Ele conta a história de Auden uma jovem que decide passar o ultimo verão antes da faculdade com o pai .O que ela achava que não passaria de uns meses juntos acaba por deixa-lá surpresa . Em Colby uma pequena cidade litorânea Auden acaba vivendo o que ela nunca viveu em sua infância e adolescência. Lá Auden aprende a lidar com algumas verdades sobre seu pai,mas também comprova que as pessoas mudam apesar de sua mãe achar ao contrário.Auden aprende também a não pré -julgar as pessoas como fez com Heidi sua madrasta e Maggie uma das menias que trabalham para ela. E como se já não bastasse tudo isso Auden ainda conhece Eli um jovem incrivelmente misterioso, que a ajuda a descobrir que a vida é muito mais do que estudos e ocasiões formais, o que vai totalmente contra as suas convicções . Além da grande surpresa que seu irmão Hollis causa a voltar de uma viagem que já durava quase dois anos. E também tem a "Isbe" é como Auden chama carinhosamente sua mais nova irmãzinha Thisbe que com o tempo acaba lhe conquistando.
A Caminho do Verão é um livro muito divertido e cheio de surpresas. Com ele percebemos que a vida as vezes da uma segunda chance ,mas que nunca devemos esperar por ela. Temos sim é que aproveitar o agora!

Isso e muito mais em http://manolasleitoras.blogspot.com/

Adriana 05/04/2012

Esta foi a minha leitura de fevereiro do Desafio Realmente Desafiante, iniciativa do blog Silêncio que eu tô lendo. Para ver minha lista completa de leituras do desafio, clique AQUI! O tema desse mês era ler um livro cujo protagonista tivesse o nome com a mesma inicial que o meu. Neste caso, a Auden caiu como uma luva

Adorável, leve, divertido e com uma mensagem super positiva! Este é um livro que eu com certeza indico, principalmente para ler nesta época do ano! O verão é tudo de bom e fica melhor ainda se tivermos a companhia do livro certo.

A Caminho do Verão foi meu primeiro contato com a escrita de Sarah Dessen, extremamente elogiada na blogsfera! E pude constatar por mim mesma o quanto os elogios estavam certos!

Nesta história conhecemos Auden, uma garota a quem não foi permitido ter uma infância de verdade. Não, ela não é órfã/pobre, tem pais inteligentes, cultos e com boa posição social. Porém, foi a inteligência deles que prejudicou tanto a menina. Os dois só sabiam competir entre si na carreira e espelharam seus desejos na filha, dizendo desde sempre o quanto ela era madura, não precisava brincar ou se divertir, pois preferia estudar e ficar quietinha no seu canto.

Assim ela cresceu sendo o oposto do irmão Hollis e da maioria dos outros jovens. Entretanto, depois da separação conturbada dos pais, a maturidade exigida dela aumentou ainda mais, fazendo com que ela se afastasse de vez de toda e qualquer atividade “legal” para sua idade.

O verão antes do início da faculdade chegou e com ele veio o convite de seu pai e sua nova madrasta de que a garota ficasse na nova casa deles, em uma cidadezinha litorânea, durante a temporada. Dividida entre ficar em casa estudando tudo o que aprenderia naquele semestre antecipadamente e sair um pouco, sendo mais “normal” o que sua mãe detestaria, ela decide dar uma chance e ver com seus próprios olhos se o pai mudou o comportamento egocêntrico ou não.

Ela chega ao lugar e logo percebe que não irá ser tão tranquila a vida beira mar, pois sua meia-irmã recém nascida, a pequena Thisby, não dá uma folga pra ninguém! A menina só berra o dia inteiro, esgotando a madrasta. O pai de Auden não demonstra ter tempo algum para ajudar a cuidar de Thisby, o que demonstra o quão idiota ele é odiei ele gente.

Mas o bacana da história é o que vem depois de toda essa confusão, que é a mudança gradual que se opera em Auden ao longo do verão.

Naquela pequena cidade ela descobre novamente como fazer amigos, revê seus conceitos pré-formados e herdados da mãe chata sobre mulheres fúteis caírem por terra e também descobre o poder do primeiro amor.

Auden e Eli, um garoto incrível, mas muito sombrio e misterioso, encontram um no outro uma forma de aproveitar a alegria do verão. Ele perdeu há pouco tempo seu melhor amigo, ela nunca teve uma chance de aproveitar a infância. Por isso, nas madrugadas eles se encontram e partem em uma jornada para se refazerem e descobrirem as coisas que importam de verdade!

O livro pode parecer clichê ou sem graça (minha resenha não faz jus à enormidade de coisas que acontecem na obra e de como a autora escreveu um história lindíssima), mas não é nem um pouco assim. A trama é muito bem desenvolvida, pois mesmo nas partes mais descritivas e introspectivas dos personagens, não senti aquela sensação de cansaço e vontade de pular as páginas.

Amei conhecer A Caminho do Verão e já estou louca para pôr as mãos em Just Listen, outro livro de Sarah lançado no Brasil

A edição da Editora iD ficou fantástica! Amei a capa, que tem tudo a ver com a história e a revisão é impecável. O bom gosto e atenção aos detalhes ficou evidente no livro, que é realmente belo combinando com o conteúdo.

Por fim, só tenho mais uma coisa a dizer: leiam e se encantem!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2722

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6