O Trono de Fogo

O Trono de Fogo Rick Riordan

Resenhas - O Trono de Fogo

mxavier 24/09/2021

Predominante esquema mitológico
Não sou dos fãs assíduos do Rick Riordan e tampouco posso dizer que morri de amores pelo livro 1 dessa trilogia - estou sendo sincero -. No entanto, gostei bastante de 'O Trono de Fogo', sua escrita é leve, bem detalhada e de fácil compreensão. Mitologia egípcia, apesar de ser uma das melhores da escola, não é muito bem explorada, mas o autor o faz com maestria.

Por vezes me peguei imaginando todos os cenários extremamente bem descritos. As pirâmides, esfinges, palácios - egípcios ou não - são cenários recorrentes nessa aventura épica. A narração dividida entre Carter e Sadie, que se encontram bem, no que diz respeito a sucessão dos fatos, torna o texto bem mais legal. Os diferentes pontos de vista cumprem seu papel.

É uma pena que o Palácio de Cristal de Londres não exista mais, porque o livro me deixou curioso e só ver fotos não me saciou.

Voltando... Simplesmente amei a evolução das personagens, a inserção de novas personagens de diferentes nacionalidades, a riqueza de detalhes e a ligação entre a real história do Egito e a história narrada no livro. São essas ligações com o real que, pra mim, deixam o texto mais sério e refinado.

Encerro dizendo que esse livro é o ideal para amantes de literatura fantástica, para amantes da cultura do Egito, das primeiras civilizações, dos deuses e divindades infinitas do universo. Como diria Margareth Menezes: "E eu falei Faraó; Ê, faraó!".

iamatilda 16/05/2021

O livro já começa apresentando um monte de personagens maravilhosos e a casa dos magos (não lembro o nome desculpa) e eu lembro de ter gostado bastante dele
- deu pra perceber que sei fazer resenha muito bem, crítica maravilhosa

nanda 27/09/2022

aí como já me apeguei a família kane e todos os personagens ?? o riordanverse é mto bom não dá pra falar outra coisa! enfim, gostei desse (não tanto quanto o primeiro mas segue bem) adorei os novos personagens walt, jaz, O BES, e todos os novos do 21º nomo! a volta da zia totalmente MDS, as reviravoltas, os plots tudo mto bom!! como é um livro de transição, o do meio, ele entrega o que se espera dele então gostei!

Lela Bastos 25/06/2021

RECOMENDO ?
muito bomm?
Assim como no primeiro livro Sadie e Carter Kane vão ter aventuras realmente desafiantes. A leitura é muito fluida e viciante kskskksks, apesar de eu preferir capítulos mais curtos(os capítulos tem entre 10 a 20 páginas) gostei bastante.
Estou animada para começar o terceiro (e último) livro ?
amei amei ?

edufernds 23/07/2020

A série devia se chamar Sadie Kane e os Egípcios.
Chegando na metade da história e segundos livros de trilogia geralmente enrolam bastante e são transitórios, esse não é assim, é cheio de acontecimentos importantes e partes muito emocionantes.

A Jornada de recuperar as partes do Livro de Rá é bem divertida, parecia um filme de aventura estilo indiana Jones até, gosto de que partes dela o Rick Riondan ter separado os irmãos para fazerem missões paralelas e aproveitar o ponto vista duplo.

Os Deuses seguem sendo o enorme destaque, eles são todos legais, você gosta deles, até Set passa a ter uma pontinha divertida aqui, Anúbis, Bastet seguem irresistíveis.

A Aventura passa pela Rússia, pelo Egito, EUA, Inglaterra, pelo mundo inferior, pelo Duat, tanta coisa, mas fica tudo bem arrumadinho e da um ar épico a jornada.

Temos novos personagens, o deus anão Bes é incrível demais, amo tanto, assim como amei Tawaret a deusa hipopótamo, porém sinceramente os novos membros da casa do Brooklyn são todos sem graça, mesmo Walt com uma história misteriosa e trágica não me trás empatia alguma.

O vilão Vlad Menshikov é bossal demais, insuportável e por isso tão bom.

Se o Riordan consertou o excesso de subtramas nesse livro ele falha em desenvolver personagens melhor. O Carter é um estorvo, inútil em 95% do livro enquanto a Sadie faz absolutamente tudo de importante que se segue na missão, tudo o que Carter faz parece desnecessário e é triste ver o personagem ser jogado se lado assim.

A Paixão de Carter por Zia, a ponto dele querer abandonar a missão para salva-la não faz sentido, eles se conheceram e conversaram por uns 3 dias, Assim como a relação de Anúbis e Sadie parece esquisita, ela deve ter conversado com ele 1 hora inteira da vida dela se for parar pra pensar, Mas ainda é melhor que ela e Walt que é o relacionamento mais mingau de água escrito pelo Rick Riondan.

Apesar disso é um puta livro legal, não sei se foi intencional mas o começo do livro ser ambientes chuvosos, com neve e escuros pra terminar com ambientes mais ensolarados e áridos seria uma metáfora pra a volta de Rá, o deus Sol? a estética ficou perfeitinha demais.

ps: Carter e Sadie a 80km por hora, quem vai ser o mais irritante do livro? a parte difícil da jornado do herói ta aqui nesse livro.

Paula1324 10/10/2020

Iniciado dia 03/10/2020
Terminado dia 10/10/2020

Os irmãos kane são tudoo

Tina :) 03/07/2021

Precisamos falar sobre: Os Kane
Vale muito a pena!
É sim melhor que o primeiro.
Do início ao fim é tudo bem dinâmico, mas não de uma forma exagerada.

No livro, o autor expandiu mais o universo mitológico egípcio, o que é bom para um segundo livro, porque o primeiro é mais introdutório.
Nele, também possui alívios cômicos incríveis e pontos bastantes triste, não me fez chorar mas tem, o que me deixou até reflexiva em alguns pontos.

Gostei muito da humanização, personificação e os pontos de vista dos personagens, a forma como o Rick Riordan deu os sentimentos para eles, porque dá para indentificar com facilidade, e não ficou forçado.

Os casais são perfeitos, não decepcionam, tem interesse no quantidade certa e é bem completo, tudo de acordo com os fatos da história.

A interação dos personagens é muito boa, não senti falta de nenhuma, e se senti no meio da leitura foram muito poucas.

O livro trás também um lado muito forte sobre amizades no geral, não forçando a barra entre essas interações, estando no meio de cenas, de forma bem natural.

Mas, acima de tudo, a relação de irmandade entre Carter e Sadie. Não tem como reclamar disso. A relação é tão verdadeira, a forma deles se expressarem, mesmo que involuntáriamente é incrível. Não importa o que esteja acontecendo, eles sempre vão estar se protegendo, claro que cada um de uma forma, porém estarão.
Eles até se completam quando estão em batalha, são uma dupla maravilhosa de ser ler.

Porém, gostaria que Bastet tivesse aparecido um pouco mais, assim como Anúbis, mas acho que isso tem um motivo, que irá se revelar no próximo livro, então é compreensível.

O livro é muito bom, o seu final dá uma nítida abertura para o terceiro e último livro da trilogia.

Mariana 07/11/2022

As Crônicas dos Kane: O Trono de Fogo
Ok, eu sou apaixonada por Rick Riordan e sua maneira de abordar as diferentes mitologias.
O primeiro livro foi realmente bom, entretanto, esse deixou um pouco a desejar.

Acho que não tenha necessidade das Crônicas dos Kane ser uma trilogia, daria para se contar a história em dois livros. Toda via, acho que Riordan quis manter seu padrão de livros médios, até porque é uma leitura mais puxada para o infanto juvenil.

Espero gostar tanto do terceiro quanto do primeiro!

laura 24/04/2021

esse livro = casa !! ??
Esse livro é I N C R I V E L, é sério, me senti presa do início ao fim, me senti dentro do livro como se eu estivesse dentro do livro junto com os personagens, como se eu realmente estivesse lá com o carter e a sadie.
Foi perfeito, plots muito bons, batalha muito boa (mas acho que a do primeiro livro foi melhor) mas mesmo assim, pensei que não daria pra superar o primeiro, mas superou!!
Chorei? MUITO, PERDI TODA A ÁGUA DO CORPO!! me destruiu??? SIM, NÃO ME RECUPEREI AINDA, entao sim, favoritei

Lady Bridgerton 21/01/2022

sofre do problema do 2 livro
não foi um livro tão bom quanto o 1, mas continua divertidissimo e o rick aprofunda bem a tematica do egito. mas eu sinto que esse livro se fosse com menos paginas daria pra encaixar no 1 e no 3, pq deu uma barriga ali no meio que nossa senhora, assim eu tava com pouca ressaca quando li esse livro então minha opinião pode ser questionavel, mas que o rick enrolou, ele enrolou sim. no mais tardar a evolução dos personagens não tenho nada a reclamar, o grande destaque pra mim continua sendo a sadie, ela rouba muitas cenas. a parte mistica dos deuses é muito envolvente porque é toda uma guerra pelo poder, a questão do apofis eu achei ok e da pra relevar. dos novos personagens eu gostei muito do walt. ele é tão fofooooo. ai shippei muito ele com a sadie e isso é um problema porque ela e o anubis é muito otp, mas sempre a espaço pra trisal. as minhas unicas expectativas pro 3 mesmo é uma paz pros kane porque esse povo é a cada 20 paginas uma luta kkkkkkk

alicemmansur 05/12/2020

trono de fogo
não tenho muito a falar do livro, mas sem dúvidas foi incrível

eu achei legal o fato de entrarem mais personagens importantes nesse segundo livro e que, espero, vão fazer diferença no próximo

foi surpreendente e o melhor da trilogia para mim, até agora

mal posso esperar para ler o próximo ???

Wellem Nascimento 17/04/2021

Dei 4 estrelas? Dei 4 estrelas. Porque *sim* a história é boa, fácil de ler, funciona bem e prende muito as pessoas (porém isso não tem acontecido comigo nessa trilogia).

Sabe aquele tipo de livro que você ta lendo e independente da parte do livro que você para, você não fica querendo a todo instante voltar pra saber o que acontece? Então, pra mim está sendo assim.

Gosto dos personagens, a história é boa e bem escrita, mas não me prende tanto quanto eu gostaria (foi assim no primeiro livro e continuou nesse segundo, vamos ver no terceiro né?!)

No mais, recomendo sim a leitura da trilogia!
É o tio Rick, então se você gosta dele, você deve gostar dessa trilogia também (e, aliás, tem várias referências ao Brasil nesse livro, isso eu gostei bastante). ?