A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Deise 20/08/2020

Impressões
Um livro sobre guerra com situações comuns a eventos como esse, porém ao ler senti uma sombra diferente, uma tristeza preeminente... e o conhecimento da história de um povo desconhecido, que ainda carrega o medo do terror a que foi submetido.
Uma história triste de um povo forte... contada pela arte..eternizada na escrita e nos desenhos...

Hailuj 12/07/2021

A verdade na história doí
Não sei o que é mais triste nesse livro, a história ou saber que isso realmente aconteceu com milhares de pessoas. A história de Lina me chocou, fiquei com lágrimas nos olhos por tudo que ela sofreu durante toda os anos nos campos e continuou sofrendo depois disso. Essa história machuca mas mostra como as coisas aconteceram e como a união soviética funcionava e eram desumana com as pessoas.

Torci para Lina e a família conseguirem fugirem dos campos, mas autora trouxe a realidade para história e mostrou como eles não ligavam pra quem vivia, morria ou comia, eram todos tratados como animais, os mortos eram abandonados ao relento para os animais, essa foi a realidade das pessoas de 1941 que foram escravizadas pelos soviéticos.

lanna 24/06/2021

gostei muito, mas acho que o final deveria ter sido mais desenvolvido, ficou muito vago para imaginação do leitor

Leninha Sempre Romântica 24/11/2011

A vida em tons de cinza como o nome já está dizendo, mostra uma história de sofrimento, dor, sobre um povo esquecido, que sofreu horrores e sobreviveu para contá-la!

Partindo do instante em que foi aprisionada, Lina narra sua trajetória de vida (se é que se pode chamar de vida) em um campo de guerra.

Tratada como um animal, não só ela como toda a sua família e outros de sua cidade, ela se vê perdendo todos os seus sonhos. Um belo futuro ela teria como pintora, já que seu talento inegável tinha sido descoberto e logo ela estaria em uma escola de artes, não fosse a trágica aparição dos policiais NKVD, que a levaram de casa e a jogaram em vagões de porcos rumo a um destino desconhecido.

Lina conheceu a dor da saudade, a dor física em trabalhos exaustivo, conheceu a fome, foi humilhada, maltratada... Mas também conheceu a força da união entre estranhos pela sobrevivência, e finalmente, sem que se esperasse encontrou o amor.
Se prepare para conhecer toda uma história de luta de um povo que foi aviltado, esquecido, morto e apagado... Não fossem alguns sobreviventes dos trágicos fatos da história, talvez nem fossem conhecidos.

50 anos de ocupação brutal, como diz a autora, narrado de forma clara, sem máscaras e que precisa ser conhecida por muitos, até para que fatos tão tristes nunca voltem a acontecer.
Conheça através de Lina, Jonas, Elena, Andrius a força de 3 países minúsculos que mostraram que a união e o amor podem vencer as armas.

Um livro pulsante em sua dor, verdadeiro em seus fatos, doloroso em sua narração, que toca, machuca, mas de uma forma ainda mais autêntica abre os olhos para um amor além das medidas, o amor à Pátria.

O livro encanta desde a capa, que demonstra em sua simplicidade o que é sobreviver entre o nada num frio esmagador. Uma semente de amor que germina e sobrevive à duras penas, mas que desponta para o céu.

Parabéns à autora por narrar de forma tão simples, fatos tão tristes que emocionam, comovem e dilaceram, mas sem tornar o livro pesado e nem cruel.
Recomendo!

Rêh 24/10/2021

Perfeitamente emocionante
Um dos melhores que eu já li, sem dúvidas, é muito lindo o jeito que a Ruta trouxe esses relatos reais de pessoas que viveram esse pesadelo, com muito respeito. Lindo e triste, impossível não se emocionar, principalmente nos capítulos finais. Histórias que não podem ser apagadas e esquecidas, para não se repetir!!

Giselaine 18/06/2021

Doloroso e sensível
Que livro incrível! A escrita tem uma sensibilidade quase sobrehumana. Se você não se emocionar nesse livro, nem sei com qual irá. Recomendo a leitura.

Amanda 01/09/2021

Eu adorei esse livro, teve varias cenas que eu fiquem com do, eu so queria mais do final...

É um livro um pouco forte, quem gosta da temática vai adora o livro

Eliziane Barbosa 14/09/2020

Simplesmente Impactante, leitura necessária.
Eu estava mega ansiosa para essa leitura. Logo que comecei, já me deparei com os impactos da história de Lina, Jonas, Elena e todos os personagens que são mencionados no enrredo.
Momentos de causar revolta e tristeza.
Uma falta de respeito e amor ao próximo tudo por causa de poder.
A Gerra trás consequências inrreparaveis e as marcas não eternas.
A autora tem uma escrita maravilhosa, cheia de detalhes. Uma fluidez que faz você ler o livro em apenas um dia.
A menos que seu piscológico não deixe pois possui descrições bem chocantes.
Leitura necessária.

Gilvania4 04/07/2020

Em prantos!
Nossa estou sentindo a dor dos personagens desse livro.

Cinzas na neve conta a história de Lina, uma garota talentosa que é deportada de sua casa e levada a gulags na Sibéria, forçada a trabalhar em um regime escravocrata, sem o mínimo para sobrevivência: um teto, roupas, água e comida restritos, o mínimo para não sucumbir a morte. Lá ela descobre o ódio, a caridade e a pena.
Este livro traz um passado de genocídio, maus-tratos e o quanto o homem é capaz de suportar para permanecer existindo. Eu sofri muito com esse livro, recomendo. As pessoas precisam saber o que Stalin fez ao povo da Lituânia, Letônia e Estônia.

Verônica 19/04/2020

Maravilhoso
Com certeza entrou para meus preferidos, livro emocionante, real, triste... Não deixem de ler... Super recomendo

Nordeste Literário 30/07/2020

No livro cinzas na neve vamos conhecer a história de Lina e sua família, que em uma determinada noite tiveram suas vidas transformadas. A trama desenvolvida neste livro ocorre especificamente em 1941e, como é sugerido pela autora ao final do livro, busquei realizar uma pesquisa sobre os acontecimentos daquele periódico histórico. 🌵
🌵
Em 1941 a união soviética se anexa aos paises bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) e desde então os anti- soviético e Judeus sofreram as maiores atrocidades, as situações descritas ao longo do livro são reais e foram obtidas pela autora ao viajar para esses países. Acredito que mesmo com toda maldade sofrida pelos personagens no livro o sofrimento daquele povo atingiu um nível ainda maior e são fortes o suficiente para terem sido amenizados no decorrer da trama.
🌵
Os personagens foram deportados em carros que transportavam animais, pessoas morreram antes de chegar ao destino.Debilitadas, com fome , sede e separados de seus familiares. As situações vividas por essas pessoas na Sibéria retratam a maldade humana em um nível assustador.
🌵

Esse não é um livro apenas de relatos históricos, temos personagens e diálogos , a autora apenas se apropriou da historia real dessas pessoas e transformou nesse livro incrível. Passando para o lado vocês poderam observar algumas ilustrações dos transportes utilizados para deportar as pessoas e as trouxas de roupa que foram os únicos pertences que conseguiram levar quando tiveram suas casas invadidas .

Emily 13/07/2020

Terrível "reinado" de Stalin
Em 1941, quando o mundo se encontrava diante da Segunda Grande Guerra, a União Soviética anexou ao seu território os países bálticos. A grande maioria das pessoas ali residentes eram consideradas um atraso para a economia dos países, além de serem também consideradas um fardo. Portanto, os soviéticos, sob ordem de Stalin, passaram a deportar esses povos para a Sibéria, obrigando-os a realizarem trabalhos forçados em troca de uma quantidade ínfima de alimentos, além da precariedade da higiene, fatores que ocasionaram, inclusive, doenças e até mortes. Eles não tinham saída, precisavam executar o que lhes era mandado para sobreviverem e, quem sabe, voltar as suas antigas vidas e dar continuidade aos seus sonhos. A autora do livro, Ruta Sepetys, foi a Lituânia, um dos países bálticos, escutar relatos de sobreviventes para que assim pudesse construir a narrativa/as personagens. É um livro tocante que aborda, evidentemente, o horror que é viver em um cenário em que o poder é tido como fator tão importante para o homem que ultrapassa até a sua própria existência, e que a empatia e a solidariedade acabam sendo meros adjetivos desprezados, evidenciando realmente que o amor e a esperança talvez não sejam suficientes para mantê-los vivos.

Patty 29/06/2020

Cinzas Na Neve

"Era a primeira vez que eu via os outros passageiros. Havia milhares de pessoas. Será que o nosso aspecto era tão lamentável quanto o deles? Uma horda de lituanos com malas rotas e bolsas estufadas foi sendo despejada no vale, pessoas sujas, com roupas imundas, que pareciam ter passado anos dentro de um esgoto. Todos se moviam em câmera lenta, alguns fracos demais até para carregar seus pertences." ( Lina Vilkas).

O livro conta a história da opressão, do terror inimaginável causada por Stalin na Lituânia. É narrado por Lina Vilkas, que mostra a trajetória de sua família, na luta pela sobrevivência, durante esse período tão devastador. O livro é impactante, incrívelmente maravilhoso, profundo, devastadoramente triste, o sofrimento é tão palpável, que necessitei parar por diversas vezes, chorei copiosamente, não é um livro fácil, de se digerir, mas é necessário para que possamos evoluir como seres humanos, para que possamos sermos mais empáticos.

Cinzas na neve é realista, doloroso, sensível, despedaça em cada virar de páginas, com maestria a autora nos transporta para fria, solitária e angustiante Sibéria. Presenciamos Lina amadurecer, diante dos terrores, das dores, o que torna a leitura um tanto quanto dura. A dilacerante realidade dos campos de trabalho forçados, as pessoas morrendo, tudo com uma riqueza de detalhes impressionantes.

A sensação que ficou... Um nó gigantesco na garganta, um vazio imenso no peito, reviver tantas injustiças, tão grande crueldade, ocasionada pelo egoísmo do homem. Confesso que senti tanta repulsa de Stalin.

Os personagens são bem construídos, marcantes,os secundários são impecáveis, são tal reais, com um brilho inesquecível.

Cinzas na Neve na minha humilde opinião, foi um dos melhores livros históricos que já li. Com uma história impecávelmente linda comovente, inesquecível...

A sua escrita fluída, não se torna em nenhum momento massante, um livro importante e bastante necessário, para não esquecermos um dos momento mais sombrios da Segunda Guerra. Um livro que nos faz sermos mais gratos, pelo o dom da vida, pelo o alimento em nossas mesas, que nos faz valorizar o valor inigualável da liberdade e do amor.

Não recomendo, para quem se encontra muito sensível nesse momento tão atípico.

Bruna.Cristia 23/08/2020

Leitura necessária
Um livro impactante, Ruta Sepetys soube passar com maestria através de suas pesquisas as histórias cruéis pelos quais essas pessoas passaram quando estavam diante do poder de Stalin no qual tiveram que suportar humilhações, violência, miséria e apesar de serem subjugados a atos horríveis pelos agentes da NKVD não perderam a esperança que o mantinham firmes de que um dia seriam livres. Enfim, um livro emocionante.