A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Martins 06/08/2021

Gente eu estou apaixonada pela escrita da Ruta Sepetys, a forma como ela transmite os sentimentos dos personagens, e como ela nos mostra histórias tão importantes que não são tão faladas quanto deviam, acredito que todos deveríamos ler e refletir sobre estas.

Liliane 17/02/2021

A história é narrada por Lina, uma garota Lituana de 15 anos, cuja família é presa e deportada para viver em campos de exploração na Sibéria.
O enredo, apesar de ter personagens fictícios, é baseado em acontecimentos, situações e experiências de sobreviventes que foram alvos do genocídio soviético perpetrado por Josef Stalin e os membros da NKVD.
O sofrimento é tão grande, mas a forma como a autora escreve faz a leitura ser fluida e bem linear.
Ao longo da leitura é possível perceber que o sofrimento parece ser algo perpétuo, pois quando os sobreviventes pensam que escaparam, lá vem mais atrocidades e a luta continua pela sobrevivência. Por fim, além do inimigo humano, as pessoas deportadas e presas precisam vencer questões e dificuldades relativas às condições climáticas.

Amanda.Fernandes 22/12/2021

Uma leitura necessária
Acho que ao terminar de ler esse livro, você não será mais o mesmo. Conhecer um pouco mais da história e da realidade vivida por tantas pessoas durante a guerra é muito triste, mas é necessário.
A escrita prende bastante, e faz com que você esteja sempre querendo saber o que vai acontecer em seguida.

Hailuj 12/07/2021

A verdade na história doí
Não sei o que é mais triste nesse livro, a história ou saber que isso realmente aconteceu com milhares de pessoas. A história de Lina me chocou, fiquei com lágrimas nos olhos por tudo que ela sofreu durante toda os anos nos campos e continuou sofrendo depois disso. Essa história machuca mas mostra como as coisas aconteceram e como a união soviética funcionava e eram desumana com as pessoas.

Torci para Lina e a família conseguirem fugirem dos campos, mas autora trouxe a realidade para história e mostrou como eles não ligavam pra quem vivia, morria ou comia, eram todos tratados como animais, os mortos eram abandonados ao relento para os animais, essa foi a realidade das pessoas de 1941 que foram escravizadas pelos soviéticos.

alicemoraaes 01/02/2021

livro forte, que mostra a história do que foi o comunismo e de como o povo sofreu com isso, milhões de pessoas torturadas, humilhadas, sem direito do mínimo em vida. triste realidade que espero nunca mais se repetir pra nenhum povo.

Livian.Sara 27/09/2023

Esse livro é como um raio de sol nascendo depois de um dia de temporal intenso, ele é triste, feliz em alguns momentos e o principal: trás aspectos importantes sobre a guerra e o poder que ela tem de mudar a vida de inúmeras pessoas... sonhos abandonados, vidas perdidas...

Suellen.Lopes 29/08/2020

Leitura punk
Não há nada de bom na guerra, qualquer forma de ditadura, de posse de poder vem com consequências terríveis.

Pessoas não capazes de aceitar opiniões alheias, pessoas que querem seu poder acima de tudo e de todos como total donos de razão.

Esse livro ativa a empatia, em como pequenos gestos humanos podem salvar, em como a perda de tudo pode ser bem colocada em meio de um amor de pessoas ao lado.

Alessandra 04/06/2020

Decepcionada
Para quem veio de Sal de Lágrimas, um romance lindo e com uma personagem forte: decepção, simples assim.... Não consegui ter simpatia e nem me conectar com a Lina, achei ela mimada, egoísta e alienada. Mesmo passando por tudo não acho que a personagem amadureceu ao longo da narrativa, o irmão dela Jonas que tem 10 anos é mais maduro e antenado que ela. A narrativa é seca e mesmo com um tema forte como o fascismo, Stalin e Hitler a história não conseguiu me cativar. Fiquei muito decepcionada especialmente com o final, em relação ao pai de Lina, com Andrius (que por sinal adoro o personagem) e toda a dinâmica com os desenhos. Todo sofrimento, todos os desenhos, toda a conexão para esse final ? Sinceramente esperava mais.

lanna 24/06/2021

gostei muito, mas acho que o final deveria ter sido mais desenvolvido, ficou muito vago para imaginação do leitor

Gilli 27/04/2021

Amor
E no momento de maior desespero e dificuldades era o amor que permanecia, a esperança de dias melhores sem sofrimento. Um livro belíssimo que infelizmente retrata uma realidade que muitos vivenciaram. É difícil imaginar tanto sofrimento e com lágrimas nos olhos você repensa sua vida e percebe os inúmeros motivos que tem para agradecer. Um livro que faz refletir.

Jessica 09/06/2021

Ótimo
Difícil parar de ler.
Uma narrativa muito intensa e delicada de um assunto tão pesado, mas necessário.
Foi meu primeiro livro da autora, e gostei muito!

Bruna 29/03/2021

O livro mais puro, belo, sensível que eu já reli (e relerei muitas e muitas vezes). Não tem como não sentir, não chorar, não torcer, não lutar.

Mille 18/10/2020

Extraordinário
No seu total, não houve uma parte do livro meio morna, ou mais ou menos.
Ele foi expendido do início ao fim, cativantes, intenso, reflexivo e extremamente triste.
Parar para pensar até onde a maldade humana é capaz de ir apenas pelo fato que pode é de deixar qualquer um sem palavras.
Mas lembrar que eles foram um povo que não abaixaram a cabeça aos seus opressores, que ainda se apegavam as suas esperanças, que se ajudavam e apoiavam os fizeram suportar tais torturas.
Que sejamos como Lina, dispostos a não ceder e ter fé no que acreditamos, ainda somos capazes de mudar a história.

Deise 20/08/2020

Impressões
Um livro sobre guerra com situações comuns a eventos como esse, porém ao ler senti uma sombra diferente, uma tristeza preeminente... e o conhecimento da história de um povo desconhecido, que ainda carrega o medo do terror a que foi submetido.
Uma história triste de um povo forte... contada pela arte..eternizada na escrita e nos desenhos...