Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

Duda 10/03/2022

Comecei a ler esse livro para o vestibular, meio obrigada. Mas a cada capítulo que passava eu gostava mais e mais. E olha, Graciliano Ramos é um gênio. A forma como o livro vai e vem e em como ele parece não ter fim me encantou!
A narrativa confusa e intima realmente te trazem a sensação de angústia tal qual o personagem está sentindo. Super recomendo!!

maryfirst4 20/05/2023

Primeira leitura ?????????? do ano!!
Não esperava que essa ia ser uma leitura cinco estrelas, mas fui surpreendida positivamente
que livro incrível! intrigante, interessante, envolvente; eu amei!
teve um começo, meio e fim muito bom e não ficou uma ponta sem nó.
a única coisa ruim foi que haviam partes em que ele trocava de assunto ou entrava em uma linha de pensamento muito abruptamente, e eu ficava um pouco perdida; mas no geral, foi um livro estranhamente muito bom!!!
swiftsfield1 21/05/2023minha estante
LACRE

Aline Oliveira 29/08/2021

Angústia
Tem uma narrativa envolvente e o título precede, porque é muita angústia passada... esse livro desperta um monte de sentimentos e não da pra confiar muito nesse Luís.
Me incomodou o fato da história não ser linear, isso confundiu um pouco, porém adorei o livro.
Toda obsessão dele por Marina, vai lá vem cá, as reflexões sobre a própria vida, frustrações e loucuras, é o tipo de leitura que você começa e quer saber o final.

Beatriz 27/08/2022

angústia correu pra q you pudesse andar
que livro chato senhoras e senhores, não entra na minha cabeça alguém gostar de um trem desse sem ser pra fingir saudosismo

se a intenção foi mostrar a angústia do cara ou deixar o leitor angustiado com a chatisse nunca saberemos

manuela 19/12/2022

gosto muito da temática do livro por isso eu tinha expectativas bem altas porém tinha momentos que eu ficava bem "acaba pelo amor de deus" ! amo personagens conflituosos e frustrados com a vida ao seu redor mas por algum motivo o narrador não me interessou tanto quanto eu me geralmente me interesso ? CONTUDO parabéns Graciliano vc virou tipo meu dostoievski brasileiro ele com certeza gostaria desse livro
Inocêncio 19/12/2022minha estante
CARA nunca pensei em definir ?Angústia? como uma obra de Dostoiévski brasileira mas que * cirúrgica * hahaha perfeita!!!
Senti a mesma coisa. O livro é bem bom em deixar o leitor angustiado louco pra terminar logo

Mariah.Pascon 21/05/2022

fui ler por obrigação por causa da fuvest e acabei que gostei muito kkkkkkkkkk ler obrigado é sempre um saco mas esse foi o livro que li depois de muito tempo sem ler na pandemia (li em 2021), entao demorei um pouco pra pegar o ritmo dele ja q a leitura é meio "chata" e pesadinha. Tava 0 animada e com 0 expectativa, mas no fim gostei bastante e quando vi q o fim conectava com o início fiquei ????? Graciliano muito gênio

o final é muito bom e te deixa real angustiada justamento pq é um ciclo (o começo é o fim e o fim não é o fim), o livro todo em si é muito bem escrito e ele narrando te deixa nervosa no nível que vc fica MUITO querendo saber logo e acontece aqueles momentos que vc precisa tampar as próximas linhas pra não olhar antes da hora de tão ansiosa
PARA A BENS, gostei demais

Ana Paula Del Rey 18/09/2022

MEUD EUS GRACILIANO ÍCONE
O que falar sobre esse livro, meu Deus.
Para as resenhas falando que não acontece nada o livro todo, MENTIRA! Acontece tudo! A forma que o escritor transita entre presente passado e um futuro alucinado pelo protagonista é genial, ao longo do livro observamos a perda de memória a sanidade do mesmo se descolando da sua alma. Essencial, obrigada FUVEST por me incentivar e influenciar a ler essa obra prima, tudo se encaixa, desde o começo o escritor narra o final, e por falar no final, que final! Simplesmente angustiante as últimas páginas, o fato de não ter capítulos ajuda o leitor a entrar na mente perturbada e sem fio condutor de Luís. Eu amei esse livro, me fez perceber como as pequenas coisas podem virar uma bola de neve gigante, o coração partido foi apenas um gatilho para toda dor que ele guardava, triste, forte e emocionante. Leiam angústia

Vinicius.Anklam 01/07/2023

O livro poderia ter 160 págs. 200 págs de muita enrolação de delírios do personagem que você nem sequer sabe se é de verdade ou não. Não nego que o ápice do livro é o final e até que bem empolgante. Como que um livro desse, que é mais eficiente que sonífero está nas escolas, deve ser por ele ter sido barrado na época da ditadura militar e como o autor ficou preso por um tempo,exigiu que esta porcaria fosse exibida para crianças no ensino fundamental. Ótimo remédio para você que sofre de insônia. Se você deseja se aprofundar nesse espectro e sintoma do ser humano que é a angústia, leia Kierkegaard "Desespero Humano".
Lethy_21 01/07/2023minha estante
Vou ler esse de noite kkkkkkkk

Maria.Fernanda 10/04/2021

Angustiante
Esse é o tipo de leitura que te faz participar do texto e, claro, compartilhar das emoções e se envolver com personagens. Angústia é mais uma obra irrepreensível do grande Graciliano Ramos.

readwithjuly 20/07/2021minha estante
Kkkkkk é mt isso mesmo, odio do personagem mas me prendeu até o final afff a escrita do graciliano ??

sofiaa 01/02/2021

me surpreendeu positivamente
a linguagem pode pedir um pouco de interpretação, mas continua sendo fluida. história interessante, mesmo sabendo o que aconteceu desde o começo da narrativa, continua sendo envolvente. recomendo

lililu 05/04/2023

Livro angustiante
Um livro bem sentimental e íntimo. Achei o desenvolvimento bem confuso, por que as linhas temporais eram misturadas.
Em questão de enredo eu achei interessante, a obsessão com a Marina, o retrato do dia a dia. Como é narrado em primeira pessoa não temos certeza sobre o assassinato, mas eu gostei muito do último capítulo. Não é meu estilo favorito, por que eu acho confuso e cansativo