Nuvem da Morte

Nuvem da Morte Andrew Lane

Resenhas - Nuvem da Morte

Mavi 03/05/2013

O jovem Sherlock Holmes - Nuvem da morte
Nunca tinha passado pela minha cabeça que a história seria á respeito do próprio Sherlock aos catorze anos, imaginava que seria outro garoto com a mesma sede de informação que o detetive mais famoso do mundo tinha. Apesar da obra original ter sido escrita há muito tempo atrás e ter muito pouco revelado sobre como era Holmes durante a infância, adorei o livro exatamente por isso. Por ser um começo que o autor não deu á ele. Eu imaginava o Sherlock exatamente como estava descrito no livro, com aquele "poder" de dedução desde pequeno. Para quem gosta das aventuras desse detetive, o livro vai ser bem legal, pelo fato de explicar o vácuo que Sir Arthur deixou.

Mateus 23/03/2013

Sherlock Holmes Nuvem da Morte
eu achei o livro Sherlock Holmes Nuvem da Morte um livro bom pois se conhece um novo sherlock um sherlock jovem,de pensamento rapido,extrategico e que continualmente aprende coisas novas com seu tutor Amyus Crowe, o livro fala das primeiras amizades de sherlock e de sua primeira vinda a Londres,é um livro com muita açao e aventura e retrata o primeiro caso de SHERLOCK HOLMES.

Cristoph 22/09/2011

Começo bom!
Desde que fiquei sabendo desse livro, aqui mesmo pelo Skoob, tive uma certa curiosidade em conhecê-lo. Então o comprei. Logo vi que se tratava de um autor inglês, ou seja, material bom!
É um Sherlock que ainda é uma pessoa "comum" como qualquer outro, a não ser algumas particularidades especiais. Ele ainda vai conhecer pessoas que serão de suma importância para sua formação futura. Não podemos cometer o pecado de pegar este livro e imaginar um Sherlock em miniatura, até porque isso seria bastante irreal. Ninguém nasce um Sherlock.

Este livro é uma introdução, um aprendizado por parte do personagem. Há muitas perseguições, muita ação, o que atrai bastante o público jovem. Poderá satisfazer aqueles que já são fãs do Sherlock Doyleano, como também não agradar. Mas eu creio que o personagem evoluirá muito ainda ao longo dos livros que serão publicados. Vamos ver!

Annie 07/09/2011

Nuvem da Morte, por Ana Nonato.
Espaço
No geral, a Inglaterra. Passagens em Escola Deepdene para Meninos, Farnham (a maior parte), Londres e Cherbourg (França).

• Caracterização: é bem específica e fiel a cada região: o caráter sujo do Rio Tâmisa em Londres e a imponência da cidade, o aspecto rural de Farnham e de todos os elementos que a cidade abrange, as paisagens inglesas em contraste com as francesas. Dentro dos imóveis, a disposição dos cômodos é sempre a mesma, sem incoerências (referência ao Barão de Maupertuis).

Tempo
Inglaterra, século XIX, adolescência de Sherlock Holmes.

• Caracterização: Tudo ao redor "transborda" referências ao tempo: os móveis, as vestimentas, os meios de transporte e de comunicação da época, a menção à política neocolonialista.

Personagens
Por se tratar de uma aventura infanto-juvenil, as personagens não são tão aprofundadas nos aspectos psíquicos, embora cada uma possua um traço muito marcante de sua personalidade; traço este que, ao longo da história, determinará seu destino e sua importância no desfecho da aventura.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
É uma costura muito interessante: os três se complementam como um quebra-cabeças, os encaixes são perfeitos. Por exemplo, a personalidade de Virgínia e que impressões isto figurava na sociedade daquela época (muito bem caracterizada pelo tempo e espaço em que estava inserida).

Enredo
É narrado em 3ª pessoa. O enredo segue uma sequência lógica até o fim, pouco saindo da perspectiva da personagem principal, Sherlock (exceto no prólogo).
O Prólogo poderia ter sido melhor aproveitado. A importância que este tem para a aproximação de leitor e história é imprescindível; pela proposta do livro, é um tanto fraco.
O enredo em si traz muitas alternâncias entre entre picos de tensão e momentos de calmaria. Por se tratar da "primeira" aventura da personagem, é compreensível que seus dons estejam brutos e quase inexplorados, mas era de se esperar um pouco mais de "genialidade" por parte da mesma. O mistério foi bem construído, é simples e de fácil entendimento por parte do leitor.
As personagens deste livro têm um pouco das personagens de Doyle; é possível que um leitor desavisado consiga confundir Virginia Crowe com Irene Adler; ou até mesmo Matt com Watson, uma questão de perspectiva: alguns aspectos da personalidade destes poderiam ser mais enfatizados a fim de evitar este tipo de confusão.
Conteúdo
Sherlock Holmes é um adolescente cuja vida se limita aos períodos na Escola Deepdene para Meninos e as férias com a família. Toda esta estrutura muda quando seu irmão, Mycroft, o encaminha à casa dos tios, nas proximidades de Farnham, já que sua mãe está doente e seu pai está na Índia. As tardes de Sherlock se tornam entediadas pelo fato de seu tio mal prestar atenção nele, sua tia passar o dia num monólogo interminável e a governanta da casa, Sra. Eglantine, reprová-lo em qualquer atitude, até que conhece Matthew Arnatt, um garoto que pensa ter testemunhado uma nuvem que se movia por sua própria vontade fazer mal a alguém. É atrás da "Nuvem da Morte" que Sherlock, Matt, Amyus Crowe (contratado para ser seu tutor) e Virgina Crowe se descobrem em meio a uma conspiração que poderá derrubar o grande Império Britânico.

Capa
As letras são muito bonitas e os espaços, bem aproveitados. A figura chama a atenção, mas de fato não tem muita relação com o enredo; serve mais como atrativo à leitura.

Outra Capa:

Sinopse
É forte já na primeira frase. Por ser curta e dividida em blocos de intensidade, atrai a curiosidade e vontade do leitor, aliada à menção à fama da personagem original de Conan Doyle. Bem planejada.

Estrutura física
A parte gramatical foi totalmente respeitada na tradução. A letra e a diagramação do livro são bons. A capa e as páginas são macias e de fácil manuseio.

Gostou da obra?
Sou fã de Sherlock Holmes e isto foi um aditivo quando comecei a ler. No começo, a leitura me pareceu lenta justamente por ter de "conhecer" os aspectos infanto-juvenis de personagem tão querida; mas a partir do momento em que o mistério vai sendo observado e desenrolado, a história ganha uma aceleração constante, de forma que é possível lê-la sem desejar parar. Exceto no final do capítulo treze, em que a junção de tantos altos e baixos pode cansar o leitor, como aconteceu comigo. Após algum tempo sem ler, fui recompensada: a história volta com intensidade semelhante e o final é interessante. Em suma: gostei - não como gosto do original, mas ainda assim gostei.

Avaliação
- Enredo: 8
- Capa: 8
- Caracterização das personagens e entrosamento entre as mesmas: 8
- Caracterização do tempo e espaço e coerência entre os mesmos: 9
- Aspectos gramaticais: 10
- Sinopse: 8
- Estrutura física: 10

Nota: 8,7 (BOM - 3 ESTRELAS)

Recomendações
A todos os fãs de Sherlock Holmes, ao público alvo (os jovens). Em suma: a todos!

Copyright: BLOG SEIS MILÊNIOS & ANA CAROLINA NONATO - http://seismilenios.blogspot.com/2011/09/resenha-o-jovem-sherlock-holmes-nuvem.html

Phelipe 18/11/2012

linguagem da percepção
O livro e muito bom, por sua história e por seus modos de pensar, diante de problemas mencionados como a nuvem da morte
Um jovem de quatorze anos e seprofessor decifram un misterio que assombra uma região Que e visitada por amynus crower em sua viagem de londres

TRK 09/10/2012

Review - O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte
(LEIA ESSA RESENHA NO BLOG: http://thereviewkingdom.blogspot.com.br/2011/12/review-o-jovem-sherlock-holmes-nuvem-da.html) !!

Oi pessoal!! EU SEI, EU SEI, atrasei minha resenha em um dia. Mas eu estava ocupadíssimo lendo O Poder dos Seis fazendo coisas construtivas para a minha vida e acabei esquecendo de aparecer aqui pra resenhar esse MARAVILHOSO livro. Bom, como vocês vão descobrir logo logo lá no NUPE (mais especificamente, no dia 4 de Janeiro), eu estou numa fase SUPER Sherlock Holmes e livros de mistério. Tirando as séries que eu já havia começado e estou lendo os volumes seguintes, eu tenho lido apenas coisas de mistério e, mais especificamente, do Sherlock, meu novo melhor amigo. Com isso, eu logo fiquei FISSURADO nesse lançamento da Intrínseca, e já vinha namorando o livro há algum tempo na livraria.

Então veio o Natal. E aí já viu, né? Ele foi o meu presente. Então vamos à resenha em si.

Eu pensei que não fosse exatamente gostar no início, porque me desculpem, acho que o estilo do Arthur Conan Doyle, o autor original de Sherlock Holmes, nunca iria poder ser copiado. Além do mais, se copiassem, pensei que ficaria algo podre e sem graça, muito plágio.

Mas todos os meus preconceitos caíram quando li os primeiros capítulos do livro. Sherlock está com catorze anos e vê o seu primeiro cadáver e soluciona o seu primeiro crime neste livro. É fantástico!!

Sherlock, neste livro, estuda na escola Deepdene para Meninos, em Londres. A época são as férias de verão, e Sherlock descobre que seu pai foi convocado para se juntar a uma base militar na Índia (?) e ele não vai poder ficar com a família nas férias. Sua mãe está doente com a convocação do pai, sua irmã é pouco citada no livro e seu irmão, Mycroft Holmes (que eu descobri que aparece SIM nos livros do Arthur Conan Doyle [desculpa, galera, sou fã mas ainda não consegui ler todos os livros do Holmes]) tem um trabalho em Londres e não pode cuidar de Sherlock.

Ele então vai para a casa de um tio esquisito que tinha uma briga com seu pai até pouco tempo atrás, mas que foi solucionada, e o sítio dele fica na pequena cidade de Farnham. Sherlock pensa que as férias vão ser um saco, mas elas acabam por se tornar as melhores de sua vida!

Ao lado de Matty Arnatt, um menino-de-rua que logo se torna o melhor amigo de Sherlock em Farnahm, de seu tutor, Amyus Crowe e da filha dele, Virginia Crowe, Sherlock descobre um mistério que pode colocar a segurança de toda a Inglaterra em risco! E tudo isso na pequena cidade de Farnham.

O livro é MUITO bom, tem um ritmo super gostoso mas não muito rápido. As descrições tomam sim uma parte do livro, mas por incrível que pareça, mesmo eu não gostando de livros muito descritivos, acho que funcionou direitinho! Me conquistou e ME FEZ TER MUITA VONTADE DE LER O PRÓXIMO LIVRO DA SÉRIE, que vai se chamar O Parasita Vermelho!

NOTA: 10.

Psychobooks 13/09/2011

Sherlock estuda na escola Deepdene para garotos e finalmente chegou o momento tão esperado: férias! Mas a chegada inesperada de seu irmão à escola muda os planos de Sherlock completamente, com seu pai à caminho das Índias, sua mãe e irmã com saúde frágil e o irmão mais velho trabalhando muito, Sherlock é obrigado a ir passar suas férias na casa de seus tios que mal conhece e o pior, ter que conviver com uma governanta nem um pouco agradável.

Sem ter muita coisa para fazer dentro da casa de seus tios, Sherlock resolve passar suas tardes nos bosques ao redor da propriedade, eis que então ele faz amizade com Matty, um garoto que tem que se virar sozinho para sobreviver. Prevendo o tédio do irmão, Mycroft, recomenda ao tio contratar um tutor para que Sherlock aprimore seus estudos durante as férias, o Sr. Crowe, mas ele é bem mais que um simples professor.

A narrativa é feita em terceira pessoa, mas sempre sob o ponto de vista do Sherlock, com todo seu mistério e ação, o leitor fica grudado no livro até o final. Os personagens foram muito bem fundamentados, com suas próprias personalidades e dramas.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/09/resenha-sorteio-o-jovem-sherlock-holmes.html

Lucas 04/10/2012

No início pode até parecer empolgante e 'fácil de ler', mas quando faltou 40 páginas pra eu terminar, já não aguentava mais. Achei massante e cansativo.

Bianca 07/09/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Você acha que o conhece? Pense duas vezes.”

Na minha adolescência li vários livros e vi muitos filmes sobre Sherlock Holmes, personagem criado por Arthur Conan Doyle.

Eu adorava o mistério e encantamento que sentia com as histórias. Então, quando soube que a Editora Intrínseca lançaria uma nova série chamada O Jovem Sherlock Holmes, escrita por Andrew Lane, tive a certeza de que leria.

Conhecer o jovem Sherlock e fazer parte de suas aventuras era maravilhoso para mim, justamente por ter imaginado e vivido do meu jeitinho minhas próprias peripécias com Holmes.

“Se há fatos importantes é possível esclarecer qualquer coisa.” – pág. 98

“O vento sacudia as folhas das árvores atrás de Sherlock. Ele deixava a mente divagar, tentando não pensar no passado ou no futuro, vivendo apenas o momento por tanto tempo quanto pudesse.” – pág. 24

O primeiro volume se chama Nuvem da Morte.

Preciso falar alguma coisa da capa? Foi paixão à primeira vista. Adorei! Toda a diagramação é agradável aos olhos.

Como já era de se esperar, o autor quer nos mostra como seria Sherlock Holmes em sua adolescência. Quem já leu os contos e romances de Arthur Conan Doyle sabe que Holmes já aparece adulto.

Nesta história, o garoto é forçado a passar as férias escolares com tios que ele não conhecia. A falta do que fazer dura pouco, sua mente observadora, curiosidade e a solidão em que se encontra logo o envolverão num grande mistério.

A narrativa é em terceira pessoa. Em alguns momentos é minuciosa, quase um pedido para prestarmos atenção aos detalhes.

Holmes se sente inseguro e abandonado no começo, mas dificilmente ele permite que alguém perceba.

“O jovem sentiu a pressão no peito, mas controlou as emoções. Se aprendera uma lição durante seu tempo em Deepdene, era que uma pessoa nunca deveria demonstrar emoção. Caso contrário, isso seria usado contra essa pessoa.” – pág. 15

Cada personagem foi bem-construída, mesmo as secundárias possuem características únicas.

O mistério em si é embasado e crível. Apesar de ser uma série, a ação deste volume foi concluída. É claro que deixando pontas para os próximos.

Foi muito interessante ver o lado jovem de Sherlock, perceber que algumas de suas aptidões são genéticas e compartilhadas com membros de sua família e outras foram aprendidas com o tempo.

É com Amys Crowe que ele descobrirá que dedução e observação são coisas distintas.

“Crowe parecia capaz de conversar com jovens como se eles fossem adultos, e sua mente trabalhava de maneira lógica: para chegar a conclusões, usava evidências como degraus, em vez de saltar diretamente para o fim do caminho.” – pág. 97
Foi uma ótima leitura.

O próximo volume se chama Parasita Vermelho e ainda não foi lançado no Brasil.

Recomendo.

Quemlefazfilme 30/09/2011

O Jovem Sherlock Holmes Nuvem da Morte por www.quemlefazseufilme.com.br
As férias do jovem Sherlock não poderiam ser só de aventuras e mistérios. Um tutor contratado por seu irmão, se dispõe a ensiná-lo nas férias. Tutor responsável não só por ensinamentos básicos como também a arte de analisar e explorar grandes mistérios.
E foi junto com seu tutor Amyus Crowe , a filha dele Virgínia e Matt que Sherlock viu suas tediosas férias se transformarem em uma verdadeira caçada.

Nuvem da Morte é o primeiro livro de uma série dedicada ao nobre detetive Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle. A juventude do eterno dedetive é retratada em cenas de muita ação, onde o público pode notar que desde de muito jovem o caráter investigativo já fazia parte de sua vida.

*** Leia resenha completa em :

Philip Rangel 10/12/2012

Sou um grande fã de Sir Arthur Conan Doyle, li uma grande parte de seus lançamentos acerca do nosso grande detetive Sherlock Holmes. Quando descobri que seria contado a infância de Holmes pelo autor Andrew Lane, confesso que não me animei de início, agora que criei vontade, irei acompanhar as aventuras de Holmes com seus 14 anos. Lane, abusou com todas as suas descrições como um verdadeiro fã desse grande detetive. O autor ainda procurou em não criar um personagem fantástico, apresentando sua mente brilhante com ciência e a dedução, e sim, um personagem novo, que deve começar criar uma confiança em descobrir quem são seus verdadeiros amigos e aliados para começar no decorrer da trama o interesse de usar sua inteligência e sua sagacidade tão conhecida como o conto original.
Dois Cadáveres
Um Herói Extraordinário
A Origem de Uma Lenda

Sherlock Holmes é um adolescente de 14 anos, estuda na escola Deepdene para garotos. Finalmente, depois de um período digamos de “sofrimento”, chegou suas tão esperadas férias. O que ele não esperava é que ele não iria passar suas férias em Londres do lado de seu irmão Mycroft, por estar trabalhando muito e nem ao lado de sua família, uma vez que sua mãe e sua irmã estão com uma saúde bem frágil, já seu pai está à caminho das Índias, sendo obrigado a passar suas férias na casa de seus tios, parentes que ele mal o conhece, fora isso, conviver com uma governanta desagradável.

Na casa de seus tios em Farnham, Sherlock passa seus dias nos bosques ao redor da propriedade, quando depara com um menino conhecido como Matty, um garoto que se vira sozinho para sobreviver. Nosso protagonista começa uma grande amizade com o garoto, encontrando diversas vezes e lembrando que seu irmão sempre indicou em fazer novos amigos. Ainda pelo tédio do irmão, Mycroft indica ao seu tio que contrate um tutor para ministrar aulas com Sherlock, aprimorando seus estudos durante suas férias, o Sr. Amyus Crowe. O que muitos ainda não sabem, é que seu novo tutor é muito mais do que um simples professor. A vida de Sherlock iria ser testada daqui para frente.

Todo o mistério em “Nuvem da Morte” fica por conta de Sherlock e Matthew Arnatt, ou Matty como já conhecemos. O garoto é o responsável por visualizar seu primeiro cadáver saindo de um prédio da cidade em seguida visualizando pela janela uma nuvem escura, contando que era uma espécie de praga que viu saindo dali. Sherlock de início não apresenta grande interesse, porém no decorrer dos treinamentos e instruções com seu tutor o Sr. Crowe, nosso herói também ao encontrar um novo corpo na propriedade do tio, o garoto começa a ter interesse em desvendar o que provavelmente estava acontecendo, é nesse momento que somos levados à primeira aventura de Holmes em uma aventura incrível no império britânico.

Andrew Lane, foi sensacional em sua escrita. A abordagem narrada em terceira pessoa por ser sua primeira trama só acrescentou o que iremos presenciar nas seguintes. Ele narrou após algumas pesquisas, dados que encontramos em outras tramas já espalhadas pelo mundo afora de outros autores que tentaram escrever sobre Holmes. Como Arthur Conan Doyle revelou pouco sobre a infância de nosso detetive e outros autores também não entrou em tese, Lane foi além. A leitura é com toda certeza direcionada para os jovens, deixando em um determinado momento meio óbvia e um pouco cansativa. A intenção do autor sempre foi apresentar Sherlock ainda maduro, desenvolvendo suas habilidades aos poucos, até chegar ao sucesso de Arthur Conan. O leitor maior com toda certeza vai desvendar todo o mistério antes do final do livro. Mas nada que te faça querer largar a série, pelo contrário, o interesse deve permanecer para visualizarmos todo o crescimento adiante. Os personagens secundários como Matty, a filha do Sr. Crowe – Virgínia, foram responsáveis pelo crescimento de toda trama. Espero muito que eles permaneçam nas sequências.

Leia o final da resenha: http://www.entrandonumafria.com.br/2012/12/resenha-o-jovem-sherlock-holmes-nuvem-da-morte-por-andrew-lane.html

Juliana 24/02/2012

O jovem Sherlock Holmes - Nuvem da Morte - Resenha.
Adorei o livro. É incrível. Adorei também a ideia do Andrew Lane fazer uma saga de livros falando mais sobre a infância de Sherlock Holmes.

Lucas 07/09/2012

Matthew Arnatt, mais conhecido com Sherlock Holmes, tem 14 anos e esse é seu primeiro caso. Quando seu pai sai de casa para uma missão da Marinha, Holmes é mandado para casa de seus tios para passar suas férias, é aí que tudo começa! Depois de alguns dias, Sherlock acaba encontrando um amigo, chamado Matty, e é com ele que as aventuras surgem. Mas não é só alegria não. Mycroft, irmão de Holmes, contrata um tutor para ele, em uma de suas aulas, Crowe e Sherlock descobrem uma corpo com bolhas vermelhas no rosto, perto da mansão Holmes. Sherlock fica intrigado com os casos e resolve ir em busca de respostas.

O início do livro eu não gostei muito, mas depois as aventuras começam, investigações surgem e tudo começa a realmente ficar empolgante. Os capítulos foram bem estruturados, não encontrei nenhum erro de ortografia e a edição é bem legal também.
A narrativa é bem interessante, detalhista e sensorial quando tem que ser descritiva, e empolgante nas ações.

Sherlock olhou para o mar.
- Não consigo acreditar que acabou – ele disse.
- Não acabou – Crowe respondeu. – Agora tudo isso faz parte da sua vida, e sua vida continua. Não pode separar esses eventos, como se fizessem parte de uma história, com um começo e um fim. Você é uma pessoa diferente por causa deles, e isso significa que a história nunca acabará de verdade.
Página 275

O que causou as mortes? Quem causou? Só posso dizer uma coisa: Isso tudo não foi por acaso!,há um plano por trás dessas mortes. Leia o ‘Jovem Sherlock Holmes: A Nuvem da Morte’ da editora Intrínseca e entre nesta aventura.
Você acha que conhece o grandioso Sherlock Holmes? Pense duas vezes. Se você tem curiosidade em saber quem era Sherlock antes de ser apresentado como um dos melhores detetives, este livro é uma boa pedida!
BLOG "NOTÍCIAS & RESENHAS"