Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Camilla.Conti 25/04/2021

É bom
Comecei a ler esse livro e achei tudo um tanto quanto problemático, mas após ter finalizado acredito ter sido proposital. Traz boas lições de moral sobre bullying e amizades. Além disso, a leitura é super fluida! Eu gostei, mas não amei.

eve. 29/05/2022

tempo escorrendo como moedas entrededos...
eu poderia dizer que esse é o melhor livro do mundo, mas eu estaria excluindo que cada pessoa tem uma experiência lendo, e, bem, a minha foi a melhor possível.
li antes que eu vá pela primeira vem em 2017, mas não estava com altas expectativas, pois não conhecia o livro e havia pego da minha amiga, pois ela não queria mais. e, meus amigos, QUE SABOR DELICIOSO.
não posso dizer que antes que eu vá é um fenômeno, uma escrita de matar, etc, etc, mas, pra mim, a partir das minhas experiências de vida, se tornou tudo isso e mais um pouco (não é atoa que tá favoritado). sempre tive problemas graves de ansiedade e comecei tratamento psiquiátrico e psicológico um tempinho antes de ler esse livro e posso dizer que foi como uma pílula de abraço, aconchego, identificação. o meu medo do tempo é gigantesco: não consigo controlá-lo, não posso pedir pelo infinito, ou desejar que tudo pare neste exato momento. há uma ansiedade por achar que não estou usando-o da maneira mais adequada ou que vou perder alguma coisa se dormir até mais tarde.
a sam é uma parte de mim que eu oculto de muitos, por vergonha e traumas, mas isso não nos faz menos humanas, que amamos e temos uma vida como qualquer outra pessoa. eu me lembro bem de chorar em várias passagens por me identificar com tudo que tava escrito ali, o que me fez saber que se tornaria um dos meus livros favoritos logo nas primeiras páginas.
tenho que agradecer pela leitura e pelos ensinamentos; foi um livro que me fez me importar mais com os pequenos detalhes, a preciosidade do tempo e a intensidade que decidimos viver em nossas vidas. e eu, por ser a pessoa mais intensa que conheço, fez toda a diferença.
pitypooralfie 29/05/2022minha estante
que resenha linda, mari. saudades

John87 11/06/2021

Eu não estava caindo, estava flutuando.
Após um acidente, Sam revive o mesmo dia diversas vezes e começa a se atentar para coisas que não via antes.
Antes Que Eu Vá inova um pouco do conceito sobre livros de ensino médio com uma única e simples pergunta ?o que você faria se hoje fosse o único dia do resto da sua vida??
Questões familiares, amigos, romance... tudo entrelaçado em um único dia que Sam terá que reviver diversas vezes até conseguir sair desse círculo.
É um livro incrível, que faz qualquer um refletir por horas sobre suas ações e sobre como temos aproveitado nossos dias que deveriam ser vividos como únicos, mas que por um motivo ou outro, deixamos ser apenas mais um.

Lucianoarantes 16/05/2021

Indeciso
Pela primeira vez acho que o filme é melhor que um livro ou o livro é melhor , aí não sei ,ambos são bons.

Lua 11/05/2020

Prende!
Se não me engano, fizeram um filme baseado nesse livro... Minha leitura foi quando eu tinha mais ou menos de 16 pra 17 anos, e me prendeu bastante. Li em algumas horas. Ele tem uma história que te ensina didaticamente, ou seja, nem todo mundo vai se prender... Na verdade ou quem é muito sensível, ou quem é muito jovem e precisa levar uma verdade na cara. Mas nada muito pavoroso, só lembro de ficar angustiada pelo final. É isso :)

Josiane.Elias 06/09/2020

E se você tivesse uma chance de fazer o seu último dia na terra o melhor de todos?
Ter uma segunda chance de fazer a coisa certa, apreciar os pequenos momentos e amar de verdade?

Beatriz 24/04/2021

Histórias sobre viagens no tempo ou sobre personagens presos no mesmo dia precisam ter algo a mais de interessante pra não ficarem monótonas. No caso de "Antes que eu vá," Lauren Oliver não conseguiu trazer nada de surpreendente ou diferente.

Fiquei principalmente chateada com o final porque além da personagem principal, não tivemos nenhuma grande mudança nos outros personagens antes que o livre terminasse. Não teve muita consequência pra quem tinha cometido erros graves e eu não consegui me sentir cativada pela maioria das amigas de Sam.

Ficou faltando algo a mais pra passar das três estrelas pra mim. Espero que o filme seja melhor.

fee_sechim 24/05/2022

Na minha opinião?
Gente, essa é a minha opinião okk!

A pessoa que me deu esse livro falou que era o melhor livro que ela já leu, claro que tem partes boas e esse livro também nos faz pensar sobre a morte e sobre como vc está vivendo a sua vida sabe.

Mas eu não achei tudo isso! Achei que é um livro meio cansativo!

Mas claro, leia e tire suas próprias conclusões!

É issoo?

sah 20/07/2022

Eu sempre acho mais difícil falar sobre os livros que eu amei do que sobre os livros que eu não gostei, por isso eu tive que digerir essa história antes de falar sobre ela.
Eu tinha lido esse livro na época que o filme saiu e já tinha amado, queria ter certeza que minha memória não me enganava, e realmente não enganou já que eu amei esse livro de novo.
Vi alguma comentários de pessoas que não gostam da Samantha, mas por mais condenável que pareça eu fui uma adolescente idiota igual ela, talvez até agisse pior que ela as vezes, por isso consegui sentir empatia e me identificar com essa personagem. Torci pela missão dela, ri, chorei, passei raiva e depois abracei tudo.
É uma história sobre amizade, empatia, sobre se descobrir e ver que nunca é tarde pra valorizar as coisas simples da vida.
No fim do livro eu torcia com todas as minhas forças pra Sam ter uma chance de viver a nova vida que ela descobriu, mesmo sabendo que isso não aconteceria. Acabei achando o final um pouco agridoce nessa releitura, mas ainda indicaria o livro pra quem quer derramar uma lágrimas e levar algumas lições pra vida.

karen701 22/04/2023

Infelizmente não consegui sentir uma conexão com o personagens. A cada vez que o dia se reiniciava, não conseguia sentir nada que me conectasse a história. Terminei este livro a força.
Achei a personagem principal completamente mesquinha, típica de adolescente chata.

Anna Laitano 29/06/2013

Uma história profunda narrada de forma leve e descontraída
Surpresa agradabilíssima. É exatamente o que este livro representou para mim. Quando vi a capa pela primeira vez, já fui conquistada e, somado à sinopse, imaginei um drama digno de ser adicionado à minha prateleira. Porém, o que encontrei foi totalmente diferente e infinitamente melhor. A história é sensível e te faz refletir de uma forma fantástica. Simplesmente surpreendente!

A princípio tudo o que você poderá notar é uma adolescente fútil que vive em seu globo de cristal onde tudo é perfeito. Lauren Oliver passa com excelência pela voz de adolescente, abordando temas realmente condizentes (e ainda em primeira pessoa). Mas essas superficialidades começa a mudar aos poucos, após a morte de Sam.

Algo que achei interessante (original, inclusive) é o fato de o livro ser dividido em apenas sete partes, ou as sete “segundas chances” de Samantha – que, por sinal, ficam cada vez mais interessantes.

Gosto da forma como a história passa pela confusão e raiva que a adolescente sente após morrer, passando pela tristeza até finalmente chegar a entender o real sentido de tudo aquilo. Ela se vê presa em um loop eterno, vivendo o seu último dia e percebendo, a cada vez, como cada pequeno ato pode levar a algo totalmente inesperado. As descobertas que faz, as coisas que entende e o caminho que trilha é fascinante e faz com que o leitor torça ardentemente para que ela encontre uma brecha que a permita seguir com sua vida.

Além disso, o tema bullying é tratado de forma sensível e bilateral (abordando o lado da vítima e dos praticantes). Após o quinto "dia" de Sam, eu simplesmente não conseguia mais largar o livro!

Uma mistura de chick-lit com drama, tudo em quantidades muito bem dosadas, que confere ao livro profundidade, e à personagem uma veracidade total. Inclusive, gosto do fato de Sam não ser nada idealizada como heroína. Ela bebe, pratica bullying, paquera o professor... Mas, ainda assim, consegue ser uma pessoa boa, lá no fundo. O livro trata bastante sobre isso, sobre o fato de que as pessoas não são essencialmente boas ou ruins, que às vezes apenas fizeram algo errado que acabou por conduzi-las até aquele momento. Então, minha opinião? Esta é uma história intensa, tocante e profunda, narrada de forma leve, descontraída e apaixonante. Totalmente recomendado e aprovado!

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br
Graziela Oliveira 10/12/2013minha estante
Ótima resenha, Anna! Estou na metade deste livro e resolvi ler resenhas pra ver se era boa mesmo a história e depois de ler a sua resenha me animei! Depois pretendo ler suas outras resenhas, vi que tem várias. Gostei da forma como escreve. Bjo!

Nany 14/08/2011

ANTES QUE EU VÁ LAUREN OLIVER (http://up-brasil.com/?p=69906)
É difícil juntar todas as características desse livro em uma única resenha quem dirá em uma palavra! Antes Que Eu Vá é um livro que mescla todos os pontos mais revoltantes de um high school americano e pincela com um tom sobrenatural. Leitura rápida e de fácil entendimento. Lauren Oliver teve como vou explicar ao longo dessa resenha um real propósito em escrever esse romance. Não sei de suas motivações, mas fica claro que a autora teve uma forte razão para fazê-lo.

Narrado em primeira pessoa, Antes Que Eu Vá conta a história se Samantha Kingston, uma típica patricinha popular do high school americano que vê sua vida se esvair como areia por entre os dedos quando sofre um terrível acidente de carro. Morta, ela é obrigada a reviver o mesmo dia em que morreu por 7 vezes. É nessa narrativa que nós vamos conhecer quem realmente é a Sam e quantos problemas existem em uma escola de um país que se distancia de seus estudantes.

Sam possui três amigas: Lindsay, Ally e Elody As quatro garotas mais populares da escola. Esse privilégio dá a elas uma noção de realidade completamente deturpada e as transforma em pessoas más, que passam por cima das pessoas e não aceitam as diferenças. O maior exemplo do livro é o bullyng sofrido por Juliet Sykes, uma menina introvertida e calada que é alvo das chacotas e brincadeiras de mal gosto do quarteto.

Percebendo que morreu, Sam começa a enxergar como sua vida é fútil e seus problemas superficiais. Ela começa a notar tudo que vinha perdendo todo esse tempo e em como vinha sendo egoísta e pensando só em si. E a partir de um momento ela começa a pensar que pode mudar o futuro e que se fizer tudo certo poderá, talvez não morrer.

O livro como um todo vai trazer a tona a questão do bullying e dos rótulos impostos pela sociedade. Cada personagem pode ser visto como uma real caricatura dos estereótipos existentes no colégio e as consequências de pertencer a determinados grupos sociais. É como eu citei anteriormente, a autora fez esse livro pensando exclusivamente em expor uma situação que ela acha errada. Você percebe isso com muita clareza a parir do momento em que todas as ocasiões convergem para um mesmo desfecho e o crescimento pessoal de Sam se dá baseado no que ela começa a compreender que é errado e imoral, como é o caso do bullying com a Juliet Sykes.

Status social e popularidade fazem com que as pessoas se transformem em monstros é basicamente essa a mensagem. A Sam, por exemplo, começa o livro programando para perder sua virgindade com um carinha que ela nem sequer gostava porque simplesmente as pessoas diziam que eles ficavam bem juntos.

Enfim, esse é definitivamente um livro a ser lido. Nos ensina muita coisa e nos faz ficarmos atentos em como estamos vivendo nossos dias afinal de contas nunca sabemos quando será o último.

Meu ponto é: talvez você possa esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhã, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, rolar nele, deixar que ele se esvaia como moedas por entre seus dedos. Tanto tempo que você pode gastá-lo.

Mas para alguns de nós há apenas o hoje. E a verdade é que você nunca sabe.

A minha única ressalva para com o livro é o seu final, o qual não irei contar aqui, mas que me decepcionou um pouco já que eu esperava que toda a odisséia de Sam tivesse enfim um sentido e ele não ficou muito claro ao términio. No fim das contas eu senti que o livro todo foi em vão, e que tudo pelo qual a Sam passou foi sem propósito. Mas essa sou eu. Já ouvi pessoas que disseram que adoraram o final, então

Fica a dica para todos que ficaram interessados. Vale a pena ler esse livro e ficar com o coraçãozinho apertado a cada vez que a Sam tem que morrer e refazer tudo de novo.
Nedja 22/09/2014minha estante
Afff, q final hein? Na verdade, como esse não é o primeiro livro da autora q eu leio, formei uma opinião: Ela escreve mto bem, but... não sabe finalizar suas histórias. A trilogia Delírio me matou de frustração, com esse aconteceu quase o mesmo. Não é que o livro sea ruim, mas faltou algo, pareceu que toda a jornada, de fato, não teve qlq sentido. E o q acontece c os outros dpois? Além dela, alguma das amigas teria aprendido algo? Juliet pararia de sofrer e tentaria viver a própria vida, dando mais valor à ela ou sofreria ainda mais c o bulling, já q teria, de certa forma, alguma responsabilidade pela morte da Sam? Muitas perguntas no ar, odeio isso!

Malane @androidtriste 24/02/2017minha estante
ela morre mesmo no final? (conta mana que eu nem perco meu tempo hahaha)

Capricho Literário 17/05/2022

Livro fluido que te prende, embora determinadas páginas dêem uma certa vontade de rolar os olhos com as atitudes da personagem, mas quem nunca cometeu erros?! Acho que a história trata disso. Ninguém é perfeito e as coisas nem sempre acontece como gostaríamos.
Recomendo a leitura, vale para passar o tempo e dar uma refletida em certos pontos da vida.

maysleituras 13/09/2011

Antes que eu vá
Quando comecei a ler "Antes que eu vá" pensei estar lendo algo cheio de clichê. Algo que me irritaria profundamente. Afinal, tenho odiado histórias envolvendo patricinhas com gente sendo ridicularizada por elas e fofocas rolando solto, no qual todos disputam para pegar quantos quiserem ou fazerem coisas totalmente errados numa festa, como uso de drogas e relacionamentos sexuais sem qualquer pingo do sentimento chamado amor, fazer por fazer ou fazer para dizer: não sou mais virgem (preciso dizer que fiquei feliz com a personagem Elody ao dizer: sem proteção, sem sexo - acho que nunca vi algum livro do tipo fazer questão de mencionar os preservativos e tals - enfim).
Acontece que encontrei algo totalmente diferente: no início você realmente tem essa aversão pelas adolescentes, até porque, não consigo acreditar que o mundo seja assim tão babaca. O mundo não, as pessoas. Mas, tenho minhas dúvidas. E bom, quando a Sam morre pela primeira vez, você nota uma pessoa confusa: "como assim? Eu lembro de ter acontecido alguma coisa... ai meu Deus, eu sei de tudo que vai acontecer... deja vu?" e então, mais tarde, ela consegue perceber que não era só um deja vu, era algo grandioso, algo que mudaria sua vida e a vida de todos ao redor. Mais importante que isso: mudaria o pensamento das pessoas sobre Samantha Kingston, nossa protagonista.
Não sei se cheguei a criar algum laço com ela, provavelmente não. Porém, gostei muito do amadurecimento dela, porque aos poucos o livro ficava mais intenso e adulto, torna-se cada vez mais reflexivo e tudo isso sem perder a diversão, tudo isso em palavras simples e uma narração tranquila, fazendo você ler e passar voando pelas páginas.
Sabe, o ponto alto do livro foi a reflexão, não tem como negar. A reflexão e personagens como Kent e Juliet Sykes: é impossível ler Antes que eu vá e não sentir nada por estas personagens. Sinceramente, elas tiveram suma importância no livro e foram maravilhosas ao desempenharem seus papeis. Eu consegui sentir a raiva de Juliet e consegui entender o amor de Kent, não só entender como torcer para que tudo desse certo de alguma forma para ele.
Não gostei muito da personagem Lindsay, mesmo ela sendo fundamental e passando uma mensagem ótima para nós: até mesmo aqueles que tem tudo, possuem seus problemas e talvez não estejam tão por cima quanto parecem.
Sabe, as mensagens mais legais, creio eu, foram as seguintes: você nunca poderia arrumar tudo de errado em um único dia, por isso Sam precisou voltar sete vezes ao mesmo dia. Logo, se tiver algum problema, não pode desistir de primeira.
Todos temos conserto. Não importa o tamanho do defeito, nós temos conserto.
Às vezes é bom reparar em pequenos detalhes.
Sempre teremos escolha. Logo, sempre terão consequências. Afinal, se não tivesse consequências, qual o sentido de escolher não é?
Você sonha com o príncipe encantado e quando percebe, ele sempre esteve ali, só você não conseguiu perceber.
Às vezes, palavras não são suficientes quando você quer pedir desculpas ou quer demonstrar perdão. Ás vezes, é preciso atitude para mostrar o quanto você sente, para mostrar que vale a pena seguir em frente.
Eu diria que o livro é impactante e tem muito mais reflexões. Sei lá, o livro é bom, realmente muito bom. É do jeito que gosto: faz você pensar horas e horas, até mesmo depois do final.
Algumas pessoas acharam o final estranho. Eu gostei. Ficou meio em aberto, no entanto, gostei bastante, porque gosto de imaginar o que aconteceu depois, tentar criar minha própria história para cada personagem. Além disso, é bom quando você uma hora se vê no escuro e aos poucos descobre a verdade: nunca esteve no escuro, só esteve de olhos fechados para a verdadeira luz, verdadeira salvação. Quando você abre os olhos, enxerga além, a escuridão desaparece, porque você vê além de você mesmo, enxerga a vida dos outros e tudo mais. Outra mensagem muito bacana (pelo menos, eu penso que tenha sido isso, porque o final é realmente meio estranho, mas, eu gostei.)
O livro é lindo e me apaixonei por cada ensinamento!
A única coisa que me incomodou um pouco foram os erros de digitação: encontrei muitos e sempre tinha de parar para desembolar a palavra ou tentar decifrar um pouco. Fora isso e personagens chatas como Rob Cokran e Sr. Daimler ou até mesmo fofocas desinteressantes por parte de outros alunos - tudo foi muito legal.
OBS: como já disse em outra postagem, a história é vivida no dia do cupido, que é quando você recebe flores. No entanto, na escola eles disputam. Logo, quem recebe mais flores é mais popular. E enfim, falei que nenhuma outra flor importa se não receber da pessoa que você gosta. E o livro mostra isso de certa forma \o/

Bom, vou parando por aqui e recomendo totalmente a leitura. Com certeza vão gostar ;)

www.recordandopalavras.blogspot.com
Morini 13/09/2011minha estante
Sua resenha é bem mais completa que a minha! Também gostei do livro, apesar de não gostar muito de histórias envolvendo adolescentes, pois, quase sempre são cheias de cliches, como você escreveu!!

"Juliet Sykes Team"