Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Ecklezia_Carvalho 26/10/2022

Enfim, concluído ?.
Confesso que antes de começar a ler esse livro, acabei criando expectativas (quem nunca??), vi muitos comentários positivos sobre esse livro, além do mais, o nome tbm colaborou e muito. No entanto, ao decorrer da leitura, fui ficando frustrada, pois a personalidade da Sam não me agradou nenhum pouco e muito menos de suas amigas, achei-as muito superficial, frescas, facinhas demais, esnobes... E para piorar, o dia 12 de fevereiro (quem leu sabe ) foi uma repetição sem fim e pra melhorar, a autora deixou a leitura mais chata ainda pois algumas coisas que ela já havia falado ou contado anteriormente quando esse dia se repita, ela voltava a falar os mesmos acontecimentos. Agora, imagine lendo esse livro entrando numa ressaca ?? demorei um século para finalizar.

Ao iniciar a leitura me imaginei dando a metade de uma estrela de tão ruim que eu estava achando, porém, quase para terminar o livro, a autora acabou dando umas migalhas de romance ?? e também algumas coisas foram acontecendo que até ficou interessante.

?? Spoiler nesse pequeno comentário ?.

Só acho que ela deveria ter aproveitado mais o tempo com o Kent??.

??:

"Quando ele sai, está segurando cuidadosamente a rosa que mandei para ele,
como se estivesse com medo de que ela fosse despetalar. Ele levanta o olhar, sério e pensativo, examinando meu rosto com os olhos.
? Vai me contar o que isso quer dizer? ? Ele não sorri, mas há uma
pontinha de provocação na voz dele, e seus olhos estão brilhando.
Decido provocá-lo de volta, apesar de a proximidade entre nós estar me
deixando com dificuldades de pensar.
? Não sei do que você está falando.
Ele estica a rosa e abre o bilhete para que eu possa ler, apesar de já saber o
que diz.
Hoje à noite. Deixe o telefone ligado e o carro preparado e seja meu herói.
? Misterioso ? digo, contendo um sorriso. Ele fica dez vezes mais fofo
quando está preocupado. ? Admiradora secreta?
? Não tão secreta. ? Seus olhos continuam percorrendo meu rosto como
se houvesse uma resposta a um quebra-cabeça escrita ali, e tenho de desviar o
olhar para não agarrá-lo e puxá-lo para mim. Ele se detém. ? Sabe, vou dar
uma festa hoje.
? Eu sei ? digo depressa. ? Quer dizer, ouvi falar.
? Então...?
Desisto de brincar com ele.
? Ouça, talvez precise que você me busque em um lugar. Vinte minutos,
no máximo. Não pediria se não fosse importante.
Ele entorta um lado da boca em um sorriso.
? E o que eu ganho com isso?
Inclino-me para a frente de modo que minha boca fica a centímetros da
orelha perfeita dele. O cheiro dele ? grama recém-cortada e hortelã ? é
viciante.
? Conto um segredo para você.
? Agora?
? Mais tarde. ? Recuo. Não vou conseguir controlar o impulso de beijar
o pescoço dele. Não sei o que há de errado comigo. Nunca fui assim com Rob.
Mal consigo conter as mãos perto de Kent. Talvez morrer algumas vezes mexa
com os hormônios, ou coisa parecida. Gosto disso.
O rosto dele fica sério novamente.
? O que você escreveu aqui... ? Ele passa o dedo no bilhete, dobrando e
desdobrando, com os olhos brilhando em dourado. ? O último pedaço... a
coisa do herói... como você...?
Meu coração bate acelerado, e por um segundo penso que ele sabe ? que se lembra. O silêncio é pesado entre nós, tudo passado, lembrado, esquecido e
desejado, balançando como um pêndulo.
? Como eu o quê? ? Mal consigo sussurrar as palavras.
Ele suspira e balança a cabeça, e me dá um sorriso fraco.
? Nada. Esqueça. É besteira.
? Oh! ? Percebo que estava prendendo a respiração, e respiro, desviando
o olhar para ele não perceber quanto estou decepcionada. ? Obrigada pela
rosa,a propósito.
De todas as que ganhei, foi a única que guardei.
....
Kent ergue uma sobrancelha.
? Como você sabe que fui eu que mandei?
? Ora! ? Reviro os olhos. ? Mais ninguém vive de fazer desenhos
estranhos.
Ele põe a mão no peito, fingindo estar ofendido.
? Não é para viver disso. É por amor. Além do mais, não são estranhos.
? Que seja. Então, obrigada pelo seu bilhete totalmente normal.
? De nada. ? Ele sorri.
Estamos tão próximos que posso sentir o calor que vem dele.
? Então, vai ser meu cavalheiro de armadura brilhante ou não?
Kent faz uma pequena reverência.
? Você sabe que não resisto a uma donzela em apuros.
? Sabia que poderia contar com você.
Os corredores estão vazios agora. Todos estão no almoço. Por um instante
simplesmente ficamos ali, sorrindo um para o outro. Então, alguma coisa
suaviza os olhos dele e meu coração voa. Tudo parece agitado e livre, como se
eu pudesse decolar do chão a qualquer instante. Música, penso, ele me faz sentir
como música. Em seguida penso: Ele vai me beijar bem aqui, na ala de matemática
do Thomas Jefferson, e quase desmaio.
Mas não beija. Em vez disso, estica o braço e toca meu ombro uma vez,
levemente. Quando retira os dedos ainda posso senti-los vibrando na minha
pele.
? Então, até à noite. ? Ele esboça um sorriso. ? Acho bom que seja um
bom segredo.
? É incrível, eu prometo. ? Gostaria de poder decorar cada detalhe dele.
Quero que ele fique marcado na minha mente. Não posso acreditar no quanto
fui cega por tanto tempo. Começo a recuar antes que faça alguma coisa
incrivelmente inadequada, como pular em cima dele.
? Sam? ? Ele me para.
? Oi?
Os olhos de Kent estão fazendo aquela coisa de me examinar outra vez, e
agora entendo porque ele me disse antes que me enxergava como eu era de
verdade. Ele presta atenção. Sinto como se ele estivesse lendo a minha mente
agora, o que é mais do que um pouquinho constrangedor, visto que a maioria
dos meus pensamentos,agora, envolve a perfeição dos lábios dele.
Ele morde o lábio e mexe os pés um pouquinho.
? Por que eu? Para hoje à noite, quero dizer. A gente não se fala há, sei lá,
sete anos...
? Talvez eu esteja correndo atrás d
o tempo perdido. ? Continuo
recuando, tropeçando um pouquinho.
? Estou falando sério ? ele diz. ? Por que eu?
....
? Confie em mim ? digo ?, só pode ser você."

[...]
"Kent para o carro, mas deixa o motor ligado.
? Ainda não me esqueci de que você me prometeu um segredo, a
propósito. ? Ele vira para me olhar. ? Não pense que vai escapar assim tão
fácil.
? Nem sonharia com isso. ? Solto o cinto de segurança e me inclino
para perto dele, ainda contemplando a chuva com o canto dos olhos. Como
poeira, mais ou menos, mas só se poeira fosse feita de luz branca e sólida.
Kent cruza as mãos no colo, me olhando com expectativa, e a boca
curvada em um sorriso.
? Então, vamos ouvir.
Estico os braços sobre Kent e tiro a chave da ignição, apagando as luzes. Na
escuridão o som da chuva parece mais alto, lavando tudo ao nosso redor.
? Ei ? Kent diz suavemente, fazendo meu coração planar outra vez com
aquela voz, deixando meu corpo todo leve. ? Agora não consigo vê-la.
O rosto e o corpo dele são sombras completas, escuridão em escuridão.
Posso identificar seus contornos, e, é claro, sentir o calor de sua pele. Inclino?me para a frente, passando o queixo na aspereza do veludo do casaco dele,
encontrando a orelha, esbarrando nela acidentalmente com a minha boca. Ele
inspira profundamente, e seu corpo inteiro fica tenso. Meu coração é fluido,
está voando. Não há mais espaço entre os batimentos cardíacos.
? O segredo é ? digo, sussurrando bem ao ouvido dele ? que seu beijo
foi o melhor da minha vida.
Ele se afasta um pouco de modo que possa olhar para mim, mas nossos
lábios continuam a apenas poucos centímetros de distância. Não consigo
identificar a expressão de Kent no escuro, mas posso dizer que seus olhos estão
examinando meu rosto novamente.
? Mas eu nunca a beijei ? ele sussurra de volta. Ao nosso redor a chuva
soa como vidro caindo. ? Pelo menos não desde o terceiro ano.
Sorrio, mas não tenho certeza se ele pode ver.
? Então é melhor começar ? digo ?, pois não tenho muito tempo.
Ele se detém por apenas uma fração de segundo. Em seguida se inclina para
a frente e pressiona os lábios nos meus, e o mundo inteiro se desliga: a lua, a chuva, o céu e as ruas, e somos apenas nós dois no escuro, vivos, vivos, vivos.
Não sei há quanto tempo estamos nos beijando. Parecem horas, mas de
algum jeito, quando ele se afasta, com a respiração acelerada e as duas mãos
segurando o meu rosto, o relógio brilhando no painel só avançou alguns
minutos.
? Uau ? ele diz. Posso sentir seu peito subindo e descendo rapidamente.
Estamos os dois sem ar. ? Por que isso?
Forço-me a recuar, encontrar a maçaneta no escuro e abrir a porta. O ar
frio e a chuva entram ruidosamente, me ajudando a pensar. Respiro fundo.
? Pela carona e tudo mais.
Mesmo no escuro posso ver os olhos dele brilhando como os de um gato.
Mal consigo desviar o olhar.
? Você realmente salvou a minha vida hoje."

bellaamarals 09/08/2021

ai gente, o que dizer desse aqui.....

tô lendo esse livro há um tempo (uns dois anos, acho) e a narrativa não me puxou de jeito nenhum. toda essa história de personagem revivendo o dia da morte é muito bom de se ver em filmes, mas no formato escrito não funcionou nem um pouco para mim.

não sei se o que me deixou desmotivada foi a história em si ou a escrita da lauren, mas não foi mesmo um livro que eu gostei... e olha que muitas vezes eu me forcei a ler para gostar. até mesmo pra conseguir terminar o livro (lá por volta de 60%) eu tive que achar um site que lesse pdf mesmo tendo o físico e só assim pra conseguir.

enfim, é uma leitura válida para pessoas que gostem do gênero, da forma de narração, mas para mim, essa repetição de fatos e dias não funcionou bem. muito triste pois eu estava ansiosa para ler esse livro e, mesmo não gostando, achei que ficaria mais interessante depois da metade.

as duas estrelas não são pq o livro é terrível, justamente pois a ideia do livro é boa, mas não para mim.

Rafa 11/04/2020

Como que faz pra gostar dessa protagonista?
Acompanhar o último dia da Samantha repetidas vezes foi chato e repetitivo. Okay, eu sei que era o mesmo dia se repetindo, mas acho que tinha como fazer ficar menos entediante em certos momentos, mesmo quando ela fazia coisas diferentes pra mim era extremamente maçante.
Acho que na verdade o problema maior foi que eu não simpatizei com a protagonista desde o começo, a Samantha não foi alguém que eu gostei de acompanhar, mesmo com a evolução dela (que foi bem grande) eu acabei não simpatizando do começo ao fim.
Não é um livro totalmente ruim (como eu tô fazendo parecer), na verdade ele traz uma reflexão sobre várias questões importantes da vida e tudo o mais.
Mas, infelizmente, pra mim não foi uma leitura incrível.

Rafaela Tulino 18/03/2024

Leitura adolescente necessária
No começo parece ser um livro meio bobinho, um livro com protagonistas adolescentes e extremamente irritantes diga-se de passagem.

Mas ao decorrer do livro, fica muito nítido a importância de os adolescentes lerem (e nós adultos que temos contatos com adolescentes) tendo em vista que aborda o quanto pequenas atitudes podem ter grandes impactos lá na frente.

Então de bobinho não teve absolutamente nada!
Passou uma mensagem muito importante sobre bullying, suicídi#, amizades, romances forçados, necessidade de ser popular, entre outros temas.

Eu teria sido uma adolescente 1% melhor se tivesse lido esse livro entre os 14/15 anos.

Hugo 04/10/2021

O livro não é de todo ruim. Mas é muito fragmentado, a leitura não rende tudo é muito lerdo, modorrento.

Verônica 30/08/2020

Bom.
Eu achei o livro todo maravilhoso. Mas esperava um final diferente!

@novasarmy 23/10/2020

???????
o livro parece meio "idiota" no começo, sinceramente, afinal a personagem principal só se importa com status. e parece relativamente cansativo quando você pensa em ler sobre o mesmo dia sete vezes seguidas. mas aos poucos sammy e os outros personagens conseguem de prender totalmente na história e faz você realmente querer entender o que aconteceu com cada um deles para que eles se tornassem daquela forma. a cada nova chance ela faz algo diferente e isso muda completamente o rumo ao final do dia, até a hora que ela entende o que realmente precisa fazer e isso é emocionante, principalmente vendo toda a evolução dela em apenas sete dias.
o que eu mais gostei da obra foi como ela mostra pessoais reais e como cada uma delas reage aos problemas da vida. e é bem interessante notar que todos os personagens são completamente ligados, mesmo que não queiram; cada ação deles tem, automaticamente, uma reação na vida de outras pessoas, e acredito que isso seja completamente real!

Brenda.Gomes 01/06/2020

Antes que eu vá
Achei a escrita bem agradável de ler, fluida, conseguiu me segurar por um bom tempo.
Todavia eu tinha criado uma expectativa e esperava mais do final!

Lys 30/11/2012

Nada como a iminência da morte para mudar nossa visão a respeito da vida. E nada como reviver 6 vezes (o primeiro dia foi inédito, então não conta. Certo?) o dia da própria morte para transformar totalmente a cabeça de alguém. Graças ao bom Deus, isso é apenas coisa de ficção – até onde nós sabemos -, mais especificamente, coisa da história de "Antes que eu vá", livro de Lauren Oliver.

Samantha Kingston é uma das meninas mais populares do colégio onde estuda, conta com amigas e um namorado igualmente populares e tem uma vida linda, cintilante e cor-de-rosa, apesar de seu passado obscuro como ralé da pirâmide social escolar. Tudo vai indo muito bem, obrigada, até que pequena Sam sofre um acidente com as amigas e CATAPLOFT! Olá, terra dos pés juntos. Mas o que era para ser, aparentemente, uma coisa sem volta, não funciona exatamente assim para a menina, que acorda novamente no dia 12 de fevereiro, mais perdida que cachorro que caiu do caminhão de mudança.

Nas primeiras vezes, Sam enfrenta praticamente as mesmas situações dO Dia, mas logo percebe que as coisas se modificam de acordo com suas ações. Então, no decorrer dos seis dias, acompanhamos como as experiências e as reflexões vão transformando-a e como a personagem passa pelos cinco estágios do (próprio) luto. Negação, quando ela tenta se convencer de que tudo não passou de um sonho; raiva, quando ela resolve chutar o balde, culpar os pais, agarrar o professor e xingar as amigas; negociação, quando ela faz as coisas de um jeito diferente para tentar salvar a própria vida; depressão, quando, apesar de não desabar, ela enumera todas as coisas que gostaria de fazer e que não poderá mais; e finalmente a aceitação, quando ela entende que não está vivendo uma maldição e sim tendo uma chance de consertar não só seus erros, mas a si mesma, e ela então faz o que é necessário, não importando como terminará.

Antes de começar a leitura fiquei pensando em como a autora conseguiria fazer Sam passar pelo mesmo dia sete vezes sem que a história ficasse maçante e nós sentíssemos vontade de largar o livro, mas isso, afinal, não foi problema nenhum. O grande problema foi a própria Sam. Achei que por causa dela eu deixaria a leitura de lado. Ô menina chata do caramba! O único pensamento que eu tinha era: já vai tarde, colega. Ela era uma menina extremamente fútil, chata e o pior de tudo, ela era má. Não tanto quanto a melhor amiga, que era a bitch mor, mas ainda assim. Não dava para sentir simpatia nenhuma, muito menos para torcer para que ela conseguisse reverter a situação. Mas tia Lauren tinha um plano e lá pelo terceiro/quarto “dia”, apesar dos pesares, nós começamos a ter pena dessa menina tão jovem que tem que aprender em 6 dias as lições de uma vida inteira, uma vida que ela não tem mais. Tudo bem que se ela tivesse aprendido antes e tivesse sido boazinha ela provavelmente não teria morrido, tsc.

Pelo o que sabemos, Samantha e suas amigas são o retrato típico de muitas meninas americanas (e também ao redor do mundo) e são um dos lados de um sistema extremamente doentio de castas, que divide as pessoas entre aquelas que valem à pena e são populares e os que, só porque fogem à regra, são chamados losers e, dia após dia, são perseguidos e atormentados por esses que se julgam superiores. "Antes que eu vá" nos faz pensar não só no que faríamos/mudaríamos se tivéssemos outra chance, mas nos chama a atenção para o cenário do bullying e para o fato de que somos seres humanos nos relacionando com outros seres humanos.

O livro termina do jeito simplesmente certo. Bacana seria se as pessoas, assim como a Sam, percebessem o peso que têm suas escolhas, suas ações, e entendessem que as consequências delas afetam não só a própria vida, mas também a de outros à sua volta, podendo transformar alguém drasticamente.

Pedro 18/12/2011

Decepcionante
Quando li a sinopse do livro pela primeira vez, fui invadido por uma ansiedade por tê-lo logo em mãos e poder viajar na estória. Infelizmente, "Antes Que Eu Vá" foi uma enorme decepção.

Samantha Kingstom está num momento fabuloso. É popular, está cursando o último ano escolar, tem as três melhores amigas perfeitas, namora o garoto mais cobiçado de seu colégio e está prestes a perder a virgindade com o mesmo. Porém, o destino lhe reservava uma grande surpresa, e nada agradável. Quando voltava de uma festa, sofreu uma trágico acidente de carro e veio a falecer. Mas acaba tendo que reviver aquele dia por sete vezes consecutivas.

A partir daí, o livro se torna repetitivo e a leitura tediosa se arrasta enquanto a protagonista tem que descobrir um modo de sair deste interminável ciclo. Cada dia Samantha age de determinada maneira, sob perspectivas diferentes em busca de uma resposta, até que lhe surge uma luz e ela descobre seu propósito no meio de toda a situação. Propósito inútil, eu diria.

O livro ainda trata muito da questão do bullying, já bem conhecido pela própria protagonista, que nem sempre esteve do lado dos populares e ainda nos traz uma reflexão nas entrelinhas. Todos nossos atos estão ligado, e se Samantha nunca tivesse se tornado popular, de que lado estaria agora?

A mensagem "vida sua vida e se desvencilhe de futilidades" foi até válida, mas o ato final de Samantha foi em vão. E quando terminei a leitura, me perguntei: como um livro com tanta capacidade pode terminar vago desta forma? Enfim, foi com enorme pesar que cheguei ao fim da narrativa.
Nedja 22/09/2014minha estante
Essa autora não sabe finalizar seus livros, o msm ocorreu c a trilogia Delírio. Decepção é meu nome nesse momento... :(

Amanda.Nowacki 27/06/2021

Talvez você não tenha o amanhã!
Um livro que nos leva a refletir que é preciso repensarmos muitas de nossas ações, pois pode ser que não teremos o amanhã para nos redimir, ou para dizer um Eu Te Amo, ou para pedir desculpa para alguém que magoamos. É preciso vivermos da melhor forma possível!

Daisy 29/07/2020

Veredito: decepção!
Estava ansiosa para lê a muito tempo, pois sua sinopse me chamou bastante atenção. A autora tinha um mundo de possibilidades para explorar, porém mal utilizado a meio ponto de vista. A leitura se tornou maçante em vários momentos, apenas ao final fui simpátizar , um pouco, com a protagonista. A autora tentou aborda vários assuntos complicado da adolescência, e esse foi seu maior erro, pois não se aprofundar em nada. Minha motivação era descobrir , junto a protagonista, o que causa seu retorno à vida. E me surpreendente, achei nobre a atividade da protagonista!
Bom, gostei só do final.

Aline Obnesorg 08/08/2020

Personagem que não cativa.
Eu não gostei muito, nem do livro nem do filme.
A história até poderia ser boa, porém achei a personagem principal extremamente sem carisma. E se eu não me apego aos personagens, não consigo curtir a leitura como deveria.
É um livro sobre "reviver o momento" até que se descubra o que houve de errado. Uma temática bem interessante, ao meu ver, porém mal desenvolvida nesse caso.

Kel Costa 15/08/2011

Eu sabia desde o começo, qual seria o final, mas isso não diminuiu o nó na garganta a cada página que eu lia, conforme o desfecho se aproximava.

Essa leitura foi um misto de emoções. Ao mesmo tempo em que eu tomava ódio das meninas em alguns momentos, em outros eu me sentia extremamente protetora em relação a elas. Agora que a empolgação da leitura acabou, eu me pergunto se o que elas fizeram realmente poderia ser julgado por mim, por você ou por outra pessoa. Somos todos santos? Acho que não. Temos bastante sujeira em nossa bagagem.

Antes Que Eu Vá é singelo, devastador, angustiante e apaixonante. Lauren Oliver expõe os fatos do bullying de forma diferente, ou seja, pelo ponto de vista de quem causa, não de quem sofre. A verdade é que, Samantha Kingston fica presa naquele lapso de tempo para poder consertar e se arrepender de todas as maldades que ela já cometeu, junto, claro, de suas amigas igualmente malvadas.

É impossível não comparar o livro ao filme Feitiço do Tempo, pela ideia de reviver o mesmo dia diversas vezes. Assim como no filme, no livro as passagens repetidas não se tornam cansativas como alguns podem achar. Cada dia, apesar de ser o mesmo, é vivido de forma completamente diferente por Sam, isso é que é o melhor. Além de que o leitor nunca sabe qual será o último dia. Quando tudo vai acabar e de que forma.

Como eu disse antes, eu detestei e adorei as personagens principais — com exceção de Lindsay, que realmente é uma vaca rs. É interessante ver que a própria Sam se toca do quanto Lindsay é inescrupulosa, só que mesmo assim ela continua amando a amiga. Temos também o incrível e super fofo Kent, pelo qual é impossível não simpatizar. E por último, a personagem mais interessante do livro: Juliet. É incrível quando descobrimos alguns dos segredos que ela guarda. O quanto aquela garota sofreu, foi humilhada, difamada e detestada. Impossível julgá-la por seus atos.

A capa do livro é linda demais, com olhos que parecem estar falando com o leitor. A diagramação é básica, a fonte do texto possui um tamanho bom e a leitura flui facilmente. Quando peguei o livro para ler, não queria mais parar. Até para colocar os quotes aqui foi difícil porque eu selecionei vários. Muitas partes tocantes no texto. Foi difícil escolher. É claro que eu mais do que recomendo a leitura!