O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Ricky 29/03/2022

O Matador de Lobos
Acho que as definições de amor por uma saga foram atualizadas com sucesso. ?
Eu pensava que não poderia me apaixonar mais pelo universo de Anne Rice até ler O Vampiro Lestat. Embora este seja um clássico e segundo volume das Crônicas Vampirescas, por medo, eu optei por ler o primeiro livro, depois seguir para o terceiro em diante, uma vez que o segundo volume sempre foi bastante criticado pelos amantes dos vampiros de Rice. Bom, contradizendo as críticas, se eu soubesse que era tão bom, teria lido antes.

Aqui, conhecemos a história do anti-herói vampiro mais aclamado do último século, enquanto ainda era humano e os acontecimentos que ocasionaram a sua transformação. Se opondo ao que foi revelado por Louis De Poite Du Lac, em Entrevista com o Vampiro, Lestat de Lioncourt apresenta seu ponto de vista e o que de fato aconteceu para que fossem tomadas por ele determinadas atitudes no livro anterior.

E que história, senhoras e senhores. O lirismo, a atmosfera, prolixidade e genialidade de Anne Rice fizeram com que, sem dúvidas, esse fosse um dos melhores volumes da saga. Romance e sensualidade, amor e ódio, vida e morte, tudo se entrelaça nessa obra, não deixando nenhuma ponta solta se quer.

Para quem prefere histórias mais diretas, com pouca reflexão, o Vampiro Lestat pode não ser uma experiência muito boa. Já para os que gostam, esse livro te arrebatará para um mundo delicioso e estonteante.

Bruna Peixoto 28/03/2022

Lestat que foi inicialmente descrito como vilão em a entrevista com o vampiro por Louis, decide criar uma contra-narrativa que torna a figura do vampiro muito mais complexa; ao contrário de Louis, que é atormentado por sua natureza. Lestat renasce vampiro dizendo um belo ?sim? a si mesmo; o ser vampiro significava uma libertação de todas as amarras morais, sociais e familiares que o mantinham preso enquanto humano.

Bruno Henrique 22/03/2022

Ótimo livro de expansão
Abandonei esse livro no prólogo a primeira vez que li. Depois de emendar com a leitura de Entrevista com o Vampiro, esse parecia uma fanfic, pela mudança de tom, a escrita, a postura do Lestat, nada fazia sentido.
No prólogo não existe nada que nos guie por essa transição súbita. Acabei voltando e tentando ler de novo depois de um tempo. No começo continuei achando o prólogo péssimo, mas ao longo da narrativa essas mudanças passam a fazer sentido. É o livro todo que justifica essa transição que fica claro que não foi tão súbita.
A introdução na história dos vampiros originais, a expansão do universo vampiresco, conhecer a história de outros vampiros como o Armand, Marius, Enkil e Akasha, a do próprio Lestat que entrecruzam faz com que a narrativa tenha muito magnetismo. Não consegui parar de ler. Um livro muito rico de história e histórias. Achei sensacional.

Dani 12/03/2022

As crônicas vampirescas: O vampiro Lestat
"O Vampiro Lestat" é o segundo livro das crônicas vampirescas da autora gótica americana Anne Rice. Lançado em 1985, o livro sucede o célebre "Entrevista com o vampiro" e conta a história do fascinante vampiro dos cabelos dourados que fez tanto sucesso em seu papel de "vilão" no livro anterior. Narrado em primeira pessoa, Lestat conta a sua história desde que era um simples mortal, em Auvergne (Sul da França) até se tornar um astro do rock intemeroso que ameaça quebrar as regras que manteram sua espécie viva durante milênios. Aliás, essa não foi a primeira e nem única regra que ele quebrou (somente os leitores dos dois livros sabem disso!).
Passando por diversas épocas diferentes, Lestat não só caça, como de fato faz os vampiros, mas vivência e aprecia cada momento como um 'mortal' e, é nesse caminho que ele vai descobrindo os próprios poderes, os mitos e as magias que circundam o mundo dos imortais, e assim descobre Enkil e Akasha, o pai e a mãe de todos os "condenados". Ademais, um fator importante a ser ressaltado no romance, é a ambígua personalidade de Lestat, que o torna tanto brilhante e excelente em tudo que faz, quanto impossível; domado pelo conhecimento iluminista do século XVIII e pela propria impulsividade advinda dos seus anos de criação, Lestat, um nobre descendente de marqueses é ateu, ator, sarcástico, caçador, emotivo, astuto, vampiro e cantor de rock. Muitas coisas, não?! Eclético, talvez, mas tudo isso se deve de alguma forma, a sua complexa e intrigante personalidade.
Quase por fim, outra coisa que devo mencionar são os personagens marcantes que caminham nessa história, e estão atrelados ao destino de Lestat; são eles: Gabrielle (sua mãe, amiga e amante nas trevas), Nicolas (seu amigo e companheiro mortal), Magnus (seu criador), Armand (seu amargo amante das trevas), Marius (o sábio vampiro), Louis (seu doce amante das trevas, amigo e companheiro) e Akasha (a mãe de todos os condenados e amante de Lestat)
E agora, por fim, considerando todos os traços e argumentos já mencionados acima, queria expor o quanto esse livro foi maravilhoso, e posso afirmar que é um dos melhores que já li, e que pretendo relê-lo em um futuro próximo para extrair ainda mais conhecimento, pois os livros de anne Rice são mais que ficção, são universos que estudam a filosofia e a psiquê humana através de seres belos, imortais e eternos, como os vampiros.

Aline 06/03/2022

Como se fosse um outro Lestat
Bem, a impressão que eu tive foi que Anne Rice meio que tentou neste livro consertar o Lestat de Entrevista com o Vampiro. Pois são completamente diferentes e não faz nenhum sentido e sequer foi explicado porque Lestat se comportava daquela maneira egocêntrica e amoral. Mas este livro me agradou pois pude conhecer a origem e trajetória inicial de vários dos principais vampiros da Saga de As Crônicas Vampirescas e acima de tudo conhecer a origem de tudo, quais os primeiros vampiros que deram origem aos demais. Em algumas partes há alguns diálogos longos e meio desnecessários que davam aquela sonolência sim mas no geral foi satisfatória o desenrolar de tudo. Espero ter coragem para prosseguir no próximo livro: A Rainha dos Condenados que já averiguei é um calhamaço de quase 600 páginas.

Lilian 23/02/2022

Amei a leitura, com ela conseguimos enxergar o Lestat de verdade?é muito intenso e desconstrói a imagem dele.

skuser02844 22/02/2022

Lestat o vampiro que amava de mais!
Eu já tinha gosta da história de entrevista com vampiro, mas esse livro está em outro patamar!
Esse livro vai muito além de contar a história do Lestat, ele conta sobre os primórdios dos vampiros, quais foram os primeiros vampiros, os segredos que os mais velhos escondem. É também uma viagem na história que vai desde do Egito antigo a Paris, um livro para quem ama história, drama e suspence! Uma história sobre Lestat o mal do Novo século o meu proscrito favorito!

Frases marcantes:
"Foi apenas porque eu havia sofrido daquela maneira, hora após hora, indo e voltando até o círculo do inferno. Eles não conheciam o círculo do inferno. E me senti calma, por completo. Nesse acontecimento comum, nesse ato simples de dar à luz, compreendi o sentido da solidão absoluta."
"Mas nunca mais o céu foi da mesma tonalidade de azul de novo. Quero dizer que depois o mundo pareceu diferente para sempre, e mesmo nos momentos de apurada felicidade, havia as trevas à espreita, a sensação de nossa fragilidade e desesperança."
"E sou por demais escravo de minhas próprias obsessões e fascínios."

Sophia.Campos 29/01/2022

O ?anti herói? da nação!
Esse livro veio com a promessa de mostrar a história de Lestat, o vilão do primeiro livro, ?entrevista com o vampiro?, mas depois de terminar, posso garantir que a obra abre definitivamente o universo das crônicas vampirescos de Anne Rice.

Temos sim a história do Lestat, mas se alguém, assim como eu, leu esse livro esperando que o ponto de vista dele sobre o primeiro fosse o ponto alto, está bem enganado e isso não é ruim. Conhecemos tantos personagens novos e nos aprofundamos em outros que já conhecíamos.

A autora não sabe fazer personagem sem desenvolvimento e isso é simplesmente incrível! O livro viaja na história, entre países e mostra descobertas tecnológicas dos seres humanos mortais hehe.

Se você está se perguntando se vale a pena ler esse livro depois de terminar entrevista com o vampiro, a minha resposta é: SIM SIM SIM! O universo é incrível e tem muito personagem que vale a pena conhecer.

Li esse livro com a mente aberta em relação ao Lestat, tentei deixar que minha opinião, que antes era baseada pela visão do Louis, de lado e foi uma ótima experiência. Ele começou muitos erros sim mas eu ainda gosto dele e tô muito ansiosa pra ler o terceiro livro, (graças a Deus eu ganhei então meu surto tá garantido ??).

Pamela.Pugliano 18/01/2022

"Eu estava à deriva no mundo, como se estivesse num sonho."
Eu estava bem ansiosa para conhecer a história de Lestat e me decepcionei em alguns pontos. Além de achar a escrita bem prolixa, deixando a história cansativa demais em certos momentos, a introdução de novos personagens também colaborou com isso.

No sentido da história do personagem principal, Lestat me pareceu muito mais humano do que no primeiro livro. Eu tinha uma ideia de que ele seria livre, frio, sem escrúpulos e feliz com sua situação - a realidade é que por séculos ele luta para entender a si mesmo, suas origens e me fez ficar com a sensação de que a autora quiz refazer/limpar sua imagem justificando seus atos anteriores.

"De um modo bastante real, a eternidade não é nada mais do que uma vida após a outra."

Com relação a escrita prolixa, acho que o livro de quase 600 páginas poderia ser mais direto. As partes onde se relatam as emoções de alguns personagens deixaram a leitura maçante; mas não nego que a narrativa fantástica que Anne Rice criou, unindo lendas egípcias com demônios foi primoroso. Gostei também, apesar de tudo, de conhecer alguns personagens que são tão antigos quanto o próprio Lestat ou mais, além das possibilidades e destinos futuros de cada um.

Enfim, leiam. Eu recomendo a leitura porque apesar de não ter curtido tanto, confesso que tinha certas expectativas que não foram atendidas e isso pode ter prejudicado a experiência. Aproveitem.

Yves.Vicente 17/01/2022

Lestat nos fala em alguns momentos de que a sede por sangue é algumas vezes insaciável, fazendo com que ele vá em busca de novas vítimas numa mesma noite para poder saciá-la. O mesmo ocorre com esses livros das Crônicas Vampirescas, acabo de terminar o 2 livro da série e a minha sede só aumenta! Magnífico ??

Patricia677 01/01/2022

O Vampiro Lestat
Maravilhoso! Descobrir sobre o passado de Lestat, como foi criado, seu criador e suas criações, esclarecem várias questões e situações que se encontra no livro anterior, Entrevista com o Vampiro!
Passei a ver Lestat com outros olhos, entendê-lo e admirá-lo!
Ansiosa pela leitura do próximo, A Rainha dos Condenados!

anaclaraleitegomes 13/11/2021

Perfeito, mas com muita descrição chata
Não, meus amores.
O livro é ótimo, o Lestat é muito engraçado, mas a anne rice detalha dms, não vejo necessidade de detalhar até a cor da lua. #faleitoleve
Amei as interações do Louis e do Lestat no final, acho que o Lestat vai morrer pela boca.
Em breve, lerei a rainha dos condenados
Isso não é uma resenha, é apenas um comentário
ametista 16/11/2021minha estante
veio aí!!! a maior fã criticando a Anne rice vivi p isso ?

ametista 16/11/2021minha estante
"acho q o lestat vai morrer pela boca"????????

anaclaraleitegomes 16/11/2021minha estante
@ametista lestat fofoqueiro e caboeta

readingpits 09/11/2021

Vou ter que apelar pra fanfic.
Esse livro tem início e fim divinos, mas os quase 5 meses de leitura do que está entre eles entrega que foi uma experiência quase intragável. Não tenho o menor interesse nos povos egípcios, num Deus que foi [*****] ou em mães incestuosas. Quero só saber de Lestat e de Louis. Louis é sempre o ponto alto de tudo, meu favorito. As cenas do Armand, todavia, também me conquistaram muito. Gostei dele desde o livro anterior e não me decepcionei com as migalhas de exorcismo que recebi.
Senti falta até da Claudia e não sei quando vou reunir coragem pra começar a história da Akasha. Queria mais pedacinhos do casal que demorou tanto pra ficar junto. Em suma, vou ter que ler fanfic.
Thalissa.Betineli 04/12/2021minha estante
Miga, leia fanfic então hahahaha
Digo porque sou fanática pelas Crônicas (não sou tão fã do Louis, prefiro o Lestat e Armand hahah), mas já li e reli toda a série várias vezes, e te digo que se você busca mais participação do Louis e interação entre ele e Lestat, irá se decepcionar.
Sem dar muito spoiler:
Louis mal aparece no livro 3, que será focado em toda a história da Akasha e consequências dos seus planos. O 4 livro entra um novo personagem que eu adoro e que tem uma relação com Lestat, digamos, que é o David...
Se você gostou do Armand, irá adorar o livro dele, é um dos meus favoritos: O Vampiro Armand. E também recomendo Sangue e Ouro, que conta a história do criador do Armand.
Já o Louis, pelo que me lembro sua grande participação se dá no 7 livro, Merrick, e nesse a Cláudia também faz uma ponta.

Paula Lorraine 06/11/2021

Fantástico!
Foi uma leitura muito confortável pra mim, Lestat me cativou logo de cara! acredito que mesmo sendo de certa forma demonizado por Louis em Entrevista com o Vampiro, ele soube muito bem se posicionar a respeito e se retratar com todo carinho e classe que habitam seu ser, mesmo que não queira transparecer tais sentimentos, pois como predador ele mantém em seu íntimo essa dualidade o que é curioso e fascinante de se conhecer e acompanhar?
Fiquei muito surpreendida com a riqueza de detalhes na história, Anne Rice é sempre impecável.

danyelaaw 31/10/2021

Gostei, teve partes bem interessantes. Vou procurar ler rainha dos condenados, mas devo dizer que em Lestat houve umas partes muito maçantes que me fizeram ficar meio brava... mas estou ansiosa com a continuação