Entre a mente e o coração

Entre a mente e o coração Lycia Barros

Resenhas - Entre a mente e o coração

1 | 2 | 3 | 4

Aione 21/02/2012

Devo começar a resenha levantando a questão de o livro pertencer à série Despertares. Ainda que seja o segundo livro, não é necessariamente uma continuação de A Bandeja. No primeiro, temos a história de Angelina, e Rico é um importante personagem nela. Aqui, temos a história de Rico após os acontecimentos de A Bandeja. Dessa maneira, ao ler Entre a Mente e o Coração, certamente você terá spoilers do outro livro. Entretanto, a leitura pode ser feita independentemente do primeiro, pois todas as explicações necessárias ao entendimento da história são dadas.
Ao finalizar a leitura de A Bandeja, fiquei curiosíssima para saber qual seria o rumo tomado por Rico. Enquanto no primeiro livro conhecemos o lado “canalha” do personagem, aqui nos deparamos com seu real amadurecimento e aprendizado.
A escrita de Lycia Barros, que já tinha me conquistado no outro livro, conseguiu me surpreender ainda mais nesse: o que já havia mostrado ser de qualidade, superou-se aqui. Achei a escrita da autora ainda mais madura em Entre a Mente e o Coração. Todos os fatos foram perfeitamente desenvolvidos, não tive sensação qualquer de superficialidade na narração, tudo foi muito bem descrito e narrado. Também, o que poderia ser um desafio para a autora, uma vez que a narrativa é em primeira pessoa sob a ótica de Rico, um personagem masculino, foi tirado de letra por Lycia Barros. Em momento algum duvidei da história ou da construção do personagem em si, aliás, achei vários comentários inseridos nos pensamentos dele completamente pertinentes a um homem.
Ainda, conhecemos mais sobre a missionária Ana, que já havia aparecido em A Bandeja. Arrisco a dizer que ela foi a personagem que mais me chamou a atenção no primeiro livro, então foi com muita alegria que recebi seu papel de destaque em Entre a Mente e o Coração. O aprofundamento em sua importância no enredo consolidou ainda mais a simpatia que senti por essa tão especial mulher, uma personagem digna de se admirar.
O romance da história não poderia ser melhor. A combinação entre as personagens foi perfeita e a maneira de como Lycia desenvolveu o relacionamento entre eles é apaixonante. Ademais, há um tempero todo especial no livro: o suspense que o envolve. Eu simplesmente não consegui ir dormir sem terminar de lê-lo, porque não ia aguentar não descobrir a verdade. E não me arrependi nem um pouco de ter perdido algumas horas de sono!
Há, também, o elemento cristão, como já é característico da série. Porém, esse não é um livro sobre religião, ela é apenas um atributo das personagens, que permite diversas reflexões durante o desenvolvimento do enredo, enriquecendo-o ainda mais. Esse é um ponto que normalmente afugenta algumas pessoas por não gostarem do assunto, mas ressalto aqui: não se deixem levar por pré-julgamentos. A história, antes de tudo, é uma belíssima história de amor e a religiosidade presente é apenas uma qualidade das personagens como qualquer outra. Concordar ou não com tudo que é exposto não é o foco da história, cujo objetivo passa longe de pregar algo. As crenças de Ana e Rico baseiam suas atitudes e só.
Fazendo uma breve comparação com A Bandeja, acredito que a maior diferença entre ambos, para mim, foi a seguinte: ao ler o primeiro, tive a sensação de a história ter sido construída para transmitir uma mensagem. Já no segundo, a mensagem é parte da história, mas não o principal objetivo. Pelo menos, foi essa minha impressão.
Aos admiradores de uma bela e tocante história de amor, Entre a Mente e o Coração é leitura mais do que recomendada. Lycia Barros está de parabéns por ter criado uma história tão linda, tão bem escrita e tão envolvente quanto essa.

Luana Moraes 13/11/2017

Sentimentos...
Não tem nada pior do que ficar entre o coração e a razão e este é um dos dilemas do livro, Ana é uma missionaria dedicada, um peregrino e não se importa em não saber onde vai dormir ou comer. Ela vive pela palavra.
Já Rico está se convertendo aos poucos, não é possivel dizer que ele é convertido, algumas atitudes dele são bem irresponsaveis, mas ele vai aprender com o tempo.
Eu gostei da história, mas acredito que a autora poderia ter explorado melhor a história com uma visão alternada entre Rico e Ana, teria ficado melhor. A narrativa está boa e flui facil, senti falta de alguns detalhes nas cenas, e algumas dialogos também poderiam ser estendidos. É um bom livro, fala sobre temas recorrentes na vidas dos jovens e alguns tabus, como é o objetivo da série;
Dei 4 estrelas pq gostei da condução até o final do livro, apesar de ter algumas coisas a melhorar.
Eu indico;

Sabrina758 09/07/2017

Entre a mente e o coração
Eu amoo os livros da Lycia Barros e sempre que começo ler algum livro dela eu só consigo parar quando termino, o que significa dormir as cinco da manhã algumas vezes e com esse não foi diferente. Rico é um típico Don Juan, que teve sua vida transformada por Jesus, e que pôde ver que quando crucificamos nossa carne com Cristo, inevitavelmente desfrutamos de suas bençãos desmedidas.

Tayana Alvez 24/05/2017minha estante
NÃO, você não leu o livro. Hahaha
Ana se tratava há anos e estava muito bem por causa disso.
Rico teve o pensamento que você citou e até agora não entendi porque você pegou um ROMANCE CRISTÃO pra ler, se não gosta de "religião".
Sua resenha é triste e mentirosa, pra não dizer má.
O livro deixa muito claro que alguém com HIV pode ter filhos e a criança não se infectar com o tratamento certo.
Nossa, sério... que triste sua resenha. Que desnecessária e MENTIROSA

Três Leitoras 22/06/2016

Resenha: Entre a Mente e o Coração
Entre a mente e o coração é o segundo livro da Coleção Despertar e conta a história de Rico, o livro começa exatamente onde termina o primeiro (A Bandeja), no casamento da Natasha quando Angelina diz que não o ama mais e o apresenta a Ana, a missionária e a partir daí se inicia a trama!

Rico já estava caminhando para a mudança com a ajuda e a amizade de Dante e quando conheceu Ana tudo se renovou e sua nova fé ganhou espaço em seu coração, porem toda renovação tem obstáculos e Rico enfrentará vários desafios e muitas tentações porque a sua vida antes era simples regada à dinheiro fácil e mulheres aos seus pés! E para deixar essa vida de facilidades para trás não será tão simples assim!

Continue lendo no link

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/05/resenha-entre-mente-e-o-coracao.html

Aninha 11/03/2015

Vou casar com o Rico, sim me chamo Ana haha!
Leia em melhor qualidade - http://www.byanak.com.br/2014/08/despertar-entre-mente-e-o-coracao-lycia.html

O livro começa bem onde termina o primeiro, com o próprio Rico narrando, ainda no casamento da Natasha, quando á Angelina apresenta o Rico à Ana, e vai embora. Ana vendo como o Rico está arrasado o faz companhia. Dai dá-se o início de uma bela amizade. Já mudado e com uma nova Fé, ele se sente tentado quanto as mulheres, ele sempre teve todas que queria mais agora pretendia fazer a coisa certa. Rico tenta recomeçar em um novo emprego e é mandado pra São Paulo para cobrir uma conferência. No Hotel, ele reencontra Ana, ela está lá com um grupo de jovens, eles estão de saída para a casa de um missionário onde teria um estudo bíblico com churrasco, Ana o convida para se juntar á eles, Rico aceita o convite só para estar na companhia de Ana, um certo interesse por ela começa a crescer, como estão no mesmo hotel eles marcam para malhar no outro dia, nisso Rico vai sempre arrumando uma oportunidade para estar com ela, mas ela já está de partida e eles combinam de se ver outra vez no Rio de Janeiro, de lá por diante, aquela amizade vai virando algo mais, mas Ana tem medo de se apaixonar, ela guarda um segredo muito sério, que poderá separá-los para sempre, estaria Rico destinado á perder mais alguém que ama? Nesse livro também veremos a volta de Arthur amigo de Rico (que estava fora do Brasil no 1º livro, ele é citado como o Pai da filha de Carla)

site: http://www.byanak.com.br/2014/08/despertar-entre-mente-e-o-coracao-lycia.html
mariana.estevao 28/09/2015minha estante
Eu nunca tinha chorado tanto com um livro! Eu achei este livro bem mais maduro que o primeiro (Despertar/A bandeja). Eu conheci a autora num projeto da minha igreja e não me arrependi de continuar lendo esta série. Amei demais!

Lina DC 09/08/2013

Mas uma vez a escritora nacional Lycia Barros me emociona profundamente com uma trama marcante. Rico é o personagem secundário do livro "A Bandeja - Qual pecado te seduz?" que acabou ganhando um livro próprio. Rico sempre foi um homem que conseguiu tudo o que quis através de favores da Amália e magoou profundamente as pessoas com quem ele teve relacionamentos superficiais (da parte dele é claro). Quando ele conhece Ana, é como se um novo sopro de vida o inundasse. Ela o fascina, mesmo tendo hábitos simples e não sendo vaidosa, tem um carisma enorme e uma fé inabalável.

"Paro na fila do elevador, ansioso para subir e trocar logo de roupa, torcendo para terminar aquela noite melhor do que fora o dia. Assim que a porta abre, prendo a respiração ao ver quem aparece diante de mim: Ana". (p.39)

É claro que o passado de Rico o acompanha e a volta da Amália levanta diversas questões.

"Ela era extraordinariamente compreensiva. Sempre parecia não se importar. Parecia ser treinada para isso. Tive vários casos enquanto estávamos juntos. E, quando quis me livrar dela, comecei a facilitar para ser pego no flagra. Mas nem isso adiantou. Amália continua me querendo, obsessivamente, como se fosse um de seus cavalos de raça. Digo isso porque, tenho certeza, se não fosse a minha bela carinha, ela rapidamente me descartaria de sua vida". (p.69)
Mas não é só ele que possuí um passado, e um segredo que poderá mudar tudo: Ana também possuí segredos que podem mudar a vida de ambos. Um livro que fala de fé, perdão e amor.
Uma linda história com uma escrita delicada e emocionante.

"Meus olhos haviam se acostumado a ver mulheres bem mais produzidas. Mas as belezas simples sempre são as mais deslumbrantes". (p.49)
Em relação à revisão, diagramação e layout o trabalho é excelente.

Essa resenha será publicada no blog Acordei com Vontade de Ler.

1 | 2 | 3 | 4