A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Julia 23/05/2024

Tinha esquecido q nn fiz uma resenha pra essa leitura kkkkkkkkkk

enfim, gostei muuito do livro, recomendo caso alguém ainda nn leu

ele, obviamente, tem mais detalhes que no filmes, tem partes interessantes e que trouxeram mais clareza para alguns acontecimentos na história

Eloísa Miranda 22/05/2024

?? Se nós queimarmos, você queimará conosco!? ???
Finalizando a trilogia de Jogos Vorazes!! Demorei um tempinho para escrever essa resenha, para ter tempo de absorver tudo o que aconteceu no livro.
Gostei muito desse livro, mas ainda prefiro Em Chamas. Por algum motivo, ele me cativou mais kkk.

A narrativa começa com uma Katniss deveras perturbada por tudo o que aconteceu: o Peeta ter sido deixado, o Distrito 12 completamente destruído e pessoas inocentes possivelmente sendo torturadas por conta da Revolução. Mas vamos por partes?

A Capital permitir que o Distrito 13 continue vivendo normalmente após ter sido *eles* a incitarem a primeira revolução é um pouco ?burro? na minha visão. Nunca se passou pela cabeça do presidente em atacá-los desprevenidos, só para que não houvesse o risco deles tentarem mais uma vez incitar uma revolução? Eles tinham começado a guerra uma vez, nada indicava que não fossem começar de novo, mesmo existindo um acordo de paz.
O 13 não poderia simplesmente aceitar para sempre viver como eles viviam, que era sem a menor liberdade e de certa forma, debaixo das ordens da Capital.

Agora sobre a Coin, desde o início eu não fui com a cara dessa mulher kkk. Ela fazia com que o 13 vivesse basicamente em uma ditadura. As pessoas tinham que comer o que era ofertado, e nada mais, a não ser que quisessem sofrer punições físicas. Todos os dias eles tinham que cumprir os horários estabelecidos sem questionar, e etc? Alguns podem citar o fato de que isso era para garantir a sobrevivência deles, e certo, eu até entendo, mas para isso ela não deveria punir fisicamente qualquer pessoa por descumprir a menor coisa possível, como comer!
A Coin fingia ser melhor, mais pacífica, mais mente aberta do que o Presidente Snow, mas retomando, era apenas fingimento. Ela era tão sedenta por poder, e por ter todo o controle de Panem que ela se tornava igual (ou pior) ao Snow. Ela queria toda Panem as ordens dela, além de ser extremamente cruel. Isso fica claro no exato momento que ela assassinou várias crianças, e entre elas a própria irmã da Katniss, e tenta incriminar a Capital por isso, apenas para que ela subisse ao poder, para que ela se tornasse uma benfeitora.
Ela armou tudo perfeitamente, inclusive o fato da Katniss ver a própria irmã ser morta. E como nosso querido Tordo pensou depois: por mais que a irmã amasse praticar a medicina, ela era jovem demais para que deixassem ela ir sem ter uma ordem muito mais superior. A Prim morreu por conta da crueldade da Coin, e por ela ser uma mulher ambiciosa (e diga-se de passagem, muito inteligente) que queria Panem aos seus pés.

Pode parecer insensato confiar no Presidente Snow, mas o que aquele homem falou faz muito sentido. Porque ele escolheria assassinar todas aquelas crianças sendo que ele já sabia que estava perdido, que não tinha mais a menor chance contra as forças investidas diretamente para ele? Porque um único aerodeslizador seria usado com aquela finalidade, sendo que ele poderia simplesmente fugir? Ele comandava Panem, sabia o que era aquele poder, e sabia também que a Coin era sedenta por ele. Então que maneira melhor de fazer com que o povo perdesse toda a confiança no presidente, do que fazer parecer que ele tinha assassinado diversas crianças indefesas?
Quando a Coin sugere assassinar mais jovens em uma última edição dos Jogos Vorazes, é como se tudo o que Snow disse se encaixasse completamente e começasse a brilhar igual uma árvore de natal kkkkk. Mas que bom que ela teve o destino que merecia: empalada por uma flecha da srta. Everdeen.

Indo para outros personagens, como o Gale?
Ele teve um destaque considerável nesse livro, e conseguimos conhecer muito melhor sua personalidade. Uma das coisas que pude notar, é que ele é deveras vingativo e até mesmo um pouco egoísta em certos momentos. A forma que eles viviam era uma merda, isso é inquestionável, mas algo que mexeu um pouco comigo foi quando ele falou que a equipe de preparação merecia toda a tortura que sofreu por terem pegado comida. Entendo que era contra as regras do lugar, mas pessoas que viviam na Capital e tinham livre arbítrio para comer o que desejassem a qualquer momento, sentiriam muito mais dificuldade de se adequar aquilo, do que alguém viveu com fome a vida toda.
Além de que com alguns acontecimentos, ficou nítido que o Gale estava se tornando quase um cachorrinho da Coin, e é inegável que ele gostava da posição que tinha sido dada a ele. Ele se dizia amigo da Katniss, mas quando ocorreu a transmissão do Peeta, ele não contou a ela, por conta de ordens dadas a ele. Que amizade é essa? O querido não podia chegar no sigilo e contar a ela a realidade?
Além de que o Gale tinha muita sede de vingança, e entendo essa questão, ele passou por uma miséria a vida toda. Mas ele não se importava com quantas pessoas morressem no processo.
Quando se trata do ?romance? que ele tinha com a Katniss, ficou nítido que ela estava usando ele para preencher o vazio que o Peeta estava deixando nela. E por mais que ele gostasse dela, ele deveria desencorajar isso, ao invés de deixar acontecer.
Mas quando o Peeta apareceu telessequestrado eu pensei: esse é o momento que a autora pode ter de juntar esses dois, mas acho que vai ser um pouco desastroso se ocorrer. E de verdade, ainda bem que ela não fez, porque como a Katniss disse, o Gale tinha um fogo enorme dentro dele, mas o dela já era suficiente. A Katniss não ter acabado com ele foi ideal pra mim.

Agora o Peeta? Meu Deus, fiquei muito aflita quando ele apareceu telessequestrado, e tentando enforcar a Katniss. Eu pensei mesmo que ele não conseguiria sair daquilo, ainda bem que aos poucos conseguiram fazer com que ele desconfiasse menos dela. E mais, com que ele voltasse até mesmo a amar ela, por conta de todos os meios que tentaram de trazer ele de volta.
O Peeta realmente amou a Katniss, porque até mesmo quando ele queria matar ela, que uma parte dele ainda ficava sedento por aquilo, ele percebia que talvez fosse melhor ficar preso, ou ser morto para não machucá-la.
E o epílogo me deixou muito feliz pela família que eles acabaram construindo. Nem era um desejo da Katniss, mas tenho certeza que foi algo que a deixou feliz depois. E ver que mesmo com os traumas sofridos pelos dois, mesmo com todo horror que ainda assolava os dois mesmo após 20 anos, eles ainda estavam lá, um pelo outro, se apoiando, e se amando.

E sobre o nosso Tordo, foi incrível ver a trajetória dela durante esse livro. A Katniss se ergueu, mesmo estando muito abalada emocionalmente, tentou fazer de tudo para salvar um povo que estava sofrendo, mesmo que ela estivesse mal. Só posso dizer o quanto ela foi forte e admirável, principalmente por ter perdido tantas pessoas que ela gostava pelo caminho, e ter visto a morte de muitas ao vivo. Katniss Everdeen é MARAVILHOSA.

Fiquei triste pela morte de Finnick, ele não merecia uma morte tão cruel. Tinha acabado de recuperar e se casar com a mulher que amava, estava voltando à sanidade e se recuperando aos poucos, para no fim morrer de maneira tão horrível.
Fiquei mal por termos apenas a roupa do tordo para nos lembrar o Cinna, e por ter perdido o grande estilista e grande pessoa que ele era.
Fiquei feliz pela Effie e a equipe da Kat estarem vivos, por mais que tenham vivido muitos horrores.
Gostei muito de ver a Kat e a Johanna se entendendo em um determinado momento, e ajudando com os traumas uma da outra.

Esse livro foi maravilhoso de ler, assim como toda a trilogia. Posso não ter dado as 5 estrelas a esse livro, mas ele de fato foi o meu favorito.

Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre com você!????

JonBugDuarte 21/05/2024

Acho meio impossível dar menos que 5 estrelas p jogos vorazes. por mais que esse livro seja mais lento que o resto, faz sentido isso pelo peso que ele carrega, nos ajudando a se colocar no lugar da katniss com mais facilidade. a única crítica que tenho é q acho as mortes muito rápidas, pq sou o tp de pessoa q gosta de uma cena bem dramática p chorar junto, mas ainda nn deixa de ser a melhor saga q já li, com inúmeras críticas sociais, reviravoltas, personagens cativantes, reflexões, paixões e tudo de melhor que um livro poderia proporcionar.

pazz 23/05/2024minha estante
forças

^belle^ 21/05/2024

A marca do Tordo
Não sei administrar meus setimentos depois desse livro, que trouxe tantas coisas de uma só vez. Sentimos do início ao fim a loucura, o pavor, o medo, a angústia, a ansiedade, o luto, a pressão. Você fica tão preso na história que não consegue parar de ler.
Cada dia que passa você quer ler mais e mais capítulos, quer saber o rumo que a história vai levar. Quando as coisas parecem ir bem, tudo começa a dar errado, e quando parece que tudo vai dar errado, vai se acertando. Você demora um tempo até digerir todos os acontecimentos porque a maioria é surpreendente.
Tudo nesse livro é incrível, do começo ao fim, da primeira página à última, ele tem a capacidade de te fazer ficar imerso dentro dos pensamentos de Katniss e de todos acontecimentos que ocorrem a sua volta. Vale muito a pena se aventurar nesse último pedaço da história dos jogos vorazes!

Manu 21/05/2024

"Mas há jogos muito piores do que esse."
Quem diria que Jogos Vorazes iria acabar com o meu psicológico?
Esse último livro foi muito intenso mas também incrível, ainda tentarei me recuperar do traumakkkkk.

Tentei criar várias teorias para o final mas nada nunca chegou *nisso*, não foi do jeito que eu queria, mas foi impressionante demais pra falar que não gostei.

Os personagens simplesmente incríveis todos, não posso falar muito sobre eles pra não dar spoiler.

Amei cada detalhe e preciso de uns 30 anos de terapia pra recuperar?

Ayzi 20/05/2024

Esperava mais talvez? não sei se gostei do final, não que fosse ser algo bonitinho como "e viveram felizes para sempre"... em alguns momentos o livro ficou chatinho e todo o drama "romântico" desde os livros anteriores me deixou entediada