A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

cayetan 15/02/2022

tô devastado
minha garganta tá doendo de tanto que chorei, eu literalmente consegui passar a saga toda sem chorar, porque meio que já sabia de tudo por causa dos filmes, aqui e acolá ainda tinha um olho cheio de lágrimas, mas nada além

mas quando chegou na cena de katniss e do buttercup eu não tanquei, comecei a chorar tive até que dar um paradinha porque não tava mais entendendo o que tava lendo
Isadora 15/02/2022minha estante
Vontade de ler essa série é grande mas fico desanimada por conta de ter assistido os filmes ?

cayetan 15/02/2022minha estante
amg eu já tinha experiência lendo o que eu assisti, com hp, sendo que diferentemente de hp jogos vorazes segue o livro muito a risca, mas mesmo assim você se prende na leitura e se esquece que sabe de tudo, eu pelo menos fiquei tenso muitas vezes e sei que valeu muito a pena porque esclareceu todas as minhas duvidas dos filmes

recomendo amg

(fora que os momentos de peeta e katniss são mil vezes melhores nos livros)

Isadora 15/02/2022minha estante
Aí que gatilho kkkkkkk preciso ler pelo menos esse ano.
Bom que já faz tempo que vi os filmes ent boa parte já esqueci ?
Eu amo Peeta e Katniss no filme ent mds vou surtar com eles no livro

renasmonster 13/11/2015minha estante
noooossa amei sua resenha. simplesmente maravilhosa de um ponto de vista totalmente diferente :)

Thais 20/11/2015minha estante
Para mim, o final do livro foi um soco no estômago atrás do outro. Afinal, depois de tanto sofrimento, estava esperando algo totalmente diferente. Mas gostei da sua perspectiva e acho que o que torna o livro (e a série inteira) interessante é justamente a cruel realidade que ele retrata.

Ale_La 26/11/2015minha estante
É um livro que retrata quase, ou se não, exatamente o que estamos vivendo, a iminência de uma guerra. Quem são os mocinhos no poder, e fora dele? Em quem podemos confiar? Nem tudo parece ser o que é. Se formos comparar os fatos que vivemos na realidade às passagens da saga, o livro fica muito mais perturbador. E na realidade que nos compete, que nossa pontaria seja tão precisa, quanto a pureza de nossos corações.

manu368 21/06/2021

?São as coisas que mais amamos que nos destroem?
!!! pode conter spoiler!!

Esse livro. Esse livro.
Após o fim de ?Em chamas?, eu não fazia a menor ideia do que esperar do final. Por um momento cheguei até a achar que eles voltariam pra arena.
Com o 12 acabado e o governo destruindo os distritos e indo atrás de Katniss e companhia cm objetivo de parar as revoltas e dispostos a fazer tudo para que isso aconteça, ?A esperança? vai nos contar sobre essa jornada de golpes, fugas, disputas, vitórias e também perdas...
Eu me apeguei muito a história e aos personagens, e sofri muito vendo o peeta ( meu protegido, ? no meu coração) sendo maltratado e tendo sofrido daquele jeito. Todos sofreram, esse livro só tem sofrimentoKK
O livro não foi nada do que eu esperei... FOI MUITO MELHOr.
As mensagens que ele passa, te faz refletir sobre tantas coisas...
Não poderia deixar de falar sobre a Katniss e o Peeta, que durante toda a triologia conquistou o coração de muitos leitores inclusive o meu ?
O final deles juntos me deixou feliz, mas me parte o coração saber que eles nunca vão ser ?como antes?. Não só eles, mas todos que sofreram as torturas da capital e aos jogos vorazes, que nunca mais terão sua saúde metal de volta. Pesadelos, lembranças... sempre consigo.
Essa triologia é a melhor distopia que já li, deveria ser uma leitura obrigatória, sabe.
Essas palavras em poucas linhas é muito pouco pra descrever o quanto eu amei jogos vorazes.
Gustavo 21/06/2021minha estante
Este livro é incrível ?

manu368 21/06/2021minha estante
sim!!

Helena.Merces 21/06/2021minha estante
essa trilogia é perfeita!!!

Bruno 12/12/2021

O encerramento
O capítulo final dessa história nos mostra que por mais que façamos para alcançar nossas vitórias, o coletivo é sempre influenciado.

A sua luta pode ser a de vários, que somadas se tornam uma batalha.

O inimigo é o poder centralizado em uma pessoa, e percebemos que isso não funcionou.

E por mais que tentemos, nunca conseguiremos algo perfeito aqui neste mundo.

Alguma paz pode ser alcançada, mas por nossos esforços, nunca serão completas.

Muitos sacrifícios aconteceram, e as pessoas estavam preparadas para isto.

Eu pergunto: vocês acham que houve vencedores nesses jogos? Pois eu acho que não.
Rhuan 13/12/2021minha estante
Boa resenha! Me deu vontade de reler também.

Bruno 13/12/2021minha estante
Quando você lê depois de muito tempo, com outra idade e mais experiência na vida, a leitura é totalmente diferente. Vale a pena.

Rhuan 14/12/2021minha estante
Bacana isso, poder enxergar num ponto de vista e maturidade diferente.

eduarda628 22/01/2023

foi um livro bom. sinto que não aproveitei muito a leitura porque não consegui visualizar muito bem as coisas :( parte disso é pq peguei um arquivo ruim kkkkkkkkkkkk enfim, o final foi espetacular, me arrepiei muito. e que bom que deu katniss e peeta.
gabito0 23/01/2023minha estante
amor o spoilerzao na resenha pqp

eduarda628 24/01/2023minha estante
amem resenhando sempre com spoilers mesmo!!

gabito0 20/02/2023minha estante
? a nota vou te dar BLOCK

Amabile.Beatriz 04/01/2021

O melhor livro da trilogia
Simplesmente maravilhoso... Eu estou totalmente sem palavras pra explicar o quão maravilhoso foi esse livro.

A emoção que a autora transmitiu com suas palavras, me fez sentir como se eu estivesse dentro do livro, que toda aquela guerra estivesse acontecendo a minha volta...

Eu gostei muito da "aliança" que a Katniss e Johanna formaram no meio do livro.

Não há palavras que possam expressar o que senti ao terminar esse livro... Eu recomendo para todos essa coleção incrível que é Jogos Vorazes!!!!
psraissafreire 05/01/2021minha estante
AAAAAAAA!! Você não sabe o como isso me deixa feliz! É tão difícil as pessoas favoritarem essa obra, e eu fico "gente, mas ela é GENIAL!". Quer virar minha amiga??? Kakakakaka??????

Amabile.Beatriz 05/01/2021minha estante
Eu nunca pensei que ia me apegar tanto a essa história... Eu assiti os filmes antes de ler, e amei muito mesmo eles, mas quando eu li os livros, me apaixonei mais ainda pela história...

psraissafreire 05/01/2021minha estante

Natalia1763 21/11/2022minha estante
Poético

Rbfac 03/10/2022

Dor
Me arrependo de ter lido esse livro, esse final acabou comigo, dói muito, dói demais, a história é maravilhosa, mas o final acabou comigo, dor.
sioouxsie 03/10/2022minha estante
eu fiquei exatamente assim, meus pêsames

Sarah 03/10/2022minha estante
Realmente dói

Rbfac 03/10/2022minha estante
Não sei se vou superar ?

Jorge 03/07/2012

Uma saga para nunca mais ser esquecida
Esta resenha não possui spoilers e é minha avaliação a cerca da saga Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.

Em um apanhado geral sobre a saga podemos dizer que se aproxima de todas as outras sagas bem sucedidas atualmente, como Crepúsculo, Harry Potter e Percy Jackson, porém possui várias (e determinantes) peculiaridades. Odeio quando dizem que Jogos Vorazes se parece com Crepúsculo embora saiba que é verdade em vários aspectos. O principal? O triangulo amoroso/meloso formado por Katniss, Gale e Peeta, se aproximando do (chato) triangulo entre Bella, Edward e Jacob, criado por Stephenie Meyer. De longe foi o que mais odiei na saga, porém de fundamental importância para o enredo.
Com Harry Potter, a saga se parece no sentimentos transmitidos. O desejo de vingança ou justiça (Cabe a vc escolher qual termo é mais condizente) contra a repressão da Capital para com Panem, o ódio mortal que sentimos dos vilões, a liberdade que todos buscam, até o fim da história.
Já com Percy Jackson as semelhanças são mais na estruturado livro, como o fato de ser narrado em primeira pessoa (sendo que em Jogos Vorazes o tempo é presente, ou seja, dobra o seu cérebro de início)

O melhor livro, de longe é o primeiro, Jogos Vorazes. Quando ela conta sua rotina no distrito 12, no sorteio dos tributos, na ida para a Capital, no início, meio e fim dos Jogos. Um universo perfeitamente criado num futuro incerto da humanidade.
Em chamas, segundo livro, chega a ser chato até a metade. A arena se mostrou uma grande surpresa pra mim e logo me apaguei ao livro. Dei boas risadas com a bebedeira dela e de Haymitch, embora a cena se mostrasse dramática.
Por fim, A esperança, fecha a saga com chave de ouro. Mudaria poucas coisas se tivesse a chance. Dos personagens que morreram digo apenas que cada morte foi necessária para a construção do fim. Ficou do jeito que teria de ficar. O fim da saga é o mesmo que o fim de Harry Potter. Ambos os gran finales me deixaram angustiado e até um pouco triste.

Um pouco do que Katniss me deixou como lição é a perseverança, coragem e esperança, de nunca desistir de uma batalha até que saiamos vitoriosos.
Lilizz 08/07/2012minha estante
Gostei, só não entendi o que você disse de o final ser o mesmo de Harry Potter. Realmente não achei isso.

Ludine Alves 20/09/2019minha estante
JOGOS VORAZES EU TE AMO AFFF

Ludine Alves 20/09/2019minha estante
Chega

b3li.notess 02/07/2023

Cara, o que falar desse livro, o que falar dessa trilogia, dessa autora? estou sem palavras.
Eu juro q estava com uma puta expectativa sobre esse terceiro livro mas n esperava tanto, entregou TUDO.
Quando tu pensa que tudo está perdido, BUM você se surpreende, quando pensa que está tudo indo bem, BUM você se surpreende de novo.
Ele começa meio tímido, a leitura não engaja tanto mas de repente voce não consegue mais largar o livro, e fica completamente eletrizante. Eu me emocionei demais lendo ele, foi pesado, foi triste mas foi incrível.
Confesso que não sou fã de trilogias mas essa me conquistou, perfeita.
Isabel294 02/07/2023minha estante
Eu n tinha chorando durante a leitura desse livro, já tinha visto os filmes e sabia do final, mas teve um momento que me quebrou completamente, quando a Prim morre e a Katniss grita com o Buttercup, nss me quebrou de um jeito que eu fiquei um minuto chorado

lubzwp 02/07/2023minha estante
essa trilogia ganhou o meu coração

b3li.notess 02/07/2023minha estante
cara, eu me emocionei DEMAIS. nunca chorei lendo maas meus olhos ficaram aguados kskskksks.
Eu não fazia IDEIA do q iria acontecer no final, não tinha assistido aos filmes e foi incrível não saber.

Lara1291 29/05/2023minha estante

Te entendo viuu ?

Paola 13/10/2023minha estante
Preciso reler

Paola 13/10/2023minha estante
Qual era a frase legalzona lá? "Desejo a todos uma boa sorte, e que a septuagésima quinta sexta não sei das quantas edição de Jogos Vorazes comece."

Jubsiu 13/10/2023minha estante
Vale a pena. Não consigo descrever o quão bom é eu assistir a adaptação e tentar ficar comparando com o livro

Sandra de Oliveira 21/03/2012

Finalmente, e com grande sacrifício, terminei a leitura de A Esperança. Que me desculpem os fãs mais ardorosos da trilogia, mas esse foi o livro que menos gostei.

Depois de deslanchar a trilogia com uma ótima história em Jogos Vorazes (para mim, o melhor dos três), caminhar entre o meio termo, mas satisfatório, no segundo volume Em Chamas, senti em A Esperança a falta de algo que tornasse a história mais vibrante. As coisas tornaram-se repetitivas, Katniss ficou difícil de aguentar e sobrou mesmo para Peeta segurar o livro, além de alguns outros bons personagens que surgiram, como Johanna e Finnick.

De resto, foi tudo mais do mesmo, e sinceramente, a empolgação que me acompanhou por todo o primeiro livro foi se perdendo, até ser diluída no volume final. Uma pena.

De qualquer forma, para quem iniciou a leitura, acho fundamental terminá-la, afinal os sentimentos e visões em relação à história podem ser diferentes do meu, e afinal, para alguns pode até agradar!
Maree 27/03/2012minha estante
Eu sei que opinião é realmente algo bem pessoal, mas não entendo quando vejo as pessoas dando 5 estrelas pra esse livro, ele é chato, arrastado.... Discordando um pouco de vc ainda, acho que em o Peeta salva, já que a autora praticamente desapareceu com ele no livro...

João Pedro 31/03/2012minha estante
Entendo que as opiniões podem divergir, mas esse livro é tão emocionante - ou até mais que - quanto os dois primeiros. A Esperença é pautado na guerra constante contra as forças da Capital. Uma coisa é verdade: É diferente do primeiro volume. Infinitamente diferente. Não a escrita, mas o pano de fundo, o ambiente hostil que se faz a redor de todos... Talvez por essa mudança brusca você não tenha curtido o livro. Não sei. Mas se era um final feliz que você queria, está aí a sua decepção.

Helena.Merces 02/03/2021

Não tenho mais nenhum compromisso com aqueles monstros chamados seres humanos. Eu mesma me desprezo por fazer parte deles.
Chegamos agora no terceiro e último livro da trilogia. Após a destruição do distrito 12, Katniss passa a viver agora no distrito 13 que, diferente do que muitos pensavam, não está acabado, mas sim forte e preparado para enfrentar a Capital.
Aqui, percebemos o quão Katniss está psicologicamente abalada, após tantas perdas, traumas e por se ver como culpada da morte e do sofrimento de muitos, ainda assim ela consegue se mostrar forte e enfrentar a Capital. Mesmo quando ela acha que tudo está prestes a ruir, ela consegue encontrar força e coragem para enfrentar Snow.

Agora, os distritos estão lutando e se rebelando, estão em uma guerra contra a Capital, eles sabem quem é o verdadeiro inimigo, quem faz as crianças morrerem na arena, deixa os distritos em situação precária e com repressão, e chegou a hora de dizer chega.

Nesse livro nos deparamos com o questionamento: "existem regras em uma guerra? A moral humana acaba no momento que uma guerra começa ?" A Capital sempre se mostrou cruel e sem um pingo de escrúpulos pra fazer maldades. Mas os distritos e o distritos 13 vão agir com a mesma crueldade e apatia ? Existe realmente misericórdia em uma guerra. São questionamentos que fazem a gente pensar bastante durante a leitura.

E temos muito sofrimento e mortes aqui. Alguns acham a mortes desnecessárias, mas eu não acho, Chorei muito com as mortes mas faz parte da construção do livro, e em uma Guerra mortes são inevitáveis. Mortes sofridas, mas que mostram como nem com todos os esforços a Capital ainda consegue deixar sua marca.

Pra mim, o final não poderia ser melhor. Um desfecho digno.

"-Voce me ama. Verdadeiro ou falso?
-Verdadeiro."
samuelmarquesu 02/03/2021minha estante
Esse para mim de longe é o livro mais pesado da trilogia, quando eu reli realmente puder vê o tanto que Katniss perdeu nessa guerra.

Helena.Merces 02/03/2021minha estante
Sim, Samu, é muito pesado. Agora que eu reli eu percebi mais ainda. E sem falar nas perdas das pessoas ainda tem todos os traumas psicológicos ne ?

psraissafreire 05/03/2021minha estante
Gente, esse livro... Com certeza é o meu favorito da trilogia porque senti ele sendo o mais real. A dor é retratada de forma crua e a guerra não é romantizada. Pontos super importantes são relevados da forma que eles são, e não como leitores fãs de personagens querem

Maree 10/01/2012

Esperança?
Comecei o terceiro livro imediatamente depois do segundo. Tinha muitas expectativas depois do final de Em chamas.

Decepção

Bom, pelo que eu vi nas avaliações do livro, apesar de este ser o que tem a nota mais baixa ente a trilogia ainda sim a maioria (73%) achou o livro muito bom. E eu gostaria de saber o porque.

A protagonista, que sempre foi chatinha na minha opinião, virou um PORRE, agora Katniss tem que assumir a liderança (ainda que estética) da rebelião. Somos apresentados ao distrito treze, uma alusão clara ao comunismo. O livro gira em clima de guerra fria.

Katniss, com o mundo desabando, fica perdida em suas crises existenciais, amorosas, faz um cú doce tremendo até aceitar ser a "Mockingjay" (que aliás é o nome do livro em inglês)

Na primeira parte do livro (a mais interessante) Peeta está preso no capitol, os restantes do distrito 12 estão morando no distrito 13 as ofensivas definitivas contra o capitol começam a ser formadas. A escrita que até então está ótima (no mesmo ritmo do segundo livro) começa a cair, cair, cair...... muitas idéias são jogadas na nossa cara de forma confusa, quando começam a aparecer as cenas de guerra, tudo vira um caos, a autora não sabe escrever cenas de guerra, eu comecei a me perder facilmente entre páginas, tendo que ficar retornando pra entender o que se passava.

A terceira parte e última, o desfecho, a invasão do capitol, DESTRÓI tudo o que eu senti pela série, é mal feito, confuso, não te prende, você quer terminar o livro não porque é bom, mas porque você já chegou tão longe qe não faria sentido parar aqui.

Pra completar, quando o livro termina, já no epílogo, tenho aquela sensação chata de novo ..... espera eu já não vi um fim bem parecido antes? ahhh é mesmo, o fim de battle royalle. E a autora tem a coragem de dizer que não leu nada? tenha a santa paciência.....

Não é um livro bom. Mas se você chegou até o fim do segundo leia, afinal parece que todo mundo gostou menos eu. =/
Ju Neves 12/01/2012minha estante
Nem todo mundo gostou. Suzanne destruiu, capítulo por capítulo, meu amor pelos personagens, sobretudo Peeta, quando toda a personalidade adorável dele foi roubada. E Prim e Finnick? Os dois únicos personagens que pareciam tirar algum proveito positivo desse livro... Ao final eu estava aos prantos de tanta tristeza, e de raiva por o que a autora fez com a série. :/

Lu 19/10/2012minha estante
Eu tbm não gostei desse livro. Acho que a Suzanne Collins se perdeu totalmente aqui. Uma pena, porque a trilogia começou muito bem. É triste ver uma história desandar desse jeito. E eu simplesmente odiei a Katniss nesse volume!

Eric Rocha - Ersiro 17/01/2015minha estante
Exatamente! Não tenho objeção nenhuma quanto ao que você escreveu. Eu vejo o pessoal falando que é perfeito e mimimi, e eu penso: "Oi? Vocês leram o mesmo livro que eu?!". A autora destruiu por completo o pequeno encanto da trilogia com este péssimo e porcamente trabalhado último livro! :l