A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

JonBugDuarte 21/05/2024

Acho meio impossível dar menos que 5 estrelas p jogos vorazes. por mais que esse livro seja mais lento que o resto, faz sentido isso pelo peso que ele carrega, nos ajudando a se colocar no lugar da katniss com mais facilidade. a única crítica que tenho é q acho as mortes muito rápidas, pq sou o tp de pessoa q gosta de uma cena bem dramática p chorar junto, mas ainda nn deixa de ser a melhor saga q já li, com inúmeras críticas sociais, reviravoltas, personagens cativantes, reflexões, paixões e tudo de melhor que um livro poderia proporcionar.

^belle^ 21/05/2024

A marca do Tordo
Não sei administrar meus setimentos depois desse livro, que trouxe tantas coisas de uma só vez. Sentimos do início ao fim a loucura, o pavor, o medo, a angústia, a ansiedade, o luto, a pressão. Você fica tão preso na história que não consegue parar de ler.
Cada dia que passa você quer ler mais e mais capítulos, quer saber o rumo que a história vai levar. Quando as coisas parecem ir bem, tudo começa a dar errado, e quando parece que tudo vai dar errado, vai se acertando. Você demora um tempo até digerir todos os acontecimentos porque a maioria é surpreendente.
Tudo nesse livro é incrível, do começo ao fim, da primeira página à última, ele tem a capacidade de te fazer ficar imerso dentro dos pensamentos de Katniss e de todos acontecimentos que ocorrem a sua volta. Vale muito a pena se aventurar nesse último pedaço da história dos jogos vorazes!

Manu 21/05/2024

"Mas há jogos muito piores do que esse."
Quem diria que Jogos Vorazes iria acabar com o meu psicológico?
Esse último livro foi muito intenso mas também incrível, ainda tentarei me recuperar do traumakkkkk.

Tentei criar várias teorias para o final mas nada nunca chegou *nisso*, não foi do jeito que eu queria, mas foi impressionante demais pra falar que não gostei.

Os personagens simplesmente incríveis todos, não posso falar muito sobre eles pra não dar spoiler.

Amei cada detalhe e preciso de uns 30 anos de terapia pra recuperar?

Ayzi 20/05/2024

Esperava mais talvez? não sei se gostei do final, não que fosse ser algo bonitinho como "e viveram felizes para sempre"... em alguns momentos o livro ficou chatinho e todo o drama "romântico" desde os livros anteriores me deixou entediada

Daniel 19/05/2024

O tordo não pode parar. Ele está mais vivo do que nunca.
O último livro da trilogia e não diria que foi o melhor e nem o mais envolvente. Talvez a leitura mais aguardada por mim, mas isso não salva.

Serei breve.

Até a metade (mais ou menos até às 200 primeiras páginas) o livro não me convenceu. Ademais, estava achando a leitura bem arrastada, o enredo cansativo e os personagens bem aleatórios. Em outras palavras, não tinha mais muita vontade de prosseguir com a leitura, mas como detesto a ideia de abandonar algum livro (ainda mais o último volume de uma trilogia) permaneci com esse "desafio". Na primeira semana que comecei a ler, não fui nem além das primeiras 100 páginas.

Para minha surpresa e felicidade, a partir da metade do livro consegui me envolver na leitura e devorei ele (ainda bem), pois estava começando a me decepcionar com a saga, com a autora, com o livro em si. Coloquei na minha cabeça que deveria terminar esse livro de alguma maneira.

Gostei das relações que a Katniss desenvolveu com alguns dos personagens, principalmente com a Johanna. O tordo não pode parar. Ele está mais vivo do que nunca.
A guerra, as mortes, o epílogo, tudo isso contribuiu para minha aprovação da leitura, mesmo odiando o início.

Após ler o epílogo, fiquei sem saber ao certo se gostei ou não. Mas em seguida, depois de ler alguns comentários a respeito da obra e procurar mais, creio que um epílogo melhor seria impossível. Katniss superou seu medo de ter filhos para poupá-los dos jogos e principalmente de Snow, no entanto. Ela se sentiu livre e atravessou essa barreira.

O Peeta não é um dos meus personagens favoritos, pelo menos não desse terceiro livro. Senti muito por todo o ocorrido com ele, o telesequestro, sua condição mental e tudo mais. Pelo menos, ele possuiu um final feliz.

O livro não é ruim, porém é lento. Demorou muito para desenvolver toda a ação e o entendo planejado. A leitura valeu bastante a pena. Quero levar a saga para toda minha vida.

mariaalink 18/05/2024

A jornada do tordo.
O último livro da saga Jogos Vorazes retrata o fim da revolução que sempre existiu no primeiro livro, e se iniciou a partir do segundo. Com muitas perdas e pesares, os objetivos dos personagens foram construídos, concluídos e encerrados. Adoro sagas assim, e jogos vorazes tem um espacinho especial em mim ??