A esperança

A esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

belak0 11/06/2024

O melhor dos melhores, escrira impecável, da pra sentir o que a protagonista sente. É impossível ler esse final sem chorar.

literatzZz 10/06/2024

Há jogos muito piores do que esse
Acho que ter visto os filmes antes dos livros me fez ter uma visão diferente deles
eu amei o livro; possui MUITO mais coisas do que o filme, mas, não sei ao certo se é a palavra certa, traz um lado mais "insensível" e seco mesmo. creio que seja a intenção, porque, de fato, é um livro dificil.
enfim, acho que vim com muitas expectativas e o livro acabou com todas, mas, como todos da saga, gostei mt

Tanto 10/06/2024

Gostaria de dar 4 estrelas mas não posso
Li esse livro em apenas um dia, porque ele estava na lista sagas que nunca acabei, então decidi fazer isso. Toda a saga de Jogos Vorazes é EXTREMAMENTE bem escrita, que você não lê, mas devora os livros, chegando no 3º e finalmente no 3º eu estava dando graças a deus porque eu queria terminar logo, mas precisei ir até o final, LITERALMENTE até a ultima página porque o livro não me deixa o abandonar, mesmo que eu quisesse. Gostaria de dar 4 estrelas nesse porque nesse livro a autora 3 vezes não me deixou viver a situação até o fim, na parte do Snow, eu queria aquela cena até o fim, todos os detalhes LÁ, no momento, e não depois, é igual nos filmes quando você chega no ápice, então a tela fica escura. A autora chegou no ápice 3 vezes e a tela escureceu, e depois ela me leva para um outro momento, um pós, explicando a situação, e eu estava tipo "mulheeeerrrr, vá até o finaaaal dessa vezzz por favooorr" mas até no final livro ela não foi até o final , e que claro, é mais um motivo para eu devorar o livro, porque eu precisava saber, mesmo que eu estivesse cansada, mesmo seriamente querendo largar o livro porque eu só queria um final feliz logo, o queridinho me puxou até a última página pra que eu soubesse de tudo, e acho que a autora está de parabéns por isso. Por isso 5 estrelas.
Eu amei-odiei, verdadeiro ou falso?

lecapivara 10/06/2024

Que pesado
Que livro pesado. Que sentimento verdadeiro.

Ler esse livro, ver as perdas e o que a guerra traz as pessoas é ensurdecedor. Cada morte, cada movimento, cada discurso me deixaram sem palavras.

Ler esse livro enquanto a a guerra Israel-Hamas acontece me dá uma visão ainda mais profunda e forte.

Essa saga é uma leitura indispensável.

Recomendo de olhos fechados.

Gabrielle.Figueire 10/06/2024

SENSACIONAL
Na minha opinião um dos pontos mais importantes para me fazer amar ou odiar uma série/trilogia de livros é o final.

E sério? que final bem fechado! Nenhuma ponta solta, e ainda deixou umas pulguinhas atrás da orelha e já me deixou doida pra ler o próximo ?A cantiga dos pássaros e das serpentes.?

Umas cenas super tristes, mas que foram inteligentes para fechar outros pontos sem deixar a gente decepcionado com uma parte importante da história!

Amei o final e fez muito sentido com quem a Katniss ficou, ameeei!! ?? E o epílogo deixou meu coração quentinho rsrs ameeei

Laura4068 10/06/2024

Jogos Vorazes: A Esperança
Gosto muito da trilogia de Jogos Vorazes! Mas na minha opinião, esse não é o melhor livro. No início eu fiquei meio desanimada para ler, mas eu gostei muitoo.
Recomendo bastante esse livro e os outros da trilogia!

waynecult 09/06/2024

Impecável
Não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é um SENTIMENTO, a escrita é fácil, mas a história nem um pouco, é uma distopia, mas é tão real, devorei os três livros em quatro dias, e eu faria de novo e de novo...
uma obra prima, uma critica perfeita a um sistema capitalista e extremamente autoritário, tanto na capital quanto no distrito 13, sem palavras pra descrever o quanto esse livro mudou a trajetória da minha vida

glittergl0w 09/06/2024

Simplesmente adorei essa trilogia provou a fama achei a absolutamente incrível todos os elementos que compõe a saga são extremamente bem construídos e contagiantes

nicole 09/06/2024

A Esperança
Levei muito tempo pra ler esse livro. Estou numa ressaca literária horrorosa, mas nos últimos dias a sensação desse livro me perseguiu até em sonho e eu consegui terminar rapidinho. Estava com saudades disso!

Jogos Vorazes pra mim é uma história sem igual, um dos poucos casos onde os filmes são tão bons quanto o livro, mas esses últimos sempre nos mostram coisas a mais, detalhes perdidos na reimaginação pra o cinema. É complicado falar sobre, mesmo depois de ler tudo, porque as vezes parece real demais. O peso das mortes é algo que te segue na história de um jeito muito singular, mesmo as que você não chora por, acabam se acumulando em seus ombros como fantasmas esperando a história acabar e a justiça acontecer.

E acontece, mas até quando? Concordo com Plutarch quando ele diz, no fim do livro, que os seres humanos não sabem como viver em sociedade sem cometer os mesmos erros do passado (não com essas palavras), e talvez no futuro, a história se repita de alguma forma e os filhos de Katniss e Peeta também tenham que lutar para estar em um lugar melhor. Mas no presente em que o livro termina, é um alívio agridoce que ela tenha se encontrado numa família, que tenha construído uma vida com amor, que tenha um marido e filhos, um lar de verdade depois de tanto tempo, tantas mortes, tangas dores.

Mas seus filhos ainda brincam sobre um cemitério, e seus pesadelos ainda são recorrentes. No fim, nada daquilo nunca verdadeiramente saiu dela, e nem vai. O peso das mortes, se conseguimos sentir como leitores, é mil vezes mais pesado sobre os ombros dela, e é por isso que não faz tanto sentido pra mim que ela, mesmo que não tendo certeza, não tenha nenhuma reação com a morte de Prim sendo culpa dos rebeldes.

Não nos é dada nenhuma certeza sobre isso no livro, mas fica claramente entendido de quem foi a culpa, e apesar de Gale não estar mais presente no fim, parece errado que ele não tenha sofrido nenhuma consequência por ter causado a morte de Prim e de outras crianças. Mas talvez nem todo mundo tenha o que merece nesse mundo, ou talvez seja só eu.

Gosto de que a esperança é realmente algo palpável no fim do livro. A vida pode prosseguir, e ela vai. Esse é uma filosofia que tem sido muito importante pra mim, e talvez por isso essa frase ficou tão marcada pra mim. A esperança está ali, mesmo que dolorida, manchada de medos e pesadelos, mas está ali. A vida continua apesar de tudo, e as coisas voltam a ser boas.

Mariana 09/06/2024

Gente tadinha da Katnip, a bicha ficou um caco kkkk. Gostei bastante deste livro final, mesmo me entediando em algumas partes do 13, todas foram importantes pra explicar os sentimentos. Fique com tanto ódio da Coin e do Plutach quando do Snow.
Um livro que elucida como dois lados de uma revolução as vezes são tão iguais.
Achei bem pesadas as mortes e como a Suzanne Collins foi corajosa em matar tanta gente.
Gostei bastante da trilogia e entendo como foi um sucesso tão grande.
Bora ler os prequells agora.

Jenni 09/06/2024

Verdadeiro ou falso?
Confesso que demorou um pouco pra esse livro começar a me prender de vdd, diferente dos outros dois, mas acredito q seja a proposta dele, começa lento até explodir em chamas. Em algumas partes comecei a acreditar que estava enlouquecendo junto com a Katniss, a narrativa q a Suzanne criou é simplesmente impecável.

Nalí 08/06/2024

Não sei que palavras seriam boas o suficiente para descrever a sensação de terminar essa trilogia. As lutas dos nossos "Vitoriosos" para garantir um futuro digno à todas as próximas gerações... Eles são capazes de tudo por um mísero grão de felicidade que possa ser sentida da maneira que eles não puderam sentir. Já aviso que, se você for uma pessoa emotiva e não estiver afim de chorar MUITO, não leia esse livro. Mas se sua vontade de viver emoções grandiosas com Katniss, Peeta, Finnick e os outros Rebeldes da Rebelião contra a Capital for maior, leia e deleite-se com essa aventura distópica.

Mandy Helen 08/06/2024

Livro ótimo assim como o filme.
Embora o filme seja bem fiel ao livro, no livro tem muitas cenas, detalhes e informações que o filme não teve.
Particularmente, a leitura pra mim foi bem vagarosa e eu mal esperava para terminá-lo, mas acho que isso se deu ao fato de eu já saber o que iria acontecer no final.
Valeu super a pena a leitura mas acho que estou pestes a entrar em ressaca literária por causa dela.