Um Pressentimento Funesto

Um Pressentimento Funesto Agatha Christie

Resenhas - Um pressentimento funesto

Msaah 10/10/2021

INCRIVEL
Eu realmente não esperava esse final por conta do começo um pouco tedioso, mas me surpreendi completamente, TEM UM PLOT PERFEITO, leitura estimulante e intrigante, várias teorias para no final ser a que você menos esperava. RECOMENDO!

Guilherme 12/03/2023

Agatha Christie continua a me surpreender sempre, impressionante isso. O livro é bom, mas talvez por não ter conseguido ler com constância ou por não ser fã de Tommy e Tupence achei a história sem graça, com acasos demais, sem a sagacidade dos mocinhos (marca registrada da autora)... Mas aí, na parte final, quando tudo se encaminhava para um livro ruim, ela me surpreende de novo... Uma história triste por sinal, mas um desfecho digno da Rainha do Crime.

Estela Fernandes 29/10/2023

Até agora, dos livros da Agatha, foi o que menos gostei.
Esse é um livro que não me trouxe a essência dos outros livros da Agatha que eu já li, acredito que foi porque eu não conhecia a Tuppence nem o Tommy e tbm por ser um livro mais curto.
Achei que se tivesse mais páginas a história poderia ser mais bem trabalhada, pois em um capítulo o Tommy repete um monte de vezes a mesma história envolvendo o desaparecimento da Tuppence e em outros capítulos há um pulo de informações que poderia até ser interessante de ler.
Sobre a história, não me deu vontade de fazer mil e uma teorias sobre o mistério, mas foi legal de acompanhar. Achei o motivo aceitável e até mesmo dentro da realidade? de certa forma, semelhante ao ?Assassinato no expresso Oriente?.
Tuppence é uma senhora com pensamentos muito intrigantes e se tivesse um prêmio para quem mais se mete em perigo por espontânea vontade, ela ganharia.

06/06/2020

Livro da Ágatha com tommy e tuppence já idosos. Impossível de descobrir o assassino. Achei muito bom.

Thaisa 12/05/2020

Este é mais um mistério da Rainha do Crime protagonizado pelo casal Tommy e Tuppence Beresford - agora mais velhos e distantes de crimes.
Numa bela tarde, os dois vão até uma casa de saúde para idosos visitar a tia de Tommy. Enquanto ele conversa com a senhora, Tuppence acaba fazendo amizade com uma velhinha muito simpática, a Sra. Lancaster. Esta pergunta-lhe: "a coitadinha era sua filha?" e devaneia sobre uma criança enterrada em uma lareira.
Quando a tia de Tommy morre, Tuppence tenta reencontrar a Sra. Lancaster afim de ouvir mais sobre o que ela lhe contou - mas ela foi embora do lugar, levada pela família. Porém, deixou uma pista: um antigo quadro que ela deu de presente para a tia de Tommy antes de partir.
Quando Tuppence reconhece a casa ali retratada, ela começa a investigar a vila que foi pintada e os seus moradores suspeitos, tentando desvendar, de uma vez por todas, qual a trama que envolve a Sra. Lancaster... E o que houve com ela.
Com uma narrativa deliciosamente fluida e instigante, Agatha Christie cria, em uma atmosfera pacata e cheia de dúvidas, uma história que fortalece ainda mais as personalidades fortes e radiantes de Tommy e Tuppance.
Em um enredo com charadas e dramas, Christie ainda coloca pitadas de humor bem dosadas e entretém como sempre faz.
E, ainda que a solução dos enigmas não seja tão surpreendente, a jornada foi, sem dúvidas, muito prazerosa.

"- Estive pensando...
- É de onde se originam todos os problemas da vida. Pensar."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Filipe_mott 17/09/2022

Minhas expectativas eram baixas e o livro não atendeu elas
O que torna interessante um romance policial é o detetive descobrir os fatos e o leitor acompanhar o processo de descoberta, pra depois criar as teorias e ver se acerta ou não.
A própria Agatha Christie falou uma vez que pra um livro investigativo ser bom, o detetive nunca poderia saber mais que o leitor. E nesse livro acontece o contrário: sempre um pressentimento, uma intuição ou um palpite que fazem parte da investigação.
Os fatos relevantes ligados ao final praticamente começam depois da metade do livro. E são introduzidos de maneira desconexa. Aí são criadas várias pontas soltas e deixa tudo muito previsível pra um possível plot final.
A história se desenvolve nos capítulos finais. E o final foi um pouco surpreendente, mais específicamente o segundo plot, só que deu a sensação que foi corrido.
No geral é um livro ruim, com pouca investigação e muita intuição/sorte, e com alguns elementos mal explorados, como: a dinâmica de Tuppence e Tommy, que tem muita química mas mal trabalham juntos; a falta de elementos investigativos para o leitor; a presença de vários núcleos sem conexão; e personagens aparentemente irrelevantes que ganham importância no final.
Enfim, Agatha tem livros muito melhores.

beatriz 15/01/2023

Mais um romance da Agatha Christie
Com certeza não é um dos melhores da autora. Mas achei legal e envolvente, nada de mais de verdade. Mas se está buscando algo leve e divertido, é uma ótima opção que, claro, vai apresentar um final nada esperado.

nkog.neato 25/02/2022

Muito bom, nossa senhora
Apesar de não lembrar muito bem da história agora (algumas semanas depois de terminar), eu lembro que o livro é bom. Tem protagonistas muito legais, apesar de não aparecerem tanto como casal, os dois formam uma dupla muito arretada. Eu consegui adivinhar quem era o culpado, mas isso não anula o fato da Agatha conseguir esconder bem?. Sério, no final você fica ? e tudo faz sentido.

Wagner47 29/10/2020

Albert, a galinha!!!
Que felicidade rever esse casalzão depois de um bom intervalo entre os livros.
Tuppence com a mente aguçada e Tommy que faz de tudo para ter sua mulher em segurança.

O ritmo aventuresco dos demais livros continua, por mais que seja mais contido uma vez que temos uma investigação a modo Miss Marple de ser (a velha enxerida metendo o nariz onde não é chamada)
Falando nisso, esquecia várias vezes que os protagonistas agora são velhos e precisou da Agatha me lembrar disso em determinado momento perto do final. Sobre o fim, achei incrivelmente forte e uma das confissões mais pesadas dos livros da autora.
Esse sim vai ficar na memória

De ressalvas, um meio um tanto quanto desinteressante, já que Tuppence deixa as pessoas falarem e falarem, enquanto Tommy é bem mais direto em suas perguntas. Sem contar uma trama um pouco secundária que fez o livro se estender mais do que devia.

Ah, recomendo fortemente que leiam "M ou N?" antes, pois é descrito com todas a palavras possíveis o final do primeiro capítulo desse livro, o qual é um dos melhores momentos já registrados do casal.

E espero que Albert olhe o forno dessa vez.

Ana Tambara 13/04/2020

Excelente.
Uma das melhores histórias da Agatha. Prende do início ao fim e eu não consegui adivinhar o plot kkkkk. Recomendo.

Késia 14/06/2020

Um Pressentimento Funesto
Muito bom, com um desfecho surpreendente.

site: https://www.youtube.com/watch?v=xbHs40lZ748&t=15s

Thais.Garrido 07/06/2021

Final surpreendente
Os livros com essa dupla dinâmica sempre me fazem gargalhar, e o estilo de escrita que a Agatha usa para descrever as histórias do Tommy e da Tuppence sempre me parecem mais como uma espécie de sátira aos detetives.
O mistério é muito bem construído e realmente surpreendente! Mais uma vez, a Agatha inova ao retratar um tipo de assassino que não é muito visto nesse tipo de gênero literário.