Um Pressentimento Funesto

Um Pressentimento Funesto Agatha Christie

Resenhas - Um pressentimento funesto

Gabslareine 02/11/2020

Chocada!
Agatha Christie sempre me impressionando. Eu reli N ou M com os mesmos protagonistas, e os eventos desse livro se passam depois justamente de N ou M.
Eu fiquei bastante chocada com o final, por que eu não tinha noção do que estate rolando e só faltava umas dez páginas pra tudo ser desmascarado.
Gostei!!

Fabio Shiva 14/09/2017

T & T
Mesmo sendo um consumado fominha de Agatha Christie e tendo lido boa parte de seus livros duas e até três vezes, deixei esse “Um Pressentimento Funesto” (e no original em inglês ainda por cima!) ficar comendo poeira na minha estante por nada menos que doze anos, antes de finalmente me animar a lê-lo. O motivo para ter encontrado outros livros para passar na frente desse por tanto tempo é simples: não gosto das aventuras do casal Tommy e Tuppence, que protagonizam essa história de Agatha. Na mesma medida em que acho as tramas policiais de Agatha geralmente brilhantes e maquiavelicamente concebidas, acho as aventuras de espionagem dela muito ingênuas e rocambolescas. Questão de gosto, respeito quem tenha opinião diferente.

No início do ano reli sem querer “O Inimigo Secreto”, primeira história do casal Beresford, e mesmo sem gostar do livro acabei fazendo uma boa leitura. Então me animei a finalmente tirar o pó desse “Um Pressentimento Funesto”, que desconfio ter sido a última aventura da dupla. Dessa vez, já comecei a leitura com uma postura diferente, tentando descobrir qual seria a motivação de Agatha ao escrever essas histórias que, em minha opinião, estavam muito abaixo de seu talento.

A primeira pista que encontrei foi que esse livro certamente traz muitas reflexões da autora a respeito da velhice. Agatha ainda era bem jovem ao conceber sua célebre Miss Marple. Creio que aqui, em “By The Pricking of My Thumbs” (título que faz referência à minha tragédia favorita: “Macbeth”), a autora decidiu colocar no papel algo de suas angústias sobre envelhecer... com uma pitada de vingança!

Outro ponto que chama a atenção é o quanto essas histórias de T & T são recheadas de coincidências forçadas e mostram a autora sempre se aventurando sobre terrenos desconhecidos (e demonstrando seu desconhecimento em situações pouco convincentes).

Talvez seja uma necessidade de Agatha de expressar algo do “wit” britânico, que a tenha feito dar vida a esse casal que pode perder o cônjuge, mas não perde a piada...

De toda forma, foi o livro de Tommy e Tuppence que eu mais gostei.

E viva Agatha Christie!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Arengueira.Guimara 30/08/2022

Um dos piores.
Meu deus, um dos piores livros da Agatha que já li. A premissa é tão???? Os personagens são estremamente cansativos, super entediante.

Thiago 15/06/2022

Confuso e recheado de conveniência
Este é o quarto livro de Tommy e Tuppence e possui características ambíguas. Ao mesmo tempo em que temos vontade de descobrir o que está havendo, há uma enorme reviravolta no desfecho e a construção da cena final é uma das mais emocionantes da autora; a história é por demais confusa, arrastada e complicada de se acompanhar. O desenvolvimento apresenta poucos personagens com possibilidade de serem antagonistas e, o que é pior, eles não aparecem o suficiente para que criemos teorias sobre a trama, algo essencial numa história de mistério. Contudo, a pior parte da leitura é a presença em quase todos os momentos de sorte ou azar para que tudo aconteça; há a impressão de que sempre está surgindo um Deus Ex Machina para encaminhar a próxima situação, pois é tudo muito conveniente e coincidente.
O carisma de Tuppence não é suficiente para salvar a obra, mas Tommy está melhor e os fãs vão gostar de se aproximarem do fim do arco dessa dupla de detetives tão querida.

Cris Paiva 19/04/2009

Tia Agatha é "the best"!
A dona Agatha é A Escritora, e os livros dela são "Os Livros".
Peguei o livro de manhãzinha e terminei o bendito na hora do almoço. Li o livro numa sentada!!! Há séculos não fazia isso! Ler um livro de uma vez só, sem parar nem pra piscar. Tava sentindo saudades dessa sensação.

Livrinho básico da tia Agatha: um quadro bonito, leite envenenado e uma velhinha coroca que acha que tem uma criança morta atrás da lareira: - "A coitadinha era sua filha?"
Isso não é spoiler ok. Tá logo no começo do livro e tudo começa por aí....
Cris 29/12/2011minha estante
Parabéns, por que esse foi um dos livros dela que eu abandonei na metade, estava me dando sono só de pegá -lo, e olha que eu sou fã de Agatha, um dos melhores dela é Cai O Pano, demais!

Mari 28/09/2021

demorei bastante nesse aqui por diversos motivos, mas des de o começo já não tinha me prendido muito, era meio devagar e no meio um pouco confuso, uma história doida mas gostosinha de ler, mas o final... o final... que final meus amigos---- sério não esperava, mas teve um caminho meio chatinho até chegar nele, valeu apena mas não sei se seria aquele livro que pensaria em reler
Sara Férrer 28/09/2021minha estante
Ahhhhh que bom, vou ver se leio

Dedê 10/06/2024

Muito bom!
Esse suspense envolvente começa com o sumiço abrupto de uma idosa queridíssima em um asilo. Como o desaparecimento se dá sob condições suspeitas, a aclamada Tuppence entra em ação, passando a investigar cada mínima pista identificada e seguindo a sua intuição.

A trama toma rumos inimagináveis, e no final, nada é o que parece. Vale a pena ler! Devorei esse livro e o terminei atônita.

Alice2119 18/04/2022

"Um pressentimento funesto"
Esse é o segundo livro que eu leio da Agatha. Confesso que talvez por eu ainda estar no começo das leituras dela, eu acho um pouco maçante o começo das histórias. Eu enrolei tanto pra terminar esse livro. Mas a partir de um determinado ponto eles sempre me intrigam(onde as coisas começam a ficarem interessantes e vem aquela chuva de informações). E assim como o outro livro que eu tinha lido, esse conseguiu novamente me fazer de bestakkkkk
Duvidei de todos menos do principal suspeito, incrível. Isso é uma das coisas que eu mais gosto dos livros da Agatha. Não acho que pelo menos nesse livro eu teria descoberto antes o "vilão" por assim dizer.
Enfim, fiquei bem euforica no fim, foi uma revelação muito massa, muito interessante, é um livro muito bom.

Bea 07/06/2021

Este é último livro que tenho da Agatha Christie e, portanto, ficarei um tempo ser ter contato com suas obras.
Não posso dizer que fechei essa fase com chave de ouro, porque este livro não chegou perto de ser o meu favorito, mas podemos dizer que ele conseguiu prata. O começo da história pra mim foi bem maçante, até porque Tuppence e Tommy Beresford já aparecem em algum outro livro, pois dava para perceber que eles já tinham um histórico que eu desconhecia. Mas admito que a Rainha do Crime sabe como terminar um livro de forma instigante. Nas últimas páginas eu não conseguia soltar o livro.
Giovanna 13/01/2022minha estante
Tommy e Tuppence aparecem em:
-O adversário secreto
-Sócios no crime
-M ou N?
-Um pressentimento funesto
-O portal do destino

Nessa ordem, faz MUITA diferença. Porque no primeiro são bem jovens, eles se conhecem nele, e no último idosos. O primeiro é o livro mais interessante e dinâmico que já li da Agatha, e o último eu repugno a existência dele, porque ele não faz o menor sentido. Recomendo MUITO "O adversário secreto".

thamyrescas 03/08/2021

Agatha?
Essa mulher é maravilhosa. Ate hoje procuro um livro ruim e não achei. Sempre recomendo os livros dela

Giih 11/04/2022

Galinha queimada
Devo dizer que de todos os livros da Agatha esse foi o que menos me prendeu, não me ganhou e eu me arrastei pra acabar ele.
O final, como sempre, me surpreendeu, até porque ninguém pensou que os assassinos também envelhecem. Mas a construção desse livro deixa a desejar, um final meio confuso e com partes soltas, talvez eu leia daqui um tempo pra tentar entender mais, apesar de não achar necessário.
No mais, só leia se for fã, pois não é o melhor dos livros.

alle 31/01/2021

Um Pressentimento Funesto
a leitura foi muito fluida o livro todo, mesmo sendo mais ?parado? do que os outros q já li dela. não esperava o final q teve, e me deixou com um sentimento de q faltava algo.

Ana Luiza 23/02/2022

Disponível em @anawithcoffee
Quem poderia imaginar que uma simples visita à Casa Sunny Ridge para idosas acabaria se tornando mais um dos casos de Thommy e Tuppence?

Um quadro misterioso, doces senhoras e apenas uma frase: ?A coitadinha era sua filha??

Mais uma vez a Rainha do Crime desenvolve um curioso caso valendo-se de situações cotidianas e da curiosidade escondida em cada um de nós.

Humorado, perspicaz e sem dúvida, encantador. Como uma de suas obras maduras, Ágatha insere pitadas de humor através de reflexões simples sobre o envelhecimento, representadas na figura de seu mais célebre casal de detetives.

A inserção de mexericos e falatórios em uma pequena cidade do interior, o resvalar sutil em obras de Alfred Hitchcock e histórias menos fantasiosas, quadros de pintores renomados que ganham novos elementos ? foi assim que esta história me ganhou.

Stefânea 18/02/2022

Longe de funcionar
Meu primeiro contato com esse casal tão peculiar, infelizmente não muito produtivo.

Gostei deles e da dinâmica, foi bem diferente.

Mas achei o final bastante confuso e não entendi como os pontos se encaixaram.

A história não me pegou o bastante, apesar de ter sentido curiosidade, não me arrebatou como outras histórias dela.

Mas, sério, Tuppence é um amorzinho!