Um Pressentimento Funesto

Um Pressentimento Funesto Agatha Christie

Resenhas - Um pressentimento funesto

Michela Wakami 06/09/2022

Muito ruim
Eu simplesmente não gostei de nada desse livro.
Uma história sem pé e sem cabeça, toda enrolada e arrastada.
Quanto mais eu avançava, pior ficava.

Esse é o quarto livro que aparece a dupla de detetive Thomas Beresford e Prudence Cowley.
Fabricio268 06/09/2022minha estante
Em todos esses anos nessa indústria vital essa é a primeira vez que vejo meia estrela rsrs

Michela Wakami 06/09/2022minha estante
?????
Já dei outras meu amigo.?????

Paula 06/09/2022minha estante
Chocadaaaaa!

Michela Wakami 06/09/2022minha estante
Paula de vez em quando eu abalo as estruturas por aqui.
Kkkkkkk.

A.Paula.Sz 07/09/2022minha estante
Gente, e eu achando que Sócios no Crime tinha sido sofrível :-(
Gostei tanto deles em Inimigo Secreto. ...

CPF1964 09/09/2022minha estante
Eu estava com um mal "pressentimento" sobre esta sua nota.....

CPF1964 09/09/2022minha estante
Gata Triste: Poucos livros Ótimos. Muitos livros mais ou menos. Poucos livros ruins. Porém apesar de tudo gosto dela.

Mila Araujo 11/02/2024

Acertei algo?!
Como sempre.... Não!! Kkkkk
Gostei do livro! Começo mais lento e confuso; mas o desenrolar foi bem bom! Final como sempre me enganou!! ????
Mel 11/02/2024minha estante
A escrita dele é maravilhosa, né Mila?! ?

Mila Araujo 11/02/2024minha estante
Sempre adorei Mel!! Eu lia muito ela qndo adolescente! E agora relendo alguns (que não lembro de nada!! Rs) e lendo "novos" continuo adorando!! ?
Ela surpreende sempre!!

Mel 11/02/2024minha estante
Eu sou apaixonada pela escrita dela. Nos prende do início ao fim. ???

Marlonbsan 17/09/2019

Um Pressentimento Funesto
O livro começa com Tommy e Tuppence Beresford fazendo uma visita à tia Ada, já com idade avançada, no asilo de Sunny Ridge. Enquanto Tommy conversa com sua tia, Tuppence encontra com a sra. Lancaster que fala algo que a deixa apreensiva. Algumas semanas depois, Tia Ada morre e quando eles vão ao asilo verificar os pertences, a sra. Lancaster tinha sido retirada de lá de maneira brusca e ninguém sabia ao certo aonde ela estava. A partir daí, Tuppence cisma que há algo de errado tanto pelo sumiço repentino quanto pela frase e parte para investigar o que aconteceu.
A trama se baseia em um pressentimento, na intuição e um pouco de coincidências para desenrolar a história, mas acontecem na medida certa até certo ponto. O livro é em terceira pessoa e segue uma narrativa de investigação um pouco diferente dos outros livros da Agatha, esse não conseguiu me prender muito, apesar de bem escrito e ter, novamente, diálogos muito bem construídos, há alguns monólogos que deixam a leitura bem densa. A premissa é bem interessante, mas não consegui me conectar com a história e as motivações, apesar de no início ter sentido uma nostalgia agradável ao lembrar que já conhecia Tommy e Tuppence de outro livro.
Para quem gosta de livros de investigação que fogem do comum ou que já conheciam Tommy e Tuppence esse livro é uma boa pedida.
E vocês, costumam seguir suas intuições?

Foto e resenha lá no meu Instagram, @marlonbsan, quem puder segue lá :D
Camila 17/09/2019minha estante
as tramas com esse casal são os livros de Agatha que menos gosto ...

Marlonbsan 17/09/2019minha estante
Pelo que vi, concordo, não instiga muito a leitura eles kkkk apesar que o outro livro que li, "M ou N?" Eu gostei mais

Jaque 28/09/2019minha estante
Adoro Agatha ??

Débora Galter 30/07/2021

~ Temática levemente "Dark" ~
Confesso que não compreendia a expressão "lobo em pele de cordeiro" até conhecer UMA!

Elizabeth Fortes
Marcelo.Oliveira 01/08/2021minha estante
Tenho o privilégio de ouvir as resenhas pessoalmente, e entender as notas de cada livro :)

Débora Galter 02/08/2021minha estante
??

@tigloko 18/01/2024

Quanta confusão um quadro pode causar...
É o primeiro livro da dupla Tommy e Tuppence que leio e gostei muito da dinâmica do casal. Eles são bem humorados um com o outro, foi divertido ler e funcionou naturalmente no decorrer da história sem atrapalhar as partes mais sérias. Fiquei curioso para conhecer os outros casos em que a dupla aparece.

Ainda não li tantos livros da Agatha mas de longe esse foi o mais arrastado. Apesar de trazer aquele clima confortável de cidade pequena, com paisagens bonitas e moradores simpáticos( e com fofoca e segredos aos montes), o mistério em si demora a tomar um rumo. Mas como sempre, o desfecho é satisfatório e bem construído. Mesmo que não tenha curtido tanto, passa longe de ser um livro ruim.
Núbia Cortinhas 20/01/2024minha estante
Leia, O Adversário Secreto, é o primeiro livro da dupla. Eu gostei bastante! Esse casal realmente mescla o humor sem atrapalhar as investigações. O Adversário Secreto tem uma trama bem intrincada que te prende. ?

@tigloko 21/01/2024minha estante
Maravilha, obrigado pela indicação ?

Pedrous 04/10/2020

Meu segundo livro da Agatha Christie
A trama aqui acontece de uma forma um pouco incomum, já que a investigação é motivada inicialmente por pressentimentos e suposições, ao invés de fatos e pistas concretas. Você passa boa parte da história se perguntando se realmente existe algum mistério ali ou se não é tudo imaginação da protagonista. A própria também se faz esses questionamentos ao longo da narrativa e há momentos em que nada parece levar a lugar nenhum, tornando a história até um pouco arrastada, mas nunca de forma a prejudicar o interesse pela leitura.

A segunda parte é bem mais dinâmica e interessante, e o casal de detetives realmente me cativou. Outra coisa que me chamou muita atenção foi como a Agatha consegui criar uma atmosfera tão sinistra e inquietante a respeito desse lugar e dessas pessoas de uma forma visual e palpável. As pinceladas de discussões acerca da velhice também são um ponto positivo.

O final foi arrebatador e, como da última vez, muito bem construído. Já vi que isso vai ser comum em todas histórias da Agatha, então nem é necessário ficar repetindo isso, mas socorro, como eu fiquei de queixo caído. Até voltei para reler uns capítulos do início só para constatar como aquilo realmente estava na minha cara o tempo todo. Surpreendente, sombrio e verossímil! Ansioso para o próximo!
Flávio 03/11/2020minha estante
Pesquisei no Google Earth o nome da cidade e achei a igreja e o cemitério que a história fala, muito interessante, ver a igreja dentro do cemitério antigo.

Pedrous 04/11/2020minha estante
Aaaaah vou procurar!!

Thassy 12/12/2021

Primeiro contato com Agatha Christie
Não sei porque demorei tanto para ler algum livro dela, sempre planeja mas nunca iniciava nenhum, acho que a espectativa era muito alta e o medo da decepção maior ainda. Essa leitura foi bem aleatória,não procurei pelos livros mais famosos, gostei da capa e li sem nem ao menos ter olhado a sinopse antes. Gostei do livro mas nem de longe vi o motivo de tanta fama. Achei que foi muito forçado o tanto de coincidências, no fim não encontrei muito sentido. Pelo menos a experiência serviu para dar o primeiro passo e me deixar curiosa para conhecer outras obras da autora.
Ylana 16/12/2021minha estante
Realmente não é o melhor livro para um primeiro contato com a escrita dela.
Indicaria livros como ?Assassinato no Expresso do Oriente? ou ?E Não Sobrou Nenhum??, caso a curiosidade persista.

Cris Paiva 19/04/2009

Tia Agatha é "the best"!
A dona Agatha é A Escritora, e os livros dela são "Os Livros".
Peguei o livro de manhãzinha e terminei o bendito na hora do almoço. Li o livro numa sentada!!! Há séculos não fazia isso! Ler um livro de uma vez só, sem parar nem pra piscar. Tava sentindo saudades dessa sensação.

Livrinho básico da tia Agatha: um quadro bonito, leite envenenado e uma velhinha coroca que acha que tem uma criança morta atrás da lareira: - "A coitadinha era sua filha?"
Isso não é spoiler ok. Tá logo no começo do livro e tudo começa por aí....
Cris 29/12/2011minha estante
Parabéns, por que esse foi um dos livros dela que eu abandonei na metade, estava me dando sono só de pegá -lo, e olha que eu sou fã de Agatha, um dos melhores dela é Cai O Pano, demais!

Leitora 18/09/2021

Esse livro também faz parte dos meus favoritos dela. Eu amo o jeito que ela desenvolveu Terence e Tuppence. Eles são personagens maravilhosos. Esse livro também começa um pouco devagar mas começa a ter umas intrigas e eu não consegui colocar o livro para baixo, eu amei.

Ps: ela me pegou de surpresa de novo
ivy! 18/09/2021minha estante
nossa q legal!! adoro a agatha e a forma q ela me faz de besta KAKAKAK

ps: quero muito ler esse livro aí

Bea 07/06/2021

Este é último livro que tenho da Agatha Christie e, portanto, ficarei um tempo ser ter contato com suas obras.
Não posso dizer que fechei essa fase com chave de ouro, porque este livro não chegou perto de ser o meu favorito, mas podemos dizer que ele conseguiu prata. O começo da história pra mim foi bem maçante, até porque Tuppence e Tommy Beresford já aparecem em algum outro livro, pois dava para perceber que eles já tinham um histórico que eu desconhecia. Mas admito que a Rainha do Crime sabe como terminar um livro de forma instigante. Nas últimas páginas eu não conseguia soltar o livro.
Giovanna 13/01/2022minha estante
Tommy e Tuppence aparecem em:
-O adversário secreto
-Sócios no crime
-M ou N?
-Um pressentimento funesto
-O portal do destino

Nessa ordem, faz MUITA diferença. Porque no primeiro são bem jovens, eles se conhecem nele, e no último idosos. O primeiro é o livro mais interessante e dinâmico que já li da Agatha, e o último eu repugno a existência dele, porque ele não faz o menor sentido. Recomendo MUITO "O adversário secreto".

Mari 28/09/2021

demorei bastante nesse aqui por diversos motivos, mas des de o começo já não tinha me prendido muito, era meio devagar e no meio um pouco confuso, uma história doida mas gostosinha de ler, mas o final... o final... que final meus amigos---- sério não esperava, mas teve um caminho meio chatinho até chegar nele, valeu apena mas não sei se seria aquele livro que pensaria em reler
Sara Férrer 28/09/2021minha estante
Ahhhhh que bom, vou ver se leio

Grazi 30/06/2023

Sem graça
Não sei se é por que comecei pelo melhores livros da Agatha Christie, por que os que tenho lido ultimamente estão tão sem graça. É o segundo livro de Tommy e Tuppence que leio e até o momento os personagens são para mim desinteressantes. A trama de Um Pressentimento Funesto é sem grandes surpresas, não descobri o assassino, mas a revelação de quem é não surpreende em nada, a explicação do assasino é tão qualquer coisa, sabe? Uma trama sem graça, sem emoção, sem reviravoltas, sem personagens interessantes, conveniências demais e um final qualquer coisa.
alicereads 25/09/2023minha estante
EXATAMENTE!

Isabelalalala 27/04/2023

Primeira vez que eu leio um livro da Agatha que tenha os Beresford como protagonistas e eu simpatizei demais com eles! Me envolvi muito na narrativa e, como sempre, fui surpreendida. Gostei muito especialmente das circunstâncias desse livro, em que a tensão se envolveu ao redor de um quadro e uma casa. Não sei explicar, mas eu gostei muito mesmo disso, e a elaboração do crime em si foi muito bem feita.
Os livros dela, no entanto, sempre são marcados por uma quantidade enorme de personagens e, esse livro em especial, requer muita atenção nos mínimos detalhes. Não é um livro bom para se ler num tempo de leitura extenso, é do tipo que você precisa ler "em uma sentada" pra pegar tudo de uma vez. Infelizmente não estou tendo esse tempo então fiquei leeevemente perdida, mas logo peguei o fio da meada. Muito muito muito bom!! Recomendo bastante.
P.s : lembrando sempre que os livros da gatinha triste não são atuais, ela como pessoa apresentava muitos defeitos. Não lembro de nada do gênero nesse livro além dos costumes da época, mas é sempre bom lembrar!
Isabelalalala 27/04/2023minha estante
outra coisinha que eu curti é que esse não tinha um crime específico né, envolve apenas hipóteses e teorias que se concretizam em uma história. acredito que muita gente não tenha curtido por ser meio...viajado, meio sem propósito, a cena final em si não desenvolve a trama, só encerra e pronto, sabe? mas eu não desgostei, muito pelo contrário. achei legal ler um estilo diferente do padrão da agatha.

Jaque - Achei o Livro 18/07/2014

Eu costumo escolher os livros da AC com Poirot e Miss Marple, não sou muito fã do casal Tommy e Tuppence, mas achei esse livro muito bom!
Eles vão no asilo visitar uma tia avó do Tommy. Tuppence conhece uma senhora que pergunta para ela "se ela era mãe da criança morta" e fala sobre um corpo de criança na lareira.
Quando eles voltam ao asilo, ficam sabendo que essa senhora não está mais lá e isso deixa Tuppence intrigada. A tia avó do Tommy deixa pra eles um quadro que essa senhora deu pra ela e quando a Tuppence olha pra casa do quadro tem a impressão de já ter visto a casa em algum lugar.
Juntando as duas coisas, o sumiço da senhora e o quadro, Tuppence começa a investigar sozinha e parte numa viagem de carro, enquanto Tommy está fora.
Ela conhece muita gente, fica sabendo de um monte de histórias confusas que vão se acertar somente no final.
Katia 28/01/2015minha estante
Concordo! Tb não era muito fã do casal, meu preferido na verdade era o detetive Poirot.

Madu.lendo 20/05/2024

Eu sou muito lerda para isso ?
O título dessa resenha me descreve plenamente, eu nunca imaginei, nunca se passou nem por milésimos de segundos esse final.

Vou ter que comentar que com certeza me animo em ler mais Agatha Christie.

Ainda não acredito, tipo, quê?