Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Ilmar 04/01/2024

Apesar da formulinha, acho os livros da Agatha super divertidos. Muito bons pra passar o tempo. Li em audiolivro e a dublagem estava ótima. Acho que o vilão deste foi o mais diferente dos que eu li da autora. Um bom vilão é uma boa trama para o último caso.

q!Gabi 03/01/2024

"Cai o Pano" é uma obra brilhante de Agatha Christie que fecha com maestria a série protagonizada pelo detetive Hercule Poirot. Neste livro, a rainha do mistério tece uma trama culpe o palco para uma última e emocionante apresentação, revelando segredos enterrados e revelando a genialidade de Poirot. Agatha Christie mais uma vez demonstra sua maestria ao criar uma trama envolvente, culminando em um desfecho surpreendente que satisfaz as expectativas dos fãs de mistério e suspense. "Cai o Pano" é uma despedida digna e cativante para um dos detetives mais amados da literatura.

Jéssica Dombroski Machado 03/01/2024

Surpreendente
Geralmente acho as conclusões das histórias de Ágatha Christie meio mirabolantes, porém nesse caso fiquei surpresa com a resolução do caso e achei a trama bem amarrada. Como sempre com os livros dessa autora a leitura é rápida e agradável, recomendo.

Peretti.is.reading 03/01/2024

Fim de um ciclo.
Em julho de 2023, decidi que iria maratonar Ágatha Christie. Então, li os 24 livros dos 8 primeiros boxes da editora Harper Collins. Sempre fui apaixonada por romances criminais, como Sherlock Holmes. Assim, nunca ter lido algo da rainha do crime era um sacrilégio. Foi uma experiência muito rica, poder conhecer Miss Marple e Hercule Poirot e seus meios investigativos foi deveras enriquecedor. Muitos livros devorei as estórias em 2 ou 3 dias e senti-me um fenômeno quando desvendava o mistério sozinha.
Contudo, a meta chegou ao fim. Sinto-me orgulhosa por ter-me proposto esse desafio e cumprido com êxito. Não acredito que será um adeus, ainda há muitos livros de Agatha Christie a serem explorados e é provável que em um suspiro de nostalgia eu recorra a esses detetives para aliviar meu espírito em algum futuro próximo.

Sobre esse livro especificamente: leitura bem arrastada, adivinhei quem era o assassino, porém a conduta do Poirot e suas escolhas me pegaram de surpresa.

misssweetdreams 01/01/2024

O último e mais chocante caso do Poirot
A única crítica que tenho para esse livro é a maior ausência do Poirot durante o livro e as investigações, o que eu percebo que é essencial para o desenvolvimento da história e para o final épico do livro, mas esse fato não me faz sentir menos falta dele.

Hastings é um ótimo narrador e representa bem o ponto de vista do leitor em relação a um gênio como Hercule Poirot. Querendo ou não, sendo ele mais presente no livro e Poirot mais ausente por conta de seu estado de saúde, o leitor fica mais no escuro, já que só temos as percepções de Hastings sobre o caso.

A ambientação é espetacular. Nos dias em que li esse livro, me senti até um pouco mais pra baixo e estressada, e imagino que isso em partes tenha sido a tensão de Styles marcando presença no meu dia a dia. Pensamos que todos os personagens estão esquisitos e seriam capazes de cometer um assassinato, e que esse aconteceria a qualquer momento.

Nos despedimos desse incrível detetive da forma clássica em que seus mistérios acontecem: todos duvidam dele, até Hastings por algumas vezes, devido à sua idade avançada e a seu estado de saúde, mas ele sempre surpreende. E desse vez, sem dar spoiler, surpreende mais e mais a cada frase que lemos.

Bruna1897 28/12/2023

Amo os livros da autora, mas esse não é me envolveu muito. Achei a história beem arrastada. O final foi legal mas não salvou salvou o livro.

Maria19384 28/12/2023

Incrédula
Acho que essa é a palavra que melhor define como estou depois de terminar o livro. Que história... Acredito que esse tenha sido o melhor livro da Agatha que li até agora. Tudo é simplesmente perfeito. Em alguns livros dela eu não gostei do final, em outros não me envolvi com a história, mas esse não, esse foi realmente perfeito.

polly.telles 26/12/2023

A minha última leitura coletiva do ano não poderia ser em melhor companhia. Agatha Christie sempre me surpreende, mesmo quando eu adivinho algum dos plots.
A última aventura de Hercule Poirot não poderia ter sido mais bem pensada como foi. Eu sei, é uma história que gera opiniões bem contraditórias. Mas eu gostei. Achei que fez jus ao legado do grande detetive, assim como ao legado da autora.

Emille.pravereler 24/12/2023

Saudades Poirot?
No último caso do detetive Poirot, ele retorna para a mansão de Styles onde resolveu um assassinato décadas antes. Agora novamente com a ajuda de Hastings (que conta a historia pelo seu ponto de vista), eles precisam encontrar um criminoso que esteve presente em outros 5 crimes e saiu impune e está prestes a cometer mais um.
Com personagens não tão interessantes, e uma história não tão empolgante, esse foi o lovro da genial Aghata Christie que eu menos gostei. Não tem como falar da escrita dela, porque é e sempre será genial.
A forma detalhada das cenas e do mistério faz com que a gente acredite está no local e junto com os personagens tentamos adivinhar o que acontece e quem é o criminoso.
Mas nem tudo são flores. Por ser Hastings que está contando a historia, acabamos focando em outras questões do que o próprio crime, como o próprio Poirot comenta em alguma página, Hastings é um homem puro, mas com ideias fixas e isso acaba deixando a história levemente entediante. Foi o livro da autora que mais demorei para terminar?
Mesmo assim Aghata Christie ainda é a rainha dos mistérios e suspenses!

Bia 23/12/2023

Primeiro que leio da Agatha e por infelicidade foi o último livro que ela escreveu então tive que me despedir do detetive antes mesmo de me apegar a ele. Mas, achei tudo genial, assim como Hastings, me enganei do começo ao fim e fui pega de surpresa com o final. Achei a escrita da Agatha Christie muito boa, clara, simples e objetiva e por mais que seja um livro antigo ele prende demais.

Ashryver0 22/12/2023

Cai o pano
Já em idade avançada, Hercule Poirot volta ao lugar onde investigou o primeiro crime de sua carreira: a mansão Styles. Agora uma hospedaria, ela se torna palco do reencontro do detetive com o velho amigo Capitão Hastings. Mas o que Hastings esperava ser apenas uma estadia comum acaba por despertar os instintos afiados da dupla e levá-los a mergulhar no passado, encontrando uma ligação nunca vista em cinco casos abertos. Agora, todos eles parecem levar misteriosamente à mesma pessoa: X, um dos hóspedes da mansão.

Mary 21/12/2023

Um mistério maravilhoso
Um livro muito bom do começo ao fim fiquei tentando descobrir o assassino, analisando as pistas criando teorias e plot me deixou boba.
Poirot com certeza é um detive incrível, vou procurar ler mais livros da Agatha ela acaba de se tornar minha autora favorita.
marceloboemeke 21/12/2023minha estante
Ela é muito boa, né? Faz bastante tempo que eu não leio, mas gosto bastante da condução das histórias e da maneira como as tramas são elaboradas.

Mary 21/12/2023minha estante
Siiim, é o segundo livro dela que leio. Ela é fantástica os desdobramentos das histórias são muito bons, fico boba com os plots.

Marcia.Santos 18/12/2023

Mais uma vez
Cai o Pano é o último livro publicado por Agatha Christie em vida e também o último do detetive Hercule Poirot.
Uma curiosidade: o manuscrito dessa obra ficou guardado em um cofre de banco desde a Segunda Guerra Mundial, pois a escritora desejava que esse fosse um de seus últimos livro. Vindo a ser publicado em 1975.

Cada vez que leio um livro da magnífica escritora, sinto- me realizada como leitora, vem as lembranças de como era ler na adolescência, e traço um paralelo com o hoje. E que mais impactou foi perceber que antes não conseguia enxergar... Uma delas são as dificuldade que a idade traz, e a delicada relação com a solidão na velhice.

Geo S2 17/12/2023

Gostei bastante.
Li um livro da Agatha a muito tempo a trás e não gostei tanto e agora quis dar uma nova chance e amei muito! Gostei de como se desenvolveu a história