Nihonjin Oscar Nakasato

Resenhas - Nihonjin

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

CarolOliveira6 04/12/2022

Bom livro
É um livro legal e com uma leitura rápida. Às vezes causa uma certa confusão porque você não sabe se é lembrança ou imaginação de quem narra a história.

Bruankk 24/11/2022

Depois de muito tempo lendo e sem entender, ao final do enredo começa a fazer sentido para mim.
Livro lido para o vest

Fernando 08/05/2022

Nihonjin
Dividido em 7 capítulos, que funcionam quase como contos, acompanhamos os dramas da família de Hideo Inabata que veio do Japão para viver no Brasil.

O livro se passa em dois tempos, no presente, no qual um narrador em primeira pessoa - neto de Hideo - visita a casa dos tios nos encontros da família; e no passado, por meio das memórias acessadas - e algumas vezes inventadaa - do neto ao ouvir as histórias do avô.

Destaca-se as personagens Kimie, Haruo e Sumie.

A primeira, acompanhou Hideo como esposa na vinda do Japão para o Brasil, ela sofre amargamente com o choque cultural.

A segunda, um dos filhos de Hideo que mais sofre com as rígidas normas do pai.

A terceira, mãe da personagem que narra, vive um conflito amoroso que gera o abandono dos filhos.

As tramas que se desenvolvem logo na chegada ao Brasil são revistas em reflexos no futuro dessa família.

É um lindo e dramático retrato da imigração japonesa no Brasil.

Duda 01/02/2022

Não tinha conseguido entender completamente, como foi para minha avó ser filha de imigrantes japoneses, até ler esse livro. Ouvi recentemente só agora, aos 23 anos, histórias de como meus bisavós, principalmente minha bisa, sofreram desde sua chegada em 1934, partiram os dois junto com dois primos, de Yamagata, ele aos 22 e ela aos 20, com dois filhos pequenos de 3 e 1 ano, e mesmo meu bisavô tendo sido uma versão mais dura, insensível e instável do Hideo, renegando a esposa na chegada ao Brasil, logo após perderem o filho de 1 ano durante a viagem, terem que jogar o corpo dele do navio, deixar a esposa desprotegida, menosprezar o estupro dela pelos capatazes, impedir ela de entrar em casa, fazer ela dormir na rua e só permitir que retornasse pra não ter que criar o filho de 3 anos sozinhos. É muito difícil ler tudo isso, não se identificar, não sofrer junto e desejar que as coisas pudessem ter sido de outra forma.

Wlange 12/11/2021

Nihonjin
Livro lindo e exemplar na construção de personagens. Apesar de ficar confusa com alguns termos em japonês que aparecem sem muita explicação, gostei bastante da leitura.

Watari 30/10/2021

Súditos do imperador no Brasil
A história de alguns imigrantes japoneses no início do século XX flui de maneira muito agradável e interessante. Na verdade são alguns capítulos quase independentes no sentido da cronologia, isso porque há um lapso de tempo entre o fim dos acontecimentos de um e o início do próximo - mas há um fio condutor único. O que mais me tocou nessa novela foi a maneira demonstrada como uma cultura consegue formar de modo tão peculiar uma pessoa, e ela, ao entrar em contato com pessoas de cultura diferente, às vezes se torna impermeável ao que é estranho. No caso da história, isso ocorreu por uma escolha consciente do personagem, a de não se misturar aos brasileiros e imigrantes de outras nacionalidade. Vale muito a pensa conhecer/relembrar essa parte da formação do povo brasileiro nas páginas desse livro.

RenMMP 28/10/2021

Quanto nihonjin vira gaijin no Brasil
Sensível e de fácil leitura, o livro fala sobre a imigração japonesa no Brasil através das gerações de uma família.

É aquele sentimento de desterro que temos ao viver em terras estrangeiras. Que mesmo para aqueles mas adaptáveis, chega. E para os que amam muito a sua terra se agarram com tudo em suas tradições e cultura.

adrianlendo 07/09/2021

gatilhos: racismo, xenofobia, eugenismo, menção ao suicídio.

No século XX, Hideo Inabata vem para o Brasil com a promessa de enriquecer e levar recursos pata o Japão. Na sua chegada, ele se vê trabalhando pesado no campo e tendo dificuldades para se adaptar e encontrar um caminho para conseguir o que lhe foi prometido ao aceitar migrar para o país.

Eu ainda me surpreendo em como livros tão curtos podem ser tão poderosos. Nihonjin é o clássico caso de um livro que eu subestime desde a primeira menção de que eu teria que ler ele para uma aula, não era algo que eu estava interessado no momento. E como eu estou feliz de ter dado de cara na parede a respeito desse livro.

Contado pelo neto do protagonista, Nihonjin ("Japoneses" em Japonês) mostra uma jornada completa desde a chegada de Hideo no Brasil e como a promessa de riquezas era, na verdade, uma mentira para fazer com que imigrantes trabalhassem em condições análogas à escravidão e como o jovem lidou com perdas e novos começos em um país que o privou de tudo desde a chegada.

São sete capítulos que me emocionaram de uma forma tão única. Cada personagem que passava pela história me fazia suspirar com sentimentos mistos entre amor e dor. O tempo na leitura passou sem que eu percebesse, assim como acontece no livro, que dá uma aula de história de forma tão simples e eficaz.

É preciso deixar claro que Nihonjin não é inspiracional, não é sobre persistir mesmo quando tudo vai contra isso. É sobre morar em um país que te promete muito e faz pouco, que usa da sua mão de obra, suga a tua vida e depois cria políticas para que você não exista mais. Sobre a crueldade do capitalismo e como ele extrai tudo de quem mais precisa e depois joga para escanteio.

Nihonjin é uma obra poderosa sobre migração, família e como ideias conservadoristas podem ser prejudiciais para aqueles que só te querem bem. É definitivamente uma das melhores leituras da vida e merece ser lido por todo mundo que se interessa minimamente em entender uma história (cruel) quase nunca contada do seu país.

Carol 01/09/2021

Identidade cultural
Esse romance narra a história de um imigrante japonês e de sua família, desde a sua chegada ao Brasil até a partida de seu neto para o Japão. Mostra a luta entre duas visões de mundo: aqueles que imigraram e se mantêm fiéis a cultura do Japão(país de origem) e os que, cientes de que o tempo não volta atrás, preferem se agarrar às coisas do presente vivendo a realidade do país escolhido (Brasil).
Recomendo a leitura.

jilua. 04/07/2021

esse livro é a definição de história contada por quem viveu! é surpreendente de emotivo. quando me recomendaram, pensei que seria aqueles livros que são bem mais informativos do que propriamente narrados, considerando que fala sobre o período da imigração japonesa que aconteceu no século 20. sério, não imaginava que fosse essa carga de emoções! cada final de capítulo era uma reflexão diferente, um peso de sentimentos diferente. essa narração foi extremamente pessoal e sentimental, e ler sobre um determinado acontecimento através do ponto de visto de quem realmente viveu é surreal. era aquela família que vivia naquela casa, naquele bairro, daquela cidade. é isso. você conhece cada um deles mesmo não recebendo nenhum detalhe extremo de cada um. é uma conexão sem fim, profunda. é um livro que recomendo muito, é super educativo e emocionante! você aprende, você entende e você sente várias coisas ao decorrer daquelas páginas! traz muita reflexões e ensinamentos. é o tipo de livro pra ler e pensar "não podemos repetir essa história". um livro realmente incrível!

Mabi 27/04/2021

Delicadeza.
A sutileza, a delicadeza, a suavidade do autor ao descrever é muito comovente. Me emocionei em vários pontos do livro, chorei em vários trechos me senti super tocava com algumas partes. Esse livro é lindo e merece ser lido.

Day 13/01/2021

O tempo é atemporal
Li esse livro por ter ouvido o autor Raphael Montes falar sobre ele em uma live no instagram. Que bom que li. Nihonjin é um livro sensível e poético que conta uma história tão comum, e, por ser comum, tão bela.
O narrador da história relembra o passado de sua família, desde que seu avô veio do Japão ao Brasil em busca de melhores oportunidades, mas encontrou uma vida difícil, com um trabalho quase escravo e muitas dificuldades.
Esse livro todo foi uma experiência de conhecimento do Japão, A cultura, os costumes e as tristezas de um povo que, ao mesmo tempo que se veem como superiores - como nas passagens em que Hideo fala que japoneses não se misturam com estrangeiros -, são tão marginalizados.
É um livro belo, mas, também, um livro triste. Uma história de tantos anos contada em tão poucas páginas, mas de uma forma perfeita. Tocante e emocionante do início ao fim.
"O tempo só existe poque se fazem coisas, umas após as outras, e elas, quando são evocadas, surgem em novas realidades, e então não são as mesmas. [...] O tempo é atemporal." p.174
Edison.Eduarddo 21/10/2021minha estante
Oi, Day... Vc lembra em q contexto o Raphael Montes citou esse livro? Vc teria o link do insta dele onde ele falou?

fev 13/01/2021

Nihonjin narra a história de uma família de imigrantes japoneses e seus descentes brasileiros até o final da segunda guerra mundial. O livro é bem escrito e é super bonito. O final do primeiro capítulo é maravilhoso. Eu teria gostado mais se fosse um romance de formação, mas ele não chega a ser porque o narrador só fala de momentos importantes por quais a família passou. Teria sido incrível se o autor tivesse trabalhado mais, ter escrito com mais detalhes e ter construído de forma mais profunda os outros personagens. Tudo é muito rápido e contado através das lembranças marcantes.

É um livro em que se aprende muito sobre a cultura, o modo de ser dos japoneses e acho que só por isso foi uma leitura interessantíssima e muito agregadora. Fica aqui a minha recomendação.

Cris @cristinadaitx 29/11/2020

Romance de estreia do autor Oscar Nakasato e ganhador do 1°prêmio Benvirá de literatura, Nihonjin aborda a vida da família de Hideo Inabata. Em busca de uma vida melhor para sua família, Hideo e sua primeira esposa chegam ao Brasil para trabalhar nas fazendas de café, no interior de São Paulo. Nesse lugar, conhecem, pela primeira vez, os negros remanescentes da escravidão e os italianos. Sentem na pele a injustiça imposta pelos fazendeiros, que exploram a mão de obra dos imigrantes, sujeitando-os a extrema pobreza. Quando sua primeira esposa morre, casa-se novamente e arrenda uma fazenda com o sogro, mas a vida ainda é muito difícil. Com a mulher e seus filhos, chega à Liberdade, bairro ocupado, em maior parte, pelos imigrantes japoneses. Monta sua loja e tenta criar seus filhos pelos preceitos das tradições da sua terra, mas isso torna-se extremamente difícil com alguns deles. Enfrenta a ditadura, a perseguição ao seu povo; o choque cultural com os brasileiros; a perda de uma filha, que foge com um brasileiro; e o assassinato de seu filho, que é contra as irredutíveis ideias do pai e do grupo extremista a que pertence. Mais que uma obra de ficção, Nihonjin (japonês) é o relato histórico de um povo, sua trajetória e suas angústias, diante de uma nova terra e de um futuro incerto.

Paah 13/10/2020

Conhecimento cultural de primeira!
Que livro delicioso! Leitura rápida e fácil. Eu sou estudante da língua e cultura japonesa na universidade, por isso me interessei pelo livro. A única coisa que senti falta foi de alguns asteriscos e algumas notas em rodapé, explicando as várias palavras transcritas do japonês e alguns conceitos que ficam distorcidos para quem não conhece muito da cultura.
Tirando isso, nota 10! Os motivos pelos quais este livro ganhou o Prêmio Jabuti estão claros.
Ele traz uma conexão com a cultura japonesa muito profunda. Estou feliz de ter achado este livro em uma prateleira por mero acaso. Recomendo a todo e qualquer um que queria conhecer mais sobre a cultura japonesa, as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, o machismo e preconceito com as mulheres, a dificuldade de ser um descendente de japonês com consciência do machismo e outras problemáticas da sociedade e tentar lutar contra isso...
Com apenas 7 capítulos, a leitura rápida nos permite embrenhar na história. Deveras emocionante. Me fez chorar pelo menos duas vezes.
Carine Campos 13/10/2020minha estante
Uaau! Ainda ontem eu estava procurando livros que me permitissem conhecer outras culturas. ?? Já quero ler

Edison.Eduarddo 21/10/2021minha estante
Mesmo entendendo o contexto das palavras no texto eu tb senti falta de um pequeno glossário com os significado das palavras em japonês... Nada grave para um luvro tão cheio de qualidades....

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6