Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Sani Melo 01/08/2022minha estante
Misericórdia, parece uma novela mexicana isso ai...

Emilia.Reis 01/08/2022minha estante
eu ameiiiii essa resenha, nem precisa ler o livro kkkkk já quero o vídeo narrado

Rayza.Figueiredo 01/08/2022minha estante
kkkkkkkk eu tava inspirada! kkkkk

Maikele.Jardim 02/08/2022minha estante
Melhor resenha que eu já li na vida ?

Rayza.Figueiredo 02/08/2022minha estante
o livro é muito boom! ?

@biblioteca.da.ju 22/03/2021

Meu primeiro calhamaço
Amei a maneira da Charlotte escrever, é fácil, flui muito bem a leitura, e aqui ela conta a história da Jane Eyre, uma menina órfã que vai crescendo e desabrochando conforme o tempo passa no livro.

A Jane é adotada pelo tio bebê ainda, mas ela tem logo de cara o desafeto da tia e acontecem várias coisas (estou evitando dar spoiler), e a Jane é mandada para um internato, lá ela passa maus bocados mais aprende muito da vida, tem pessoas que a ajudam, ela cresce e se torna professora daquele lugar, sempre com uma vida bem limitada, com muitas necessidades.

Por almejar algo mais da vida, ela envia currículos e consegue um emprego sendo tutora de uma menina, na mansão Thornfield do senhor Rochester. E é aí que começa a segunda fase do livro, a Jane se apaixona por ele, e é aí que eu quero fazer uma observação, a relação desses dois é tão doida, isso me surpreendeu num clássico, não esperava esses personagens.

É excêntrico demais as conversas deles, o modo de se tratarem, mas eles se entendem muito bem e têm um bom relacionamento. Faltando muitas páginas pra terminar esse livro as coisas estavam indo bem demais é aí que eu pensei oh no, oh no ... vai dar ruim aqui.

Não quero dar spoiler então só vou dizer que ainda há umas reviradas do passado aí e elas mudam o curso de toda a história.

Se você quer ler um clássico e está entre Jane Austen ou Brontë, eu diria pra começar pela Brontë, ela tem uma liguagem e uma escrita mais fácil do que a Jane, mas ambas são ótimas, gosto muito delas.
Agora falta assistir o filme.
Leiam gente vale a pena.
Pam 22/03/2021minha estante
ju, vc por acaso leu essa edição da imagem ou foi outra? eu quero mt comprar esse livro, mas quero um de linguagem acessível, e pelo q vc disse, vc leu um mt bom!

@biblioteca.da.ju 29/03/2021minha estante
Pam eu li essa edição, e ela é ótima pra ler, tem uma linguagem bem fácil e clara, e a letra é de ótimo tamanho e com uma margem larguinha.

Pam 30/03/2021minha estante
nossa, voce me animou demais! era bem o q eu queria saber. muito obrigada mesmo ??

@biblioteca.da.ju 30/03/2021minha estante
Imagina, espero que você goste

Livia 06/12/2021

que livro bom!
jane é sem dúvidas uma protagonista muito forte e inspiradora. foi incrível ler a história dela e acompanhar o seu amadurecimento.
confesso que alguns pontos me deram uma irritada, mas de resto compensou bastante a leitura.
Ju 06/12/2021minha estante
sou doida pra ler

Livia 06/12/2021minha estante
vale muito a pena ler!!

dmitrivileheart 06/12/2021minha estante
quero muito ler esse mas ja to com muito livro grande pra ler esse ano ?

Livia 06/12/2021minha estante
eita amg!! mas quando tiver um tempinho tenta ler, eu achei ele bem legal e tem uns plots que faz você se envolver muito na história

Sueli 09/12/2011

Um Livro Que Ficará Para Sempre No Meu Coração!
Jane Eyre
Charlotte Brontë

A primeira vez em que ouvi falar sobre Jane Eyre foi em uma conversa com minha mãe....Ela me disse que Jane Eyre era um de seus filmes favoritos....Preto e branco, os protagonistas, certamente, você leitor, não deve ter ouvido falar, mas o Sr. Rochester foi vivido por Orson Welles! Um mito do cinema norte americano....
Tive a oportunidade de assistir ao filme e, digo que gostei tanto quanto minha mãe! Aliás, de uma maneira geral, as mães tem sempre razão!rsrsrsrsrs
Depois dessa versão cinematográfica tive oportunidade de assistir outras adaptações, tanto para cinema, como para televisão e, sempre com a mesma ternura e admiração por seus personagens....
Mas, digo para você leitor que nada, jamais, havia me preparado para as palavras da própria Charlotte Brontë! E, aqui tenho que salientar a excelente tradução e prefácio de Heloísa Seixas.
Impossível não imaginar que seja um livro autobiográfico depois de lermos o prefácio sedutor da Heloísa. O que torna tudo ainda mais atraente e emocionante!
Nada do que eu disser estará à altura dessa obra magnífica! Só lendo, mesmo! Mas, posso garantir que valerá cada segundo do seu tempo e sei que assim como para mim, ficará para sempre nos seus corações como um dos romances mais lindos e vigorosos de todos os tempos!
Boa leitura!
Adri Ramalho 10/12/2011minha estante
O filme me proporciona admirar o cenário, as vestimentas, o clima...
Eu sou uma pessoa que precisa ler o que se está passando entre as personagens, o livro proporciona isso, o filme faz o complemento.

Sueli 11/12/2011minha estante
Ramalho, ainda estou vivendo com a sombra dessas criaturas em torno de mim.....Foi muito bom ter superado o medo do livro..... Comprei a minissérie e aguardo ansiosa. Pois,nenhuma das adaptações chegou aos pés do livro, que eu quero muito que você faça a encadernação..... Espero folheá-lo por muitos e muitos anos....

Adri Ramalho 12/12/2011minha estante
Tá!

Helena 30/08/2016minha estante
Este livro já estava na minha lista, depois da sua resenha tenho certeza de que vou amar.

Mila 15/11/2020

Intenso, poético e gentil
Confesso que a Jane Eyre foi uma grande amiga nas últimas semanas! Me senti tão próxima dela e aprendi tanto que o livro acabou se tornando o meu predileto. Jane Eyre é uma personagem forte e determinada que corre atrás do que quer e faz com que as coisas aconteçam. Uma verdadeira história de inspiração!

A Charlotte foi incrível ao escrever esta obra, inspirando-se em sua própria jornada ao falar sobre o orfanato, no qual Jane perde a sua melhor amiga, e a Charlotte perde suas irmãs. O livro é extremamente intenso e envolvente, pois, conforme imergia na história, eu conseguia sentir o clima e as emoções. Aliás, li em algum lugar que a autora utilizava o clima como forma de prever os acontecimentos! Por exemplo, antes do casamento com o sr. Rochester, choveu bastante ? com direito a trovoadas!

Por fim, gostaria de mencionar a capa da edição da Zahar! Além de belíssima, está sujeita a múltiplas interpretações. Ao analisar pela primeira vez, compreendi que se tratava de duas facetas da personalidade da Jane ou que ela tentava se libertar dos padrões instituídos na sociedade. Após fazer algumas pesquisas, descobri que podia ser a Jane e a Bertha (se vocês leram, vão entender o porquê).

Mas, enfim, é um excelente livro que eu indico sem dúvida alguma. Até então, eu faço parte do time que adorou o final, principalmente porque a Jane se sentia realizada e feliz. É uma bela história de superação e coragem, pois, apesar de todas as adversidades, Jane não abandonou os seus princípios.
Alice.Mendonca 16/11/2020minha estante
Deu vontade de ler só pelo que você escreveu

Mila 17/11/2020minha estante
Ah, que bom! É um clássico que eu super recomendo ??

Nany 20/11/2020minha estante
Nossa que resenha incrível! Arrasou amiga! Você sabe que comprei esse livro por influência sua, não vejo a hora de ler, e, me deliciar com ela.

Mila 26/11/2020minha estante
Uhuu! Tu vai amar, amiga. É simplesmente perfeito ?

ira_rafael 24/10/2020

Jane Eyre é uma jovem forte, com lugar de fala e que está a frente de seu tempo. Sua forma física é um reflexo de sua personalidade, com traços fortes e características marcantes que podem não agradar ao primeiro olhar, porém cativam e deixam sua marca nas pessoas de seu convívio social.

A estória, em um primeiro momento, pode até parecer comum a tantas outras: jovem governanta se apaixona pelo seu empregador e isso traz consequências para todos. Porém, o livro é mais do que isso, é a ?autobiografia? de uma mulher sem esperanças, que se torna protagonista de sua própria história. O livro é tocante e avassalador, traz reflexões e o término da leitura nos desconstrói e nos transforma.
Fabriele 24/10/2020minha estante
Amo esse livro

ira_rafael 24/10/2020minha estante
É muito bom mesmo, o conheci a pouco

Fabriele 24/10/2020minha estante
Faz três meses que li, já se tornou um dos meus favoritos

ira_rafael 24/10/2020minha estante
=)

Raissa 03/12/2020

Me impressionei em como gostei dessa leitura
Cheguei a Jane Eyre por indicação de um clube de leitura e devo admitir que não sabia do que se tratava a história. Recentemente havia lido um romance do século XIX e pensei que essa leitura seria semelhante. Me enganei.

Em um futuro próximo, Jane Eyre descreve com vivacidade suas memórias do período de seus 10 a 20 anos de idade. Para além de um romance meloso e uma vida difícil, a trajetória de Eyre conta com dramas familiares, amores complexos, mistérios e a transformação por meio da educação e da religião.

Durante essa leitura, eu me vi escandalizada com a maldade, enraivecida com a injustiça e apaixonada por personagens que eram descritos como pouco atraentes. É um livro completo e emocionante, mas sem ser demasiado "cheio" ou enfadonho. Ri, chorei e tive medo; quis não parar de ler, mas também que nunca acabasse. Sem expectativas, virou um dos meus livros favoritos!
Raissa 03/12/2020minha estante
No entanto bateu aquela tristeza que parece que você acabou de ler o melhor livro do mundo ?

alinelivias 03/12/2020minha estante
Quero muito ler essa história obra e sua resenha me motivou ainda mais. Queria saber quanto a escrita, é mais rebuscada e densa ou é mais simples?

Raissa 04/12/2020minha estante
Achei a escrita simples e a leitura bem fluida. Li nessa edição da Zahar que tem várias notas explicativas, também ajuda bastante a entender algumas coisas das quais eu nem me daria conta.

Jéssica 04/12/2020minha estante
raissa senti essa tristeza! Estou me sentindo órfã após ler esse livro, haha

helenaslodk 04/01/2022

Comecei 2022 bem.
Primeiro, antes de ler, achava que a leitura do livro seria mais complicada, por ser um romance inglês do século XIX. No entanto, foi bem tranquilo, bem moderno, não sei se a edição que li ajudou. É inegável os aspectos góticos da narrativa, dando um ar de mistério em certas partes. Percebi que o livro tem muita descrição. Sobre a edição que li, percebi ocasionalmente alguns erros de revisão, principalmente falta de travessão.

O romance da Jane com o Mr. Rochester é maravilhoso, fiquei com um pé atrás bem no início, mas logo já passou. Salvei várias frases que disse ao longo da leitura. Essa em especial eu amei:
"É como se eu tivesse, do lado esquerdo, um cordão bem amarrado a outro cordão que viesse também do lado esquerdo do seu pequenino corpo. Ora, se pusermos entre nós esse canal tempestuoso, e mais duzentas milhas de terra, receio que a corrente de amizade se quebre. E acho que, neste caso, eu sangraria intimamente".

Mas não só de romance é a história, e foi bom ver que as questões na vida da Jane sendo discutidas. O romance é só um pequeno fator, mas a história é muito mais que isso. Apesar do livro ser de 1847, é abordado sobre mulheres (que não são pobres e necessitadas) trabalhando e tirando o próprio sustento.

A Jane é aquela personagem altruísta, aquela protagonista que a gente se vê e quer ser como ela. Melhora o fato do livro ser uma espécie de biografia, então a Jane do futuro (que narra a própria história) reflete sobre o que passou de uma forma bem madura.

Não quero dar spoiler nessa resenha, mas interessante ver como pessoas consideradas "loucas" eram tratadas nessa época, principalmente depois de aprender um pouco sobre saúde mental na faculdade.
psraissafreire 04/01/2022minha estante

Nanna 05/01/2022minha estante
Kkkk a Jane

Valério 28/08/2017

Excepcional
Um livro real, uma história com sofrimentos, virtudes, lutas, frustrações e conquistas que se aproxima tanto de uma história verdadeira que quase nos deixa pensar como pode um livro com uma história a princípio tão ordinária ter feito (e ainda fazer) tanto sucesso.
Jane Eyre não é uma bela mocinha desamparada.
Criada por pessoas que não a queriam, em decorrência tão somente de compromissos assumidos, se vê posteriormente em um orfanato, onde seu sofrimento e humilhação são aviltantes.
Mas sua resignação e pureza de espírito não a deixam se perder pelas vicissitudes e Jane conquista corações e pessoas no orfanato.
Dali sai como preceptora de uma garotinha que é protegida por certo misterioso senhor muito rico.
O que mais eu contasse seria spoiler. Mas não há qualquer impedimento em explicar como Jane se mostra nobre em um mundo injusto, mau, impiedoso. Especialmente naquela época. E ainda mais com mulheres.
Muito sofrimento, muita torcida e muita tragédia ainda permeiam o livro após sua saída do orfanato. Um livro triste, mas vibrante, com uma das personagens mais reais da literatura.
Um livro que enaltece as mulheres, como elas bem merecem, por sua força, determinação e resiliência.
Flávia 28/08/2017minha estante
tenho a impressão de que esse livro é do tipo que fica com a gente por muito tempo. tai, me reconvenceu a ler!

Orochi Fábio 14/03/2020minha estante
Dizem que coloca a irmã no chinelo!!! Curioso...

Orochi Fábio 27/03/2020minha estante
Terminei essa leitura ontem: um dos melhores livros que já li! E QUE heroína!

Valério 27/03/2020minha estante
Que legal, Fabio

psraissafreire 02/01/2022

Jane Eyre, Jane Eyre...
?? "Era minha vez de assumir o controle. Meus poderes estavam em ação, e preponderantes." ??

Oi, gente! Primeira resenha de 2022 do último livro de 2021. Eu disse que postaria no dia 31/12, mas é que realmente minha cabeça estava cheia de coisas e não tive o tempo e disposição para escrever e recomendar esse livro tão maravilhoso.

Jane Eyre é uma mulher que dispõe aos leitores sua autobiografia, uma história cheia de reviravoltas. Desde pequena sofredora de abusos da tia e sua família, é mandada para um internato e a partir dali começa a descobrir sua vocação. Após tudo isso, sua vida começa a ter mistérios e revelações cada vez mais interessantes, até à última página.

Ler esse livro foi uma ótima última experiência de 2021; na verdade eu pretendia lê-lo apenas este ano, mas a edição chegou em casa mais cedo (Zahar mais uma vez arrasando) e eu não consegui escapar da ansiedade. Foi só abrir o livro, desbravar o primeiro capítulo e eu já sabia... Não conseguiria largar até chegar ao final.

A jornada da Jane é IN-CRÍ-VEL! A cada parágrafo, página, capítulo mostrava-se ser um romance de formação especial e - além disso - de superação. A força da protagonista é super evidente; a maneira como ela se impõe às pressões da sociedade; sua visão futurista sobre o papel da mulher. Tudo isso forma "Jane Eyre".

Um ponto importante a ser discutido (e que eu me senti um pouco confusa ao ver outras opiniões) é o romance. Muitas pessoas acham ele totalmente problemático, e eu realmente achei o mesmo no começo. Os aspectos góticos da história trazem ações muito "???" para a trama, e eu realmente fiquei assustada no começo. Porém com o decorrer das decisões da própria Jane, eu percebi que tudo foi escolha dela; ela nunca foi forçada a nada, e os mistérios por trás de Thornfield só reforçam bastante a essência do romance vitoriano. Enfim, um misto de sentimentos!

Jane Eyre, você é um exemplo de força. Depois de tudo que passou, manteve-se forte e firme em todos os seus princípios. Cada palavra, ação, pensamento... Repreendeu tudo aquilo que você desejava pela suas ideologias. Queria ser que nem você.

E Charlotte... obrigada! ??

?? "? Jane não é uma jovem fraca como vocês pensam ? ele dizia. ? Pode suportar uma ventania na montanha, ou a chuva, ou alguns flocos de neve, tão bem quanto qualquer um de nós. Sua constituição é forte e flexível, mais adequada para tolerar o mau tempo do que muitas mais robustas." ??
mmonyeiro 02/01/2022minha estante
EU AMO!!!!?

psraissafreire 02/01/2022minha estante
AMAMOS ???

mariana458 03/01/2022minha estante
nossa, que resenha linda!!! descreveu tudo que faz o livro ser tão especial???

psraissafreire 03/01/2022minha estante
OBRIGADA, MARIII ???

helena 04/02/2022

i am no bird, and no net ensnares me
estou com muita raiva de mim mesma de ter relido esse livro. eu amo jane eyre, ele significa muito pra mim pq foi o primeiro clássico que eu li em inglês (a burra comprou o livro errado?), mas agora eu vi algumas coisas que me incomodaram no livro e que me fizeram abaixar a nota dele (não muito, mas ainda sim)

a parte que mais me incomodou foi o romance. eu nunca gostei do rochester e nem dele junto com a jane, pra mim o livro sempre foi sobre a evolução dela como personagem e não sobre o romance. mas relendo eu fiquei tao incomodada com ele, toda vez que ele aparecia eu anotava no livro ?sai daqui maluco?, ?para de falar nojento? e coisas do tipo kkk. eu entendo que tem gente que gosta dele (?) mas pra mim não tem como defender um homem que ameaça estuprar a suposta mulher amada para *SPOILER* fazer ela escutar ele explicando pq queria casar com ela mesmo já sendo casado com uma mulher com problemas mentais.

agora problemas de edição, achei ela cheia de notas desnecessárias, eu amo as edições da penguin pq (além de amar as capas molengas) elas sempre tem notas mto boas, mas a maior parte delas nesse livro são relacionando frases mto aleatórias com outros livros, que nada tem de relação com jane eyre. entendo pq isso pode ser bom para quem tá escrevendo alguma redação ou artigo sobre o livro, mas chegou uma hora que eu só desisti de ir lá pro final ver as notas.

ainda amo esse livro e eu sempre vou ter um apego emocional com ele, mas a releitura me deixou meio desanimada. jane continua sendo uma das personagens mais incríveis da literatura, e admiro mto a charlotte bronte, mas né fazer o que, não consigo ignorar os problemas com o romance
Giovanna 10/02/2022minha estante
Com licença, acabei de ler o livro agora e, antes de escrever minha resenha, vim ler algumas e me deparei com a sua... Em inglês tem MESMO isso de o Rochester ameaçar estuprá-la?! Na minha edição não encontrei essa passagem, ou talvez não tenha entendido... Saberia me apontar?

helena 11/02/2022minha estante
oii, tem sim! na minha edição, está na página 349, tá assim no livro: ?jane! will you hear reason?? (he stopped and approached his lips to my ear); because, if you won?t, i?ll try violence? logo após disso, tem uma nota na edição que diz: rochester ameaça estupro. realmente, no texto em si ele não diz que iria estuprar ela, mas sim ?usar violência?, o que pra mim já foi chocante por si só. quando fui ver a nota fiquei mais chocada ainda, até pq as notas são de uma estudiosa das irmãs bronte e que fez notas nas edições de shakespeare e da virgínia woolf da penguin. espero ter conseguido ajudar!

Giovanna 11/02/2022minha estante
Me ajudou, sim! É, de fato, chocante. A Era Vitoriana não era pra amadores hahahaha Vou procurar no livro, quando tiver com ele em mãos outra vez. Muito obrigada!

helena 11/02/2022minha estante
realmente? kkkkkk de nada!!

Cleuzita 17/02/2019

Não imaginava que me encantaria por Jane Eyre
Livro bem escrito, com ritmo, reviravoltas, reflexões e personagens verossímeis. Cheguei nessa leitura por conta da booktuber Tatiana Feltrin e de seu projeto de 12 livros para 2019, Jane Eyre foi sua escolha de fevereiro. Li sem grandes expectativas, mas chego ao final dessa narrativa agradecia por ter tido a oportunidade de ler esse livro. Desde o início procurei me localizar no tempo, 1847, ano de publicação do livro; depois me situei no espaço, interior da Inglaterra Vitoriana. Essa minha "viagem" no tempo me ajudou a sentir e a julgar as ações dos personagens dentro dos hábitos e valores da época, evitando ao máximo, dentro das minhas falhas, os anacronismos históricos. Esse livro se tornou um dos favoritos da vida, uma experiência linda. Se você tiver a oportunidade não deixe de ler.
@fabio_entre.livros 17/02/2019minha estante
Eita, que resenha apaixonada! Falta só assistir às trocentas adaptações! Vi várias e a de que mais gostei é a minissérie da BBC dos anos 80: a meu ver, perfeita!

Cleuzita 17/02/2019minha estante
Que coincidência, estou no penúltimo capítulo dessa série de 1983 :D
Quanto às demais adaptações, não assisti nenhuma, cheguei a começar a assistir ao filme que estava na Netflix, mas não cheguei a concluir, e agora o filme não está mais no catálogo.
Obrigada pela atenção, Fábio. Ótima semana pra você.

@fabio_entre.livros 17/02/2019minha estante
Ah, que maravilha! Se possível, veja também a minissérie de 2006, também da BBC. Outra versão que eu adoro é o filme de 1943: é antigo, mas é belíssimo. Fotografia em preto e branco incrível e ótimas atuações.

Cleuzita 17/02/2019minha estante
Fiquei com vontade. Não perderei a oportunidade.

Gabi 21/07/2020

Apesar de ouvir falar muito bem sobre a obra, relutei um pouco em finalmente lê-la, pois sabia que a mesma acompanhava a vida de Jane Eyre desde da infância até a fase adulta, e temi que isso pudesse ser um pouco cansativo. Como eu estava errada, diferentemente de muitos clássicos, é possível entender a história logo nos primeiros capítulos, e Jane conquista o leitor logo cedo, em alguns momentos nem parecia que eu estava lendo um clássico tão antigo. Apesar disso, vale ressaltar que algumas partes da narrativa são um pouco mais arrastadas, mas não tira a beleza da história. Estou encantada com a obra de Charlotte Brontë e pretendo ler os outros trabalhos dela. Um clássico bem a frente de seu tempo. Foi maravilhoso acompanhar o amadurecimento de Jane e ela se tornou uma de minhas personagens favoritas.
Monique 21/07/2020minha estante
Estou lendo devagarinho, desanimei quando conheci o possível par romântico dela? Mas realmente até agora concordo com você, a maneira que a história é contada tem feito eu gostar da Jane.

Gabi 21/07/2020minha estante
Confesso que isso tinha me desanimou também. Mas com o tempo, tive a sensação de que a história foi escrita para que o romance fosse o menos importante. Afinal, Jane cresce, amadurece e ensina tanto, que eu até deixei todo o resto de lado. Acho que vai gostar ainda mais da Jane até o fim do livro, eu me encantei cada vez mais.

Monique 21/07/2020minha estante
Você me animou mais?

Gabi 21/07/2020minha estante

Lu 17/05/2012

Muito, muito amor por Jane Eyre!

Eu confesso que vinha enrolando pra ler esse livro há uns dois anos. Primeiro, porque não curti a minissérie da BBC e segundo, porque não tinha muita disposição de enfrentar uma leitura parecida com O Morro dos Ventos Uivantes. Lindo, mas devastador.

Na verdade, Jane Eyre me faz pensar em novelas. Não digo isso de forma pejorativa e sim, para assinalar que os rios correm para o mar. O tempo passa e as histórias mudam, os estilos variam... mas a influência do clássico persiste. Até mesmo a forma analítica como a Jane via as pessoas me fez pensar muito em Agatha Christie.

Clássico, mas de maneira nenhuma, chato. A leitura é agradável, a narrativa é direta, descritiva, mas harmoniosa. Bons diálogos, um tanto quanto intensos, mas bem escritos. E, os personagens. Ah, os personagens!

A grande força do romance de Charlotte está na sua protagonista, a formidável Jane Eyre. A autora conseguiu construir uma personagem que sofre muito, sem transformá-la numa vítima. Pelo contrário, à sua maneira, Jane se rebela e luta por si mesma. Achei-a carismática e simpátca, embora seja bastante discreta. Sua força está na gentileza e a gentileza é a sua força. Uma personagem apaixonante.

Acho que, dos demais, destaco apenas o Sr. Rochester. O sujeito é uma figura e responsável pelos melhores diálogos do livro. O comportamento dele é tão inesperado, tão inusitado, tão cativante... não tem como não gostar dele. E ele e Jane são lindos demais!

Confesso que no finalzinho do livro, senti uma quebra no rítimo. Os diálogos me pareceram arrastados, e cheguei a temer que o livro desandasse logo no fim. Bobagem, Bronte finaliza seu livro com perfeição. É um prazer dar cinco estrelas e considerá-lo como favorito. Um livro muito especial, mesmo.
Gabi C. 16/05/2012minha estante
Resenha perfeita, Lu! Jane é sofrida, mas nunca uma vítima!

Fe Sartori 17/05/2012minha estante
Ae Lu, favorito com certeza!
Vale a pena não é mesmo? Concordo com tudo o que você disse, a Jane é tudo. É uma guerreira.
Já assistiu o filme Jane Eyre que saiu a pouco tempo atrás? Um beijo.

Paula 17/05/2012minha estante
Você e suas resenhas que me deixam malucas !
Agora vontade pela leitura aumentou ao dobro ! rs

Carol 14/05/2013minha estante
eu amo morro dos ventos uivantes essa acho muito morno