Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Geórgia 01/04/2020

Leitor, casei-me com ele
A famosa frase que termina esse clássico da literatura, nos deixa satisfeitos com um final feliz depois de muito sofrimento. Uma história de redenção tanto pra Jane quanto para os próximos a ela. Na jornada, nossa heroína afeta a todos, modificando suas vidas com sua força e simplicidade, nunca abandonando sua essência e verdade. Um lindo romance. Leiam, por favor.
Bruna Araujo 03/04/2020minha estante
Olá, td bem?
Tenho uma dúvida e gostaria de saber se é possível sanar a minha curiosidade rsrs. Embora saiba que não é este o objetivo do livro, existe algo de terror na obra? O meu principal interesse na leitura é exatamente por imaginar que existe algum mistério, um ar gótico, segredos, algo assim na trama. Se assim o for, farei a compra hoje, estarei aguardando sua resposta. Muito obrigada desde já!

Geórgia 03/04/2020minha estante
Oi, tudo bem!
Tem um suspense, um segredo que é descoberto do meio para o final.

Claudiane 18/02/2020

Jane
Mais uma irmã Brontë, e eu ainda me surpreendo com a visão de mundo, reflexão da sociedade e construção de personagens de que elas são capazes. Jane Eyre é uma ótima história mesmo não concordando com todos os finais, incomodou muito em sua época e infelizmente nos lembra, hoje, que nem tudo mudou tanto assim.
Cíntia.Coelho 23/06/2021minha estante
Essa foi a minha primeira experiência com a escrita das irmãs Brontë e adorei

Claudiane 24/06/2021minha estante
Jane Eyre é maravilhoso, mas eu também indico A moradora de Wildfell Hall da Anne Brontë, e até agora o meu favorito, apesar de Jane Eyre estar bem próximo na escala.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 06/02/2019

Jane Eyre
?Não sou um pássaro e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente.?

Nem seria necessário dizer como é difícil escrever sobre uma obra que já foi tão comentada, estudada, discutida e, sobretudo, a minha favorita da vida.

Jane Eyre é feminista de verdade e tem um amor próprio inabalável. Muitas mulheres, na condição dela, ficariam num canto se lamentando e aceitando humilhações, por não ter para onde ir. Jane prefere a rígida escola Lowood a morar com parentes que não lhe querem. Estuda com afinco e, para se sustentar, procura um emprego, não um marido - isso que é protagonista diva, né mores!? Por mais que ela tenha passado a vida toda ouvindo que era menos que os outros, órfã, pobre, empregada, nem por um momento acreditou nisso. Jane é sincera, sensata e racional. Fala o que pensa e age segundo seus princípios e, o mais extraordinário: ela é forte mesmo quando quer ser fraca. É de destruir o coração quando ela diz a Mr. Rochester: ?pensa que só porque sou pobre, obscura, sem atrativos e pequena, não tenho alma nem coração? Eu tenho tanta alma e tanto coração quanto você...? - queria entrar na obra e abraça-lá. No fim as situações se invertem: Jane é rica e forte, Rochester é quem precisa de proteção. Mesmo assim, o sentimento deles permanece inalterado. Afinal, "o amor não é amor se se altera quando encontra alterações", não é?!

A história tem passagens sombrias, e um certo moralismo. Charlotte Brontë usa misticismo em sua obra como por exemplo, quando Rochester chama por Jane, e ela ouve, mesmo muito longe, e ele ouve sua resposta, comprovando a teoria dele de que tinham ?cordões que atam seus corações, e mesmo que estivessem em lados opostos do mundo, ainda poderiam ouvir um ao outro?. Há outras passagens que não irei citar para não dar spoilers. Enfim, meu desejo é de que surjam outras personagens fortes como Jane Eyre e tomem conta de sua própria trajetória, gritem por sua liberdade e por sua posição em um mundo no qual homens e mulheres, embora diferentes, sejam de fato, iguais em necessidades, dores e amores.
Kelly Oliveira 06/02/2019minha estante
Livro que vale muito a pena ler. Nos mostra muito sobre honra, dedicação, superação.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 06/02/2019minha estante
Sem dúvida. É genial..

Geyza.Pereira 16/02/2022

Perfeito
Já havia assistido o filme e a série sobre Jane Eyre e sabia que o livro seria bom, mas ele superou todas as minhas expectativas, porque esse livro é maravilhoso! Principalmente para quem gosta de romance de época! Acompanhar a vida da Jane foi fabuloso, que riqueza de detalhes e personagens bem construídos! Simplesmente perfeito! É um dos meus favoritos com certeza!
Joane 16/02/2022minha estante
Ahhh quero tanto mas TANTO ler esse livro!!

Geyza.Pereira 17/02/2022minha estante
Vc vai amar!

booklvred 28/04/2022

Excepcional e favoritado
"Desejei a liberdade, suspirei pela liberdade, rezei uma prece pela liberdade que me pareceu ser levada pelo vento leve que soprava. Então abandonei a oração e fiz uma súplica mais humilde por mudança, por estímulo. E esse pareceu também ser levado para o vazio."

Mais uma vez, tenho uma súbita crise de arrependimento quando termino um livro que deixei bastante tempo parado na estante, e depois me pergunto: por que não li isso antes?
Ainda que tenha mais de 700 páginas, não achei a leitura maçante, entediante ou repetitiva.
Acredito que a narração em primeira pessoa tenha me conquistado logo de cara e por isso devorei tantos capítulos em pouco tempo.
Me vi na pele de Jane Eyre tantas vezes, que comecei a sentir e tomar as dores por tudo o que ela passa durante o livro.
Ô bichinha que sofre viu? Nunca vi personagem pra passar por tanta dificuldade e humilhação.
Porém, apesar de a vida não ter sido tão justa com ela, é admirável como essa mulher é extremamente forte e deseja comandar o próprio destino e buscar sua paz e felicidade.
A construção desse romance é muito bem feita, Charlotte Brontë é cirúrgica em suas opiniões sobre a época em que vivia e principalmente sobre o papel da mulher na sociedade vitoriana. Meu maior desejo agora é conhecer as outras obras da autora e ter mais de sua genialidade.
Beca 04/05/2022minha estante
Resenha impecável Ana!!!

booklvred 05/05/2022minha estante
??

JoaoVictorOF 26/04/2022

Muito estimulante, lindamente escrito, mas desafiador pela extensão
Jane Eyre me fisgou logo nos primeiros capítulos. É impossível não criar um carinho imediato pela protagonista, levando em conta as suas origens tortuosas. Você quer e espera que as coisas deem certo para ela depois de todo o sofrimento na casa da tia e na escola e é isso que te faz encarar as mais de 400 páginas do romance: a esperança de um final feliz o qual, felizmente, a autora não nos nega.
O começo é eletrizante e trágico. Na metade, há um mistério que instiga o leitor, além de um romance complexo, cheio de nuances e tons cinzentos. Mais pro final, o livro acaba esfriando e confesso que foi complicado arranjar energia pra encarar as 100 últimas páginas, mas a paciência é bem recompensada ao fim.
Muito bem escrito, muito diferente do que já li desse período e de outros romances. Vale o esforço, com toda a certeza. Mal posso esperar para ler mais livros semelhantes a esse.
Fabianne 14/01/2023minha estante
Amei suas resenhas. Vou te seguir para ler as próximas

JoaoVictorOF 14/01/2023minha estante
Obrigado, Fabianne! Passei a te seguir também.

Sara277 22/05/2020

Jane Eyre
Amei fazer essa leitura, recomendo muito, apesar de ter um número considerável de páginas, a leitura flui e é muito envolvente, há mistério, diálogos inteligentes. A Charlotte Brontë com certeza era uma mulher a frente do seu tempo.
Graziele.Lima 24/05/2020minha estante
Olá. Essa edição possui textos de apoio? :)

Sara277 24/05/2020minha estante
Olá! Não é uma edição comentada, mas tem introdução e posfácio que ajudam a compreender mais sobre a obra.

Paulo 27/06/2022minha estante
Mas você espera que uma pessoa apaixonada faça coisas racionais ? Kkk

argni 27/06/2022minha estante
Realmente, é demencia temporária ?.
Mas pra que tanta né

jordanacassiano 10/09/2020

Impecável!
Não tenho palavras para descrever como a personagem é maravilhosa, mulher forte e de fé inabalável. Charlote conduziu este romance de forma indizível, em alguns momentos há críticas da sociedade em que se passa o romance, mas a história em si é de aquecer o coração.
Tay 29/09/2020minha estante
Realmente bom, amei!

jordanacassiano 29/09/2020minha estante
Mesmo com o final que deixa a gente em dúvida se realmente gostou, eu ainda assim diria que amei.

JAQUEAMOLIVROS0 06/11/2020minha estante
Estou lendo no momento já estou em 70% do livro, e confesso que também não gostei do senhor Rochester kkkkkk

lorestairs 06/11/2020minha estante
Ufa! Ainda bem que não fui a única KKKKKKKKKKKKKKK

Gabriella 16/12/2020

Incrível!
Nesse romance de formac?a?o, acompanhamos a trajeto?ria de Jane Eyre, uma o?rfa? que foi criada por sua tia apo?s seus pais falecerem. Observamos seu amadurecimento em diversos momentos importantes de sua vida: a sai?da de casa para se tornar aluna de uma instituic?a?o, sua experie?ncia como educadora e governanta em uma mansa?o, o encontro com seu grande amor - que veio acompanhado por um terri?vel segredo - e sua volta por cima.

O livro traz fortes cri?ticas sociais e reflexo?es a respeito de temas como ge?nero e classe. Foi incri?vel ter contato com essa personagem que, em momento algum, desconsiderou os seus princi?pios, se mantendo fiel a si mesma independentemente das circunsta?ncias.

Superando as minhas expectativas, a leitura na?o foi nem um pouco lenta e consegui me sentir imersa nesse universo criado por Charlotte Bronte?. Fiquei muito tempo ansiosa para ler o livro e valeu a pena. Me encantei com Jane Eyre, tive empatia por suas deciso?es e me senti completamente inspirada pela personagem.

Recomendo MUITO a leitura para pessoas que te?m interesse em comec?ar a ler livros cla?ssicos! E? uma experie?ncia e tanto e e? impossi?vel na?o sair da histo?ria mudado.

?Na?o sou um anjo; e na?o serei ate? morrer: serei eu mesma?

@nossosprefacios
Catarina42 21/12/2020minha estante
Comprei ele e ja to ansiosa

Gabriella 21/12/2020minha estante
é maravilhosoooo!!!

Jotta_ 15/03/2021

Seja livre para ser você...
Instigante, reflexivo, contagiante, libertador... Esses são apenas algumas palavras para descrever esse livro incrível, aqui Charlotte Brontë não poupa dedicação e trabalho duro para nos apresentar a história de Jane Eyre e como é bem contada, aqui temos um livro sobre desenvolvimento de personagem e acompanhamos a vida de Jane desde de sua infância até a vida adulta e não pense caro leitor que este livro é um simples romance, não! Aqui temos uma personagem feminina forte, e que sabe seu valor, ela é livre e não um pássaro engaiolado ela é fogo e também é vida ela Jane Eyre e gaiola alguma a prende. Eccepcional!!!! Frases que te fazem refletir sobre a vida e como a sociedade pode ser injusta com as classes, enfim recomendo muito!!!!

Quem sabe eu traga uma resenha com spoilers!?
Isa 15/03/2021minha estante
Vou adicionar na minha lista

Jotta_ 15/03/2021minha estante
Recomendo muito!!! Você vai gostar

Anna Clara 24/02/2024minha estante
Sim sim sim! É meu romance preferido também!! Jane Eyre ocupou um espaço muito querido no meu coração ... de alguma forma me identifiquei com os pensamentos dela e com as dores que ela enfrentava e com a forma pura e determinada que ela tinha e lutava por seus princípios. É lindo lindo

Teresa 24/02/2024minha estante
Simmmm!!

Paloma Oscar 12/07/2022

Doce fada!
Apesar de ser uma longa leitura, cheia de detalhes, o final vale muito a pena, definitivamente acho que foi a melhor parte de toda a história, entregando um desfecho satisfatório. Recomendo!
Evelyn 12/07/2022minha estante
Ain quero muito ler ?

Paloma Oscar 12/07/2022minha estante
Leia! Haha Demorei bastante pra ler, mas gostei

Douglas.Bonin 15/11/2022

Protagonista forte, sociedade questionável e colonialismo
Em 2022 tenho diminuído o ritmo de leitura, é algo pessoal, mas sinceramente não vejo motivos para querer maratonar outros 50 livros em um ano.

Deixando este aspecto de lado, Jane Eyre é a melhor leitura deste ano. Um ótimo livro que nos leva a um período histórico tão distante.
Lola 15/11/2022minha estante
Considere com carinho ler Vasto Mar de Sargaços ??

Douglas.Bonin 15/11/2022minha estante
Anotado! Aparenta ser muito bom!