Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Beatricy 23/05/2024

Eu gostei bastante desse livro! É praticamente o que o título diz. Aqui temos histórias de várias descobertas interessantes, vidas dos cientistas e fatos interessantes que eu amei conhecer.
Vale a pena a leitura.

LetSilva 05/05/2024

Um livro que fala sobre tudo. Desde o início até os dias atuais. Se você se interessa na história de como tudo surgiu, esse é o livro certo para você.

Laura 14/02/2024

Bem didático para quem não é das áreas de concentração expostas, além de trazer informações relevantes à existência do universo e afins. É denso e cansativo em alguns momentos, mas vale a pena a leitura.

Deby 04/02/2024

Gostei
É um livro muito completo, tem muuita informação e conhecimento. Dá um panorama geral sobre a história da terra, até a chegada dos seres humanos e seu desenvolvimento. Tem muitas curiosidades e informações que nos nunca ouvimos falar. Recomendo pra quem gosta de leituras desse tipo!

henriqueboaventura 22/01/2024

Coloca tudo em perspectiva
Ouvi diversas vezes o @buenasideias e o @lucianopotter mencionar esse livro. Já estava na minha prateleira a alguns meses esperando o momento dele e chegou. Que delicioso ler um livro que cada página virada é um aprendizado novo, uma epifania no sentido mais literal da palavra. Do Big Bang até o Homo Sapiens, Bill Bryson se compromete em contar como chegamos até aqui, e adianto, não somos os escolhidos, não somos os melhores, definitivamente. Estamos aqui meramente pelo acaso, sorte ou combinação perfeita de resultados (bilhões e bilhões de resultados). O livro de certa forma coloca tudo em pererspectiva e coloca o ser humano onde ele pertence, a uma fração ínfima do tempo que a Terra está aqui (segundo o autor, se esticarmos os braços como analogia ao tempo do planeta, o tempo do ser humano poderia ser apagado com um lixar de unhas). Somos parte de uma história que ainda não acabou, se aprendi algo com o livro é que em algum momento vamos ter nossa extinção como espécie, não sabemos se por evolução ou por auto-destruição, mas estamos com os dias (anos, séculos, talvez) contados e isso é parte da vida na terra.

PAULINHO VELOSO 18/12/2023

Cultura científica generalizada
As histórias que envolvem as grandes descobertas científicas é o melhor deste livro.
Mesmo aos amantes das Ciências Naturais a predileção por uma área ou outra é inevitável. Porquanto, a um livro de quase 500 páginas seria difícil ser agradável o tempo todo. A mim agradou em 75%, que prefiro as Ciências Físico-Químicas às Biológicas. Enfim, um banho de cultura científica generalizada.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/12/2023

O mundo seria muito mais simples se a fórmula deste livro constasse do currículo dos cursos de jornalismo .Pois ele não passa de uma grande reportagem. Mas é uma grande reportagem em escala cósmica , que entre outros trunfos ganhou o prêmio aventis . E não é todo dia que o maior prêmio da europa para literatura cientifica vai parar nas mãos de um autor americano de best-sellers que, ainda por cima , inspirou-se na própria ignorância para escrever esta história .
Aliás ,isso nunca acontecera antes de Bill Bryson.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535907246

Aléxia Corujas 08/11/2023

No livro somos convidados a conhecer o percurso de diversas descobertas ao logo da história da humanidade. E vamos descobrindo que muitas vezes elas são fruto de mero acaso, que se procurava uma coisa e acabou-se descobrindo outra tão interessante quanto e que algumas descobertas só foram possíveis graças a habilidades muito específicas de determinadas pessoas como por exemplo a descoberta de supernovas por um homem que conseguia tal feito apenas observando o céu e era mais eficiente nisso que os telescópios da NASA.
Um livro pra quem gosta de curiosidades e mais que isso, mostra que descobertas impensáveis acontecem quando estamos experimentando. Um convite a experimentação.

Batista 11/08/2023

O curso das coisas
O livro é excelente, pois aborda temas que os cientistas tratam através de ?cientifiquês?. Trata com uma linguagem de leigo para leigo, e o próprio autor fala isso no livro. E aborda também o quanto a própria ciência muda o tempo todo. Se alguém quiser um livro mais atual, melhor nem ler. Tem que ter em mente que as coisas mudam, e talvez o próprio esforço que o autor fez pra coletar informações que demandaram tempo e que esse tempo pode ser visto como desperdiçados. Isso leva o homem a desistir de descobertas refutadas por outros cientistas. Resumindo, o livro é para leigos, numa linguagem traduzida para leitores menos familiarizados com termos técnicos. Como sou leiga, me identifiquei. Fiquei em choque com a excrotice de alguns figurões da ciência. Me poupem. Até quando seguiremos assim?

Felipe.Camargo 28/04/2023

Um dos melhores livros de divulgação científica
Maravilhosa a leitura, recomendo para todos os amantes das diversas ciências. O autor aborda de uma forma extremamente didática desde os primeiros segundos do universo aos impactos do antropoceno.

sara.w0 01/03/2023

Breve história de quase tudo
Encontrei esse livro no sebo na minha hora de almoço, paguei R$10!
Apesar de sim, estar meio desatualizado, isso não impede de ser um compilado interessantíssimo e rico de quase todos os fatos relevantes que sobrevoaram nosso planeta desde seus primórdios.
5/5

Jose506 09/02/2023

Um universo estranho
Diante de toda a existência até agora, o Homo Sapiens só existe por 0,0001%. Olhando um passado recente onde, de maneira muito triste e incompreensível, o homem cassou animais implacavemente até sua extinção, seríamos os últimos escolhidos para organizar e zelar do nosso cosmo solitário, monitorar onde está indo e manter um registro de onde de esteve. Esse livro não é outra coisa senão, mostrar que somos tremendamente misteriosos e ignorantes e temos muito o que aprender, apesar de termos descoberto tantas coisas incríveis.

Krügel 14/01/2023

Uma ótima história para quase tudo
O livro conta com uma ótima explicação breve sobre diversos assuntos científicos, tangenciando astronomia, biologia (Desde genética até como se deu a teoria do evolucionismo), física e um pouquinho de geologia.
Além de discutir estes tópicos o autor conta algumas curiosidades, sobre os autores de tais publicações ou mesmo algumas coincidências de encontros, trágicos ou não entre autores.

Amei como o livro deu ênfase nas dificuldades ao se publicar alguma ideia nova, que quase nunca é aceita de cara e quase sempre se leva muitos anos para formalizar, dando assim uma luz mais realista para a metodología científica.

Mas nem tudo são flores, uma das maiores críticas a esta versão é que, apesar de linda, já é datada. Como a ciência nunca para algumas das idéias apresentadas já foram descartadas e principalmente quando falamos sobre espaço pudemos acompanhar recentemente algumas expedições que o autor julgou serem impossíveis, porém olhando isso por outro lado, também é incrível...