O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Letícia 07/07/2022

Divertido e caótico
Quem disse que literatura brasileira é chata nunca leu esse livro. O escritor brinca com as suas expectativas e apresenta um personagem com uma visão de mundo muito peculiar. Acompanhar sua jornada é algo no mínimo interessante

mila ð¿ 06/07/2022

Nessa história acompanharemos as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo, nosso grande mentecapto. Suas histórias por Minas Gerais são muito engraçadas e nos faz refletir sobre a vida.
Foi meu primeiro contato com a escrita de Fernando Sabino e gostei muito da escrita dele, com certeza irei ler mais obras do autor.

Henrique Fendrich 13/05/2022

Coisa mais linda esse livro. Um dos melhores filhos que Dom Quixote teve no Brasil. A escrita leve e envolvente de Sabino faz toda a diferença e merecia ser muito mais explorada na tentativa de atrair pessoas para a literatura.

Fer . 30/04/2022

Tudo o que poderia ser trágico, aos olhos de Viramundo, se transforma em cômico. Dei muita risada com a história da vida de Geraldo Viramundo.

Pedro 09/04/2022

Bom começo, razoável meio e bom final. Epílogo necessário!
Eu fui com muita expectativa pra este livro e acho que isso atrapalhou um pouco.

O começo, a fase do Viramundo criança, é minha parte favorita.
O meio não é ruim, mas acho que foi me cansando um pouco. As aventuras e desventuras são boas, mas algumas poderiam ter ficado de fora. Me peguei pensando "tá, mas isso vai dar em algo ou vai ser só mais uma trapalhada?". E o que algumas vezes foi ótimo, porque fui surpreendido com sequências de cenas muito boas (como a das rosas). Mas algumas outras eu fiquei "ué? pra quê?".
Já o final... Bem, agora, pensando melhor, eu gosto. Embora o epílogo tenha sido fundamental pra melhorar o final.

Carol 21/02/2022

Leitura Nacional
O meu exemplar desde livro é da época de criança da minha mãe então para mim tem um valor inestimável, um autor que consegue fazer você imaginar e reproduzir os cenários de acordo com a história na sua mente com detalhes.

Maria 14/02/2022

um forrest gump brasileiro
"O Grande Mentecapto" foi meu primeiro contato com a obra de Fernando Sabino e eu gostei bastante!! A escrita é fluida e cômica, mas ao mesmo tempo bem bonita e poética, repleta de referências inteligentes.
Os capítulos são um pouco longos e, no começo, demorei um pouco para me conectar com a história, mas ainda assim é muito bom e bem escrito!

Ps: por favor, não cobre o livro demais em alguns sentidos e considere o contexto histórico. Sociedades mudam e evoluem, mas isso não é uma desculpa para você fazer críticas anacrônicas :)

Cris Mendonça 03/02/2022

Nosso Dom Quixote!!!! Queria poder dar mais estrelas!!!! Me diverti muito com as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo.

elisadinelli 09/01/2022

Como mineira, esse livro fez com que eu me sentisse mais conectada à minha terra, já que o Viramundo passa por tantos lugares daqui. Achei no fim uma história triste, tão real nos infortúnios, mas com momentos muito engraçados.

paraondealeiturameleva 03/01/2022

Meu 1o livro lido em 2022. Já tinha lido O Grande Mentecapto na adolescência e reler depois de uns 30 anos foi uma experiência bem interessante! Vale a pena conhecer a obra e tantas outras de Fernando Sabino

Fernandes83 03/12/2021

Dom Quixote mineiro
Sim, poderiam ser as aventuras de Dom Quixote, mas aqui ele falaria uai, trem, e comeria o melhor pão de queijo do mundo!
O livro é ótimo, engraçado, divertidinho, o narrador tem o tom perfeito de descrição das histórias e dos fatos como se realmente estivesse assistindo tudo em uma grande tela de cinema. Nosso personagem Viramundo também tem o tom certeiro de um personagem carismático, engraçado e nada óbvio.
A forma como o livro foi escrito, em tom de prosa, de conversa, hora erudito, hora popular, é como um grande bate papo. Gostei, ri sozinha e deu uma saudade de um dos melhores povos e Estados desse Brasilsão de meu Deus!

huntero 30/09/2021

Nostálgico
Fiquei em ler esse romance que ao meu ver poderia ser classificado como aventura de um pobre coitado, desmemoriado e de grande ingenuidade na percepção dos fatos que acontecem ao longo desta jornada.

lucas 18/09/2021

A vida de Viramundo
Já havia lido outro livro do autor, mas O Grande Mentecapto é tão bom quanto O Encontro Marcado.
Lendo o livro, é possível se sentir parte das peregrinações de Viramundo.
Um livro incrível!