O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Daniellen.Ayres 12/05/2020

O livro é muito divertido e gostoso de ler! O autor reuniu elementos trágicos e cômicos, tudo isso dentro da vida de um personagem com a alma de uma criança.
O que achei muito legal foi o formato que ele usou para escrever a história de Viramundo, onde o narrador é um intruso, em alguns momentos ele para a narrativa para conversar com o leitor e são paradas muito criativas e instigantes. Esse tipo de recurso de um toque a mais na leitura!
Pode-se comparar as aventuras de Geraldo Viramundo com o povo brasileiro. Uma alegoria ao homem alienado e aos diversos tipos da sociedade, de um lado a ingenuidade e a pureza, em controvérsia com a hipocrisia.
O final é surpreendente! Sem dúvida uma grande obra da literatura brasileira com um personagem inesquecível.

domingão 07/05/2020

Aa aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo relatadas nesse livro são completamente maravilhosas. Não entendo como nunca vi um filme deste livro ou nunca li nenhuma indicação. Quando me deparo com histórias como essas, fico curioso: Por que não investir ? por que consumir sempre as mesmices Hollywoodianas ?
Candace 04/08/2020minha estante
Pensei a mesma coisa!!!! Seria uma espécie de auto da compadecida mineiro

Gilmara Silva 14/04/2020

Citação:
"O raio que coriscou na sua cabeça naquele instante, dando-lhe uma fulminante consciência da iniquidade que prevalece neste mundo, foi demais para sua inocência, matou o menino que ele trazia dentro de si. Matou o menino." p. 197

@thaisacsiqueira 17/02/2020

Peguei esse livro para ler com certas ressalvas. O título inicialmente não me chamou atenção, porém desde o princípio da leitura me peguei amando a histórias e me divertindo muito com o incrível Viramundo.
A história nos faz refletir sobre a vida.
Finalizei a leitura surpresa e muito feliz por ter dado uma chance a essa leitura e também confirmando como pode ser incrível quando deixamos nossos pré-conceitos literários de lado.
Debênture476 26/07/2020minha estante
Nunca me diverti tanto com um livro. Imaginava todas as cenas e ria até doer a barriga. Bom d+++

Regi 08/11/2021minha estante
Eu acho brilhante esse livro, me diverti muito lendo, e a história ficou em mim.... é daquelas que a gente carrega com gosto...

Uedison Pereira 23/12/2023minha estante
E que livro!!!

A passagem do ventilador é épica. Recomendo sem dizer um "A" a mais. Está na minha lista de favoritos da literatura brasileira.

Cumprimentos.

Uedison Pereira

Prof. Edivaldo 06/02/2020

O Viramundo
Um dos livros para o qual dou cinco estrelas. Uma história que envolve mistérios, descobertas, choros, alegrias, decepções, busca, encontro, reencontro, perdas, ganhos, violência, incompreensão etc. Vale a pena ler!

@moisesffelipe 08/12/2019

Um tipo de humor raro
Eu pretendo reler esse livro. O começo principalmente foi muito interessante e divertido. mas do meio para o final eu acabei me perdendo e o livro não me pegou de forma tão intensa como tinha sido no começo. Eu avaliei o livro como bom porque talvez tenha sido culpa minha.

Ida 14/07/2019

Aventuras e Desventuras
Uma leitura divertida, acompanhamos as peripécias e andanças de Geraldo Viramundo pelo estado de Minas Gerais, um herói da literatura brasileira. Muito bom o livro, porém o que mais gostei do autor foi “O menino no espelho”.

(@jr__barboza) 13/06/2019

67.O grande mentecapto - Fernando Sabino (1979)
Geraldo Viramundo, Dom Quixote brasileiro e sua incrível jornada do herói pelas bandas de Minas Gerais, releitura de 2008 que na época não cheguei nem terminar de ler, foi uns dos poucos livros que li na adolescência e nunca imaginei que voltaria a lê-lo um dia, nostalgia define.

Biblioteca Álvaro Guerra 02/05/2018

Relato das aventuras e desventuras de Viramundo e de suas inenarráveis peregrinações.

Clássico de Fernando Sabino que mistura o riso e o patético, a sátira e a tragédia, a sanidade e loucura. Na linha da novela picaresca, em que o personagem desloca-se por um espaço indefinido, à cata dos conflitos para resolvê-los heroicamente, Viramundo vive uma seqüência de peripécias em Minas Gerais. Comporta-se sempre como o bem-intencionado, o puro, o ingênuo, mesmo submetido às artimanhas e maldades do mundo.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501912800

João Luiz 18/09/2017

As aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo, um tipico brasileiro, com uma vida dura, mas sempre de cabeça erguida buscando sempre a liberdade. Suas peregrinações pelas Minas Gerais, vivendo os mais bizarros acontecimentos. Um livro excelente, com um humor do interior, com histórias e passagens que nos remete a causos contados por nossos avôs. Vale muito a pena!

Leticia 20/08/2017

Como esse livro me deu uma dor no coração... Após ler a história de Viramundo ,Fernando Sabino se tornou um dos meus escritores favoritos na época e comecei a ler tudo dele.

Jose.Augusto 28/07/2017

Resenha: O grande mentecapto
É difícil falar de um dos meus livros favoritos.

Gosto da obra talvez pela inocência e insensatez do personagem, algo que relata um pouco sobre a pureza do ser humano. É possível ser puro e ingênuo nos dias de hoje? Quem é mais louco? Os desvairados ou os normais?

O personagem pricipal é cativante. Fernando Sabino não apenas narra a "vida e obra" de Viramundo como faz com que o leitor participe da história, quase como se fosse uma prosa, um bate papo.

O livro também faz uma bela homenagem à literatura brasileira. diversos autores e obras são citados, levando o leitor a se lembrar de um ou outro favorito.

Vale a pena.

Rafael.Leal 20/03/2017

o grande mentecapto
Um livro mt bom, até uma pessoa q ñ curte
Ler me apaixonei por esse livro, é um livro engrasado
Vale apena ler.