O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

LuAsa10 29/04/2023

Divertido
Ganhei esse livro e deixei na minha estante, fiz bastante hora para lê-lo, não dei muito crédito para ele, porém um dia resolvi dar uma chance, e me surpreendi, o livro te prende do início ao fim, muito bom, uma leitura gostosa e engraçada, super recomendo. Cada capítulo apresenta uma parte da história de Geraldo Viramundo e suas aventuras por cidades de Minas Gerais.

lynxsn2001 09/04/2023

O grande mentecapto
Comecei a ler esse livro pq era obrigatório da escola mas acabei me surpreendendo, desde o início é um livro divertido e cheio de reflexões, foi muito legal acompanhar o viramundo pelas suas aventuras por Minas Gerais. Ao final eu percebi que na verdade o Viramundo não era louco e sim muito inocente (como exemplo o episódio com o João Tocó) e a única coisa que ele queria era ajudar as pessoas mesmo sendo de um jeito meio atrapalhado. Mesmo sendo considerado um mentecapto ele deixou uma marca e vários amigos para trás em todas as cidades que passava ainda que por um curto período de tempo.

juh books 09/04/2023

A escola me obrigou a ler e adorei
Bom, ele era paradidático, foi o meu primeiro clássico da literatura brasileira, de um autor nacional, e me surpreendi, a leitura é um pouco difícil, porém é mto bom de se ler, viramundo é bastante doidinho, mas me deu uma boa reflexão, sobre não desistir, ele mesmo com suas dificuldades ele nunca parou de seguir em frente, eu amei.

Becca 02/04/2023

Obra muito legal, apesar de não fazer meu tipo de leitura, o grande mentecapto tem um lugarzinho no meu coração

eribert0 20/02/2023

O nosso Quijote Brasileiro
[O Grande Mentecapto é um romance do escritor brasileiro Fernando Sabino publicado em 1979; narra às aventuras de Geraldo Viramundo, espécie de Dom Quixote de La Mancha brasileiro, que percorre Minas Gerais.]

"Para onde você vai?" "Para onde me levarem os meus passos"

Acompanhar as peregrinações de Geraldo Viramundo é embarcar num tour por toda Minas Gerais, desde os lugares mais simples aos mais requintados. Mas não se engane, não são apenas pequenas cidades interioranas, são lugares com personalidades bastante raras de se encontrar - e você só encontra nesse livro! -, desde uma tal Peidolinha e loucos de manicômios, até um Governador Ladisbão bem mequetrefe e fantasmas de uma certa casa assombrada. E durante toda história, Viramundo vai se deparando com essas personalidades, seguindo de cidade em cidade, não sabendo ao certo o que buscar e tentando se encontrar.

Geraldo Viramundo é um dos personagens mais engraçados e sagazes, que eu já li. Ele já foi do seminário ao exército, quase prefeito e louco - quase sempre louco -. Não é atoa que muitos o comparam com Quijote. Tem muito dele sim em Viramundo, assim bem como Policarpo Quaresma, e podemos perceber também Forest Gump como um dos personagens que tem esse mesmo ar cômico, ingênuo, emocionante de Viramundo.

O Grande Mentecapto é um livro que vai lhe fazer rir muito, são cenários e situações absurdas que o autor descreve tão bem, que faz com que a leitura seja muito fluída e rápida de se ler. Poderia listar aqui vários momentos preferidos desse livro - desde o grande debate na praça, que sem dúvidas é um dos momentos mais engraçados desse livro, até mesmo o final do livro, que apesar dos acontecimentos, não deixa de ser um final bastante emblemático. -, mas seria aqui um texto muito extenso, então deixo para que vocês leiam e se divirtam, e aprendam com Geraldo Viramundo.

"Donde leese por la fuerza de las cosas, lease: por la debilidad de los hombres".

Anissima 10/02/2023

Incrível , divertido, emocionante
Sem palavras para essa obra de Fernando Sabino! Me diverti tanto, ri, me emocionei. Como fico feliz de encontrar uma obra tão tão boa assim!

Marcos Toledo 29/01/2023

Entrou para o topo da minha lista de livros favoritos.

O livro é perfeito de início ao fim.

Que narrador excelente. É um personagem incrível, e sem falar do Viramundo que é um personagem I N C R I V E L!

É tão bom ver que o livro passa nas minhas terras, da uma sensação M U I T O boa de identificação.

Ele falando de Divinópolis, tudo pra mim também.

Se você é mineiro, você vai A M A R o livro.

Se você não é, mas conhece Minas, você vai amar também.

Se você não conhece, vai querer conhecer e vai amar também ???

Perfeito!

vivi503 28/01/2023

sem palavras para esse livro.

comecei a ler por incentivo da minha família, todos já leram e sempre falavam comigo sobre como é um livro engraçado. de fato, o humor do autor está sempre presente no livro, criando diversas cenas extremamente divertidas. mas a história vai muito além disso, as aventuras de viramundo nos divertem, mas as desventuras trazem grandes reflexões para o leitor. jamais imaginei que pudesse ficar tão reflexiva e melancólica com esse livro

com toda certeza me apeguei a esse livro e ao querido viramundo e vou sempre indicar a leitura desse livro, especialmente a todos os outros mineiros da nossa bela minas gerais. a abordagem de minas no livro, além de cômica, é muito marcante e merece ser apreciada.

sempre lutar pela liberdade, tal qual geraldo viramundo

Maria 24/01/2023

surprendente
quando comecei a ler não imaginava que as aventuras de Viramundo me prenderiam tanto. Foi incrível poder acompanhar o grande mentecapto em sua jornada.
O livro captou minha atenção desde o primeiro capítulo. Eu ri e chorei com esse livro - teve várias coisas q me marcaram.
Eu sei que ele não é nada atraente pelo título, mas vale o seu tempo

Joshua 22/01/2023

Viramundo, o grande
Desde quando me foi indicado, fiquei ansioso. Esperava muita coisa, mas ainda assim não fui preparado para o que realmente me esperava. Já no primeiro capítulo Geraldo te prende e te conta uma história boa. Suas aventuras o constrói e ele as vive muito bem. Certamente um livro que voltarei a ler. E é brasileiro. Tinha de ser.

plucas2003 17/12/2022

muito doido e divertido
uma das coisas mais incríveis q eu achei no livro é a mistura do cômico com o melancólico em todas as aventuras do Viramundo. Nós não temos a mesma personalidade (nem de perto) mas eu me vi várias vezes nas reflexões feitas por ele. Sabino é um gênio e eu mal posso esperar pra ler mais dos livros dele.

jansxuxus 16/12/2022

apresenta uma visão muito diferente sobre os grupos sociais marginalizados, isso é fascinante. apesar disso, não amei muito, mas é bem escrito e faz jus á obra de Fernando sabino!

Jeane Nunes 15/10/2022

Fazia anos que não embarcava numa Leitura Nacional ... Exceto por livros de crônicas. E que maravilha retomar com o Fernando Sabino .
Uma dose de irreverência e momentos de angústia do personagem principal - Viramundo , do riso ao choro num mesmo livro. Acredito, que quando nos deparamos com esses dois extremos da emoção, é certo, que a leitura será marcante.
A sensação que mais se resume a esta leitura ,em particular ,foi de pertencimento . Reconhecer mazelas, ditados , locais ao qual conhecemos ,e principalmente a realidade na qual vivemos de perto, nos captura como o tato, cheiro e pelas vistas, de tudo que a gente conhece .
Continuando em solo Mineiro onde se passa O grande Mentecapto, agora quero ir rumo ao Sertão Mineiro com Sagarana de João Guimarães Rosa . O bom dos livros é viajar !
Joao 15/10/2022minha estante
Sou bem curioso para ler esse livro de Fernando Sabino. Gosto bastante do autor.
E adentre em Sagarana com gosto! É uma viagem maravilhosa!

Joao 16/10/2022minha estante
Jeane, você definitivamente me convenceu a ler esse livro. Quando acabar o que tô lendo atualmente, partirei direto para Fernando Sabino.
E vou acompanhar as suas impressões sobre Sagarana. Foi uma das melhores leituras que já fiz e espero que você goste :D

Leandro 24/08/2022

O livro começa engraçado e bem despretensioso, e nos últimos capítulos se torna um grito dos desvalidos, excluídos e marginalizados, até o final agridoce.

igsuehtam 01/08/2022

Viramundo
Clássico brasileiro!
Um livro bem humorado e com um dos finais mais bonitos que já li. O sorriso de Viramundo sempre será lembrado!