Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Aline.Robles 15/03/2023

Pior livro do King que eu já li
Pior livro do King que eu já li, na verdade, entrou no hall dos piores livros que já li.

Comecei a ler esse livro, pois estou lendo a Torre Negra e tinha acabado de finalizar o volume 6. Devido a algumas indicações de conexão direta com o sétimo e último volume da Torre, resolvi ler.

Esse livro tem muito mais páginas que o necessário, extremamente denso e prolixo. Para ser bom teria que ter no máximo 100 páginas. Falar sobre as quatro constantes: Vida, Morte, Desígnio e Acaso, falar sobre como funciona a hierarquia dos andares da torre e falar do personagem que tem conexão direta com a Torre. Só isso, o resto é só enrolação.

Toda a história se confunde, se mescla com acontecimentos não interligados, há uma perda total de contexto e de nexo. A história começa com sequestro de bebês, aborto, violência e esse tema vai perdendo significância ao longo da história. Chegamos ao final pensando "O que o aborto tinha mesmo a ver com essa história?"

King não soube terminar a sua história, não conseguiu unir os diversos pontos que soltou durante a história. E o ápice da história foi tão abrupto que não me causou nenhuma emoção. Na verdade, acho que depois de ler 600 páginas para acontecer esse ápice, eu só queria que esse livro acabasse logo.

Algumas passagens foram tão infantis e tão bobas "Ela captou a ideia, ergueu a mão, esticou o indicador, e repetiu o gesto infantil de atirar: Pum! Pum!" que não acreditava que estava lendo aquilo. Tem um momento que tudo se torna tosco.

Um livro claramente escrito para VENDER, vender para pessoas, que assim como eu, gostam da Torre Negra, e acham que vão encontrar uma referência significativa, que faça jus a uma leitura extensa de 704 páginas. Não vale a pena ser lido pensando na Torre Negra.

A minha 0,5 estrela vai para a abordagem de um tema tão polêmico, o aborto, falando dos movimentos pró-vida e pró escolha. E também da violência contra a mulher e a necessidade de uma rede de amparo a essas mulheres.

Achei também interessante king escrever protagonistas "os mocinhos", da terceira idade. Mas não consegui me apegar a nenhum dos dois, só nas ultimas páginas, bem nas ultimas mesmo, que criei uma simpatia por Ralph, "Láquesis - Ele era um homem maravilhoso". No final a história acabou como Ralph gostaria que fosse.

As abordagens técnicas sobre a insônia achei válida também. "As pessoas morrem o tempo todo por falta de sono - dizia Wyzer - embora o legista em geral acabe registrando suicídio no atestado de óbito, ao invés de insônia. A insônia e o alcoolismo têm muito em comum, mas o principal é o seguinte: ambos são doenças do coração e da mente e, quando se permite que sigam seu curso, em geral, elas consomem o espírito muito antes de destruir o corpo. Portanto, é verdade: as pessoas morrem por falta de sono."

Gosto do King, já li livros dele MARAVILHOSOS. Mas esse ele errou feio. Voltar agora para a Torre e ler o último livro dessa saga épica, pois já estou com saudades de Roland e seu ka-tet.

"Quanta coragem é preciso para se ligar o trator e revolver uma safra que se levou seis ou sete anos para cultivar? Ele se perguntou. Quanta coragem é preciso para persistir depois de se passar tanto tempo aprendendo como preparar o solo, quando plantar, quanto regar e quando colher? Quanto tempo é preciso para se chegar e dizer simplesmente: "Vou ter que desistir dessas ervilhas, ervilhas não me servem, é melhor experimentar milho ou vagem"

Sther 23/03/2023

Ok,antes de ler esse livro eu ouvir e li muita coisa ruim sobre ele ,até entendo, o enredo arrasta mesmo as vezes e o tédio domina .mas não teve como ,eu me apeguei ao ralph, a insônia(devido a insônia que li este livro rs.. )enfim foi uma história muito boa pra mim eu gostei de tudo ,pra mim é um dos melhores finais do king.a gente tem um vilão bem doido ,uns 3 carequinhas malandros demais ,e uns velhinhos salvando o mundo .

Creba 22/09/2013

Indispensável
Insônia é um livro indispensável aos fãs de KING, simplesmente por ser um dos "reais", e por fazer uma ligação importante com a Torre Negra. Se colocar este livro como uma parte da Torre ele deveria ser lido antes do Volume VII da Torre, por conter uma explicação mais profunda do KA, e pela menção de um personagem de grande importância para a Jornada de Roland em Busca da Torre.

Li Insônia depois de ter concluído a Torre, por isso li o livro rapidamente, e com muito entusiasmo.

Como já disse indispensável aos verdadeiros fãs de KING, aos leitores que não são apaixonados por SK, recomendo não lerem, pois, acharão desgastante e irão perder grandes detalhes do grande teia de estórias que é a Torre Negra.

Tato 17/04/2021

Um peixe procurando a isca
Eu imagino que o começo de um livro seja como uma isca em um anzol. Uma armadilha para pegar o leitor que por acaso esteja ali nadando em um mar de outros livros, e ao ler as primeiras páginas, esse leitor é “fisgado”, não consegue mais largar o livro até concluir a história.

Não é o que acontece aqui, 35% do início do Livro insônia você ler sentindo sono, querendo largar a todo momento. Mas o curioso dos livros de STEPHEN KING é que você ler querendo ser fisgado. Então nesse caso é o peixe que está atrás da isca para ficar preso, aqui você só encontrará essa isca ao ler 50% do livro.

É um livro para um fã do autor, não é um livro para quem não tem um bom histórico de leitura do mesmo, outro leitor desistiria logo no começo do livro, imagino que muitos que procuram esse livro procuram como complemento ao universo da TORRE NEGRA (que foi o meu caso) ou porque quer ler todos os livros do King e esse é o próximo na lista de leitura.

O problema do livro é que ele demora pra acontecer alguma coisa e quando acontece não valeu apena a espera. Talvez este não tenha sido um bom momento para ler STEPHEN KING estou vindo de uma sequência muito grande só lendo livros desse autor e esse me decepcionou muito, vou tentar me desintoxicar lendo alguns outros após esse rsrs

O livro é cheio de pensamentos mórbidos, tristes, parece em alguns momentos que o autor está usando Ralph Roberts para dizer o que sente, se aproveitando do personagem ser velho. Nesse livro existem grandes reflexões sobre como a vida é curta, como somos poeira comparado a todo o universo, como é horrível envelhecer.

Tem uma passagem do livro que ele fala, “energia para os mais jovens e experiencia para os mais velhos”, o problema é que com toda essa experiencia não se da de fazer nada, só esperar sentado a morte vim bater em sua porta, é com gosto azedo na boca que STEPHEN KING mostra que o fim da vida é um relógio fazendo tick tack em sua cabeça, mostrando que o seu fim esta próximo pode ser amanhã de manhã, os mais velhos estão sujeitos a todo tipo de doença, é como se nosso corpo fosse voltado para ter doença, ao envelhecer na primeira oportunidade ele abraça a doença que tiver mais perto.

Ralph Roberts um viúvo aposentado que, subitamente, começa a sofrer de insônia. Com a insônia vem também uma habilidade de ver as auras das pessoas. Em meio a essa trama tem uma segunda história nada interessante de um abaixo assinado da cidade de Dery que tem como objetivo impedir que uma feminista venha a cidade discursar, pois a mesma é a favor do aborto. Você quer que a segunda trama fique fora de foco, que aos poucos o autor foque somente em Ralph e em como ele consegue ver as auras, da ligação que tudo isso teria com os andares da torre, você quer ver mais desse mistério sobre as auras, mas infelizmente você só vai ver isso depois de 60% do livro ou mais, até lá VOCÊ TEM QUE LER SOBRE PROTESTOS E COISAS CHATAS AFINS.

Não exista essa pessoa que não fale que o começo do livro é chato, pois é mesmo. DEMORA MUITO PARA QUE ALGO INTERESSANTE ACONTEÇA e quando acontece não é tão surpreendente.

O que salvou o livro foram uma pequena citação a TORRE NEGRA, quando Ralph se aproxima dos seres invisíveis que cortam a linha da vida dos seres humanos, esses Doutorzinhos (São chamados de Doutorzinhos, pois não se parecem nada com os ceifeiros dos filmes, aquelas imagens esqueléticas que todos temem e sim com doutores carecas usando jaleco branco) são invisíveis dos demais por estarem a cima de um andar da torre no qual os vidas-curtas estão, para explicar a Ralph eles refletem essa imagem na mente dele;
(...)
‘’Por um instante ele pensou captar uma imagem da mente do outro, que achou excitante e perturbadora: uma enorme torre construída de pedra escura e fuliginosa, no meio de um campo de rosas vermelhas. Janelas muito estreitas subiam pela torre em sombria espiral. Então desapareceu..’’
(...)

E outro caso também foi a imagem do pistoleiro que foi pintado por um menino sensitivo. Somente isso, não esperem nada além disso.

×Ma.rina× 03/06/2009

Cansativo
O nome diz tudo,Insônia é um livro cansativo!.Não pelo fato de ter 404 páginas,mas sim pelo fato de suas aventuras não serem tão emocionantes.Não digo que é um livro ruim,pra mim foi um ótimo passatempo.Mas eu demorei bastante tempo pra terminar de ler.

Lucas1429 07/04/2021

Demora pra arrancar mas quando arranca...
Pensem em Insônia como um carro. Ele tem um pouco de dificuldade pra pegar o tranco. Ele começa como um Tempra, termina como uma Ferrari. Não existe outra analogia possível.

Escritor.Lucas 22/02/2022

Excelente livro
Mais um livro do mestre, que mostra que a insônia pode não ser apenas uma falta de sono comum. Misturando muito o sobrenatural, o mestre nos apresenta ao mundo do pós morte, e como isso acontece. Extremamente recomendado.

Dan.Costa 09/01/2022

História demora um pouco para prender o leitor, muitos momentos que poderiam ocorrer mais rápido na história acaba demorando por excesso de de detalhes e assim acaba cansando um pouco. Mas no todo é um livro bom e para quem já conhece o "Kingverso" deve ler.

AllandaS 30/08/2023

Não é para todo leitor!
O livro é uma mistura de critica social com sobrenatural, em algumas partes isso funciona bem mas em outras nem tanto. O livro se estende demais em algumas questões, demora para engatar e se prologa muito em assuntos nada relevantes para a historia.
Depois que engata fica muito interessante, mas mesmo assim, vez ou outra volta a se estender demais.
Não é muito recomendado para quem não leu nenhum volume de a torre negra (eu não li) pois há muita referencia, e muita coisa eu não entendi.
Para quem leu it a coisa, tem ótimos easter eggs, pois se passa em Derry anos após os acontecimentos de it.
A critica social é muito presente na historia, mas o autor não toma parte no assunto, o que é interessante, pois você toma parte da critica se quiser.
CarolCazzolli 30/08/2023minha estante
Descreveu, basicamente, quase todas as obras do SK kkk

AllandaS 30/08/2023minha estante
Sim, mas depois de 20 livros dele esse foi um dos que eu mais achei arrastado sem necessidade kkk

Glau Anjos 08/06/2023

"É longa a viagem de volta ao Paraíso, querido, portanto não esquente com ninharias." Insônia. Stephen King.
A insônia levou Ralph perto da loucura, a lugares tão perigosos, inimagináveis, mas lhe trouxe amor e a chance de salvar o mundo.

Theo.Tell 29/01/2023

É o primeiro livro do Stephen King que eu leio, e a escrita é muito boa. Porém em certos momentos se torna muito monótona e arrastada, tornando meio chato o livro.
Mesmo sendo lento e demorado para ler achei muito bom.

Nayra 03/02/2020

Grata surpresa
Não conhecia ainda esse livro do King, e tive o prazer de ganha-lo de presente.
Ao ler a sinopse, imaginei algo um pouco diferente do que foi entregue.
Mas amei a história.

Fiquei maravilhada com as referências ao Crinsom King e a Torre negra (cada referência era um gritinho, hahahah).
O desenvolvimento da história é muito bom. Alguns detalhes poderiam ser deixados de lado, ou descritos mais rapidamente, porém nada que incomode na leitura.

O final foi ao mesmo tempo desolador e "aconchegante".
Já está nas minhas leituras favoritas do ano.

BlackSun 03/12/2022

Me surpreendi com a experiência que tive com a leitura, sempre ouvi tão mal desse livro que até lia os outros do King antes. Nossa, as referências de It, A Coisa , O Cemitério e principalmente sobre A Torre Negra tornaram a leitura ainda mais prazerosa, a ligação desse livro junto o último da Torre Negra é uma maravilha. King é o rei ???

Mariana.Guimaraes 22/04/2021

Odiei.
Nossa, odiei esse livro, a história demora ANOS pra engatar, o tema da história só aparece depois da metade do livro. Os personagens são zero cativantes, consegui me afeiçoar por ninguém, por mim tanto faz se morresse ou se vivesse. E isso que eu amo os livros do Stephen King, amo o jeito lento de contar as histórias, mas nessa foi demais. ODIEI.
Jamon 22/04/2021minha estante
Força guerreira

Gilberto 04/02/2021

Um começo arrastado, com um final frenético
Insônia me deixou com muitos sentimentos contraditórios ao longo da leitura: tédio na primeira parte do livro, empolgação quando as ligações e referências foram surgindo. Um livro que muda da água pro vinho sem avisar.

Acho que como obra individual é mais um livro mediano do King. Mas analisando dentro do Multiverso da Torre Negra, é um bom livro.