Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Tatiane Buendía Mantovani 24/01/2013

Levei mais tempo para terminar do que gostaria. Fiquei com a impressão de que o autor poderia enxugado um pouco as extensas cenas explicando o inexplicável, extremamente gráficas e descritivas, que arrastou um pouco a parte objetiva da estória. No entanto, a estória em si é muito boa, a atmosfera\clima é aterrador, beira o claustrofóbico e as personagens, encantadoras. O livro traz uma reflexão profunda (talvez profunda demais?) sobre temas como velhice, aborto, ativismo, morte e luto.
Vibrei com a menção ao Gage Creed (numa tentativa leve de tentar ligar os fatos ocorridos em Pet Sematary (1983) com estes de Insonia (1994) - natura, já que este último aborda conceitos como Desígnio, Acaso, vida e morte e seus agentes.
Supervelhinhos salvando o dia é sempre uma aventura digna de ser lida.
E novamente, o epílogo é massacrante ao mostrar o destino das personagens, deu pra chorar e emocionar bastante.

Acabo de perceber que perdi uma importante conexão com outra série do autor (que eu não li), segundo a Wikipedia, a personagem a ser salva em Insonia é personagem central da série A Torre Negra.
Sarah 25/01/2017minha estante
undefined

João 14/05/2014

Ralph Roberts é um viúvo aposentado que subitamente começa a sofrer de insônia.
A cada dia que passa ela acorda mais cedo.Mesmo se sentindo muito mal,Ralph se recusa
a procurar ajuda médica.Um dia Ralph começa a enxergar um outro plano de realidade,onde ele pode
ver a aura das pessoas e seres pra lá de estranhos.Pensando ter ficado maluco pela falta de dormir,Ralph
acredita que isso seja apenas alucinação.Mas logo ele descobre que não foi por acaso que ele começou
a sofrer de insônia.E agora ele e todos os seus amigos correm grande perigo.

"Ralph olhou Nat e viu que ela observava o outro lado do cômodo,os olhos fascinados,pesados.
Acompanhou seu olhar e viu o vasinho no parapeito ao lado da pia.Arranjara-o com flores de outono
há menos de duas horas e agora uma névoa verde e baixa borbulhava das hastes,envolvendo as
flores em uma luz fraca e difusa.
_Estou vendo as flores darem o último suspiro_pensou Ralph._Meu Deus,nunca mais vou cortar
nenhuma flor na vida."

"A mocinha estava pulando corda no terreno baldio.Ela parecia errada.
Uma nuvem escondeu o sol e uma luz triste e verde transformou o dia.A pele de Ralph primeiro
esfriou,depois cobriu-se de arrepios.A sombra saltitante da mocinha desapareceu.Ela ergueu
o rosto para Ralph e ele descobriu que não era nenhuma mocinha.A criatura diante dele era
um homem de uma metro e vinte de altura.Transmitia a Ralph uma sensação de maldade,de malignidade
que ultrapassava a compreensão de uma mente sã.Os lábios da criatura se abriram num sorriso,ao mesmo tempo tímido e maldoso,como se ele e Ralph partilhassem um segredo desagradável."

Insônia é mais um romance sobrenatural do grande Stephen King.Como na maioria dos livros dele,tudo vai acontecendo aos pouquinhos.Vamos conhecendo a vida de Ralph,seus anseios,sua solidão e mesmo nesse ritmo lento apreciei e muito a leitura até a metade do livro.Desse ponto em diante o livro deixou um pouco a desejar.Não gostei muito do sobrenatural inserido no livro.Apesar de gostar muito das invenções sobrenaturais do autor,nesse livro não me agradou.E as conexões com a série a Torre Negra também são completamente desnecessárias ao livro(minha opinião).Mas é claro que em meio a tudo isso tem algo
muito bom.Os dois personagens principais:Ralph Roberts e Lois Chasse.Não tem como não gostar deles.
E o que mais chama a atenção neles é que são duas pessoas na terceira idade(ele tem 70 anos e ela 68).
Estou acostumado a ler livros onde geralmente os idosos apenas contam a sua história: no decorrer do livro são jovens vivenciando aquilo que irão contar depois.Aqui nesse livro não.Temos aqui um romance na terceira idade e também as limitações trazidas pela idade.

" A única certeza que tenho é que gostaria que fosse verdade Ralph.Quero ter um amigo.
Tenho vivido assustada,infeliz e solitária há muito tempo.Acho a solidão a pior parte da velhice....não
são as dores,o mal-estar,os intestinos preguiçosos ou a perda do fôlego quando se sobe uma escada
que se subia praticamente voando aos vinte anos...mas a solidão."

"É claro que havia a cicatriz entre o cotovelo e o pulso,mas Ralph chegou a se perguntar se não a teria feito
há muito tempo,naquela época da sua vida em que não havia fios brancos em seus cabelos e ele ainda acreditava no fundo do coração,que a velhice era um mito,ou um sonho,ou uma coisa reservada às pessoas
menos especiais que ele."

Achei muito interessante os mocinhos da terceira idade.Me apeguei muito a eles e meu coração dava
um salto toda vez que estavam em perigo.Ainda mais que os mocinhos desse livro são limitados,não podem simplesmente sair numa corrida diante do perigo.Ralph e Lois são encantadores e só para conhece-los já
vale a pena ler o livro.O final não foi o que eu queria que fosse mas foi o que Ralph gostaria que fosse,então só por isso já me agradou.
Leitura indispensável aos fãs do Stephen King.

Tauan 21/09/2015

Um livro de tirar o sono
Não consigo imaginar castigo pior do que a privação do sono.
Revirar-se na cama a procura do descanso negado, deitar-se sabendo das poucas horas de paz que desfrutará, passar o dia com as baterias descarregadas, e sabendo que na noite seguinte também será privado do mais precioso sono...
É essa a mazela que tem que enfrentar Ralph Roberts, pouco depois de ficar viúvo. Sua esposa agonizara até que um câncer o cérebro levou a melhor. Cerca de um mês depois, Ralph começa ter o distúrbio de sono. Gradativamente ele passa a acordar mais cedo. Dez minutos mais cedo em um dia, onze no outro, quinze na outra semana, até que, seis meses depois, ele passa a conseguir dormir apenas três horas por noite.
Nesse período, ele tenta vários remédios populares para por em dia o seu sono, e nada funciona. Ele tentar ir dormir mais tarde, ou mais cedo, e também não obtém resultado...
A cada dia ele sente mais e mais os efeitos da falta de sono, até que começa a ter algumas alucinações sem importância, com halos de luz colorida nas pessoas.
Paralelamente ao avanço de sua insônia, Ralph tem que lidar com os problemas de um amigo, Ed Deepneau. Ed é o cara mais calmo, mais pacato e inofensivo que se pode imaginar. Leva sua vida de modo ordinário, do trabalho para casa, com a esposa e a filha bebê. Nunca havia chamado a atenção e fora de grande consolo durante a doença da esposa de Ralph, mas cerca de seis meses antes de ela morrer, Ralph vê o amigo se comportando de uma maneira particularmente assustadora. E cada vez mais assustadora.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Arca Literária 03/11/2016

resenha disponivel a partir do dia 26/11 no link http://www.arcaliteraria.com.br/insonia-stephen-king/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/insonia-stephen-king/

Millena.Souza 09/12/2016

Obra prima!
Com certeza um dos livros sobrenaturais que mais me marcou! Transita entre o prazer e o medo e mantém essa linha tênue durante toda a literatura. Excelente e inesquecível!

Tarot Dealer 05/07/2023

"Cada coisa que faço, faço-a depressa então posso fazer outra coisa. Assim os dias vão passando (...)
Eu gosto muito de como Stephen King coloca questões de nosso tempo num viés progressista contando uma história sobrenatural e aterrorizante.

Nesse livro em particular, o autor trata pouco da falta de sono (ou oferece uma explicação sui generis a essa questão), nos apresentando uma sociedade em violenta polarização política que começa numa questão de saúde pública (tem que ler para saber). Dai somos levados ao choque entre forças de hiper-realidade do "Designo" e do "Acaso" , citações a Senhor Dos Anéis e a canções de Rock 'N' Roll.

É um livro grande em que tudo demora muitas páginas a acontecer, mas a leitura passa rápido. Sentirei falta das carismáticas personagens que moram na Avenida Harris e sua extensão. Achei positivamente diferente por ter como personagens principais pessoas com mais de 70 anos. Esses heróis acabam numa disputa entre forças muito além de sua compreensão, na dinâmica dos Vida-Longas, que atuam na realidade dos Vida-Curtas, por meio dos Doutorezinhos Carecas.

Um ponto muito legal do livro, outra vez, são suas citações. Uma em especial é ao poema "Persuit", presente no livro "Cemitery Nights" de Stephen Dobyns, de 1987, cuja primeira parte reproduzi no título dessa resenha.

Minoda 08/02/2019

É longo o caminho do paraíso
Não irei me prolongar. Foi ótimo estar de novo no caminho dos feixes de luz e da Torre Negra, mas essa frase que aparece constantemente nas páginas do livro é uma verdade muito grande sobre ele também. O livro chega a ser um pouco cansativo entre o começo e o fim. Por vezes parece que vai engatar de vez, mas os períodos de excitação da história são breves e mornos. Não é até o final que, ainda assim, não fervendo, o livro começa a valer a pena. Todas as suas referências à Torre Negra são um prato cheio para quem já terminou a série ou quer revisitá-la de alguma forma, mas: É longo o caminho do paraíso, querido.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/11/2019

Após a morte da esposa Ralph Roberts em suas solitárias e cada vez mais longas noites sem dormir descobre algo terrível sobre a fria e implacável morte. Um mergulho nas entranhas do terror fará com que ele entenda e veja aqueles que estão responsáveis por interromper a qualquer momento nosso sinal vital.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8574796689

Alessandro 06/12/2019

Devagar quase parando
Infelizmente o autor deixou a historia com um enredo muito prolixo, com o desenrolar muito lento dos fatos narrados... Tem referências da torre negra porém não achei que essas referências fazem valer a pena de ler este livro.

Deza 02/02/2020

O que falar desse livro tão cativante? A surpresa por termos idosos protagonizando uma aventura fantástica, onde, normalmente e quase sempre, pessoas jovens que as protagonizam? Obviamente, o rei, não ficou só conhecido por suas escritas de terror, como por sua incrível habilidade de unir fantasia a esses sentimentos de frustração. Com esse livro eu ri, fiquei aflita, amei, shippei, mas, acima de tudo, dei todo o meu coração as personagens, que quando partiram, levaram embora uma pequena parte de mim.

Vanessa Pipi 21/04/2020

Uau
Que sofrimento com este personagem! Eu sentia cansasso junto dele, desespero por tudo!
Me fez refletir em muitas coisas da vida, principalmente a terceira idade!
Ótima leitura

Elisangela 29/05/2020

Mais uma obra do mestre
Stephen King mais uma vez mostra porque é o mestre do terror psicológico e do suspense. Uma obra extensa como a maioria de suas obras ele acaba desperdiçando alguns parágrafos com descrições extremamente detalhadas, mas que nessa obra não atrapalhou tanto, a leitura é instigante como geralmente são suas obras.

BeaReichert 29/07/2021

Insônia é um livro extenso, mas que prende a atenção do leitor porque aborda temas instigantes (como destino e acaso), e possui uma cadeia de acontecimentos interessantes.

Infelizmente eu achei que o romance entre o Ralph e a Lois foi pouco convincente e muito superficial. Porém, o personagem Ralph é bem desenvolvido e compensa esse ponto negativo.

Confesso que o que eu mais gostei foram as referências ao livro de It e a saga de A Torre Negra. Esta última eu li apenas o primeiro livro (O pistoleiro), mas depois de Insônia estou curiosa para ler a continuação.

Sim, eu recomendo a leitura. Para os fãs do universo do King, esse livro vem para enriquecer a coleção.

Rita 09/06/2023

Cuidado com a Insónia
Livro interessantíssmo, principalmente para quem já começou a ler a saga d'A Torre Negra e já tenha lido "It" (já que a história se passa no mesmo local, Derry).
Por estar a ler as obras do King por ordem cronológica este livro agocou-me mais o apapetite para continuar a ler a saga do autor, Insónia é como uma prequela para alguns acontecimentos que estarão por vir mais adiante n'A Torre Negra.
Para além disso, a obra retrata momentos da época em que foi escrito, como o furor que acontecia entre o aborto e o anti-aborto. Estampa também o problema de ter insónias e como é prejudicial para a saúde mental, podendo levar progressivamente à loucura.
Mas mais importante :) , se gostas ou queres ler a saga d'A Torre Negra, nada mais justo do que dar uma oportunidade a este livrão (aconselho a leitura depois do livro 3 ou 4).